Governo pode cortar 500 mil brasileiros do BPC, em texto pronto para ser publicado

O governo Bolsonaro estaria pronto para modificar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda

Foto: Divulgação

Jornal GGN – O governo de Jair Bolsonaro estaria pronto para modificar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. Por meio de uma Medida Provisória (MP) que já está escrita e aguardando a aprovação interna, cerca de 500 mil brasileiros ficariam fora do benefício.

A informação, de que a MP está à espera da decisão final do governo na Casa Civil, foi divulgada por reportagem do Estadão neste sábado (19). Segundo o jornal, o texto que exclui diversos brasileiros por aumentar a restrição ao benefício tem previsão imediata, ou seja, passará a valer assim que publicado.

A negociação ainda não é unânime. Teria o apoio de uma parcela dos Ministérios do governo Bolsonaro, mas enfrenta resistência de outros e provocaria mais um desgaste junto ao Congresso. Isso porque no Legislativo, os parlamentares já tentaram aumentar o alcance do benefício, o oposto do que o texto propõe.

Hoje, o BPC é pago a 4,9 milhões de brasileiros. Ao mesmo tempo que diversos grupos estão fora do programa, a possível redução do benefício ocorre enquanto o auxílio emergencial é encerrado também pelo governo Bolsonaro.

A restrição da nova proposta, pronta para ser publicada, é de que os beneficiários do BPC terão que ter até um quarto do salário mínimo, ou seja R$ 261,35. Com o auxílio emergencial deste ano, o benefício contemplava pessoas com deficiência e idosos que recebem a metade de um salário mínimo, o dobro do que seria cortado.

Ainda, essa Medida Provisória precisa ser publicada até o fim deste ano, porque o BPC está desatualizado e ficou sem regra de concessão a partir do ano que vem.

 

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Passados quase dois anos de inédito desgoverno, esta dupla de safados não fez outra coisa que não tenha sido arrebentar com a vida dos que mais precisam, dificultam a obtenção da aposentadoria ao aumentarem o período de contribuição, o desmonte da Educação é assunto que merece um livro, que teria um ou mais capítulos dedicados ao Fundeb, os diversos prejuízos com a reforma trabalhista, na verdade um verdadeiro massacre, esta enorme capacidade que a dupla de canalhas possui para fabricar desempregados, hoje mais de 80 milhões deles, o descaso com a Saúde, primeiramente ao acabar com a participação de médicos cubanos no Mais Médicos, e assim deixando mais de 190 milhões de brazucas de baixíssima renda sem assistência médica, agora matando dezenas de milhares com este negacionismo que é único no mundo, não providenciando vacinas, seringas e ampolas a tempo, tudo proposital, não passam de dois cretinos de enorme categoria que nem mesmo 200 pratas mensais se dispuseram a dar para os que realmente necessitam, isto num país em que o salário mínimo, de mil e poucos reais, é um dos piores do mundo.
    Tratam as pessoas como se fossem cachorros, e até quando isto ocorrerá? Não faltam motivos, fatos para inicio de um processo de impedimento, o grande RMaia tem mais de 30 pedidos em cima da mesa e nada. Este país ficou inteiramente surrealista.

    1. Perfeito, Alfredo! As duas mais nefastas criaturas da República Brasileira… são de fato genocidas, pois promovem a desgraça, a miséria e (in) diretamente a morte de milhares de brasileiros, por suas ações ou omissões frente ao governo federal… acorda Brasil!!! #ForaBolsonaro!!!

  2. Eu ainda me lembro do Brasil respeitado no mundo todo (hoje motivo de piadas), pleno emprego, dolar a 1,30, gasolina a 2,70, 6a. economia do planeta, o Governo pretendendo aplicar 70% do pré-sal obtido bem mais rapidamente com o modelo de exploração de partilha na Educação e Saúde, BRICS, Mercosul, investimento estrangeiro cada vez mais volumoso, milhões de famílias saindo da linha de extrema pobreza, etc…etc…etc. E hoje, o que temos? O que somos?

  3. Com o corte nos benefícios do BPC os pobres miseráveis deste País irão aumentar a fila da fome.
    Nenhum direito mais aos excluídos,por isso odeio do fundo da alma quem votou nesse nazista,um ódio de morte,sem desculpas pois eles nunca enganaram ninguém sem perdão pois votaram por afinidade por terem a mesma podridão de alma.
    Felizmente estarei fora do ar por uns dias,me está sendo insuportável assistir a tanto sem nada fazer.
    Não morrerei de covid,morrerei de ódio,morrerei pequeno,com um sentimento de inutilidade nunca sentido,com raiva de mim por não ter matado ninguém.
    MERDA DE PAÍS!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador