Não é ingratidão: é o sistema e a realpolitik, por Luis Nassif

Faz parte da lógica do poder, a quem chega procurar apenas os órgãos da mídia corporativa.

Não sei quanto tempo dura. Mas, agora, Lula e seus Ministros se tornaram sistema, mais ainda do que em 2003, quando assumiram sob desconfiança. Agora, depois da ameaça Bolsonaro, Lula se tornou a esperança não apenas dos mais pobres, mas da Globo. Por isso, ele, Ministros e segundo escalão estarão cada vez mais à disposição da Globonews e outros canais, e cada vez menos para os canais alternativos.

Nem os tome por orgulhosos: faz parte da realpolitik, embora o excesso de ego contamine os perfis mais fracos. Eles precisarão eliminar as desconfianças do sistema, alimentadas por  vinte anos de fake news disseminados por esses mesmos veículos, imputando a Lula propósitos castristas, chavistas, bolivarianos ou qualquer outra bobagem, sabendo que não era.

Uma entrevista para a Globonews vale mais do que uma coletiva para blogs, pela abrangência e pelo público – mercado e outros, de fora da bolha.

Está certo que o aggiornamento foi muito rápido. Para a cerimônia de posse houve convites para influenciadores, mas não para blogueiros. Achei bom: influenciadores falam para milhões, blogueiros falam para bolhas. Na última hora, acharam que era excesso de ingratidão e enviaram convites para blogueiros, para a cerimônia no Itamaraty. Os convites foram enviados no dia 30, para confirmação no dia 30, e retirada pessoal do convite no dia 30.

O diabo é sábio por ser velho, já dizia o ditado. A vantagem da idade é a experiência. Assisti esse mesmo processo desde que os Cruzados chegaram ao poder. Antes, o espaço na mídia lhes era aberto por meia dúzia de jornalistas que jogavam na contramão, sempre procurados por eles para suas mensagens. No Poder, passam a dar atenção apenas aos grandes veículos. 

Lembro-me apenas de uma exceção, o ex-ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser Pereira. Eu já estava fora da Folha e tinha apenas o programa na TV Gazeta. Bresser marcou uma coletiva na sua casa. Cheguei atrasado com a sala tomada por jornalistas. Bresser me viu e me chamou para uma cadeira ao seu lado, que ele tinha guardado para mim.

Mas Bresser é Bresser, é único.

Repito: faz parte da lógica de poder. E, no caso de jornalistas que saltaram do ódio mais entranhado à admiração mais incontida por Lula – seguindo a orientação da casa -, é questão de caráter.

Novos tempos

Mesmo assim, não há motivos para ressentimentos. A luta dos últimos 6 anos não foi por Lula, pelo PT, mas pelo Brasil, pela defesa da democracia. Lula foi apoiado porque representa a esperança na recuperação da democracia e da justiça social. 

A melhor contribuição para o país, agora, será o apoio crítico a Lula, a crítica quando se desviar dos objetivos sociais, quando ceder muito ao mercado.

A propósito, passou despercebido uma decisão das mais relevantes: a criação de um conselho com três representantes de movimentos e meio ambiente, para servir de orientação a cada Ministério.

Lá atrás, quando Lula transformou secretarias sociais em Ministérios, a idéia era lhes conferir status para colocar a marca social em cada projeto dos ministérios fortes. Agora, os conselheiros sociais passam a fazer parte de cada ministério.

Luis Nassif

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não é ingratidão, é falta de caráter, ou pior, é coisificação do profissional da informação. Ele não pode ter opinião própria por ser apenas um meio.

  2. Nassif, compreendo seus argumentos, mas não é cedo demais?! Tenho esperanças que está forma de “modelo” que você apresentou deve mudar… e não acredito que demore…

  3. Eu não tiraria um milimetro de razão do texto não fosse apenas pela falta de uma crítica mais contundente ao preocupante amadorismo na organização estratégica de um evento dessa magnitude. Muito menos pela preterição de parte dos aliados, merecedores e fundamentais, mas pelo uso vulgar do mais contraproducente e deletério expediente dessa seara, o abominável ‘convite de última hora’.

    Ponderando o contexto com maior distanciamento e sem influência da subjetividade, tão humana quanto legítima da parte que se vê desprestigiada, salta aos olhos um ligeiro açodamento e melindre na análise.

    Não que inexista em Lula ou nas hostes petistas arroubos de pragmatismo vil ou soberba, mas a partir daí aferir deslealdade ou ingratidão, a brados de que luta-se não por Lula mas pelo Brasil, soa desproporcional e egóico.

    Se puder deixar aqui uma sugestão para melhor e maior escrutínio, que nos atentemos com devida responsabilidade aos movimentos nem sempre sutis da primeira dama. O evento de posse, com seus erros e acertos, está sob seus auspícios.

  4. DILETÍSSIMO Nassif, compreendo a tua “dor” e com ela me solidarizo. Jamais hei de esquecer de todos vocês, jornalistas independentes e sérios. Estarei torcendo por cada jornalista sério e comprometido com a democracia na luta contra o NAZIFASCISTA que ocupou o Palácio do Planalto durante os últimos anos. Anos de obscurantismo, negacionismo e terror na nossa sociedade brasileira. Um facínora que acirrou o ódio e todos os piores sentimentos que poderiam brotar das mentes e corações humanos. Sigamos em frente na busca por uma sociedade mais igualitária e justa para os mais de duzentos milhões de brasileiros!

  5. OLha! Isso me deixa fora de mimmm. Aprendi mais com o NASSIF do que lendo na Faculdade..Nassif foi a luz e o espaço fundamental por onde passa a natureza do que foi esse Brasil …Sinto a burrice voltando …Aquela coisa ridícula do esquedismo ifantil..O PT nunca vai ser aceito..MAs eles não podem receberum afago que ja deixam dominar…Falta leitura..Sobretudo de Maquiavel e de História

  6. De fato, tem uma turma no PT (e em todos os partidos) que sempre que está por cima adota essa postura arrogante. Não acho contudo que seja culpa direta do Lula, que deve ter muitas coisas mais importantes para se preocupar – e o tempo escasso entre eleição e posse, mormente nessa absurda turbulência dos dois últimos meses, torna erros mais prováveis. Janja pode ter deixado passar batido e alguém de última hora percebeu algumas ausências na lista, não necessariamente por má fé ou ingratidão; claro, pode ainda ter sido mal assessorada por alguém que não gosta de você, que ache que jornalista progressista tem que ser chapa branca. Mantenha, pois, sua independência e distância, porque certamente haverá muito a se criticar também.

  7. Nunca foi diferente disso no mundo da política, que é um baile de massas, muitos pés vão sendo pisados à medida que o público vai aumentando, e os que chegaram primeiro vão sendo empurrados pelos cotovelos dos mais espertos, ou menos dignos. E isso ocorre em todos os grupos ideológicos. Basta lembrar o que aconteceu com Gustavo Bebiano, o primeiro político com poder e mandato a levar a sério a candidatura presidencial de um idiota lunático de baixíssima extração social e cultural, Jair Bolsonaro. Quando Bebiano emprestou seu partido ao delinquente, os bolsonaritas cabiam numa kombi. Um mês depois que o ex tenente tomou posse, ele chutou Gustavo Bebiano, proibindo até a sua entrada no Planalto. Você que sempre foi tão musical, Nassif, certamente conhece essa do Paulinho da Viola: “Desilusão, desilusão, danço eu, dança você, na dança da solidão..”

  8. Fiquemos com dois ditados e um samba enredo: ‘Dor de barriga não dá uma vez só’,’Nada como um dia após o outro’ e ‘Como será o amanhã?’…

  9. Falemos sem rodeios: a globo volta a governar com poderes totais, sem um bando de brucutus malucos pra atrapalhar. Se daqui a pouco os inocentes do Leblon resolverem se rebelar , será só buscar o moro no cemitério dos mortos-vivos. Mas essa atitude deplorável do PT com o convite para a posse mostra como o Nassif incomoda as máfias que controlam esse país. E, ao contrário do que acontece nos filmes e séries, na vida real isso é praticamente uma sentença de morte. Milhões de brasileiros passam por isso em todas as profissões.

  10. Poisé “seo” Nassif, eu como simpatizante, vi o PT crescer, de um partido que vendia broches e camisetas na frente do Mappin, para a presidência da República, vi gente subir em ônibus pra fazer propaganda boca a boca…e digo, É ingratidão, e até um certo desprezo com aqueles que estiveram com Lula e Dilma nas horas mais escuras, acredito que se continuar nesse rumo, o PT é mais um partido que irá se descaracterizar e desaparecer…. ainda dá tempo de mudar a rota, será que querem?

  11. Cynara Menezes proporcionou a cena virtual mais patética desse primeiro mandato: chorou não ter sido convidada para os comes e bebes da posse. Talvez nem um Allan Terça Livre tenha feito tamanho papelão por algo assim.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador