Após encontro com Lula, Biden anuncia intenção de colaborar com o Fundo Amazônia

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

"Estamos voltando a estabelecer parcerias importantes para o cuidado com nosso meio ambiente e na defesa da democracia", destacou o presidente brasileiro

Foto: Ricardo Stuckert

Em comunicado conjunto após reunião com o presidente Lula (PT) nesta sexta-feira (10), o presidente norte-americano Joe Biden anunciou a intenção em contribuir com o Fundo Amazônia, dispositivo criado há 15 anos para financiar ações para preservação da Floresta.

Apesar da declaração, não foi especificado o valor da colaboração dos Estados Unidos. Segundo apuração do  G1 e Uol, o aporte deve ser de US$ 50 milhões, o equivalente a R$ 270 milhões.

Como parte desses esforços, os Estados Unidos anunciaram sua intenção de trabalhar com o Congresso para fornecer recursos para programas de proteção e conservação da Amazônia brasileira, incluindo apoio inicial ao Fundo Amazônia, e para alavancar investimentos nessa região muito importante“, diz trecho do comunicado.

Como parte da iniciativa, o governo americano também pretende convidar os países do G7 a darem apoio ao programa, são eles: Canadá, França, Itália, Japão e Reino Unido. A Alemanha, que também integra o grupo, já contribui com o fundo.

Hoje retorno ao Brasil depois de um ótimo encontro com o presidente Joe Biden, nos EUA. Estamos voltando a estabelecer parcerias importantes para o cuidado com nosso meio ambiente e na defesa da democracia. O Brasil está de volta ao debate mundial. Bom dia para todos”, publicou Lula, neste sábado (11), em seu perfil no Twitter. 

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”      

ONU

No comunicado, EUA e Brasil também afirmaram que irão trabalhar em conjunto para expandir o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo assentos permanentes para países da África, América Latina e Caribe.

A ação tem o objetivo de tornar o Conselho de Segurança mais “representativo” e “aperfeiçoar sua capacidade de responder mais efetivamente às questões prementes relacionadas à paz e à segurança globais“.

Guerra na Ucrânia

No comunicado, os dois países criticaram a invasão do território ucraniano pela Rússia. 

Ambos os presidentes lamentaram a violação da integridade territorial da Ucrânia pela Rússia e a anexação de partes de seu território como violações flagrantes do direito internacional e conclamaram uma paz justa e duradoura“, diz o texto.

Democracia e Direitos Humanos

Os presidentes também falaram sobre o combate à extrema-direita pela defesa da democracia, a luta social por igualdade e a defesa dos direitos das minorias. 

Temos muito para trabalhar juntos. Não podemos permitir novos capítulos como o Capitólio e a invasão dos 3 poderes no Brasil. Vamos trabalhar no combate à desigualdade, contra o racismo e na defesa do clima”, escreveu Lula, em seu perfil no Twitter, após o encontro.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lula precisa ser extremamente cuidadoso com esse imperador gringo sorridente. Joe Biden foi o operador do golpe contra Dilma Rousseff quando era vice-presidente de Barack Obama. JFK também recebeu João Goulart sorrindo no período em que o golpe de 1964 começou a ser estruturado pela CIA. Os gringos só cuidam dos interesses deles. Cabe a nós cuidar dos nossos interesses. Seria melhor Lula agradecer a oferta de ajuda e REJEITAR o dinheiro oferecido.

  2. Que felicidade se o Presidente do Brasil atual não desperta nojo nos outros líderes mundiais. Oligarquias nacionais e Rede Globo precisam levar isto em consideração quando quiserem dar Golpes na República.

  3. Os falcões do norte continuam a mesma nhaca que sempre foram. Basta ver que pretendem contribuir com uma merreca de 50 paus americanos para salvar o planeta e com bilhões e bilhões com sua guerra por procuração contra a Rússia que pode levar este mesmo planeta a destruição completa.
    O presidente Lula foi lá justamente para mostrar isso é também para dizer:voltei!Golpistas falcoeiro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador