Reformas do mercado não serão capazes de reativar a economia, por Arkx

Por arkx

Comentário ao post “Xadrez de quem é valente apenas contra os fracos

1. nenhuma das reformas neoliberais propostas pelo governo golpista será capaz de reativar a economia. ao contrário. apenas aprofundarão a recessão, gerando estagnação e convulsão social;

2. são reformas “exigidas” pelo mercado, sob o pretexto de serem a única formar de recuperação econômica, mas não passam de brutal transferência de renda e patrimônio para a lumpenburguesia brasileira, aquela que sempre vampirizou o setor produtivo;

3. é ingenuidade ou má fé supor que exista grande capital produtivo brasileiro. banqueiros, rentistas, exportadores de commodities, mídia-empresários, usineiros e empreiteiros são parasitas dos recursos públicos. nenhum deles é capaz de sobreviver sem a diversas forma de subvenção, incentivos, desonerações, corrupção e pura e simples agiotagem. já que todo o grande capital brasileiro está financeirizado, confortavelmente deitado à sombra da jabuticabeira dos títulos públicos;

4. o setor produtivo brasileiro reduz-se aos trabalhadores, os pequenos e médios empresários e raras grandes empresas. qualquer projeto de recuperação da economia, e uma estratégio de desenvolvimento com inclusão social, deve se dar em torno desta espinha dorsal;

5. a lumpenburguesia brasileira declarou guerra ao país. esta é a guerra civil que nos assola. nenhuma pax nos salvará;

6. os formuladores da geopolítica global tem como sua principal arma de destruição em massa a política econômica neoliberal, fazendo do capitalismo uma religião, a qual devem ser convertidos todos os povos da terra;

7. daí seus prepostos brasileiros acreditarem piamente que através de ainda mais neoliberalismo é possível purgar os males causados pelo próprio neoliberalismo. são apenas os seguidores medíocres dos “proprietários da humanidade”;

8. Dilma, o PT e o tal “setor progressista”, os que pretendem se constituir como uma “Frente Ampla”, deveriam ter análises e propostas, amplamente divulgadas, se contrapondo a cada medida e plano do governo golpista, mostrando como nenhuma deles é de interesse do Povo e da Nação;

9. a crise é uma crise de nossas lideranças. nem os golpistas muito menos o governo afastado tem qualquer projeto viável de superação da crise. e nem poderiam: eles são crise!

10. 9,8,7,6,5,4,3…

Redação

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Incrível como ele escreve

      Incrível como ele escreve como se fosse a vanguarda do pensamento, não? Deveria era explicar por que os rentistas apoiaram Marcelo Freixo no Rio e porque Luciana Genro apoia os herois do rentismo, Sérgio Moro e Deltan Dallagnol.

       

        1. “Deveria era explicar por que

          “Deveria era explicar por que os rentistas apoiaram Marcelo Freixo no Rio e porque Luciana Genro apoia os herois do rentismo, Sérgio Moro e Deltan Dallagnol.”

          E sobre isso, você não fala nada?

          1. Reformas do mercado não serão capazes de reativar a economia

            -> Deveria era explicar por que

            -> E sobre isso, você não fala nada?

            1. nem PSOL ou Luciana Genro, e muito menos Freixo, são o tema, ou sequer citados, no que escrevi;

            2. vc foi incapaz de escrever sequer uma frase que fosse a respeito do texto que postei. limitou-se a provocações e opiniões a respeito de quem escreveu. trata-se de um caso irreversível de “retaguarda do pensamento”;

            3. seu comportamento é típico dos stalinistas, aqueles que transformaram o sonho do socialismo nos gulag soviéticos;

            4. a campanha de Marcelo Freixo teve o maior financiamento coletivo, de qualquer tipo, já ocorrido no Brasil;

            5. vc está desafiado a esclarecer, acompanhado de comprovações, quais foram “os rentistas [que] apoiaram Marcelo Freixo no Rio”.

            .

             

          2. 1. Se você não percebe que

            1. Se você não percebe que Freixo e Luciana Genro são tema automático quando um psolista fala em golpe, então tem algum problema cognitivo sério ou é extremamente desonesto. Freixo foi apoiado pela Globo, defende UPPs assassinas, e Genro apoia Moro e os procuradores da Lava Jato que, hoje se sabe, trabalharam junto ao serviço de espionagem americano para destruir a Petrobras. Isso já foi exaustivamente tratado aqui pelo André Araújo, a quem dirigi o meu comentário.

            2. Vide 1.

            3. Você é louco de pedra. Precisa se tratar. Estou falando sério.

            4. Quantos milhões em publicidade valem o apoio da Globo e a capa da capa criminosa e mentirosa da Veja contra Crivella? Você é muito cínico.

            5. Vide 4.

             

          3. Reformas do mercado não serão capazes de reativar a economia

            -> Hahaha você é muito louco.

            lamento. mas o tempo de sua sessão acabou. continuamos com a terapia na próxima oportunidade. não deixe de postar suas réplicas e tréplicas. como já tentei lhe fazer compreender, vc vai acabar tomando consciência do motivo disto tudo.

            .

    2.   E nem é essa a intenção.
       

        E nem é essa a intenção.

        A intenção é derrubar o país de tal maneira a voltarmos ao FMI e aos juros dos anos dourados do Sr. FHC, condicionando toda e qualquer geração de riqueza (e pobreza) ao aumento dos lucros do setor financeiro. O resto de nós só serve para pagar impostos voltados a remunerar os detentores de título do Tesouro.

      1. Reformas do mercado não serão capazes de reativar a economia

        a questão central aqui é que sem reativar a economia não haverá estabilidade. nem do governo golpista, nem de qualquer outro. e não basta reativar a economia, tem que fazê-lo de modo que favoreça o conjunto da população.

        .

    3. Reformas do mercado não serão capazes de reativar a economia

      caro Sr. André Araújo,

      não apenas seus inúmeros artigos, como a leitura de dois de seus livros, “A Escola do Rio” e “Moeda & Prosperidade”, são extremamente úteis para melhor conhecer as falácias do neoliberalismo. também são muito elucidativos para desmascarar os verdadeiros objetivos do Plano Real e do Programa de Privatizações de FHC.

      sem dúvida, nenhum programa nos moldes de “Uma Ponte para o Futuro” é capaz de reativar a economia brasileira. sabemos disto. e os grandes operadores do mercado financeiro também sabem disto.

      além disto, também Dilma Roussef sabia que Joaquim Levy algum é capaz de fazê-lo.

      no Brasil, estamos no momento entre vários candidatos a Hitler e nenhuma perspectiva de algum Roosevelt.

      respeitosamente

      .

  1. É preciso frear os oligopólios rentistas já

    É hora de pensar uma agenda radical de esquerda, mesmo sendo defensiva. Por que?

    A PEC 55 e as reformas da previdência e trabalhista fazem parte de uma reação desesperada dos oligopólios financeiros para se defenderem da crise final do capitalismo.

    A revolução da indústria 4.0 já está acabando com os empregos e aumentando tanto a produtividade e os custos de produzir não gera mais valor (lucro).

    A saída capitalista, que está sendo implementada, é estender a sobrevida do sistema por décadas, através da oligopolização global do capital, capitaneado pelo capital financeiro, mas que também engloba o capital industrial e comercial.

    Os oligopólios são uma maneira de controlar os preços e garantir os escassos mercados que restam para os poucos grupos financeiros-industriais vencedores.

    Na divisão internacional do trabalho, cabe ao Brasil a fatia menos lucrativa do negócio: a produção de matérias primas. Não há espaço para o bem estar social do povo, por isto estas reformas.

    A consequência da oligopolização é concentração extrema de renda a exclusão maciça (desemprego, subeprego, prisão, abandono e morte dos velhos e doentes) dos supérfluos ao capital.

    O capitalismo vai acabar de todo jeito, mas se acabar nas mãos dos oligopólios financeiros, o sofrimento do povo será insuportável e teremos guerra civil, no Brasil e em outros países.

    Já que ninguém pensa em sair do capitalismo, as esquerdas devem propor um outro tipo de prolongamento do sistema, de estilo nacional e desligado da globalização:

    1. Estatização do sistema bancário: acaba com a elite rentista nacional, prolongamento do financiesmo global e faz frente à massa de capital ficticio mundial;

    2. Sistemas de saúde e educação totalmente públicos: educação e saúde não são comercializáveis; freia a mercatilização total da vida do projeto neoliberal.

    3. Acabar com as concessões das TVs a grupos privados: serão permitidos apenas canais de TV pública, estilo BBC. Se a TV continuar nas mãos da Globo, Record, SBT, nunca se conseguirá implementar um projeto inclusivo de sociedade. Elas interagem e manipulam o universo simbólico popular há décadas.

    4. Aliança com as forças armadas: haverá pressões internas e externas contra o projeto e tentarão cooptar os militares. Mas a esquerda tem o trunfo do nacionalismo e boa parte dos militares são nacionalistas. A retomada do desenvolvimento dos foguetes, mísseis, caças, satélites, enriquecimento de urânio, sumarino nuclear e navios é estratégica para o país e os militares seriam aliados de primeira hora se as esquerdas proporem a autossuficiência tecnológica.

    5. Reforma política, reforma tributária progressiva: estas são as reformas fundamentais para o futuro, mas mexem com os interesses das elites: a primeira diminui sua influência na política; a segunda cobrará mais impostos de quem tem mais.

    6. Apoio à pequena empresa com crédito barato: mas também às empreiteiras: elas são fundamentais, apesar de parasitárias (mas é assim em todo o mundo).

    Estas propostas parecem inviáveis hoje, mas quando o caos social chegar (e ele está perto) elas serão viáveis. E a esquerda deveria estar articulada para construir maioria no congresso e enfrentar esta guerra.

    Se a esquerda quiser tentar frear o capitalismo, tem que se preparar para entrar na  guerra 4.0 da qual o Brasil já é vítima. E a luta é contra a mídia, as finanças e a geopolítica das potências ocidentais (EUA e Europa).

    1. -> É hora de pensar uma agenda radical de esquerda, mesmo sendo

      poderíamos mesmo dizer que já passou há muito da hora. as badaladas soaram em 2007, quando todos os indicadores anunciaram a crise de 2008,. depois veio o crash, mais badaladas. e no Brasil, 2013 foi o sinal de alerta máximo. definitivamente, a ex-querda perdeu completamente o rumo da História.

      -> A revolução da indústria 4.0 já está acabando com os empregos e aumentando tanto a produtividade e os custos de produzir não gera mais valor (lucro).

      sem dúvida. já dialogamos sobre isto em troca anterior de comentários. a tendência decrescente da taxa de lucro expõe mais uma vez a irracionalidade intrínseca do capitalismo.

      -> Os oligopólios são uma maneira de controlar os preços e garantir os escassos mercados que restam para os poucos grupos financeiros-industriais vencedores.

      mais e mais concentração. só que apenas adia uma nova crise de realização de valor. ainda mais profunda e destruidora. o capitalismo globalizado avança em direção aos seus limites.

      -> Na divisão internacional do trabalho, cabe ao Brasil a fatia menos lucrativa do negócio: a produção de matérias primas. Não há espaço para o bem estar social do povo, por isto estas reformas.

      só que nossa lumpenburguesia não consegue, e não quer, entender que não somos mais o Brasil colônia. e nem mesmo o Brasil de 1964. a complexidade da sociedade e da economia não mais permitem uma simplificação do tipo restauração da República Velha e volta do escravagismo. a História não roda para trás.

      -> O capitalismo vai acabar de todo jeito, mas se acabar nas mãos dos oligopólios financeiros, o sofrimento do povo será insuportável e teremos guerra civil, no Brasil e em outros países.

      o modelo é Faixa de Gaza. que já foi expendida para o Iraque, a Líbia, a Síria… a desestabilização gerada no Oriente Médio, com grave repercussão na Europa, foi enorme. imagine a desestabilização total do Brasil!

      e suas propostas de 1 a 6 (incluiria também transporte público no íitem 2) são viáveis sim! e nem precisa de caos social para tanto. deveriam ter sido apresentadas e paulatinamente implementadas nos 13 anos de lulismo. sem voluntarismo. sem demagogia. promovendo um amplo debate na sociedade. explicitando que ou se abraça este programa mínimo, ou mergulhamos no caos. o que agora acontece.

      grande abraço

      .

      1. O PT falhou, a chance agora está no caos que se aproxima

        Na entrevista ao Nassif o Jessé fez o diagnóstico certo: o PT não tinha projeto de longo prazo, cuidou apenas de distribuir o excedente de renda advindo da bolha comercial de matérias primas (subordinada à bolha de comércio EUA-China)

        Tentou-se, meio aleatoriamente, uma política indsutrial com a Petrobrás e os estaleiros, o reforço das universidades federais e uma aliança meia boca com as forças armadas. Mas não mexeu no câmbio, nem atacou os rentistas e a mída. Nem ousou pensar em educação, saúde e transporte totalmente públicos.

        Do ponto de vista do indivíduo, a política de inclusão via renda e consumo, apenas reforçou o narcisismo consumista, a teologia da prosperidade e a visão de si-mesmo como empreendedor (o capital invade a alma). Extendeu a competição e a mercatilização até as profundezas do sujeito. Completou, assim, o trabalho ideológico da direita de longa data, de conversão do indivíduo ao credo capitalista.

        Os governos do PT foram um “neoliberalismo de esquerda”. Agora, com a crise, os neoliberais não querem delegar ou negociar com esquerdas humanitárias. Não querem mais repartir as sobras com o povo. Foram pro pau. Decidiram usar seus lacaios do PMDB e PSDB e exercer o poder de forma bruta.

        A chance do PT se perdeu. Esqueçamos. Agora a chance está no caos que se aproxima. Caos que desnorteará os neoliberais e a alma narcisista, abrindo um flanco de ataque para as esquerdas. E o ataque deve ser rápido e violento. Os termos são de guerra porque se trata disso mesmo.

        É um jogo arriscado, mas é o que resta.

        A alternativa é a barbárie, como você lembrou bem podemos terminar numa enorme Síria, Iraque, Líbia, Gaza..

        1. Reformas do mercado não serão capazes de reativar a economia

          -> o PT não tinha projeto de longo prazo, cuidou apenas de distribuir o excedente de renda advindo da bolha comercial de matérias primas (subordinada à bolha de comércio EUA-China)

          e foi isto que exatamente se apontou ao longo de 13 anos, ao se  tentar salvar o lulismo e PT deles mesmos (já que o fracasso do PT no governo seria também o fracasso do Brasil e de todos nós)! e a cada vez que assim as críticas e análises eram feitas, eram também prontamente rechaçadas como “fazer o jogo da Direita”, atitude de “ressentidos”, coisas de “radicais’ pregando a “luta armada” e todo uma infinidade de subterfúgios do tipo…

          -> Completou, assim, o trabalho ideológico da direita de longa data, de conversão do indivíduo ao credo capitalista.

          e este é o maior dos legados malditos do lulismo. uma coisa é fazer uma gestão tática do capitalismo (algo impossível de ser evitado, afinal é neste mundo que vivemos). outra completamente oposta é abdicar voluntariamente de construir alternativas e, principalmente, abrir mão da luta por uma contra-hegemonia: outros valores e outro mundo é possível. até mesmo porque não há qualquer futuro dentro do atual sistema.

          -> Agora, com a crise, os neoliberais não querem delegar ou negociar com esquerdas humanitárias. Não querem mais repartir as sobras com o povo. Foram pro pau.

          então a perplexidade dos “neoliberais de esquerda”, dos que almejaram ser BRICS sem jamais pretender romper com o “modelo liberal periférico”. por isto mesmo, não tem agora proposta alguma. não sabem o que fazer! e para eles nem pensar em ir pro pau também. vão alegar uma infinidade de pretextos, desde que o “povo é frouxo” até que resistir não passa de veleidade. a única proposta se reduz a elegia da impotência e do conformismo.

          -> A chance do PT se perdeu. Esqueçamos.

          um velho pôster amarelado na parede. mas como dói… contudo, plenamente que é preciso superar e seguir em frente, criando alternativas.

          -> Caos que desnorteará os neoliberais e a alma narcisista, abrindo um flanco de ataque para as esquerdas. E o ataque deve ser rápido e violento. Os termos são de guerra porque se trata disso mesmo.

          tudo sob o céu está mergulhado no caos. a situação é ótima. ou péssima. depende como soubermos lidar com ela. seja como for, é realmente de guerra que se trata. nunca foi tão flagrante e cristalino.

          grande abraço

          .

  2. Perfeito

    Nota 10!

    Os itens 3 e 4 resumem com perfeição o atraso de nossa economia: capitalismo de compadres!

    Os problemas e instabilidades surgem quando se mexe ou ameaça a forma de repartição dentro do compadrio…

    Fora isso, entra ano e sai ano, e seguimos exportando bananas e importando BMWs.

    1. Reformas do mercado não serão capazes de reativar a economia

      -> o atraso de nossa economia: capitalismo de compadres!

      só tem uma coisa: no mundo todo é assim. veja como o bancos do EUA receberam injeções e injeções de recursos públicos, enquanto os mutuários das hipotecas se tornaram uma legião de homeless.

      abraços

      .

  3. Fugindo dos custos

    Laura Carvalho escreveu ontem na Folha que o rentismo está fazendo de tudo para escapar aos custos da crise. Só que a política que implementam é suicida. Quando finalmente se tornar inescapável que arquem com parte desses custos, eles estarão muito maiores. Não lhes falta só sensibilidade e solidariedade. Falta também inteligência.

    1. Reformas do mercado não serão capazes de reativar a economia

      -> Quando finalmente se tornar inescapável que arquem com parte desses custos, eles estarão muito maiores.

      só que estarão “tão grandes” quanto, entre muitos outros exemplos, o Lehman Brothers antes da ruína em 2008. inchados de capital fictício. existe um componente altamente irracional no sistema assim como uma fé no fundamentalismo de mercado. até a hora em que: 5,4,3,2,1 buuuummmm!

      abraços

      .

  4. O arkivo x escreve sempre

    O arkivo x escreve sempre mostrando os problemas. Nunca vi um post dele propositivo ,  talvez porque ele não tenha mesmo uma proposta que não  envolva luta armada.

      1. Reformas do mercado não serão capazes de reativar a economia

        por isto mesmo, não nos tornemos nós mesmos, sejamos quem formos, estivermos onde estivermos, os mortos que precisam ser enterrados. é preciso não apenas nos mantermos vivos, só sobreviveremos se formos capazes de rejuvenescer. 

        não se preocupe, de um jeito ou de outro, vc vai acabar entendendo isto.

        “Há uma estranha felicidade em se agir com o pleno conhecimento de que o que quer que se esteja fazendo pode bem ser o último ato sobre a terra. Nenhum de nós tem tempo suficiente.”

        “Viagem a Ixtlan” – Carlos Castaneda

        no vídeo abaixo uma cena do filme “Capitão Fantástico” (nada a ver a partir deste título a narrativa presumível): a cremação da mãe, atendendo ao seu desejo, após ser desenterrada pelos filhos e marido.

        [video:https://www.youtube.com/watch?v=3rdNdzzVkUU%5D

        .

        1. “não se preocupe, de um jeito

          “não se preocupe, de um jeito ou de outro, vc vai acabar entendendo isto.”

          Esse tipo de autoritarismo superior e condescendente eu só vi em espíritas. Você é? Ou só é um Balta Nunes da vida que usa a pieguice para atrair ingênuos a armadilhas?

           

          1. Reformas do mercado não serão capazes de reativar a economia

            ->Esse tipo de autoritarismo superior e condescendente eu só vi em espíritas. 

            não precisa procurar nos outros. basta se observar no espelho. basta mirar no stalinismo da ex-querda brasileira.

            -> Ou só é um Balta Nunes da vida que usa a pieguice para atrair ingênuos a armadilhas?

            quem pela pieguice atraiu ingênuos à armadilhas nos últimos 13 anos foi Luís Ignácio Lula da Silva. o lulismo arrastou o Brasil para o abismo e agora não ter qualquer proposta e iniciativa para sairmos dele.

            .

             

          2. Aí sim! Assim que se fala!

            Aí sim! Assim que se fala! Finalmente rasgou a fantasia e tirou a máscara. Você deveria escrever o que pensa, expor às claras como fez agora ao invés desse tatibitate piegas e idiota de enterrar nossos mortos com muita alegria e muitas danças e com muito amor no coração outro mundo é possível. Desafio você a escrever aqui no Blog do Nassif um artigo com este tema:

            “quem pela pieguice atraiu ingênuos à armadilhas nos últimos 13 anos foi Luís Ignácio Lula da Silva. o lulismo arrastou o Brasil para o abismo e agora não ter qualquer proposta e iniciativa para sairmos dele.”

            Vamos ver se você é homem ou vai continuar jogando pra galera com essa de muitas alegrias e muitas danças, psolista mascarado.

             

          3. Reformas do mercado não serão capazes de reativar a economia

            -> Desafio você a escrever aqui no Blog do Nassif um artigo com este tema:

            consta nos arkivos x, ainda em fevereiro de 2003 – logo após Lula tomar posse em seu primeiro mandato:

             

            o transe da transição

            23/02/2003

            a maior parte daqueles que apóiam o Governo Lula se nega a aceitar a realidade deste início de mandato, em que o único aspecto inquestionável é a continuidade da política econômica neoliberal de FHC.

            como se estivessem em transe, recusam-se de todas as formas a reconhecer o óbvio : a esperança mais uma vez está sendo derrotada pelo medo, sendo que desta vez, dentro do próprio Governo.

            o estado de negação produz raciocínios complexos para se justificar, numa vã tentativa de manter viva a esperança, mesmo que artificialmente.

            assim surge a “teoria da transição”, segundo a qual em algum momento futuro enfim Lula abraçará os objetivos para o qual foi eleito, abandonando de vez a herança maldita de FHC.

            “transição” é estabelecer um rumo e se colocar em marcha em direção a ele. e não andar de costas voltado para o passado, sem ousar encarar um futuro que se tem medo e incompetência para enfrentar.

            para existir “transição” é necessário dar o primeiro passo, e não repetir uma trajetória que reconhecidamente nos lançará no caos.

            o mais repugnante é que esta “transição” tende a se alongar mais e mais, até o absurdo de exigir sua continuidade num hipotético segundo mandato.

            o Governo Lula erra.

            e erram ainda mais aqueles que procuram defender o indefensável, ao invés de serem os primeiros a exigir que se cumpra a vontade das urnas.

            cada dia perdido no patético transe de uma transição que ainda não se iniciou, implica não somente em desgaste futuro para Lula como no fortalecimento da Direita, que poderá retornar com ferocidade nunca antes vista no Brasil.

            Lula tem um mundo a ganhar, mas parece determinado a botar tudo a perder ao se esquivar daquilo que se tornou : um símbolo vivo do desejo de mudança do eleitorado Brasileiro.

            .

             

          4. Em 2003 você escreveu alguma

            Em 2003 você escreveu alguma coisa parecida com isso?

            “quem pela pieguice atraiu ingênuos à armadilhas nos últimos 13 anos foi Luís Ignácio Lula da Silva. o lulismo arrastou o Brasil para o abismo e agora não ter qualquer proposta e iniciativa para sairmos dele.”

            Como é possível se em 2003 Lula acabara de assumir? Desapareça, cara. Você é muito desonesto.

             

          5. Reformas do mercado não serão capazes de reativar a economia

            quando Lula nomeou, de Washington antes da posse, Meirelles (atual Ministro golpista do governo golpista de Temer) para o BC já era previsível todo o caminho que nos traria ao atual abismo:

            “e erram ainda mais aqueles que procuram defender o indefensável, ao invés de serem os primeiros a exigir que se cumpra a vontade das urnas.

            cada dia perdido no patético transe de uma transição que ainda não se iniciou, implica não somente em desgaste futuro para Lula como no fortalecimento da Direita, que poderá retornar com ferocidade nunca antes vista no Brasil.”

            é apenas preguiça mental? ou vc tem dificuldade com interpretação de texto? ou na verdade é só mais um troll sado-masoquista da web? se não tem argumentos restrinja-se as jaulinhas do Facebook e do Twitter.

            .

             

          6. Hahaha você é muito louco.

            Hahaha você é muito louco. Lula terminou seus mandatos com mais de 80% de popularidade. Dilma terminou o primeiro mandato com alguma coisa próxima disso. Como pode falar em fortalecimento da direita? Estamos em um processo golpista estimulado em primeiro lugar pelo PSOL em 2013, isso não tem nada a ver com fortalecimento da direita.

            Mas isso a sua cabeça alucinada não consegue entender.

            O desafio permanece de pé. Vai escrever um artigo aqui pro Nassif, às claras, desenvolvendo o assunto

            “quem pela pieguice atraiu ingênuos à armadilhas nos últimos 13 anos foi Luís Ignácio Lula da Silva. o lulismo arrastou o Brasil para o abismo e agora não ter qualquer proposta e iniciativa para sairmos dele.”

            ? Ou vai continuar dançando aqui com muitas festas e muitas alegrias, jogando pra galera pra esconder que você é um golpista de primeira hora? 

          7. Reformas do mercado não serão capazes de reativar a economia

            -> Hahaha você é muito louco.

            lamento. mas o tempo de sua sessão acabou. continuamos com a terapia na próxima oportunidade. não deixe de postar suas réplicas e tréplicas. como já tentei lhe fazer compreender, vc vai acabar tomando consciência do motivo disto tudo.

            .

          8. Você está aqui só pra jogar

            Você está aqui só pra jogar pra galera. Com muitas músicas, muitas danças e muitas alegrias. Vou repostar o seu comentário sobre o Lula em todos os seus posts aqui no Nassif.

             

    1. Reformas do mercado não serão capazes de reativar a economia

      cara Sra.,

      para melhor compreensão de propostas para desatar o nó górdio da financeirização, sugiro a leitura do artigo “O desenvolvimento comandado pelo capital financeiro”.

      trata-se de uma viagem no tempo, pois se inscreve numa série de posts e comentários feitos por mim entre 2007 e 2009 no blog do Nassif. remete também a colunas do Nassif em 2003. para retornar até 1963, ano do lançamento do livro “A Inflação Brasileira”, de Ignácio Rangel. muito mais do que apenas focar a inflação, nesta obra temos uma política econômica para um projeto de país.

      Ignácio Rangel foi pioneiro em compreender ser o mercado interno de capitais tão vital para a soberania nacional, e portanto para o desenvolvimento, quanto um parque industrial.

      caso também se interesse em como reformatar o “Minha Casa, Minha Vida”, para que seja de fato um programa voltado para promover desenvolvimento com inclusão social, assim como uma breve releitura e atualização do ainda bem pertinente Programa da Aliança Nacional Libertadora (1935),

      consulte: A hora do grande acerto de contas nacional no comentário recomeçar.

      quanto a luta armada, quando comecei a participar dos movimentos sociais, no agora remoto ano de 1978, convivi com alguns dos torturados pela Ditadura. foram participantes da luta armada. já naquela época, tanto eu quanto todos os que se reuniram em torno da luta pela Anistia, pela redemocratização e pela fundação do PT éramos unanimemente críticos e contrários a luta armada.

      sempre com os arkivos x a sua disposição para qualquer esclarecimento,

      atenciosamente

      .

  5. Muito bom o texto.
    Só acho

    Muito bom o texto.

    Só acho ruim quando você quer ditar o que a frente de esquerda tem de fazer.

    Va la e proponha. Politica não se faz com artigos.

    1. Reformas do mercado não serão capazes de reativar a economia

      taí Vagalume, agora teu pisca-pisca começou a iluminar este brejo. sem ironia, aceito suas críticas. são pertinentes. contudo, apenas compreenda que minha área de atuação é outra. além disto, também são outros os caminhos a que a vida me levou. abraços.

      .

  6. Uma sugestão: substituir a

    Uma sugestão: substituir a palavra neoliberalismo por capitalismo ou capitalismo de compadrio tornaria a sequência mais realistas.

    Como diria o padre Quevedo, política econômica neoliberal ou reformas neoliberais no equixistem!

    O neoliberalismo como sabemos é uma utopia (para nós uma distopia) ou (como se soía dizer antes dos modismos posmodernos) uma ideologia política, e como tal não desce diretamente ao mundo real com vista a atividades práticas, como por exemplo gerir políticas econômicas ou implementar reformas sociais.

    Ao soar e reverberar nos grandes meios de comunicação, a fraseologia neoliberal funciona como uma espécie de bruma escura que serve para encantar o distinto público como naqueles shows de magia em que o mágico com uma mão atrai a atenção do distinto público e com outra operar seus truques.

    A fraseologia neoliberal é como uma novilingua orwelliana, capaz de inverter o sentido das palavras e das coisas: reformas, responsabilidade, austeridade, lições de casa, mercado, eficiência, produtividade, tomam formas fantasmagóricas quando não opostas da ação que nomeiam.

    O que existe são portanto políticas econômicas e reformas levadas a cabos por governos apoiados por partidos de direita, centro-direita e até mesmo de centro-esquerda (para nossa tristeza), que fazem no Estado e nos parlamentos o “trabalho sujo” de favorecer os grandes grupos econômicos nacionais e internacionais em detrimento dos amplos setores da população e da cidadania.

    O neoliberais não operam no mercado, operam por meio e dentro do Estado, enquanto nós na esquerda continuamos a criticar a “defesa” do “Estado mínimo” “neoliberal”, eles continuam operando seus truques (capitalismo de compadrio) e colonizando para o mundo dos negócios amplos setores dos serviços e dos bens públicos, destruindo a possibilidade de uma política mínimamente democrática, socavando mesmo a dignidade da vida política republicana (como atestam a corrupção e as portas giratórias).

    Marx ficaria talvez surpreendido de ver revividas formas précapitalista de articulação entre o capital e o Estado no capitalismo atual.

    1. Reformas do mercado não serão capazes de reativar a economia

      concordo absolutamente com seu brilhante comentário.

      sem dúvida, o “neoliberalismo” é uma muito bem sucedida operação ideológica:

      “a fraseologia neoliberal funciona como uma espécie de bruma escura que serve para encantar o distinto público como naqueles shows de magia em que o mágico com uma mão atrai a atenção do distinto público e com outra operar seus truques.”

      uma inversão entre causa/efeito e um ocultamento das contradições. o mais poderoso instrumento de dominação, porque não é coercitivo e se exerce através da aceitação de um tipo de vida e de mundo, como se fossem a única alternativa.

      defendem o “Estado Mínimo” apenas para se refestelarem com uma máxima privatização dos recursos públicos.

      daí, a importância da construção de uma contra-hegemonia. uma constante luta no campo das propostas, alternativas, visão de mundo e modos de se viver.

      o que inclui, necessariamente, uma permanente crítica, e auto-crítica, dentro da própria Esquerda.

      valeu pelo comentário! abraços.

      .

  7. Há um ponto básico que “revolucionários de gabinete” esquecem.

    Há um ponto básico que “revolucionários de gabinete” esquecem.

    Há somente uma liderança no pais capaz de mobilizar os setores proletários e esta liderança se chama LULA.

    Não são um bando de escritores de blogs, como eu e outros, que poderão levantar as massas contra todo este sistema, há Cabos Anselmos que querem precipitar as coisas sem base popular, para simplesmente motivarem as forças da reação e jogar o país num novo 1964.

    Grandes revolucionários, juntam um monte de filhos da pequena burguesia que quando virem a primeira carga de cavalaria vão tudo para a casa limpar as cuecas.

    No lugar de empurrar as forças com capacidade de mobilização para a esquerda são peças do Imperialismo tentando simplesmente desmontar nomes que o povo reconhece para colocar em seu lugar quem? Luciano Genro? Marcelo Freixo? Tenham a santa paciência, a mim ninguém me engana.

    Que Reformas de Mercado não serão suficientes para reativar a economia qualquer imbecil desconfia, porém isto deve ser demonstrado, mas não abrindo brechas em quadros de esquerda com a finalidade de Implantar a Revolução Permanente a partir da liderança de Luciana Genro. Isto é a piada da semana, a falta de autocrítica e do senso do ridículo.

    Cresça meu repaz, e depois apareça.

    1. Reformas do mercado não serão capazes de reativar a economia

      exagerou na dosagem de beladona no chimarrão?

      onde Luciano Genro foi citada, ou sugerida implicitamente, no meu texto? ou se trata apenas de alguma fixação sexual mal resolvida de sua parte?

      onde está citada, ou sugerida implicitamente, a proposta “revolução” no meu texto? como se a única alternativa ao lulismo fosse a tal da “revolução”, também ela um trauma infantil da ex-querda.

      fala a verdade, a quem vc pensa que engana? há quanto tempo vc não se levanta da frente das telinhas para por os pés nas ruas em alguma manifestação? vc já sentiu mesmo alguma vez na vida o cheiro de gás lacrimogêneo e spray de pimenta? já teve que abrir sua boca instantaneamente para compensar a pressão e não estourar os tímpanos, quando uma bomba de efeito moral explodiu bem do seu lado?

      seu problema, como o de todos os adoradores do “Lulinha, o cara Paz e Amor”, é não admitir se criticar o “chefe’!

      foi o lulismo que nos atirou no abismo em que agora nos debatemos. os estúpidos erros do lulismo foram exaustivamente apontados ainda desde antes da primeira posse de Lula (como a nomeação para o BC, feita de Washington, de Meirelles, o atual Ministro da Fazenda de Temer golpista).

      e qual a proposta do lulismo para superar a crise? apenas mais do mesmo. Lula em 2018, um ano definitivamente longe demais. e para quê? para apenas repetir os mesmo erros estúpidos?

      nunca como antes neste país, foi absolutamente imperioso criticar e questionar duramente Lula e o lulismo. não podemos nos permitir repetir os mesmos erros estúpidos novamente.

      .

      1. Hahaha… bem se vê que nunca

        Hahaha… bem se vê que nunca foi a uma manifestação na vida. O som viaja a 340m/s. Uma onda de choque de explosão viaja ainda mais rápido. Você consegue abrir a boca mais rápido do que isso para compensar a pressão? Mentiroso que só.

         

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador