O primeiro vídeo de Chávez após cirurgia

Da Folha.com

Após cirurgia, Chávez aparece em vídeo ao lado de Fidel

Com o objetivo de transmitir “tranquilidade ao povo da Venezuela”, a TV estatal venezuelana exibiu ontem o primeiro vídeo do presidente Hugo Chávez desde que ele foi submetido, segundo o governo, a uma cirurgia pélvica no dia 10, em Havana.

A edição de poucos minutos continha fotos e imagens. Numa das fotografias, Chávez, 56, bastante mais magro, aparece ao lado do mentor e aliado político, Fidel Castro, segurando uma edição do diário oficial de Cuba, o “Granma”, supostamente desta terça-feira.

No vídeo, que foi exibido praticamente sem som ambiente, Chávez, de abrigo esportivo, está sentado conversando com Fidel. Uma das filhas do mandatário também participa da cena.

“Que sirvam essas imagens para trazer tranquilidade ao povo da Venezuela. Aos que estavam preocupados, aos que estavam especulando, aí o veem. As imagens dizem mais que mil palavras”, disse o ministro das Comunicações, Andrés Izarra, no programa “Dando e Dando”, do canal estatal.

“Vemos o presidente de pé. Caminhando”, comentou a apresentadora Tania Díaz, que pediu a Izarra a palavra “oficial” sobre a doença de Chávez.

“É que temos sustentado faz tempo. O presidente está se recuperando bem, está ativo, exercendo o poder”, respondeu o ministro, sem ampliar detalhes sobre o diagnóstico.

Nesta terça, o colunista do jornal venezuelano “El Universal” Nelson Bocaranda voltou a cravar que o presidente sofre de câncer. “Chávez deprimido caminha com duas sondas”, escreveu ele no Twitter.

Ainda segundo o colunista de “El Universal”, Chávez voltaria ao país na sexta e poderia seguir seu repouso no Hospital Militar Carlos Arvelo.

A unidade restringiu hospitalizações e a maioria dos atendimentos de emergência, mas não confirma que receberá o mandatário.

No fim de semana, o jornal de “El Nuevo Herald”, de Miami, publicou reportagem afirmando que Chávez está em estado crítico, citando “fontes de inteligência” americanas.

A oposição cobra o fim do “apagão informativo” sobre a saúde e a data de retorno de Chávez.

Entre os opositores há opiniões como a do presidenciável e governador de Miranda, Henrique Capriles, que vê no segredo ao redor do tema uma “estratégia política” do presidente para voltar ao país como um “herói”.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador