Suplicy e as eleições paulistanas

Por Vera Passos

Do Terra Magazine

Suplicy envia carta a Lula e cobra prévias no PT

Marina Dias

Senador Eduardo Suplicy não foi convidado para as conversas com Lula na segunda-feira (22), em São Paulo (foto: Fernando Borges/Terra)

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) enviou, nesta quinta-feira (25), uma carta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na qual cobra uma conversa e explicita – mais uma vez – que é um dos pré-candidatos do PT à Prefeitura de São Paulo. Suplicy enviou a carta endereçada ao Instituto Lula, em São Paulo, antes de viajar para Buenos Aires, onde dará uma palestra sobre os desafios da integração da América Latina.

Suplicy está magoado porque não foi convidado para as reuniões com Lula na última segunda-feira (22), quando o ex-presidente recebeu os outros quatro pré-candidatos petistas. O ministro da Educação, Fernando Haddad, preferido de Lula e da presidente Dilma para concorrer nas eleições do próximo ano, foi o primeiro. Em seguida, foram recebidos os deputados federais Carlos Zarattini e Jilmar Tatto e, por fim, a senadora Marta Suplicy.

“Na última segunda-feira, 22, os quatro dos cinco pré-candidatos do PT a Prefeito de São Paulo foram recebidos por você. Você está consciente que há cinco pré-candidatos, inclusive eu, que fomos convidados a dialogar com todos os filiados e moradores dos 36 Diretórios Zonais de São Paulo, entre agosto e outubro. Por alguma razão não explicada a mim, preferiu não me convidar para dialogar …”, diz trecho da carta de Suplicy.

As conversas na segunda serviram para que Lula se posicionasse em favor de Haddad e construísse apoio em torno dele. O recado dado à senadora Marta Suplicy foi o de que ela irá ajudar mais o governo Dilma ficando no Senado, assim como a própria presidente lhe falou em conversas reservadas na última quarta-feira (17).

Mesmo assim, Suplicy deixa claro que é a favor das prévias dentro do PT e que não vai desistir de sua candidatura em favor de Haddad, como deseja Lula. “Como é de seu conhecimento, acho que o PT dá um exemplo de democracia quando realiza prévias para a escolha de seu candidato. É meu compromisso, já expresso nas reuniões do partido, apoiar com entusiasmo aquela pessoa que se consagrar vencedora”, finaliza o senador. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador