FHC declara apoio a Lula: “histórico de luta pela democracia”

Johnny Negreiros
Estudante de Jornalismo na ESPM. Estagiário desde abril de 2022.
[email protected]

Adversário de Lula em duas ocasiões, tucano fala em "democracia" e "inclusão social"

Foto: Reprodução/Twitter

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso declarou apoio a Lula no segundo turno destas eleições, contra Jair Bolsonaro. FHC concorreu pelo Planalto contra Lula em 1994 e 1998, quando saiu vitorioso.

No primeiro turno, o tucano já havia declarado apoio velado a Lula, ao falar em “voto pela democracia”. Agora, FHC se junta ao arco de alianças em torno da campanha petista.

Além de Henrique Cardoso, quatro ex-presidentes do PSDB já afirmaram publicamente que votarão em Lula: Tasso Jereissati, José Aníbal, Teotônio Vilela Filho e Pimenta da Veiga.

Batalha por apoios

Nesta terça-feira (4), os partidos PDT e Cidadania declararam apoio a Lula contra Bolsonaro. O candidato derrotado Ciro Gomes (PDT) endossou a decisão da própria sigla.

Ainda, há expectativa de Simone Tebet (MDB), que ficou em terceiro lugar nas urnas com aproximadamente 3% dos votos válidos, se juntar em breve às alianças do petista contra o atual mandatário.

Já Bolsonaro conseguiu o apoio do governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e do atual líder do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB). São dois dos três maiores colégios eleitorais do Brasil.

Na manhã desta quarta-feira (5), Ibaneis Rocha, reeleito ao Governo do Distrito Federal, também se juntou ao atual mandatário.

LEIA: Em busca de apoio, Lula se reúne com governadores e senadores

Johnny Negreiros

Estudante de Jornalismo na ESPM. Estagiário desde abril de 2022.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muito tarde e muito pouco. Assim podemos descrever o esforço de FHC em defesa da democracia. O PSDB apoiou o golpe de 2016, não fez auto crítica nem ajudou a derrotar o capitão genocida autoritário no primeiro turno.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador