Terceira idade sente os efeitos devastadores da Reforma da Previdência na pandemia

A população mais atingida pela Covid-19, também sofre com a redução nas aposentadorias e pensões

Reprodução

Jornal GGN – Os efeitos da Reforma da Previdência, aprovada pela mobilização do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), atingem a população da terceira idade em meio a pandemia. O valor pago por pensões foi reduzido, no momento em as pessoas acima de 60 anos representam 72,9% dos mortos pela Covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde de agosto. As informações são da coluna de Leonardo Sakamoto, no Uol. 

A família de pessoas mortas pela doença são as mais impactadas pela Reforma. Vale ressaltar que muitas dessas pessoas são baixa renda e sofrem com desemprego agravado pelo cenário atual.

As novas regras determinam que redução da pensão paga aos dependentes deve ser 50% do valor do benefício ao qual a pessoa falecida teria direito caso se aposentar, mais 10% por dependente.

O valor é ainda menor para a família de pessoas que vierem a falecer e ainda não estiverem aposentadas, já que a base desse cálculo é proporcional à quantidade de anos trabalhados do falecido: de 60% da média de todas as contribuições mais 2% por ano a partir de 20 anos de contribuição (homens) e 15 anos (mulheres).

O juiz do Trabalho da 12ª Região, Carlos Alberto Pereira de Castro, afirmou à Sakamoto que “o impacto mais forte é justamente sobre a população idosa. Os mais jovens podem aferir renda trabalhando, mas o mercado de trabalho não absorve pessoas com 60 anos de idade ou mais”. 

“Com a queda na renda causada por uma pensão menor, a pessoa pode ter que revisar seu padrão de vida. Com os gastos de alimentação, remédios, entre outros, pode não ter o suficiente para pagar o aluguel”, explicou. 

As mudanças nas aposentadorias e pensões foram promulgadas em novembro de 2019, sendo assim a nova regra já mostra seus efeitos devastadores. O valor mínimo pago das aposentadorias é de um salário mínimo, piso que o governo Bolsonaro também tentou derrubar, mas foi derrotado no Congresso Nacional.

Os cálculos da Reforma ainda se mostram desvantajosos ao trabalhador que luta para se aposentar. Anteriormente, o cálculo da aposentadoria levava em conta a média dos 80% maiores salários e os 20% menores eram descartados na conta. Com a mudança, a base de cálculo inclui 100% das contribuições sobre salários recebidos desde julho de 1994, o que também reduz o valor pago.

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Todos, de alguma firma, pagarão pelo que fizeram, pelo que estão fazendo e pelo que ainda pretendem fazer. Não é praga e não é maldição, mas será um justo acerto de contas queo tempo se encarregará de providenciar de uma forma muito mais devastadora do que foi feito com os meliantes golpustas de Dilma.

  2. Reforma da Previdência no Brasil vai entrar para a história como sendo um daqueles raros tipo de golpe em que os mais prejudicados são os que ainda não se aposentaram…
    os imbecis ainda nem usufruíam das garantias e da segurança do modelo anterior e mesmo assim concordaram com a sua destruição ou redução quase que completa.

    se fizerem um levantamento das reclamações encaminhadas pelo povo brasileiro aos seus representantes, não se surpreendam se o resultado for muito próximo de nenhuma reclamação

    e ainda há quem acredita que um país pode funcionar assim, sem a participação direta do seu povo

  3. Aos malditos que propuseram e que aprovaram reforma como esta, da previdência, já que não podemos matá-los (porque não temos meios materiais de fazer isso, mas se tivéssemos eu os mataria com muito prazer, como se pisa numa barata), a esses malditos só nos resta esperar, quem sabe, que exista um deus vingador que os premie com o pior dos cânceres, eles e suas famílias amaldiçoadas…para que morram com muuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiita dor. Vermes filhos de putas, vagabundas suas mães que os pariram…raça que merece não só a morte mas a morte aos pouquinhos e com muita dor. Só que esses malditos têm propriedades e quem puder deve meter fogo nelas. Ah e desejo também que morram com câncer todos os imbecís que votaram nesse tipo de vermes para a presidência da república, para governos estaduais, para senado e câmara de deputados….respeitando, obviamente todos os que votaram contra. O nomes dos vermes: Temer, boçalnaro, e os malditos deputados e senadores que aprovaram isto. Se existir um deus, por favor, cara…mate esses pulhas por nós.

        1. E como poderiam sabê-lo, se ainda não estão mortos? Creem nisso, decerto, ou não haveriam de agir de maneira tão perniciosa. De minha parte, o que me mantém vivo é crer na justiça divina, a única potencialmente capaz de reparar tanta iniquidade.
          O que de forma alguma minimiza a importância da árdua e constante luta pela justiça terrena.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador