WikiLeaks: Obama estimulou negociações com Irã

Da Folha

Disposição para negociar com Irã foi curta

Menos de dois meses após a posse, governo Obama já afirmava que manteria uma abordagem “de mão dupla”

A INTENÇÃO DE OBAMA ESBARROU NA DIVISÃO DO PRÓPRIO GABINETE E NA OPOSIÇÃO DE ISRAEL E ALIADOS EUROPEUS

CLAUDIA ANTUNES
DO RIO

Durou pouco tempo a disposição do americano Barack Obama de apostar em uma saída negociada, “sem precondições”, para a questão nuclear iraniana, confirmam telegramas divulgados pela WikiLeaks.

A intenção anunciada por ele na campanha esbarrou na divisão do próprio gabinete -a secretária de Estado, Hillary Clinton, sempre favoreceu linha mais dura com o Irã- e na oposição de Israel, das monarquias árabes e de aliados europeus.

EmmaEm março de 2009, menos de dois meses após a posse e antes da mensagem do Ano Novo persa em que ele propôs diálogo aos iranianos, seu governo já duvidava do “engajamento” e buscava ampliar as sanções ao Irã.

O fato consta de um telegrama “secreto” da Embaixada dos EUA em Bruxelas, de 8 de abril de 2009.

O documento relata conversa “confidencial” em 2 e 3 de março do secretário assistente do Tesouro para Crimes Financeiros, Daniel Glaser, com especialistas reunidos pela União Europeia.

Glaser garantiu que Washington manteria a “abordagem de mão dupla” -aceno à negociação conjugada com punições- e disse esperar que a UE designasse novos alvos para as sanções determinadas pelo Conselho de Segurança da ONU.

“O engajamento sozinho tem pouca chance de funcionar”, disse Glaser, acrescentando que a proposta de diálogo não era por prazo indeterminado. “O tempo não está do nosso lado.”

Na resposta à mensagem de Obama, Teerã pediu “atos concretos”. Na época, estrategistas próximos à Casa Branca defendiam que o Irã tivesse reconhecido o direito de enriquecer urânio, em troca de garantias adicionais de não militarização do programa nuclear.

Essa opção não prosperou. A eleição iraniana de junho, com a contestada reeleição de Mahmoud Ahmadinejad, complicou o cenário.

Em outubro, o Grupo de Viena (EUA, França e Rússia), por intermédio da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), entregou ao Irã a proposta de troca do estoque de urânio de baixo enriquecimento por combustível para o reator de uso médico de Teerã.

Depois de resposta inicial positiva, o Irã passou a exigir a troca simultânea.

No mês seguinte, quando a AIEA iniciou consultas sobre a possibilidade de a Turquia intermediar a transação, a embaixada americana em Paris relatou conversa de Obama com o presidente Nicolas Sarkozy em que este se dizia preocupado com a posição pró-negociação de Turquia, Brasil e China.

Em janeiro deste ano, a embaixada cita um conselheiro presidencial francês dizendo que o Brasil era “ingênuo” e desconhecia os “limites do engajamento” de Obama. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador