10 questões para a Escola de Tempo Integral

A Resolução CNE/CBE  N.07/2010 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos dedica dois artigos para a questão da Escola em Tempo Integral:

Art. 36 Considera-se como de período integral a jornada escolar que se organiza em 7 (sete) horas diárias, no mínimo, perfazendo uma carga horária anual de, pelo menos, 1.400 (mil e quatrocentas) horas.

Parágrafo único. As escolas e, solidariamente, os sistemas de ensino, conjugarão esforços objetivando o progressivo aumento da carga horária mínima diária e, consequentemente, da carga horária anual, com vistas à maior qualificação do processo de ensino-aprendizagem, tendo como horizonte o atendimento escolar em período integral.

Art. 37 A proposta educacional da escola de tempo integral promoverá a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar e cuidar entre os profissionais da escola e de outras áreas, as famílias e outros atores sociais, sob a coordenação da escola e de seus professores, visando alcançar a melhoria da qualidade da aprendizagem e da convivência social e diminuir as diferenças de acesso ao conhecimento e aos bens culturais, em especial entre as populações socialmente mais vulneráveis.

§ 1º O currículo da escola de tempo integral, concebido como um projeto educativo integrado, implica a ampliação da jornada escolar diária mediante o desenvolvimento de atividades como o acompanhamento pedagógico, o reforço e o aprofundamento da aprendizagem, a experimentação e a pesquisa científica, a cultura e as artes, o esporte e o lazer, as tecnologias da comunicação e informação, a afirmação da cultura dos direitos humanos, a preservação do meio ambiente, a promoção da saúde, entre outras, articuladas aos componentes curriculares e às áreas de conhecimento, a vivências e práticas socioculturais.

§ 2º As atividades serão desenvolvidas dentro do espaço escolar conforme a disponibilidade da escola, ou fora dele, em espaços distintos da cidade ou do território em que está situada a unidade escolar, mediante a utilização de equipamentos sociais e culturais aí existentes e o estabelecimento de parcerias com órgãos ou entidades locais, sempre de acordo com o respectivo projeto políticopedagógico.

§ 3º Ao restituir a condição de ambiente de aprendizagem à comunidade e à cidade, a escola estará contribuindo para a construção de redes sociais e de cidades educadoras.

§ 4º Os órgãos executivos e normativos da União e dos sistemas estaduais e municipais de educação assegurarão que o atendimento dos alunos na escola de tempo integral possua infraestrutura adequada e pessoal qualificado, além do que, esse atendimento terá caráter obrigatório e será passível de avaliação em cada escola.

A escola em tempo integral é um  tema polêmico porque a escola  que temos atualmente é muito ruim:  o IDEB do Brasil de 2009 é 4,2 para as séries iniciais do Ensino Fundamental, 4,0 para as séries finais do Ensino Fundamental e 3,6 para o Ensino Médio;  uma escola violenta , com professores adoecendo  e com uma estrutura e funcionamento congelados no tempo/espaço do século XX,  mas que apesar disso, o MEC recomenda que seja adotado o tempo integral.

Há muitas questões a serem feitas e que merecem uma profunda investigação antes de nos metermos a institucionalizar nossas crianças :

1) Por que estamos sendo expropriados de  nossa capacidade de educar ou mesmo cuidar de nossos filhos, já que os alunos  frequentam a escola por um número maior de anos e ainda permanecerão na escola em período integral?

2) Quem  educará  as crianças: os pais ou a instituição (estatal e/ou privada)?

3) Qual motivo leva a sociedade a querer que uma pessoa passe a ser aluno por no mínimo 17 anos ininterruptos ( 5 anos da Educação Infantil, 9 anos do Ensino Fundamental e 3 anos do Ensino Médio) ou 23.800 horas (mínimo de 7 horas diárias) encerrado em uma instituição de ensino?

4) Em qual momento o ideário do internato foi abandonado e o por quê de seu retorno, mesmo que transvestido de escola integral ?

5) Escola para quê?

6) Qual o motivo do apagamento da diferença entre educação e ensino escolarizado?

7) Quem ousa romper com a obrigatoriedade da escolarização?

8) A obsessão com a escolarização trata-se de um novo consumismo?

9) A escolarização está a ameaçar a educação?

10) A escolarização tornou-se o maior e mais promissor mercado da era pós-industrial?

Luis Nassif

11 Comentários

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  1. DÚVIDA – ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL

    Olá,

    1º Em uma escola em tempo integral, o número de aluno dobra, devido ser o período todo?

    Ex. uma escola com 150, passaria para 300.

    2º Uma escola em tempo integral pode ser administrada por um vice-diretor, ou necessáriamente deve ter um diretor.

    Se em um dos casos for real, gostaria de saber as leis as quais posso me basear.

    Obrigado

     

  2. É obrigatório frequentar o

    É obrigatório frequentar o horário integral? Na minha escola obrigam. Isso significa que eu vou ter que abrir mão de fazer, por exempo, curso de inglês, ginástica etc? Eles falam que se eu não frequentar o integral perco o Bolsa Família, é verdade?

    Obrigada pela atenção.

  3. escola de tempo integral

    Trabalho em uma escolla de tempo integral, como agente de organização, parabéns para as questões acima , muito bem elaboradas, apesar de ter algumas dessas diferanciações no estudo, pelo menos dizendo da escola em que trabalho, o primeiro erro é ter uma pessoa só na direção, ao meu ver deveriam ser 2 diretores , tem matéria extra curricular somente 2 dias na semana na parte da tarde nos outros 3 os alunos permanecem em sala com matéria curricular(onde ficou a proposta de inovação????) .Os funcionários não são treinados de forma diferenciada para trabalhar na integral , pelo contrário, não insere o servidor na vida curricular “diferenciada ” que o estado propos, há uma estagnação sim para quem trabalha diretamente com eles, e o que dizer dos pais que colocam os filhos em uma integral?Eles estão realmente conscientes do papel que essa escola deveria ter? ou acabam por “aproveitar esse tempo estendido” para que o filho fique menos na rua pelo fato de muitos trabalharem fora e possam ter uma alimentação adequada?  Ainda que possa haver escolas que estaõ funcionando como uma integral se propõe, sinto dizer que muitas são realmente um semi  internato com nome diferente para adolescentes, e que ainda está extremamente desorganizada, tanto na forma de ser dirigida como no tocante ao seu princípio de educação diferenciada! 

  4. As respostas são simples:
    – O

    As respostas são simples:

    – O desenvolvimento científico traz a necessidade de absorver mais conhecimentos do que há 50 anos. Por isso é preciso mais tempo de escola. Sei que é absurdo e que se extrapolarmos isso por mais um século as pessoas terão que passar metade da vida estudando, mas o fato é que a quantidade de informação aumentou muito e a capacidade de absorção do cérebro (em “gigabytes/hora”) continua a mesma, logo é preciso mais tempo dedicado a absorver informações. Ou então devemos assumir que a sociedade chegou ao seu limite e não precisa mais se desenvolver, daí podemos viver com as informações que temos atualmente.

    – A demanda por escola integral é decorrência do movimento feminista que colocou as mulheres pra fora de casa pra trabalhar. Claro que numa família de 50 anos atrás, em que a mulher ficava em casa cuidando das crianças, não fazia o menor sentido deixar os moleques na escola em tempo integral. Mas hoje, em que as mulheres não estão mais dispostas a fazer esse papel (e aqui faço mera constatação, não existe crítica nenhuma à igualdade de gêneros), é sim necessário que as crianças fiquem mais tempo na escola. A alternativa, para quem ainda consegue pagar, é recorrer ao resquício de escravidão que temos no Brasil – empregadas domésticas ‘full time’ – mas nesse caso sujeitamos nossas crianças a serem educadas por pessoas que, muitas das vezes, não possuem o nível cultural que gostaríamos.

    Então esse artigo aí abaixo deve ter sido escrito por quem não trabalha, ou trabalha meio período, ou mora perto da casa dos avós e estes ajudam a criar os filhos. Pra maioria dos mortais, que trabalham no mínimo 8h por dia e não têm parentes à tôa pra cuidar das crianças, a escola integral é uma bênção.

    E respondendo uma última pergunta que ela faz, o ensino integral existe desde Esparta. E continua existindo no mundo todo. No Brasil dividiram o dia letivo em dois por uma questão de economia – com isso, cada sala de aula atende dois grupos de alunos. Mas em qualquer país desenvolvido a escola funciona das 8 às 15h, e no extremo oriente ainda costumam ter aulas aos sábados. Nada a ver com internato (achei a comparação de má-fé), que ainda existe principalmente no Reino Unido.

  5. Sou obrigado a ficar em uma escola em tempo integral?

    Olá,

    1º Em uma escola em tempo integral, o número de aluno dobra, devido ser o período todo?

    Ex. uma escola com 150, passaria para 300.

    É obrigatório frequentar o horário integral?

    Se em um dos casos for real, gostaria de saber as leis as quais posso me basear.

    Obrigado

  6. Sonia Aranha

    Nunca mais vou dormir, implicada pelas questões corajosamente levantadas aqui, de forma inédita. como contactar Sonia Aranha? preciso ler, falar, ouvir mais!!!

  7. ESCOLA DE TURNO INTEGRAL X EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

    Bem,as questões a serem expostas ainda são muitas.Há alguns anos as leis vêm mudando,numa certa época se o aluno(a)não estava apto ,permaneceria mais um ano na mesma série,repetiría!Hoje tu pergunta à um aluno de oitavo ano,sobre questões históricas ,ensinadas logo nas primeiras séries, simplesmente ele não sabe  o que responder.Com certeza,essa é uma opnião pessoal,baseada em  experiência pessoal,mas,houve uma certa pressa em aprovar alunos,em dar-lhes título de “alfabetizados”para atender a exigências de não sei de que sigla internacional,não atentando de forma alguma à qualidade proposta.Tenho filhos que frequentam a rede pública,ainda que entendendo a idéia de tirar as crianças da rua seja de boa fé ,amontoá-las em um espaço chamado de escola integral,não melhora a educação,claro,há muitos bons exemplos de escolas que funcionam muito bem nesse processo.Também concordo com o leitor(a) acima ,o(a) DPALERMO,que levanta a questão da maioria da população :onde deixar meus filhos enquanto trabalho?enquanto eu trabalho pra fazer com que  os impostos paguem a escola,a saúde e tudo mais que uma família precisa?Porém,há outra questão  importantíssima: que qualidade meus filhos estão tendo acesso?Que “conhecimentos científicos”estão absorvendo?Como ser educado por uma instituição que não está atualizada com as novas e permanentes necessidades da nossa sociedade?Óbvio que a demanda por conhecimento é diferente que há 50 anos atrás,mas a forma que é ‘transmitido’ esse bendito conhecimento ainda é a mesma na rede pública e ainda é o professor o maior agente de transformação da sociedade.A OBRIGAÇÃO de preparar  um filho para sair de casa todos os dias ,com o mínimo de atidudes para viver em comunidade ainda é dos pais e penso que será assim para sempre!Penso também,que a qualidade da escola tem muito o que andar ,que há muita atualização a ser feita por professores,que há muito o que se investir em estrutura física e pedagógica e ainda tem a questão salarial dos professores,que aqui no Rio Grande Do Sul ainda é muito debatida,enfim,não apoio a obrigatoriedade de permanência na escola integral,desde que o Estado não ofereça condição necessária nem aos profissionais que prestarão conta de nossos filhos nem aos alunos que lá ficarão.

  8. turno integral

    Boa Tarde! gostaria se tiver alguem que me ajude, pois vou ficar com os alunos de 1 e 5 serie durante o almoço, apos não sei o que vou fazer até o inicio das aulas. Teriam algumas ideias, para me ajudar. Obrigado! Prof. Karin Eich

  9. Acho importante a escola

    Acho importante a escola oferecer cursos extracurriculares. Cursos como informatica, culinaria, incentivo as artes e formaçao de novos escritores, incentivo aos esportes, entre outros.

  10. Obrigatoriedade de frequentar o turno integral

    Se a escola oferece o turno integral nas séries inicias. MEu filho é obrigado a frequentar? ou Posso optar em ele frequentar apenas o turno das disciplinas curriculares normais?

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