Folha é alvo de críticas por normalização do bolsonarismo

Ombudsman do jornal aponta críticas recebidas por editorial publicado na última quinta-feira, quando volta do ex-presidente foi incensada

Photo by AbsolutVision on Unsplash

O editorial publicado pelo jornal Folha de São Paulo na última semana foi alvo de críticas não só do público como do próprio ombudsman, José Henrique Mariante.

Na ocasião, a publicação elogiou a volta do ex-presidente Jair Bolsonaro ao Brasil, depois de passar meses nos Estados Unidos, considerando inclusive o bolsonarismo como ‘uma oposição saudável ao PT’ se abandonasse a violência e o autoritarismo.

Como aponta Mariante, “será sempre difícil dissociar o bolsonarismo de sua atuação na pandemia, do atraso na vacinação, do descaso com a educação, do estrago ambiental, da violência armamentista, para ficar apenas em alguns pontos bem documentados de seu legado. A polarização política certamente piora a percepção”.

Diante da repercussão negativa, foi publicado um Erramos que apenas ampliou o texto publicado. Na ocasião, o jornal afirmou que a versão publicada por uma anterior “por erro da Redação”, uma vez que o texto em questão apresenta “uma conclusão diferente da aprovada para a edição impressa”.

“”A conclusão diferente”, que as redes sociais salvaram e bombardearam de volta ao ombudsman, é a de que “o bolsonarismo pode dar vigor à política brasileira””, afirma Mariante, mostrando que a intenção do redator de apontar um bolsonarismo do jornal foi refreado.

Leia Também

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Folha sempre foi uma espécie de Maria Batalhão do jornazismo brasileiro. Quando não rebola para salvar o capitão mercado ela fica de quatro para um general do exército.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador