Proibição de publicidade de bebidas é boa para crianças

Jornal GGN – O Instituto Alana, organização sem fins lucrativos que atua em prol da infância, está comemorando a decisão da Justiça que limita a publicidade de cerveja e vinho. O assunto é bandeira da instituição há alguns anos, desde que foi aprovada a primeira versão da lei – que restringia a publicidade apenas para as bebidas com teor acima de 13 graus.

Para o Instituto, a Justiça finalmente corrigiu a “aberração” que deixava cervejas e vinhos de fora desta regra. “Finalmente cerveja e vinho são considerados bebidas alcoólicas do ponto de vista de publicidade. A decisão é excelente e é mais uma passo em direção à proteção aos direitos das crianças e dos adolescentes”, afirma Ekaterine Karageorgiadis, advogada do Instituto Alana.

Ao longo dos últimos anos, o Alana aderiu a diversas campanhas sobre o assunto, como a “Cerveja também é álcool”, encabeçada pelo Ministério Público de São Paulo, que listou os problemas ligados à veiculação de publicidade aberta de bebidas alcoólicas. Entre eles a imagem de diversão e sucesso relacionada ao álcool, que seduz crianças e adolescentes.

O Instituto também toca seus próprios projetos e em 2012 encaminhou uma carta a diversas celebridades alertando que a publicidade de bebidas alcoólicas veiculada no período da manhã e da tarde expõe os produtos a crianças e adolescentes. Além disso, a instituição já havia questionado a fabricante Skol, que chegou a lançar um sorvete sabor cerveja.

“A Lei Seca (Lei 11.705/2008), a Política Nacional sobre o Álcool (Decreto 6.117/2007) e o Decreto 6.871/2009 (sobre produção e fiscalização de bebidas), que consideram o valor de 0,5 graus Gay Lussac, são incongruências para efetivação do direito à saúde da população, ao direito do consumidor e aos direitos de crianças e adolescentes. Essa diferenciação entre bebidas leves e fortes beneficia apenas interesses econômicos”, defendia Ekaterine.

Pela recente decisão da Justiça, os comerciais de bebidas alcoólicas só poderão ser veiculados entre 21h e 6h. 

Redação

2 Comentários

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  1. Até que enfim! A propaganda

    Até que enfim! A propaganda de alcool é muitíssimo pior que a do cigarro. Não dá prá ver cranças vendo propaganda de cerveja as 09:00 da manhã!

  2. Pois é. Uma implicância

    Pois é. Uma implicância danada contra o cigarro, e a bebida, tão perniciosa quanto, prossegue sendo estimulada em toda a radiodifusão. Quando passo na CBN a propaganda Cachaça 51 está em todos os intervalos; as novelas mostram pessoas bebendo; se tem Carnaval, Carnatal, Copa do Mundo, ou qualquer evento do gênero, lá vem os aristas e até o ex-Presidente da Seleção de futebol com a garrafa de cerveja na mão. 

    Propaganda de bebida, ou de qualquer produto, não influencia apenas uma faixa etária, mas também os já contaminados pelo vício. 

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