CPI quer explicações sobre antenas dos EUA no Brasil

Sugerido por Gão

Da Agência Brasil

CPI da Espionagem quer explicações sobre 841 antenas dos EUA no Brasil

Pedro Peduzzi

Brasília – A presidenta da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem, senadora Vanessa Graziotin (PCdoB-AM), disse que o órgão quer explicações sobre o uso de 841 antenas pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para suas comunicações. O dado foi repassado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As antenas têm autorização da Anatel e a maioria é móvel, segundo a senadora.

“Estamos estudando tecnicamente o potencial e localização de todas elas. Já era de conhecimento que a embaixada dos Estados Unidos tinha autorização [da Anatel] para o funcionamento. O que não sabíamos é que são 841 antenas, sendo a maioria móveis”, disse a senadora.

Para saber se outras embaixadas também dispõem de antenas, a CPI solicitou informações sobre pedidos similares feitos pelas representações dos países à Anatel. “Vimos que outros três países têm antenas homologadas, mas em número muito menor”, informou. De acordo com a senadora, a Romênia têm autorização para usar 20 antenas; França, cinco; e Chile, duas.

Para Vanessa Graziotin, os Estados Unidos precisam dar “uma explicação sólida” sobre o uso e propósito dessas antenas. “Eles alegam serem necessárias para suas comunicações. Não sei por que fora da embaixada e do consulado”, disse, em referência às antenas móveis, após audiência que ouviu representantes das empresas de telefonia móvel TIM, Oi, Vivo e Claro.

 

A comissão pretende averiguar também quantas antenas o Brasil utiliza em outros países.

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. FHC tem a resposta

    Nassif.

    A questão é facil, é só convocar o bom vivant do FHC para uma seção no senado e explicar como ele arriou as calças para os americanos. Como ele assinou um tratado de não proliferação de armas nucleares para agradar os americanos. Como o instituto que ele trabalhou foi financiado pela fundação Ford.

    Sem contar os agentes infiltrados no aparelho do governo e na mídia.

  2. Documentos recebidos pela CPI

    Documentos recebidos pela CPI da espionagem no Senado

    http://www.senado.gov.br/atividade/comissoes/listaDocsCPI.asp?cc=1682&td=RE

    A lista das 841 estações (a maioria rádios portáteis tipo walkie-talkie , http://pt.wikipedia.org/wiki/Walkie-talkie) está no documento nº 9 da lista:

     

    8Ofício29/10/2013João Batista de Rezende – Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações  

    475/2013 – SFI/PR

    25/10/2013

    Encaminha informações relativas às estações de Serviço Limitado Privado licenciadas para a Embaixada dos Estados Unidos da América.

    Mídia(s) recebida(s):

    1 – Informações relativas às estações de Serviço Limitado Privado licenciadas para a Embaixada dos Estados Unidos da América. –  Embaixada dos Estados Unidos da América

    Documentação contendo:
    1 folha(s).

    Link para o ducumento.

    http://www19.senado.gov.br/sdleg-getter/public/getDocument?docverid=6f871cbc-5a60-4806-8ef2-d56e868e4d0f;1.0

    Até na portarias de qualquer edifício residencial os porteiros usam rádios desse tipo para se comunicar com o zelador, segurança etc. É o mesmo tipo de rádio usado nos táxis para falar com a central deles. Na construção civil as empreiteiras usam esses tipos de rádio para os operários se comunicarem com os operadores de escavadeira, etc. É muito comum esse tipo de equipamento. Chamar de “antena” o equipamento de rádio usado para comunicação é de doer.

  3. O pior é a Romênia ter 20

    O pior é a Romênia ter 20 antenas, pra quê?

    Será que é porque elegemos uma búlgara pra governar o bananal?

    Quando o mundo tomar conhecimento que o blog mais influente daqui é de um turco (libanês, na verdade) , gregos e bárbaros colocarão suas anten..ops, suas barbas de molho.

  4. As embaixadas são territorio

    As embaixadas são territorio diplomatico em situação de extraterritoriedade, de acordo com a Convenção de Viena sobre Representação Diplomatica, as antenas tem licença, portanto a Senadora tem pouco a fuçar nesse assunto.

    No seu Estado existem completa falta de esgoto, carencias monumentais de saude e educação, queimadas de florestas

    em torno de 15.000 km2 anuais, assunto não falta para sua atividade parlamentar, assuntos de interesse real da população, embora sem utilidade para demagogia facil.

    1. Ah! Tá!

      Contando que os EUA têm três ou quatro representações no Brasil, seriam cerca de 200 antenas por prédio… por que? Por que móveis? Pergunta óbvias, exceto para parvos e mal intencionados… em que categoria te encaixas?

      A senadora é presidente da CPI de espionagem  e compõe a Comissão de Relações Exteriores… portanto para tu de fazer demagogia fácil e deixa a moça trabalhar… é o mínimo para um representante democrático. Quanto ao Estado, mais honesto perguntar para Omar Aziz, Artur Virgílio, deputados ESTADUAIS e vereadores… espero que entendas coisas óbvias!

      1. São ONZE endereços no Brasil,

        São ONZE endereços no Brasil, o Consulado Geral em São Paulo tem 600 funcionarios, a Embaixada em Brasilia

        tem outro tanto, a Missão no Brasil em muita gente e muita comunicação mas eu tambem acho exagerado esse numero de antenas, deve incluir ai licenças já baixadas. ou torres com multiplas frequencias, cada qual considerada uma antena.

        1. terceirização

            Caro AA,

             Estes 600 funcionários que vc. comenta, sobre o USGCSão Paulo ( um dos 3 maiores consulados americanos do mundo), de americanos, funcionários diretos do Depto. de Estado, creio que não sejam 100, no maximo 120, e em BSB e RJ, a proporção é a mesma – a terceirização é imensa, até mesmo no quesito segurança – afinal pelo DoS a classificação das representações no Brasil, são escala “green 2” ( tipo Europa Ocidental e Japão), e em São Paulo, são 3 endereços – o de visa em Alto de Pinheiros é inteiramente terceirizado.

              Outra informação importante: Embaixadas somente espionam, ou “agregam inteligência”, de forma aberta – quem opera as redes de coleta de informações, na area “cinza” ou subrepticia, são empresas terceirizadas, como Snowden, funcionário direto de uma consultoria (Booz & Allen), que são contratadas diretamente pelo NSC (Casa Branca) – NSA, sem passar pelo DofState. Forma aberta de intel: Restringem-se as adidancias diplomaticas reconhecidas, no caso americano: Juridico ( é do FBI e fica em BSB e RJ), Militar ( BSB, RJ e SPaulo), DEA ( BSB – mas creio que foi embora), tecnológico ( Spaulo – AMCHAM e BSB).

               E caros amigos petistas, podem ter certeza que as operações de contrainteligência, levadas a cabo entre 2003/2004, referente as representações iraquianas, russas e iranianas, creditadas no Brasil, tiveram apoio americano, assim como a vigilancia e monitoramento que a PF e ABIN, realizaram entre 2001 e 2004, na região da “triplice fronteira”.

          1. Vc tem toda razão, CIA nada

            Vc tem toda razão, CIA nada tem a ver com embaixada, muito menos NSA, por razões obvias missões diplomaticas são representações oficiais e não fazem espionagem, as antenas são regulares tanto que são registradas na ANATEL.

    2. Li alguém comentando que o

      Li alguém comentando que o sr. é mt inteligente e sente falta quando não “palpita”. Frequento o blog há uns 3 anos e estou querendo crer que qualquer dia haverá um comentário dígno de sua inteligência. Estou no aguardo, pq até agora só vejo comentários contra nosso país – uma republiqueta de bananas – e toda a américa do Sul e uma defesa  (que nem o Obama consegue) dos Norte Americanos e Europeus ricos.

      Afinal, quem é o senhor? onde nasceu?  onde trabalha? quem lhe paga ?. Ou só quer mesmo é mostrar-se superior a nós todos, verdadeiros índios plantadores de banana. E o seu criado-mor, o risadinha, é o que?

      Vamos ser do contra sim, pois a democracia é isto, porém seus argumentos são dígnos de outros blogs limpissimos.

      E qual seria o seu” interesse real”, como bom e inteligente cidadão  brasileiro ? Onde deveria ser “fuçado” ? Estamos carentes de pessoas honestas e inteligentes que nos dê alguma luz. Please !

    3. Politicos e espuma

        A senadora em questão conhece muito bem o principio de extraterritorialidade, afinal ela é membro permanente da Comissão de Defesa e Relações Exteriores do Congresso Nacional, mas como em todas as CPIs, seus membros adoram fazer “espuma” para aparecer na midia ou em releases para seus eleitores.

         Como diz a ANATEL a esmagadora maioria destas “antenas” são destinadas a uma rede wireless de curto alcance, walkie-talkies e/ou nextels da vida – comum a todas as embaixadas americanas pelo mundo afora, e as nossas tambem, é uma rede criptografada em alguns niveis.

          A sra. senadora se tivesse uma assessoria que presta-se, deveria ter oficiado a ANATEL, a respeito não das 841 “antenas”, mas quantos dispositivos HF estão instalados na area da embaixada (uma simples varredura do espectro eletromagnético pode determinar estas frequencias)

  5. Que coisa impressionante…
    a

    Que coisa impressionante…

    a que ponto chega a capacidade de ser ridicula dessa nobre representante politica

    Coisa pior só na Venezuela onde aquele bozo do Maduro ( ja podre desde muito tempo ) esta criando feriados no melhor estilo norte coreano para cultuar a figura bonachona do finado militar golpista e incopetente chamado de Hugo Chavez….

  6. Acrescentando o que o Sir Motta Araújo e o Sir Leonidas expusera

    Acrescentando o que o Sir Araújo Motta e o Sr.Leonidas expuseram…

    Jornais brasileiros se levantam contra o desrespeito aos Estados Unidos5 de novembro de 2013By

    A patriotada tupiniquim infame de querer espionar o melhor país do mundo deve ser condenada e rejeitada por todos os homens bons como um ultraje de uma nação vagabunda, porcaria, insossa, contra a maior e melhor nação do mundo, conforme bem denunciou o Diário dos Homens Bons, um jornal à serviço da América, e demais jornais livres, que servem à causa do bem. São jornais como esses, profundamente identificados com a nata da sociedade nacional, que necessitamos para denunciar a verdade e desmascarar aqueles que lutam contra os interesses dos Estados Unidos, país cujo o destino manifesto de nos liderar contra o comunismo deve ser respeitado acima de tudo, para que o mínimo de ordem seja mantido.

    Para que este país da gentalha não ouse a ser empecilho ou causar constrangimento aos países bons, é preciso que os jornais e os grandes comentaristas e analistas da imprensa isenta nacional atuem com presteza, lembrando a todos que o Brazil nada é perante aos que importam no mundo e que a insubmissão internacional será punida com dureza pela IV Frota. Assim, a búlgara usurpadora será impedida de usar o tema na campanha para sua promoção pessoal, uma vez que a doença do antiamericanismo ainda é uma realidade em nossa pátria, e aqui em Higienópolis ou mesmo nos Jardins, hastearemos orgulhosamente a bandeira americana para mostrar de que lado estamos e para que os pilotos dos F-18 da Navy nos poupe dos bombardeios cirúrgicos que virão. Alvíssaras!

     

    1. Meu caro, meu combate é à

      Meu caro, meu combate é à burrice e não ao Brasil. Faço contraponto à imbecilidade como filosofia de vida.

      Quanto aos EUA, nenhum Pais comete tantos erros de diagnostico, de formulação de politicas, de operações equivocadas,

      sou critico à politica externa americana tanto quanto foram George Kennan,  Joseph Stilwell, Dean Acheson e tantos outros que tentaram sem sucesso salvar os EUA de seu imenso desconhecimento de que outros povos, culturas e ideologias existem fora do “Ameican way of life”. Nenhum Pais errou tanto em politica externa quanto os EUA.

      O que nós não podemos fazer é navegar em fantasias, teorias de conspiração, erros primarios de conhecimento.

      Combato falsas analises e farei isso sempre que percepções as vezes até ridculas aparecem por aqui.

  7. OTAR e os otários

       Pouco importa se os wlakies da Emabixada americana são utilizados para encomendar pizza, chamar um taxi, ou bisbilhotar a lista da lavanderia do Palacio do Planalto, o que esta CPI deveria fazer é verificar por que o Estado brasileiro é tão vulneravel em suas comunicações.

        Chamar as falas o Amorim, Zé Elito (GSI) , Raupp e G. Mantega – Zé Dudu e Merdandante são desnecessários, apenas politicos – e perguntar a eles qual é o problema em financiar uma “chave criptografica nacional”, ou pelo menos uma coleção de algoritmos de 256, que possam garantir nossas comunicações governamentais, através de radios/celulares/walkie talkies definidos por software.

         De nada adianta contratar a Rockwell, Motorola, Rohde Schawrz ou Rafael, e adquirir destas empresas, pacotes turn-key, cujas funcionalidades OTAR ( over the air rekeying), tenham seus softwares de criptografia e salto de frequencia, previamente estabelecidos pelos vendedores.

         Arrisco colocar ,que nosso parque instalado em TI, e nossos engenheiros e técnicos nestas areas, são inovadores e ótimos profissionais, pequenas empresas que necessitam de aportes financeiros, apenas, pois a inteligência já esta lá – e em minha opinião, desenvolvimento de tecnologia de ponta é função do Estado, os dividendos deste tipo de investimento ( barato), são para toda a sociedade.

          De que adianta adquirir um satélite de comuncações governamentais e defesa (SGDC), se as bandas X (criptografadas), dos transponders deste satélite, irão ser montadas pela Thales, com software deles ?????

  8. A tenda nas embaixadas em Brasília e Berlin.

    trecho da reportagem o Independent

    Heat maps show how activity in the US embassy's spying nest significantly reduced from 24 October (top picture) to 25 October, after it emerged that the US bugged Chancellor Merkel’s phone (ARD Panorama)

    Heat maps show how activity in the US embassy’s spying nest significantly reduced from 24 October (top picture) to 25 October, after it emerged that the US bugged Chancellor Merkel’s phone (ARD Panorama)

    do Brasil247

    Reprodução UOL:

    Em meio às denúncias de espionagem dos Estados Unidos ao Brasil e diversos outros países aliados, uma tenda é descoberta no telhado do prédio da embaixada do governo norte-americano em Brasília; reportagem do jornal britânico The Independent revelou que uma tenda semelhante foi apontada como centro de espionagem dos britânicos na Alemanha

    6 de Novembro de 2013 às 17:45

     

    Brasília 247 – Em meio às denúncias de espionagem dos Estados Unidos ao Brasil e diversos outros governos aliados, uma notícia no mínimo interessante. A embaixada do governo norte-americano em Brasília tem, dentro de suas edificações, uma tenda branca, cuja cobertura aparenta ser de material metálico. A notícia é do Blog do Fernando Rodrigues, do Portal UOL.

    A tenda é semelhante à usada pela embaixada do Reino Unido em Berlim, e foi apontada como centro de espionagem dos britânicos na Alemanha. No Brasil, a tenda tem cerca de quatro metros de altura e se localiza no telhado do edifício. O que há dentro da estrutura ainda é um mistério. A embaixada não respondeu, ainda, qual o objetivo de se ter uma tenda na capital federal.

    O jornal britânico “The Independent” informa que a embaixada dos britânicos na maior economia da Europa abriga uma estação secreta no interior de uma tenda desde 2000. Segundo a reportagem, os Estados Unidos mantêm bases de espionagem nos tetos de várias embaixadas espalhadas pelo mundo, como em Madrid, na Espanha. As estações teriam a finalidade de coletar dados e enviá-los à sede da Agência Nacional de Segurança (NSA) no país.

    ———————————————————–

    Reportagem completa do The Independt

    ———————————————————–

    Germany calls in Britain’s ambassador to demand explanation over ‘secret Berlin listening post’

     

     

    Foreign minister summons ambassador to provide explanation after report in The Independent

    Nigel Morris Author Biography , Cahal Milmo , Duncan Campbell , Kim Sengupta , Tony Paterson

    Berlin

            

    Related articles

    Revealed: Britain’s ‘secret listening post in the heart of Berlin’

    Exclusive: RAF Croughton base ‘sent secrets from Merkel’s phone straight to the CIA’

    Senior German politician wants inquiry into UK spying at secret Berlin listening post

    Snowden could meet German officials over American spying row

    Exclusive: RAF Croughton base ‘sent secrets from Merkel’s phone straight to the CIA’

    Suggested TopicsAngela MerkelDiplomacyBerlinEUSecurity

    Britain’s ambassador has been called in by the German Foreign Minister after The Independent disclosed allegations that a secret listening post is operating from its embassy in Berlin, just yards from the German parliament and Angela Merkel’s offices.

    Simon McDonald met senior officials and was bluntly warned that any interception of data by intelligence services from a diplomatic facility would be in violation of international law. It is believed to be the first time that Germany has called in a UK ambassador in this way since the end of the Second World War.

    Documents leaked by Edward Snowden, the US National Security Agency whistleblower, suggest that the UK is operating an “intercept nest” from the roof of its embassy. After the claims received widespread attention in the German media, the Foreign Minister, Guido Westerwelle, requested a statement from the ambassador.

    Mr McDonald, formerly David Cameron’s foreign policy adviser and head of foreign and defence policy in the Cabinet Office, relayed the conversation back to London. Last month, Mr  summoned the US ambassador, who received an official complaint following revelations about a listening post on top of the American embassy that was intercepting calls from Chancellor Merkel’s mobile phone. The US and UK embassies are just yards apart, close to the Bundestag and the Chancellery, Mrs Merkel’s prime ministerial offices.

    Downing Street sought to play down the scale of the rift, with David Cameron’s spokesman insisting Mr McDonald had been “invited”, to the ministry. The spokesman said Mr Cameron had an “excellent” relationship with both Ms Merkel and her government, and that it would continue.

    But a senior British diplomat who recently worked at the Berlin embassy took a different view of events, calling the spying claims and their aftermath “acutely embarrassing”. He said: “The problem is that because one can’t discuss what is being done, it’s easy to draw the worst possible inference.

    “All I can say is that we have excellent intelligence-sharing with Germany and we don’t want that to be damaged by this. However, if this leads to better dialogue on this issue, then at least something positive has happened.”

    Revelations that the US bugged Chancellor Merkel’s phone dominated the EU summit meeting in Brussels last month (Getty) Revelations that the US bugged Chancellor Merkel’s phone dominated the EU summit meeting in Brussels last month (Getty)
    The disclosure of the alleged British surveillance operation provoked sharp criticism from British and German MPs of spying practices at the UK Government Communications Headquarters in Cheltenham.

    Bernd Riexinger, the co-chairman of the left-wing Die Linke party, said that if the allegations were proven it would seek a European summit to discuss potential financial sanctions against the UK.

    Julian Huppert, the Liberal Democrat MP for Cambridge, called for fresh scrutiny of the activities of the intelligence services and described the allegations as “very serious”.

    “International law is very clear about the purposes for which embassies can and cannot be used,” he said. “Although I don’t know the facts of this particular matter, I think this shows that it is all the more important to have a debate so that we know where we stand. I think that’s in the interest of the intelligence services.”

    Thomas Oppermann, the parliamentary leader of the Social Democrats and a likely member of Ms Merkel’s future “grand coalition” government, said: “Sad as it is, we will have to reckon with being spied on by our friends in future.”

    Heat maps show how activity in the US embassy's spying nest significantly reduced from 24 October (top picture) to 25 October, after it emerged that the US bugged Chancellor Merkel’s phone (ARD Panorama) Heat maps show how activity in the US embassy’s spying nest significantly reduced from 24 October (top picture) to 25 October, after it emerged that the US bugged Chancellor Merkel’s phone (ARD Panorama)
    Wolfgang Bosbach, a home affairs specialist for Ms Merkel’s Christian Democratic Union party, said the disclosures proved it was time for a “no-spy” agreement between Britain and Germany, similar to a deal being negotiated between Berlin and the US.

    “Since disclosures about Tempora [a GCHQ-run spying programme that intercepts huge amounts of personal data from internet] we have been aware of the extent to which the British carry out data surveillance,” he said. “The latest developments show that we should also reach a ‘no-spy’ agreement with Great Britain.”

    Professor Richard Aldrich, a professor of international security at Warwick University, said the kind of activity allegedly carried out by the British in Berlin’s political district was “pretty universal”. He added: “This stuff is so ubiquitous and we now have documentary evidence to show that Britain regularly runs covert listening stations out of embassies and consulates, as does everybody else.”

    Sir Menzies Campbell, the former Liberal Democrat leader, said: “It’s commonplace for embassies to have direct and secure communications with their foreign offices.

    “There is a sense of paranoia breaking out as a result of the Snowden revelations. It has to be accepted that the sophistication of modern technology is not confined to the UK, but is available to Germany and many other countries as well.”

    From A to B to CIA: How the spy network functions

     

    Data is collected from “spy bases” in US embassies by a special CIA/NSA unit often located on the roof of the US embassy (circled above on top of the US embassy in Madrid). The operational nests in Europe and Central Asia are located in Athens, Baku, Budapest, Frankfurt, Geneva, Kiev, Madrid, Milan, Moscow, Paris, Prague, Pristina, Rome, Sarajevo, Tbilisi, Tirana, Vienna and Zagreb.

    Collected data is then sent to a relay facility at RAF Croughton in Northamptonshire. (Pic credit: PA)

    The data is then transmitted to the College Park joint CIA/NSA centre (pictured above) in Maryland for analysis and use by America’s intelligence agencies. Under Britain’s long-standing intelligence-sharing pact with the United States, material can also be transmitted to GCHQ via a high-security link installed during the 1990s. (Getty Images)

    http://www.independent.co.uk/news/uk/politics/germany-calls-in-britains-ambassador-to-demand-explanation-over-secret-berlin-listening-post-8923082.html

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador