Diante de acusações, Humberto Costa abre sigilo bancário

Enviado por Aroeira

Estadão tenta assassinar reputação de Humberto Costa, que se defende abrindo seu sigilo bancário

Dos Amigos do Presidente Lula

Hoje o jornal Estadão traz como principal manchete de primeira página “Líder do PT recebeu R$ 1 mi da Petrobras, diz ex-diretor”. Refere-se às eleições de 2010, quando Humberto Costa, atual líder do PT no Senado, candidatou-se a senador.

Aí a gente lê a notícia é vê coisas absurdas, como “Paulo Roberto Costa afirmou que o dinheiro saiu da cota de 1% do PP”. Ora, o PP não tinha nem suplente de Humberto Costa, e o candidato a governador foi do PSB, Eduardo Campos, então não tem a menor lógica o PP colocar azeitona na empada do PT na eleição para o Senado em Pernambuco.

Quem no PP que mandou? A reportagem nada diz.

Depois aparece outra pérola de mau jornalismo: “Ele [Paulo Roberto] não soube informar como ocorreu o repasse do dinheiro…”.

Ora, se um delator ouviu o galo cantar e nem sabe aonde, o jornal tinha uma pauta para apurar se quisesse prosseguir no assunto, mas jamais publicar uma matéria para ser manchete de primeira página, assassinando a honra dos outros, em bases duvidosas.

Humberto Costa já foi acusado injustamente de envolvimento na Operação Vampiro, para abater sua candidatura a governador de Pernambuco em 2006. Depois que passou as eleições e ele perdeu devido ao desgaste na imagem, o Ministério Público Federal – autor da denúncia – concluiu que Humberto não estava envolvido no caso e pediu sua absolvição. O Tribunal Regional Federal da 5ª Região inocentou-o por unanimidade.

Agora fato semelhante se repete.

O senador emitiu a seguinte NOTA DE ESCLARECIMENTO:

Em relação à publicação do jornal O Estado de São Paulo deste domingo que relata supostas acusações do sr. Paulo Roberto Costa dirigidas a mim em delação premiada, afirmo que:

1. Todas as doações de campanha que recebi na minha candidatura ao Senado em 2010 foram feitas de forma legal, transparente, devidamente declaradas e registradas em minha prestação de contas à justiça eleitoral e inteiramente aprovadas, estando disponíveis a quem queira acessá-las;

2. Assim, nego veementemente ter pedido a quem quer que seja que solicitasse qualquer doação de campanha ao sr. Paulo Roberto;

3. Tal denúncia padece de consistência quando afirma que a suposta doação à campanha teria sido determinada pelo Partido Progressista (PP) por não haver qualquer razão que justificasse o apoio financeiro de outro partido à minha campanha;

4. Mais inverossímil ainda é a versão de que se o sr. Paulo Roberto não tivesse autorizado tal doação, correria o risco de ser demitido, como se eu, à época sem mandato e tão somente candidato a uma vaga ao Senado, tivesse poder de causar a demissão de um diretor da Petrobras;

5. Causa espécie o fato de que ao afirmar a existência de tal doação, o sr. Paulo Roberto não apresente qualquer prova, não sabendo dizer a origem do dinheiro, quem fez a doação, de que maneira e quem teria recebido;

6. Conheci o sr. Paulo Roberto em 2004 e minha relação com ele se deu no campo institucional, no processo de implantação da refinaria de petróleo em Pernambuco, do qual participei assim como vários políticos, empresários e representantes de outros segmentos da sociedade pernambucana o fizeram;

7. Conheço e sou amigo de infância do sr. Mário Beltrão, presidente da Associação das Empresas do Estado de Pernambuco (ASSINPRA), que também foi partícipe da mesma luta pela refinaria. Porém, em nenhum momento eu o pedi e ele muito menos exerceu o papel de solicitar recursos ao Sr. Paulo Roberto para a campanha ao Senado de 2010;

8. Tenho uma vida pública pautada pela honradez e seriedade, não respondendo a qualquer ação criminal, civil ou administrativa por atos realizados ao longo de minha vida pública;

9. Sou defensor da apuração de todas as denúncias que envolvam a Petrobras ou qualquer outro órgão do Governo. Porém, entendo que isso deve ser feito com o cuidado de não macular a honra e a dignidade de pessoas idôneas. O fato de o sr. Paulo Roberto estar incluído em um processo de delação premiada não dá a todas as suas denúncias o condão de expressar a realidade dos fatos;

10. Aguardo com absoluta tranquilidade o pronunciamento da Procuradoria-Geral da República sobre o teor de tais afirmações, ocasião em que serão inteiramente desqualificadas. Quando então, tomarei as medidas cabíveis;

11. Informo ainda que me coloco inteiramente à disposição de todos os órgãos de investigação afetos a esse caso para quaisquer esclarecimentos e, antecipadamente, disponibilizo a abertura dos meus sigilos bancário, fiscal e telefônico.

Recife, 22 de novembro de 2014,

Humberto Costa

Senador da República

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. covardia

    Quero ver os patrões e a diretoria do Estadinho (F. Venezuela) aprir o seu próprio sigilo.

    Os vagabas acusaram sem provas.

    O acusado reagiu abrindo. Sinal que nada teme.

    E o acusador? Que abra também!

  2. Então ……………..

    Que os outros façam o mesmo e se livrem destas supostas acusações !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Só assim serão olhados daquí por diante sob novas lentes !!!!!!!!!!!!

    Será ?????????????????

  3. A história se repete.

    Como dizia Marx a história somente se repete como farsa ou tragédia.

    No caso do PT o “petrolão” é a tragédia seguinte à ação 470.

    Dúvidas não há que a mídia e a oposição estão pouco se lixando para a moralização da relação entre público e privado.

    Seu objetivo maior é destruir o PT e, aos poucos, tem conseguido êxito em seu intento.

    a Lava Jato dada à esdruxularia da PF, do MPF e da Justiça será mais uma investigação obstada nos tribunais superiores. Quem não lembra a célebre frase de DD. Lá para empreiteiros e banqueiros há muitas facilidades e recursos. Isso é certo e líquido.

    As sanções penais jamais chegarão a termo, entretanto, mais uma vez o Partido dos Trabalhadores irá arcar com o enorme custo político da corrupção revelada.

    Temos políticos desonestos em todas as agremiações, mas o PT é tratado como quadrilha pela imprensa. Os vazamentos seletivos ora lhe servem de combustível.

    A atitude de Humberto Costa, novamente vítima de uma possível difamação soa cômica diante da gravidade dos fatos.

    Propor-se a abrir suas contas daria pra rir se não fosse grave a difamação. Afinal, qual corrupto bota dinheiro sujo em sua própria conta corrente. Todos os malfeitores se propõem ao que o senador pernambucano se dispôs.

    O que está faltando ao PT é a coragem para o confronto, pois, melhor não ser governo e ter a honra preservada a estar investido de cargos públicos e ser chamado de ladrão sem nada poder fazer.

     

    1. Será que fará ?

      chanceLer01, voce propos uma boa pergunta – ” Afinal, qual corrupto bota dinheiro sujo em sua própria conta corrente.? ” 

      Caso realmente não tenha nada a temer, além de se dispor a abrir o sigilo fiscal, bancário e telefonico, deveria o Senador Humberto, abrir um processo contra o tal.

      Se já está encrencado com a justiça, mais alguns anos acrescentado, não fará mal algum 

      Será que o fará ?

  4. Blioquear meu comentário eu

    Blioquear meu comentário eu até entendo.

      Mas defender o cara,baseado em ”sigilo bancário”, é risível.

           E o que é postar as declarações dele?

               Implicitamente é uma defesa.

                 PS;Nassa: Vc acompanhou um caso que um cara foi acusado de abusar de crianças de 3 anos? A polícia se baseia no vento. Nada o incrimina.E o cara está preso há meses. Um caso parecido com aquele japa que vc tanto defendeu e estava certo.. Fui sucinto mesmo,pra que vc leia.

                   Procure se interessar sobre o assunto.Me parece um repeteco.A polícia não informa nada.Diz ,e não diz, nem do que o cara é acusado. A ”testemunha” tem 3 anos. e pelo que li, completamente induzida.

                    Vamos lá,Nassa.É um caso que pouco a mídia está divulgando.

    Mas pode ser de uma injustiça atroz; 

             Ou não? Magina se a imprensa tivesse certeza…..

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador