Taxa de desemprego em Portugal sobe para 17,8%

Do jornal Público

Taxa de desemprego atinge novo máximo de 17,8%

Nas contas do Eurostat, o número oficial de desempregados em Portugal subiu em Abril para 945 mil.

Depois de estabilizar entre Fevereiro e Março, a taxa de desemprego voltou a subir em Abril. Segundo o Eurostat, o gabinete estatístico europeu, havia nessa altura em Portugal 945 mil pessoas sem emprego, o equivalente a 17,8% da população activa. A taxa é a mais elevada de que há registo e, reconhece o próprio Governo, vai continuar a aumentar. Entre a população jovem, até aos 25 anos, o nível de desemprego chega aos 42,5%.

Em Abril, havia mais 108 mil pessoas desempregadas do que um ano antes (das 945 mil, 172 tinham menos de 25 anos). O desemprego masculino subiu uma décima face a Março, passando para 18,1%, enquanto entre a população feminina se situou em 17,6% (17,3% em Março).

O ritmo de destruição de postos de trabalho coloca o nível de desemprego num novo máximo histórico, confirmando Portugal como o país com a terceira taxa mais alta entre os 27 países da União Europeia, a seguir à Grécia (27% em Fevereiro) e a Espanha (26,8%).

Os dados com os quais o Eurostat trabalha para calcular, todos os meses, a taxa de desemprego em Portugal baseiam-se em informações do Instituto nacional de Estatística (INE) e do Instituto de Emprego e Formação Profissional, sendo depois tratados com uma metodologia que os harmoniza com o dos restantes países da UE.

As estatísticas agora divulgadas não coincidem, por isso, com os números do INE, que, apenas divulgando estatísticas trimestrais, apontava já para aexistência de 952.200 desempregados em Portugal (no final de Março). Um número onde não estão incluídos os desempregados que passaram a inactivos porque desistiram de procurar emprego.

Desemprego na zona euro nos 12,2%
Segundo o Eurostat, o desemprego aumentou de 17,7% em Março para 17,8% no mês seguinte, num movimento idêntico ao do conjunto dos países da zona euro.

O Governo português e a troika prevêem que a taxa média de desemprego para o conjunto do ano se situe em 18,2% (a mesma projecção feita pela OCDE), mas admite que o número de desempregados se aproxime de 19% na recta final do ano.

No espaço da moeda única, a taxa também subiu uma décima, passando para 12,2% da população activa. Ao todo, há quase 19,4 milhões de desempregados, dos quais 3,6 milhões entram nas estatísticas do desemprego jovem.

Nesta faixa etária, há 24,4% que não encontram lugar no mercado de trabalho. Grécia, Espanha e Portugal são os países onde há a maior percentagem de população jovem desempregada. Os dados mais recentes do mercado de trabalho helénico, de Janeiro, apontam para uma taxa de desemprego jovem de 62,5%. Em Espanha, a taxa subiu em Abril para 56,4%, seguindo-se, depois de Portugal, Itália (com uma taxa de 40,5%) e a Eslováquia (33,6%).

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador