Nova prisão de Bumlai alimenta duelo entre Moro e Lula, por Kennedy Alencar

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O pecuarista José Carlos Bumlai corre o risco de voltar à prisão e lá ter de permanecer, até que aceite colaborar com a Operação Lava Jato, a exemplo de outros empresários que sucumbiram à delação após uma temporada no cárcere.

Segundo informações do Painel desta sexta (12), o processo em que Bumlai é acusado de atuar para que a Petrobras contratasse a Schahin entra hoje nas alegações finais. “A sentença deve sair em um mês.”

O juiz Sergio Moro decretou que Bumlai retorne a prisão, de onde considera que o investigado pode continuar fazendo tratamento de saúde.

Bumlai é citado em vários delações como articulador da contratação da Schahin pela Petrobras, como forma de saldar uma dívida que o PT detinha como o banco por conta de um empréstimo.

O pecuarista, considerado amigo de Lula, não aceitou fazer delação premiada. Para o jornalista Kennedy Alencar, isso pode mudar e “alimentar o duelo público” entre Moro e o ex-presidente.

Por Kennedy Alencar

Bumlai sob pressão

A decisão do juiz federal Sérgio Moro de determinar a volta do José Carlos Bumlai para cumprir prisão preventiva é uma notícia ruim para o PT e para o ex-presidente Lula, de quem o pecuarista é um amigo próximo. De volta à prisão em Curitiba, haverá nova pressão para uma delação premiada.

A determinação de Moro é baseada em análise médica do quadro clínico atual do pecuarista, que fez tratamento para um câncer de bexiga e que poderia, no entender do juiz, fazer tratamento de recuperação cardíaca mesmo preso. Nos bastidores, petistas dizem que se trata de mais uma decisão de Moro para tentar obter provas contra o ex-presidente Lula.

Isso deve alimentar o duelo público entre o magistrado e o ex-presidente. Lula aponta parcialidade de Moro. O petista apresentou recurso nesse sentido ao Comitê de Direitos Humanos da ONU, Organização das Nações Unidas.

Até hoje, Bumlai se recusou a fazer colaboração premiada. Mas temporadas na prisão levaram acusados que antes resistiam a acabar por se render a esse expediente.

O PT e alguns advogados de defesa de investigados na Lava Jato têm dito que é uma forma de tortura psicológica para forçar delações premiadas. O Ministério Público e Moro rebatem, dizendo que a maioria das colaborações foram feitas por acusados que estavam em liberdade.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nova prisão de Bumlai…

    Isto  não  é  duelo,  coisa  nenhuma.  Isto  é  uma  perseguição  ignóbil ,com o único  fito,objetivo:  acabar  com o Lula ,o  PT  e  toda  a  esquerda. Enquanto  delações  comprovadas  contra  os  tucanos, jamais  chegam  a  qualquer  lugar. Um infâmia  jamais  vista e  cometida  sem  nenhum  escrúpulo, às favas  com  eles.

  2. Carlos Bunlay, aos 71 anos,

    Carlos Bunlay, aos 71 anos, sofendo de cardiopatia, em tratamento contra um câncer de bexiga, encontra-se em liberdade condicional, portando uma tornozeleira eletrônica, justo por se encontrar em tratamento médico. O que um homem desse tem para voltar à prisão, se está reconhecidamente em tratamento de um câncer, se controlado fora da cadeia, com endereço fixo, sem sequer a menor chance de fugir do país.

    Todas essas ações de Moro dão clara medida de sua maldade. Ele quer porque quer aparecer, e quer aparecer de uma forma que por trás da sua imagem falante-fina esteja conectado o nome de Lula. Aí, qualquer jornalista do PIG diz: MORO MANDOU VOLTAR À PRISÃO O AMIGO DE LULA, CARLOS BUNLAI”. Ou Bunlai, o amigo de Lula. A ordem dos fatores não altera o produto. 

    Antes, convocou a ida de esposa e filho de Lula para mais questionamento sobre pedalinhos e sitiozinho, que, segundo li, os adogados que seguirão com ambos à presença do Carrasco, já determinaram que ambos permanecerão calados, E não poderia ser diferente, porque já devem estar cansados de tanto dizerem as mesma coisas. 

    Aí, essa convocação, seguida do silêncio, tomará proporções, enquanto Globo e assemelhadas permancerão com Lula em evidência, tal como está desde o dia em que se arvorou ser Presidente da República. Quem mandou um torneiro mecânico ter essa petulância, ainda por cima um homem que mal e porcamente fala Português, e ainda ó tem 09 dedos. 

    Lula tem contra si toda a estrutura midiática, toda a PF, todos os ministros do STF, Janot, que parece ficar cada dia mais parecido com Moro, talvez por inveja, quem sabe, ou para não ter que deixar que um juz de primeria instância fique melhor na fita que ele. Talvez porque esteja insatisfeito porque a Globo dá prêmio para Moro, par Carmem Lúcia, para Gilmar e até hoje não lhe deu nem um laço de fita daqueles que se põem na lapela. 

    Lulinha, eu sinto pena de você, e sinto mais porque você não podia ter indicado Dilma para presidente. Ela, por incopentência, por não saber ouvi-lo, se lascou e levou junto o seu nome, sua grandiosidade. I’m sorry!

  3. Moro filho da puta. Desejo

    Moro filho da puta. Desejo que todos os seus sejam torturados pela vida como você tortura pessoas doentes. Verme imundo.

    1. Vera vc é uma inconsequente.
      Vera vc é uma inconsequente. O Moro só está pondo ordem no Brasil. Se o Bumlai fosse inocente não estaria preso. Deve tem que pagar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador