Quaest: Lula segue na liderança com 53% dos votos válidos no segundo turno

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Apesar da estabilidade na corrida, o método Likely Voter mostra impacto das abstenções sobre Lula

Ricardo Stuckert

A nova rodada da Pesquisa Quaest/Genial sobre as intenções de voto para a presidência da República no segundo turno, divulgada hoje (26), apresenta estabilidade em relação ao levantamento da semana passada. 

O ex-presidente Lula (PT) continua na frente da corrida pelo Palácio do Planalto com 53% dos votos válidos, quando são excluídos brancos, nulos e indecisos. Nesta categoria, o atual líder do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), tem 47%. 

Em votos totais, Lula tem 48% das intenções e Bolsonaro 42%, no cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados.

Quando considerada a margem de erro, que é dois pontos percentuais para mais ou para menos, Lula fica entre 51% e 55% dos votos válidos e Bolsonaro entre 45% e 49%. Nos votos totais, o petista oscila entre 46% e 50% e o palaciano entre 40% e 44%. 

Nesta rodada, brancos e nulos são 5%, na semana passada eram 6%. Indecisos se mantém estável em 5%. 

Likely Voter mostra impacto das abstenções sobre Lula 

Na nova modalidade de apuração da Quaest, que busca minimizar os efeitos da abstenção e se aproximar do resultado real das urnas, o modelo Likely Voter (entenda o método aqui), Lula aparece com 52,1% contra 47,9% de Bolsonaro

Na semana passada, o ex-presidente marcou 52,8% contra 47,2% do atual chefe do Planalto.

“Entre likely voters, Lula oscila negativamente. Ou seja, o eleitor que diz que vai votar em Lula no Nordeste e no Sudeste tem alta propensão de não ir votar”, explicou o CEO da Quaest, Felipe Nunes, em uma publicação no Twitter. 

Sobre o levantamento 

A Pesquisa Quaest, contratada pela Genial Investimentos, ouviu 2.000 eleitores em todo país de forma presencial entre os dias 23 e 25 de outubro. O nível de confiança é de 95%.

Leia também:

Pesquisa Ipespe mostra Lula com 53% de votos válidos e Bolsonaro com 46%

Lula derrota Bolsonaro com 54% contra 46% em votos válidos no IPEC

Na reta final da eleição, Lula lidera com 53% dos votos válidos contra 47% de Bolsonaro, mostra Atlas/Intel

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por favor eleitor de Minas, Interior de SP e Alagoas, votem! A pesquisa de vários líderes do PT são muito preocupantes e dissonantes dessas aí! Vote, não de jogo ganho! Essa farsa das Rádios está dando ainda mais munição ao inimigo e sabemos que fake News no WhatsApp são letais. Minas Gerais é um caso muito preocupante e São Paulo é um mar de distância. Amigos de MG, está na mão de vocês. Não deixem de votar!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador