CPMI dos atos golpistas ouve general Augusto Heleno

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Entre outros pontos, ex-ministro do GSI do governo Bolsonaro deverá esclarecer envolvimento “direto ou indireto” com tentativa de golpe

O General Augusto Heleno, ex-ministro do GSI. Foto José Cruz/Agência Brasil

A CPMI do 8 de Janeiro programou para a próxima terça-feira (26/08) o depoimento do general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional do governo de Jair Bolsonaro.

Um dos requerimentos para a convocação do militar foi feito pela relatora da comissão, senadora Eliziane Game, que acredita que o depoimento “trará informações de enorme valia para a condução dos nossos futuros trabalhos na presente comissão”.

Já a senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA), autora de um dos requerimentos de convocação (REQ 272/2023), argumenta que o depoimento “é imperioso e imprescindível para o desenrolar da fase instrutória e, obviamente, para futuro deslinde das investigações”.

A parlamentar destacou a necessidade de Heleno esclarecer, entre outros pontos, “seu envolvimento direto ou indireto em fatos que possuam nexo de causalidade na tentativa de golpe ocorrida em 08 de janeiro de 2023″.

Já o pedido apresentado pelos deputados Rubens Pereira Júnior (PT) e Rogério Correia (PT-MG) cita reportagem da Agência Pública, na qual “foi revelado que, entre os dias 1º de novembro e 31 de dezembro de 2022, o GSI, então chefiado pelo general Augusto Heleno, recebeu várias pessoas envolvidas com os atos, incluindo ‘um dos golpistas presos em flagrante após a invasão às sedes dos Três Poderes’”.

Os senadores Izalci Lucas (PSDB-DF), Eduardo Girão (Novo-CE) e Fabiano Contarato (PT-ES), e os deputados Rafael Brito (MDB-AL), Carlos Sampaio (PSDB-SP), Duarte Jr. (PSB-MA), Duda Salabert (PDT-MG), Erika Hilton (Psol-SP) e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) também apresentaram requerimentos para a convocação do general.

Com Agência Senado

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu só terei certeza que o Exército brasileiro virou nacional quando ele reabilitar o seu primeiro grande herói, o preto Henrique Dias, cujo Terço foi disfarçadamente desfeito, ainda no Primeiro Reinado.

  2. Nesse momento
    eu percebo um movimento
    que circula feito vento
    pelos cantos do país

    E o seu intento
    dizem que é tão intenso
    que com muito fundamento
    começa a fincar raiz

    Quem deve, perde
    se deve, não se segura
    e também é quem atura
    a Dona Justa que chegou

    se foge e se tem medo
    Do movimento não escapa
    Seja tarde, seja cedo
    seu destino é cela, cadeia e caçapa

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador