Brasil vira maior devedor mundial do Tribunal Penal Internacional

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

GT de Relações Exteriores revela que Jair Bolsonaro deixou de pagar taxa anual à corte de Haia; país deve a 43 organismos internacionais

O Brasil figura como maior devedor mundial do Tribunal Penal Internacional, uma vez que o presidente Jair Bolsonaro deixou de pagar a contribuição anual ao Tribunal de Haia.

A revelação foi feita pelo Grupo Técnico de Relações Exteriores, que integra a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Em sua coluna no portal UOL, o jornalista Jamil Chade afirma que o passivo brasileiro com instituições internacionais chega a R$ 5,5 bilhões e, caso as dívidas não sejam quitadas, existe a possibilidade de o país perder direito de voto em várias instituições.

Ao todo, o Brasil possui dívidas com 43 organizações, como a Organização das Nações Unidas (ONU), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Organização Mundial da Saúde (OMS) e OIT (Organização Internacional do Trabalho), entre outras.

No caso de Haia, o Brasil é responsável por 48,44% do valor devido, o que chega a comprometer a liquidez da instituição.

Vale lembrar que Bolsonaro foi denunciado em Haia em pelo menos seis ocasiões por violações de direitos humanos por conta da situação dos indígenas e pela forma como gerenciou a pandemia de covid-19, além das acusações de genocídio e crimes contra a humanidade.

O caso ganhou tamanha importância pela equipe de transição que o processo de nomeação de um embaixador para Haia, inicialmente indicado por Bolsonaro, foi suspenso – em um gesto que pode indicar que o processo contra Bolsonaro terá importância pelo novo governo.

Saiba Mais

Quem tem boca vai a Haia: as denúncias que nos representam

Política ambiental de Bolsonaro é denunciada em Haia

CPI da Pandemia pretende acionar Tribunal de Haia contra Bolsonaro

Sem votos, escolhida por governo Bolsonaro ao Tribunal de Haia sofre derrota

Genocídio: Bolsonaro vira o primeiro brasileiro em análise no Tribunal de Haia

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse capitão vagabundo transformou o Brasil num estado fracassado, que não cumpre suas obrigações para com os organismos internacionais e internamente descumpre de maneira acintosa dezenas de acordos e convenções internacionais firmadas para garantir a vida dos cidadãos e a proteção da fauna e da flora. Pior… agora ele está usando terrorismo orçamentário contra estudantes porque eles trabalharam para a eleição de Lula.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador