10 de junho de 2026

TSE cria portaria contra “violência política” nas eleições 2022

Preocupado com as ameaças de Jair Bolsonaro às eleições 2022, TSE publica portaria para impedir violência política
O ministro relator da Lava Jato no STF, Edson Fachin
O ministro Edson Fachin, atual presidente do TSE. Foto: Fellipe Sampaio/STF

Preocupado com as ameaças de Jair Bolsonaro com as eleições 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu criar mais um mecanismo de acompanhamento do processo eleitoral, desta vez com o objetivo de evitar, especificamente, violência política.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Trata-se de um Grupo de Trabalho (GT), instituido por meio de uma portaria publicada pelo Tribunal nesta quinta (21), e assinado pelo presidente da Corte, ministro Edson Fachin (leia a íntegra aqui).

Na portaria, Fachin justifica a criação do GT, “considerando os relatos de violência polı́tica que chegaram ao conhecimento deste Tribunal Superior”, “os relatos de atentados à liberdade de imprensa, com suposto viés polı́tico”, e “a necessidade de assegurar o pleno exercı́cio dos direitos fundamentais com segurança e paz nas eleições”.

Reprodução portaria do TSE

Foram 13 denúncias de agressões a parlamentares e jornalistas, incluindo ataques a vereadoras, a membros do PT, PSOL, PSDB, Rede e PSD, antes de sequer iniciar o período oficial de campanhas eleitorais.

Os membros do Grupo terão como responsabilidade a realização de audiências públicas, eventos, debates e formulação de diretrizes, com participação de partidos políticos, OAB e Ministério Público Eleitoral.

O GT será formado pelo corregedor-geral do TSE, ministro Mauro Campbell Marques, além de outros membros do TSE e de Tribunais Regionais Eleitorais.

Jornal GGN produzirá documentário sobre esquemas da ultradireita mundial e ameaça eleitoral. Saiba aqui como apoiar

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile. Coordenadora de Projetos. Repórter e documentarista de Política, Justiça e América Latina do GGN desde 2013.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados