Entenda as barreiras do acordo entre Mercosul e União Europeia

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Macron vem sendo a principal resistência do bloco para a entrada econômica dos sul-americanos no continente.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

A maioria da União Europeia concorda em fechar um acordo comercial com o Mercosul, em negociações lideradas pelo Brasil, mas o presidente da França, Emmanuel Macron, vem sendo a principal resistência do bloco para a entrada econômica dos sul-americanos no continente.

O acordo vem sendo negociado há mais de 20 anos e obteve destacáveis avanços nas últimas semanas pela intermediação do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Mas ele incomoda o setor agropecuário da Europa, que receia a desvantagem competitiva do setor com a abertura, e vem sendo usado pelo líder francês para obter imagem pública positiva no país.

Macron deu gestos em meio a fortes pressões, com protestos de agricultores ocorrendo nestas duas semanas e, hoje, a entrada de quase 1 mil tratores e máquinas agrícolas invadindo as avenidas de Bruxelas, na Bélgica, onde ocorrem as reuniões do Parlamento Europeu.

Nesta quinta (01), o presidente francês anunciou que vai “continuar se opondo” ao acordo com o Mercosul e que já havia informado a sua posição a Lula. A França é minoria entre os 27 países membros em não aceitar. Espanha, Alemanha, Portugal e a Comissão Europeia já afirmaram concordar, inclusive com condições brasileiras.

Macron afirmou que para aceitar o acordo com o Mercosul, a Europa deve controlar a produção agrícola do Brasil, incluindo condições sanitárias e ambientais.

Com receio ainda de perder força para a extrema-direita, Macron veste o bloqueio de estar protegendo a “soberania alimentar” do país e confirmou que conversou com a presidente da Comissão Europeia, Ursula van der Leyen, sobre o acordo.

“Nossos agricultores querem que as regras sejam as mesmas para todos. E isso é o bom senso”, disse o presidente francês. “O que é incompreensível e que eu mesmo não sei explicar é que, enquanto nós mesmos colocamos regras de produção, importamos produtos que não respeitam essas regras”, continuou.

A tentativa de freio ocorre, ainda, após boa parte dos membros da UE aceitarem as demandas colocadas pelo Brasil para o acordo, que movimenta mais de US$ 100 bilhões.

De acordo com coluna de Jamil Chade, no Uol, entre os pedidos do Brasil aceitos pelo braço executivo do bloco estão: excluir o SUS de qualquer abertura de licitações públicas aos europeus, e criar uma proteção com preferência para empresas nacionais em licitações.

Ainda de acordo com o colunista, diplomatas teriam informado que o argumento de Macron não condiz com a realidade, uma vez que o volume de exportação brasileira não impactaria o mercado europeu, caso o acordo seja fechado.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador