Decisão sobre federações partidárias fica para a próxima semana

STF suspendeu sessão que decidiria sobre tema sem que houvesse votação; legendas seguem conversando sobre união para 2022

Sessão do STF de videoconferência – Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

A definição sobre as federações partidárias só deve ser tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima semana, depois de o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, suspender a sessão que discutia o assunto nesta quinta-feira.

O julgamento foi suspenso após as sustentações orais favoráveis e contrárias ao tema, sem que nenhum ministro tivesse votado.

Segundo o site Brasil de Fato, o PTB apresentou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7021 contra as federações, por entender que as regras que abriram tal possibilidade buscam restabelecer a “coligação partidária”.

Por outro lado, PV, PCdoB, PT, PSB e Cidadania defendem as federações partidárias, como prevê a lei nº 14.208/2021, que permite e regula a união de dois ou mais partidos em torno de um único estatuto e programa, atuando como se fossem um partido único.

Em meio à indefinição sobre o tema, os presidentes do PT, PV, PCdoB e PSB têm conservado semanalmente para chegar a um consenso sobre estatuto, programas e cenário eleitoral nos estados.

Leia Também

Efeito Capitólio: Ministério de Defesa atua para desacreditar as eleições

Aras diz que defenderá resultado das eleições 2022 “seja qual for o seu resultado”

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador