Governo Federal está desvirtuando os reais motivos da greve dos caminhoneiros

A Presidente Dilma, com apoio da mídia, está usando a paralisação dos caminhoneiros como “bode expiatório” para indiretamente ameaçar os outros movimentos públicos que estão ocorrendo no país, aplicando uma multa injusta de mais de 6 milhões de reais em cima da classe
Há muito tempo os caminhoneiros estão esperando ser ouvidos. Desde a última paralisação ocorrida em março de 2012, aguardam uma convocação do Governo Federal para uma resolverem os problemas que são reivindicados pela categoria. Mas esta convocação ocorreu somente agora, durante esta segunda paralisação. Após o início da paralisação a Ministra Chefe da Casa Civil da Presidência da República, senhora Gleisi Hoffmann convocou os representantes do Movimento dos Caminhoneiros (MBUC) para uma reunião no dia 02/07/13.  
Durante a reunião, que ocorreu na Casa Civil da Presidência da República, a Ministra Chefe da Casa, senhora Gleisi Hoffmann, acompanhada do Sr. Ministro dos Transportes César Borges, após receber novamente a pauta de reivindicação, que já tinha recebido em 2012, deixou evidenciada aos representantes do movimento dos caminhoneiros a total impossibilidade do governo de flexibilizar quanto as questões apresentadas. Caracterizando inclusive a inexistência, até mesmo de ambiente político, para prosseguir com quaisquer negociações. Deixando claro que o movimento sofreria sérias represálias, caso não encerrasse com a manifestação.
Ao ser informada pelos representantes do movimento dos caminhoneiros sobre a impossibilidade de encerrar a paralisação – até porque, a classe não voltaria voluntariamente às suas atividades sem receber resultados concretos da reunião – a Ministra Chefe da Casa Civil afirmou que o movimento arcaria com sérias consequências. 
Após isso, começaram a veiculação nas mais diversas mídias, de notícias na tentativa de caracterizar o movimento “Lock Out”, inclusive, abrindo inquérito na Polícia Federal e aplicação de multa no valor de seis milhões e trezentos mil reais ao MUBC. Um movimento autêntico e legítimo, conforme pode ser comprovado no site: www.uniaobrasilcaminhoneiro.org.br no link notícias.
 
Pauta de reivindicações dos caminhoneiros
Os caminhoneiros lutam por:
 
1) Subsídio no preço do óleo diesel (para além de baratear preços dos alimentos e produtos possam garantir melhores ganhos, visto que os fretes mal cobrem os custos);
2) Isenção para caminhões do pagamento de pedágios em todas as rodovias do país, pelos mesmos motivos que buscam o subsídio no Diesel. Para se ter uma vaga ideia, hoje 75% do valor do frete fica em custos para o transportador, principalmente o autônomo (custo com pneus, manutenção do caminhão, alimentação, combustível, pedágio, descarga, entre outros impostos que são descontados na fonte…);
3) Criação da Secretaria do Transporte Rodoviário de Cargas, vinculada diretamente à Presidência da República, nos mesmos moldes das atuais Secretarias dos Trabalhadores e das Micro e Pequenas Empresas;
4) Votação e sanção imediata do Projeto de Lei que aprimora a Lei 12619/12 (Lei do Motorista) uma lei que vá além de determinar a quantidade de horas que eles devem descansar, mas, que também garanta a construção de pontos de parada dignos, para que eles, no mínimo, possam descansar e se alimentar com decência e dignidade. Quem conhece as estradas que levam ao nosso nordeste sabe que não há pontos de parada dignos há menos de 800 km de distância. Como podem exigir que PAREM para descansar, se não determinam onde e como???? Sem falar na frota de caminhões que existe no Brasil e nas péssimas condições de nossas estradas;
5) Soluções para as questões: Cartão Frete, CIOT, e principalmente a concorrência desleal exercida por transportadores ilegais (causa dos valores defasados dos fretes), entre outros… 
 
Greve não é orquestrada
Afirmo isto, pois sou filha de Caminhoneiro e posso garantir que a Greve dos Caminhoneiros não é “orquestrada” como algumas mídias e Governo Federal estão tentando manipular, desde a infeliz reunião ocorrida em 02/07/13 com a Ministra Chefe da Casa Civil. Outra coisa, quem afirma que ela foi realizada para garantir o direito dos caminhoneiros dirigirem mais de 11 horas seguidas, porque os caminhoneiros não concordam com a “Lei do Descanso” também não sabem o que estão falando.
O que a categoria vem reivindicar é justo e qualquer um no lugar deles também pediriam. O que eles querem são condições mínimas de trabalhar com dignidade, já que são os mesmos que transportam as riquezas do país. Principalmente porque a UNICAM (que está apenas preocupada em receber a contribuição sindical descontada em fonte dos caminhoneiros é uma entidade que está “vendida” para o Governo Federal, pois não quer perder a “fonte de renda”) há muito tempo não faz nada para verdadeiramente lutar pelos direitos dos caminhoneiros.
Assim, gostaria de pedir ao povo que se informe antes de afirmar algo que desconhecem. Para questionar as razões da Greve dos Caminhoneiros e preciso ir para a estrada e conhecer a realidade em que esta categoria se insere. Sair de suas salas com ar condicionado e enfrentar mais 10.000 km de estradas esburacadas e sem locais dignos de descanso!!! E não somente acreditar no que a Rede Globo e as grandes mídias veiculam e sair fazendo críticas descabíveis. Dizendo que a classe quer garantir o direito de usar “rebite”, como se não houvesse de um lado empresários e patrões exigindo que as cargas sejam entregues num prazo que não contempla o descanso, e, de outro um Governo Federal que não quer negociar e finge não ver os problemas estruturais do Brasil para se aplicar a atual Lei do Motorista sem que sejam feitos ajustes.
Acreditar somente no que a Rede Globo veicula, é acreditar numa mídia “comprada” que vai contra o Brasil e seus verdadeiros interesses. Já foi assim em 1964 (quando esta mídia apoiou indiretamente o Golpe Militar) e está ocorrendo novamente. Assim, a Greve dos Caminhoneiros não foi uma manipulação da bancada ruralista ou de qualquer outra bancada ou jogo de empresários, como o Governo Federal e as mídias estão afirmando.
A Greve dos Caminhoneiros foi uma manifestação LEGÍTIMA, de uma categoria que tem todo o direito de lutar pelos seus direitos de cidadãos. O que os caminhoneiros pedem é o mínimo de dignidade para exercer seus trabalhos como as demais categorias!!!! Você não lutaria para não continuar sendo explorado???
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador