Os problemas do sistema ferroviário chinês

Por foo

Sistema ferroviário chinês está prestes a descarrilhar

O Washington Post relata que a rede super moderna de trens de alta velocidade da China está sendo investigada pelas autoridades locais, por questões de custo e segurança.

O que começou com a demissão e detenção da autoridade máxima do sistema ferroviário Chinês começa a revelar casos de corrupção que ameaçam todo o projeto.

Aparentemente os construtores ignoraram padrões de segurança na tentativa de conseguir velocidades mais altas. O novo ministro das ferrovias anunciou que, para aumentar a segurança, a velocidade de todos os trens seriam reduzidas de 350 km/h para 300 km/h. Sem maiores detalhes, o ministro classificou a questão de segurança como “severa” e disse que serão providenciadas checagens de segurança ao longo de todos os trilhos.

Enquanto isso, o ministro das finanças anunciou que o ministério das ferrovias continua a perder dinheiro, com um dívida que chega a 276 bilhões de dólares, quase tudo emprestado de bancos chineses.

“Na China nós também teremos uma crise de crédito – uma crise de crédito criada pelos trens de alta velocidade”, diz Xhao Jian, professor da Beijing Jiaotong que teme que o projeto tenha criado uma bomba relógio que ameaça o sistema bancário da China. “Eu penso que é mais sério do que a crise do subprime norte-americano.”.

http://www.washingtonpost.com/world/are-chinas-high-speed-trains-heading…

http://business.globaltimes.cn/china-economy/2011-04/646605.html

O que isso diz do “milagre chinês” e do excesso de dependência daquele país?

E com relação ao trem de alta velocidade brasileiro — alguém acredita que ele sairá dentro do custo e prazo? Não existirão projetos melhores, de acordo com nossas prioridades e possibilidades?

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador