Marcelo Campos Pinto, ex-diretor da Globo, era membro de Comitê da FIFA

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Ao mesmo tempo em que era diretor da Rede Globo e negociava contratos de transmissão de partidas para a emissora, executivo também ocupou Comitê de Imprensa da FIFA
 

Foto: Arquivo Grêmio
 
Jornal GGN – O ex-diretor da Globo Esporte, Marcelo Campos Pinto, tornou-se uma das peças-chave para a emissora de televisão ser posta contra a parede no escândalo da FIFA, com o julgamento do ex-presidente da CBF, José Maria Marin, em Nova York, nesta semana. A Rede Globo nega participação nos ilícitos. Mas o GGN comprovou que o executivo chegou a ocupar posto no Comitê de Imprensa da FIFA em 2014.
 
O ex-diretor da Globo era o responsável por negociar os contratos da emissora para as transmissões dos torneios de futebol. Sua relação de grande amizade com cartolas como Marco Polo Del Nero levantou suspeitas contra o executivo. Passou a ser alvo direto das acusações, durante os depoimentos de Alejandro Burzaco, empresário argentino da Torneos y Competencias (ex TyC).
 
Burzaco narrou que o  então diretor da Globo Esporte reuniu-se com os dirigentes para aceitar repasses da ordem de US$ 600 mil a Marín e Del Nero, e que, posteriormente, a emissora aceitou pagar outros US$ 15 milhões ao vice-presidente da FIFA na época, Julio Grondona, juntamente com a Televisa e Torneos y Competencias para as transmissões das Copas do Mundo de 2016-2030 no Brasil e América Latina.
 
O GGN mostrou durante esta semana reportagens que comprovam o elo, que ia para além de cortesias profissionais, entre Marcelo e os cartolas do esquema criminoso e que somente hoje faz a emissora se tornar alvo direto das investigações da FIFAgate. Em comunicado, a Globo nega as irregularidades e que “não pratica nem tolera qualquer pagamento de propina”.
 
Agora, o GGN comprova que Marcelo Campos Pinto não apenas era o responsável pelos contratos da Globo e mantinha relação de amizade com os investigados do escândalo, como ainda chegou a ocupar posto no Comitê de Imprensa da FIFA.
 
A informação foi divulgada, primeiramente, pelo jornalista Jamil Chade, em sua conta no Twitter, com a fotografia:
 
 
O nome, como se verifica na imagem, de Marcelo Pinto aparece ao lado da bandeira do Brasil e caracterizado como “membro” do Comitê. Entretanto, sem a especificação da data em que o executivo integrava comitê de decisões internas da FIFA, e nenhuma outra informação sobre o tema foi divulgada.
 
Na página oficial, o nome de Marcelo Pinto não estava mais na lista de membros do setor:
 
 
Os esforços para apagar o nome do empresário em associação à FIFA mostraram-se ainda maiores. Em uma consulta, por meio Google, sobre o nome de Marcelo dentro do site da FIFA, um único resultado:
 
 
Ao clicar no endereço, uma página relacionada ao ex-diretor da Globo ainda resta nos resquícios do site. Entretanto, nada além é apresentado.
 
 
Por meio de uma análise do código HTML, o GGN identificou que a data de criação daquela página, relacionando Marcelo Pinto ao Comitê de Imprensa, é de 2014.
 
 
Naquele ano da Copa do Mundo realizada no Brasil, Marcelo comandou o Comitê de Imprensa da FIFA, fazendo parte da equipe diretiva da Rede Globo ao mesmo tempo. Um documento produzido à época, reproduzindo as informações que constavam no site oficial, ainda trazem os dados:
 
 
“Quem são os membros da FIFA?”, pergunta o título que antecede a tabela com os nomes. Trata-se de um trabalho escolar de inglês, sobre a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, confirmando o ano em que o empresário ocupou Comitê interno da FIFA.
 
 
Dois anos antes de Marcelo Campos aparecer como membro da FIFA, para a Copa do Mundo no Brasil, o então diretor da Rede Globo afirmou em entrevista que a emissora estava “muito orgulhosa de trabalhar em parceria com a FIFA em muitos projetos relacionados à Copa das Confederações da FIFA 2013 e à Copa do Mundo FIFA 2014”.
 
 
“Consideramos que o projeto envolvendo eventos de exibição pública é fundamental, pois servirá para reunir o país e aumentar o espírito alegre dos brasileiros em torno das Competições da FIFA”, completava.
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os EUA colocam o interesse

    Os EUA colocam o interesse nacional e os interesses de suas grandes empresas acima de tudo. Eles teriam torrado milhões, talvez bilhões de dólares desenvolvendo uma nova modalidade de golpe de estado que usa a mídia e o judiciário (aquele negócio de golpe militar caiu de moda porque dava muito na vista). Chegaram a usar dois países pequenos, Honduras e Paraguai, como laboratórios da nova modalidade de golpe de estado. A Globo foi fundamental para o golpe no brazil, será fundamental para manter os nossos zumbis midiáticos sob controle para que o país siga submisso aos EUA e também sirva de base para a desestabilização da América Latina e talvez países de outros continentes. Alguém acredita que o governo ianque permitirá que um bando de “delegados aecistas”, investigadores, procuradores imberbes e juízes sem carteira da OAB quebrem a Globo? No máximo irão aceitar que bodes expiatórios sejam encontrados. Os EUA punem corruptos pessoa-física, mas não quebram empresas importantes para seus interesses nacionais, mesmo que sejam empresas estrangeiras. Botar a globo abaixo é fundamental, mas ninguém deve se iludir achando que a justiça, nacional ou estrangeira, fará isso.

    1. O mundo bilionário do futebol despertou a cobiça do “Tio”…

      e é possível que esse interesse se estenda às “facilidades” que a rede globo conseguiu nessa e em outras áreas. Então, que tal transferir tais “benefícios” para as empresas de lá? Se for esse o caso, pouco importa tratar-se de um aliado incondicional de longa data. O fiel parceiro será tratorado. Sob novo e até mais competente comando no quesito midiotização, os “zumbis” continuariam sob controle no BraZil..

      A ver.

       

      1. A globo foi obra dos gringos

        A globo foi obra dos gringos em parceria com a ditabranda, funciona à perfeição. Eles não jogarão fora décadas de trabalho e milhões gastos para que a emissora se tornasse o eficiente instrumento a serviço dos interesses gringos que é hoje.

        1. Já viu briga de máfia? Não destrói o negócio, troca de mãos.

          Quem disse em destruir e jogar fora? Os donos da Globo foram tão soberbos que foram burros. Basta tirar 3 controladores para trocar de mãos. A questão não é necessariamente destruir a Globo, basta colocar sob nova direção. Da mesma forma que o olho do gringo cresceu pelo pré-sal, cresce por outros negócios também, e o futebol é um negócio bilionário.

  2. O delator serve quando acusa

    O delator serve quando acusa o Messi, o Ricardo Teixeira…

    Já quando o assunto é rede globo, é um tal de esconjuro, cruz credo…

    O STF Global é unanime em dizer que não cometeu crime…

    Quem faz parte deste STF global todos nós sabemos…

  3. Investigação Interna.
    – Assim como fez a Globo,que não achou corrupção em sua organização, em investigação interna que fizeram, isto é comum em todos tipos de acusações onde as provas são reais e concretas. Vejam por exemplo o seguinte: Uma investigação interna feita pelos traficantes de Minas Gerais, não encontrou nenhuma prova que o HELICOCA tranpsortava meia tonelada de cocaina pura para políticos e outros traficantes mineiros, e por isso todos foram inocentados imediatamente e só o helicóptero, apelidado de HELICOCA, é que foi preso, mas logo em seguida, também foi inocentado e devolvido ao dono.Em São Paulo é muito comum esse tipo de ionvestigação interna. Vrma que todas denúncias de corrupção no METRÔ, NA CPTM, NA SABESP, NO BANESPA, NA NOSSA CAIXA, NO RODOANEL, NA DERSA, NA MERENDA ESCOLAR, NO TCE, ETC.. ETC… ETC.. ETC… SÃO INVESTIGADAS POR INVESTIGADORES IBTERNOS, ISTO É, TUCANOS QUE ESTÃO EM TODOS ESSES ÓRGÃOS, INCLUSIVE NO MP, E NUNCA ELES ENCONTRAM ABSOLUTAMENTE NADA DE ILEGAL NAS INVESTIGAÇÕES QUE FAZEM. POIR ISSO, A GLOBO ACHOU QUE USAR O MESMO MÉTODO USADO PELOS SEUS GRANDES AMIGOS TUCANOS, É ACOISA MAIS  NORMAL QUE PODERIA FAZER   E ASSIM FEZ.

  4. …”a Globo nega as

    …”a Globo nega as irregularidades e que “não pratica nem tolera qualquer pagamento de propina”.

    Oxenti!.. e que porra vem ser, o tal de BV pago antecipadamente à agencias publicitárias?

    Ou ainda! Que porra são essas premiações fajutas distribuidas a juizecos deslumbrados, logo que assumem algum cargo com poder para cometer as barbaridade que vemos?

    Ah! Seus irmãos Marinho de merda! Vão à puta que os pariu!

    Orlando

  5. Globo e Cristiano Zanin Martins

    Os argumentos de defesa apresentados pela Globo e pelo Dr Zanin são absolutamente convincentes.

     

    Só que ninguém acredita!

        1. Essa é a sua tese? Uma frase?

          Essa é a sua tese? Uma frase? Pode corroborar isso ou é só chutômetro e achismo como parece?

          Tem exemplos, algo mais factível e confiável que suas próprias conclusões umbilicais? Ou é fraquinho assim mesmo?

          1. Desenhando

            Caiu a Net 

             

            Vou fazer uma metáfora que você irá entender o meu pensamento e não tese, pq é só o que eu penso 

             

            Sabe aquele aniversário de criança que vem um pai bêbado falar várias coisas para você e você não acredita?

             

            Então assim é o Zanin e a Globo para mim!

             

            Não ficou contente?

             

            Cheguei no meu limite..

          2. Não precisa desenhar, não.

            Não precisa desenhar, não. Você só faz isso quando o interlocutor é um idiota que não compreende temas mais complexos, o que definitivamente não é seu caso, mas o meu em relação a você.

            Isso porque o que simplesmente acha, afinal o que você comentou é baseado no seu achismo e má-fé, é tão simplório quanto irreal. Quando você traça paralelos entre dois eventos, você tem por obrigação oferecer subsídios que embasem a sua tese, coisa que você parece não saber fazer.

    1. Convincente é você!? Ha, ha, ha !!!

      Ah, sei, convincente é esse seu falso discurso contestador, não é? Até uma nota de R$7,00 me parece mais verdadeira e convincente do que essas suas  falsas polêmicas e essas falsas dúvidas que tenta levantar. Aqui no GGN sua máscara já caiu; ninguém mais dá bola para suas opiniões.

    2. Aí seu retardado. Tem um

      Aí seu retardado. Tem um diferença básica, que você, como bom comedor de capim da direita não mencionou: Zanin apresentou provas (papéis, documentos) que atestam a inocência de um sugeito. Diferentemente disso até agora a Globo não conseguiu fazer o mesmo. Por sinal só apareceram provas de culpa…

      Mas não me espanta. Mau caratismo, cinismo e hipocrisia, além do hábito incorrigível de roubar, são coisas dos direitopatas analfabetos que infestam esse país de idiotas.

      Eles nunca vão se corrigir.

      1. A sigla “qa” refere-se à

        A sigla “qa” refere-se à página da FIFA para o Qatar. As demais páginas, como .fr, .es, foram adulteradas e não mais exibem o nome do ex-diretor.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador