A nova rodada da Pesquisa Quaest/Genial sobre as intenções de voto para a presidência da República no segundo turno, divulgada hoje (26), apresenta estabilidade em relação ao levantamento da semana passada.
O ex-presidente Lula (PT) continua na frente da corrida pelo Palácio do Planalto com 53% dos votos válidos, quando são excluídos brancos, nulos e indecisos. Nesta categoria, o atual líder do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), tem 47%.
Em votos totais, Lula tem 48% das intenções e Bolsonaro 42%, no cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados.
Quando considerada a margem de erro, que é dois pontos percentuais para mais ou para menos, Lula fica entre 51% e 55% dos votos válidos e Bolsonaro entre 45% e 49%. Nos votos totais, o petista oscila entre 46% e 50% e o palaciano entre 40% e 44%.
Nesta rodada, brancos e nulos são 5%, na semana passada eram 6%. Indecisos se mantém estável em 5%.
Likely Voter mostra impacto das abstenções sobre Lula
Na nova modalidade de apuração da Quaest, que busca minimizar os efeitos da abstenção e se aproximar do resultado real das urnas, o modelo Likely Voter (entenda o método aqui), Lula aparece com 52,1% contra 47,9% de Bolsonaro
Na semana passada, o ex-presidente marcou 52,8% contra 47,2% do atual chefe do Planalto.
“Entre likely voters, Lula oscila negativamente. Ou seja, o eleitor que diz que vai votar em Lula no Nordeste e no Sudeste tem alta propensão de não ir votar”, explicou o CEO da Quaest, Felipe Nunes, em uma publicação no Twitter.
Sobre o levantamento
A Pesquisa Quaest, contratada pela Genial Investimentos, ouviu 2.000 eleitores em todo país de forma presencial entre os dias 23 e 25 de outubro. O nível de confiança é de 95%.
Leia também:
Pesquisa Ipespe mostra Lula com 53% de votos válidos e Bolsonaro com 46%
Lula derrota Bolsonaro com 54% contra 46% em votos válidos no IPEC
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Por favor eleitor de Minas, Interior de SP e Alagoas, votem! A pesquisa de vários líderes do PT são muito preocupantes e dissonantes dessas aí! Vote, não de jogo ganho! Essa farsa das Rádios está dando ainda mais munição ao inimigo e sabemos que fake News no WhatsApp são letais. Minas Gerais é um caso muito preocupante e São Paulo é um mar de distância. Amigos de MG, está na mão de vocês. Não deixem de votar!