O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja para Buenos Aires, na Argentina, neste domingo. O voo sairá da Base Aérea de Brasília, e marca a primeira viagem internacional do presidente desde que assumiu o mandato.
Lula ficará na Argentina por dois dias, e terá como primeiro compromisso nesta segunda-feira (23) a passagem pela Plaza San Martín, em Buenos Aires, para depositar flores.
Em seguida, vai para a Casa Rosada, sede do governo argentino, onde se reúne com o presidente do país, Alberto Fernandez. Na ocasião, serão discutidos temas como integração energética, comércio e investimentos, meio ambiente, infraestrutura, defesa, desarmamento, combate a ilícitos, espaço, cultura, questões de gênero, entre outros.
A agenda também contempla a assinatura de acordos e declaração à imprensa dos presidentes brasileiro e argentino. Um dos acordos previstos é o de cooperação científica e logística nas estações dos dois países na Antártida. Lula também terá reunião com empresários.
Na terça-feira (24), Lula participa da 7ª Reunião de Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe (Celac), colegiado que reúne os 33 países da América Latina e do Caribe e do qual o Brasil se retirou durante o governo Jair Bolsonaro.
Durante o encontro, deverá ser acertada uma declaração final dos chefes de Estado sobre temas como segurança alimentar e integração energética da região, além de declarações temáticas sobre assuntos como energia nuclear, sustentabilidade dos oceanos, combate ao tráfico de drogas e armas.
Em seguida, Lula viaja para Montevidéu, no Uruguai, onde deve realizar encontros bilaterais e se reunir com o ex-presidente Pepe Mujica.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.