Dilma cobrou Mantega sobre declaração de crescimento com pernas ‘mancas’

Do Estadão

Dilma cobra Mantega por declaração, dizem fontes
 
Ministro afirmou que a economia brasileira cresce com as pernas ‘mancas’ devido à crise internacional e ao escasso financiamento ao consumo
 
Marcelo de Moraes – O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA – A declaração do ministro da Fazenda, Guido Mantega, dizendo que aeconomia brasileira cresce com as pernas “mancas” provocou desconforto dentro do governo. Durante vários eventos de recepção ao presidente da França, François Hollande, ministros criticaram entre si a fala do ministro, dizendo que ela não ajudava em nada num momento em que o governo luta para passar credibilidade e confiança na economia.

Segundo fontes do Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff ligou na manhã desta quinta-feira, 12, para Mantega para reclamar da comparação. Por meio de sua assessoria de imprensa, o ministro, porém, negou que tivesse sofrido qualquer cobrança da presidente sobre o assunto.

Um ministro próximo de Dilma não escondia a insatisfação com a comparação feita por Mantega. A imagem das “pernas mancas” foi utilizada para explicar que o Brasil está precisando enfrentar, de um lado, o escasso financiamento ao consumo, e de outro a crise internacional. “A gente fica fazendo força para remar para um lado e ele vem e fala isso?”, lamentou.

Na prática, o governo tem insistido, por orientação da própria Dilma, em reforçar a imagem de preocupação fiscal e aumento de credibilidade nas suas ações. A ideia é que isso amplie a confiança dos investidores e do mercado no País, prejudicada por previsões que não se concretizam na economia, além de manobras contábeis. Um dos movimentos mais visíveis foi o pacto antigasto firmado diretamente por Dilma com sua base aliada no Congresso para evitar a aprovação de projetos que aumentassem despesas do governo. O compromisso seria uma maneira de tranquilizar o mercado, mas depende muito mais de os partidos aliados apoiarem a ideia do que de um esforço do Palácio do Planalto. 

 

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tudo é pelo mercado e para o mercado.

    “…tranquilizar o mercado…”

    Destaquei isso aí acima que está no final do post porque é a síntese lacônica e emblemática de tudo o que se lê dos portavozes da vetusta e sagrada economia. 

    Que saibam vós, os humanóides sapiens e nem tanto, que todos os tranquilizantes do mundo são do mercado, pelo mercado e para o mercado porque ele é tudo; é dele que procede a maravilhosa sobrevida de todos vós e fora dele não há salvação.

  2. Haja, não é ? São tantas

    Haja, não é ? São tantas “fontes” que esse país já deveria estar alagado. De todo modo, se é para manter o Mantega, não dá para inventar que ele está afônico, pelo menos atá o fim do ano ? Já basta aquele olhar perdido, coitado. E dizem ( não sei ) que é um bom teórico.

  3. Força Mantega

    Eh, as pernas estão mancas ja faz um tempo, não é mesmo… Mas como o Mantega sai por ai falando a verdade, pra todo mundo, né Manteguinha ?  Vai que o Mercado levanta a banca e leva seu comércio tão bonzinho, lucrativo com os juros brasileiros, la onde ministros e diretores de banco centrais não dão um pio…

  4. Pacto desenvolvimentista estruturante

    Louvável a ação da Ilma. Presidenta Dilma de buscar um pacto com os parlamentares visando coibir a explosão dos gastos governamentais.

    É por ai que a coisa passa, um pacto estruturante para o desenvolvimento do País.

    Dilma, este ano não dá para ficar fazendo festinha de fim de ano, é tempo de trabalhar. É necessário ser rápido e eficiente, pois o mundo é extremamente competitivo e não socorre os que dormem de touca.

  5. “Fonte” no Palácio…

    Já estou desconfiando que a Presidenta Dilma seja uma espiã, plantada no Palácio do Planalto para sabotar o governo do PT. Só ela poderia estar municiando o PIG, com tantas informações que estão sendo usadas para tentar derrubar o Ministro Mantega.

  6. Presidenta cobra ministro

    ARTIFÍCIOS DIPLOMÁTICOS

    – No leilão de Libra a presidente alegou espionagem para esconder desinteresse de grandes petrolíferas e manter a “mística do pré-sal”.

    – Denunciou espionagem na ONU.

    – Cancelou visita privilegiada aos EUA.

    – Agora é vítima do denunciante ao qual não pode dar asilo para não bater de frente com EUA.

    – Agora vai ter de ir a DAVOS para melhorar imagem brasileira.

  7. MANCADAS DO MINISTRO

    Mancadas do ministro:

    – Deixou de contabilizar prejuízos de US$4,6 bilhões da Petrobras para manter superávit primário em 2012.

    – Exportou seis plataformas que não saíram do lugar e alugou as mesmas de suas subsidiárias no exterior para compensar o prejuízo inevitável em 2013.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador