O corporativismo dos médicos brasileiros contra os cubanos em Feira de Santana

Sugerido por Adão

Essa é de lascar:  um médico cubano que atua no programa Mais Médicos em Feira de Santana prescreve um remédio a uma criança e orienta a mãe sobre a posologia. Talvez por causa do idioma, talvez por falta de atenção e também talvez por causa das diferenças entre o atendimento em Cuba e no Brasil, a receita médica não fica clara e dá margem a uma interpretação errada (apesar da própria mãe defender o médico ao dizer que ele explicou claramente como deveria ser ministrada a medicação).

Posteriormente a mãe retorna ao posto de saúde e leva a receita dada pelo médico cubano. Aí começa o coporativismo: outra médica a atende (uma brasileira) e vê a receita do colega cubano, chama outra colega (também brasileira) e elas resolvem tirar um foto e postar nas redes sociais. Em seguida um vereador oportunista vê a imagem da receita e decide fazer um carnaval na câmara da cidade e, pasmem, consegue suspender o médico por algo que sequer pode ser considerado erro. Felizmente a suspensão foi revertida e ele voltará a atender, mas e as pessoas que iniciaram esse escandalo não deveriam ser advertidas também? A matéria segue abaixo:

Do G1

Médico cubano suspeito de receitar dose excessiva voltará a atender
 
Prefeitura diz que não houve erro e que ele volta a trabalhar segunda na BA. Profissional foi ouvido por uma comissão nesta quinta em Feira de Santana.

O médico cubano que foi afastado após ser suspeito de receitar uma dose excessiva de remédio a uma criança em Feira de Santana, na Bahia, voltará ao trabalho nesta segunda-feira (25). O anúncio foi feito na noite desta quinta pela Secretaria de Comunicação (Secom) da prefeitura de Feira de Santana, por meio de uma nota.

Por telefone, o chefe de gabinte da secretaria, Dimas Oliveira, disse ao G1 que o profissional foi ouvido na tarde desta quinta-feira, na Secretaria da Saúde do município, por uma comissão formada por representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria da Saúde de Feira de Santana, da Coordenação Estadual do Programa Mais Médicos e pelo tutor do médico cubano.

De acordo com a nota divulgada, a comissão concluiu que não houve erro no procedimento adotado pelo médico cubano. Segundo a Secom de Feira de Santana, o médico Washington Abreu, coordenador estadual do Programa Mais Médicos, afirmou que a dosagem indicada pelo médico cubano está correta. Segundo a nota, o coordenador explicou que “as 40 gotas indicadas na receita não eram para ser ministradas em dose única, mas divididas em quatro vezes, a cada seis horas, como consta na receita, desde que a criança sentisse dor ou apresentasse um quadro febril”.

A Secom informou ainda que o médico explicou com detalhes à mãe da criança como administrar a medicação e que onde ele trabalhou anteriormente é comum receitar a medicação da maneira que fez, e não fracionada, como é no Brasil. Segundo Washington Abreu, os médicos do Programa Mais Médicos no estado passarão por reforço no treinamento da prescrição dos medicamentos da atenção básica.

Em nota, a Secom informou que as declarações da mãe da criança dadas à imprensa pesaram na decisão de reintegrar o médico à equipe do programa.

Mãe defende médico
A diarista Gilmara Santos, que levou o filho até um posto de saúde da cidade de Feira de Santana, distante cerca de 100 km de Salvador, afirmou nesta quinta-feira (21) que o atendimento foi perfeito.

“Ele me atendeu muito bem. Ele tratou meu filho super bem, porque tem médico que nem olha na cara da mãe e nem da criança. Ele me explicou direitinho como dar o remédio, disse ainda que a quantidade de gotas é definida a partir do peso da criança. Ele prescreveu 40 gotas, mas foi apenas um erro. Ele me disse exatamente o que eu deveria fazer, que era para dar apenas 10 gotas”, disse.

Ela contou que toda essa história veio à tona quando ela voltou ao Posto de Saúde para que o filho fosse atendido pelo médico. “Quando eu voltei, uma outra médica me atendeu. Como eu ando em mãos com todas as receitas que passam para meu filho, eu cheguei a mostrar para essa médica, que chamou outra colega. Aí elas tiraram uma foto e postaram na internet. Foi aí que o vereador ficou sabendo e tudo isso começou”, explicou a diarista. “Acho que isso é uma postura antiética da médica”, disse a diarista.

O médico cubano atende no município baiano há uma semana. Ele integra a lista de profissionais do Mais Médicos, do governo federal. Gilmara Santos disse que a denúncia foi feita pelo próprio vereador. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o afastamento do profissional foi uma medida provisória, para a denúncia ser apurada.

Em contato com o G1, a médica pediatra Márcia Porto, que atende em clínicas da capital baiana, informou que a dose receitada é “completamente exagerada”. “Essa dose é quatro vezes maior do que a indicada. Para uma criança de 10 kg, o ideal era ter receitado 10 gotas. 40 gotas é dose para adulto. Caso a criança tivesse tomado essa dose excessiva, ela podertia ter tido uma hipotermia e uma hipertensão arterial”, relatou. De acordo com a médica, hipotermia é quando acontece a baixa da temperatura natural do corpo.

Dos 12 profissionais do programa na cidade, 11 são estrangeiros. Por conta disso, a Secretaria de Saúde Municipal informou que os médicos passarão por novo treinamento no sábado (23) e no domingo (24). O médico não foi encontrado para comentar o caso.

Atuação
Os cubanos que atuam na Bahia estão distribuídos nas cidades de Adustina, Araci, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Cansanção, Carinhanha, Central, Cocos, Coronel João Sá, Correntina, Formosa do Rio Preto, Itiúba, Jeremoabo, Macaúbas, Mansidão, Nova Soure, Remanso, Riacho de Santana, Serra Dourada, Sítio do Quinto, Souto Soares e Tucano. Eles chegaram ao estado no dia 25 de agosto.

Foram cadastradas 317 dos 417 cidades baianas, de acordo com dados informados pelo governo estadual. O número representa 76% do total de cidades. Para o Ministério da Saúde, 264 municípios são considerados prioritários, entre eles Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Ilhéus e Lapão. A lista completa pode ser acessada no site da pasta.

Os médicos estrangeiros que atuam na Bahia tiveram aulas sobre a atenção básica no Brasil e também de língua portuguesa, além de aulas de expressões regionais. Os professores que participaram do curso são de universidades como UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), UFBA(Universidade Federal da Bahia), UNEB (Universidade Estadual da Bahia) e Escola de Saúde Pública da Bahia, da Sesab. O curso foi realizado pela Escola de Saúde Pública da Sesab e coordenado, na parte pedagógica, pelo médico, professor da UFBA e supervisor de Recursos Humanos da Sesab, Washington Abreu.

O coordenador pedagógico do curso para os médicos na Bahia, Washington Abreu, explicou que as aulas de português foram focadas na comunicação dos médicos com os pacientes para que ambos entendam o que for dito. “Primeiramente aprimoramos o vocabulário médico básico para uma consulta, para que eles possam que eles possam se comunicar bem com os pacientes. Fizeram questões de anamnese [entrevista ao paciente], que tem um padrão internacional, mas cada país faz suas adaptações”, disse.

Abreu afirma que os regionalismos e também palavras que têm significados diferentes em outros idiomas foram trabalhados em alguns momentos das aulas. “A questão do regionalismo foi trabalhada focada na relação médico-paciente. Como [a maneira] que chamam algumas partes do corpo, como dedo mindinho, algumas doenças, como conjutive, que no interior chamam de ‘dordoi'”, explicou o coordenador do curso na Bahia.

Redação

68 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não apenas

    Não é apenas corporativismo dos médicos brasileiros. É o simples desejo de escandalização, sem apuração, falta de ética. Essas médicas deveriam ser punidas, se não pelo governo do município, pela comissão de ética da categoria. Mas, diante de tantos fatos protagonizados pelos médicos brasileiros, será que sabem o que é ética?

  2. médicos, juízes…

    O Judiciário, como se sabe, é o último bastião para garantir aos velhos privilégios a categoria de Direito Inalienável.

    Os Médicos, no entanto, encastelados nos CRMs, e bem relacionados com políticos de baixa extração, atuam no mesmo sentido: garantir o “privilégio” da Saúde a poucos e trabalhar contra o entendimento do serviço como um direito público e cidadão

    Isso para não falar nas patranhas em que se envolvem para otimizar lucros através de tratamentos custosos e ineficientes, muitas vezes com base em diagnósticos errados até por fraude..

  3. O nome e a foto do médico

    O nome e a foto do médico cubando apareceram nas reportagens.

    EU QUERO (!!!!!) saber o nome e ver as fotos das duas médicas!!!!!!!

    1. Sim! Quem são essas duas?

      Sim! Quem são essas duas? Como são qualificadas por seus pacientes? Alô, alô, blogueiros sujos de Feira de Santana!

  4. Essa pedra já estava cantada

    Essa pedra já estava cantada faz tempo. Claro que a mídia e as entidades médicas iriam aproveitar qualquer suposto erro cometido por algum cubano, como se médico brasileiro não errasse.

  5. Aqui a notícia do jornal

    Aqui a notícia do jornal local é mais completa. Foi a população que pressionou a prefeitura para que o médico cubano voltasse. Repare que os “médicos brasileiros” já começam a ser questionados sobre ética e comportamento profissional pelas pessoas mais simples. Isso é extraordinário!

     

    Mãe pede volta do médico cubano afastado e critica médica que o denunciou

     

    Tribuna Feirense

     

    A mãe do bebê de 1 ano e dez meses que teve uma alta dosagem de medicação receitada por um médico cubano pede o retorno dele para a Unidade Básica de Saúde do conjunto Viveiros em Feira de Santana. O caso ocorreu na segunda-feira,18, mas só veio a tona na quarta-feira, 20, quando o vereador José Carneiro (PSL) fez a denúncia durante a sessão da Câmara de Vereadores. O médico, identificado como Isoel Gómez Molina, foi afastado das suas funções pela Secretaria Municipal de Saúde, que instaurou sindicância para apurar o fato.

     

    A diarista Gilmara Santos dos Santos informou que o médico apenas errou no momento de preencher a receita, mas que teria orientado a ela a dosagem correta do medicamento. O menino não tomou a dosagem prescrita pelo médico. “Trouxe meu filho aqui com febre alta e ele passou dipirona injetável e a em gotas para eu dar em casa. Ele me disse que eram 10 gotas, já que meu filho pesa 10.200 kg, ou seja, uma gota por cada 1 quilo. Se tivesse alguma coisa errada eu mesma teria denunciado”, disse.

     

    Gilmara conta que, como o filho não melhorou, o levou para a policlínica do Feira X e lá a médica teria solicitado a receita que o cubano teria prescrito. “Ela me pediu a receita para mostrar a uma outra médica, como não desconfiei entreguei depois de um tempo trancada em uma sala ela retornou e me entregou o documento. Foi aí que vi que estava prescrito 40 gotas”, afirmou.

     

    Demonstrando revolta, a diarista acusou a médica de ter feito a denúncia e ter prejudicado os moradores do bairro. “Ela não teve ética. Fez algo que não autorizei, o médico me explicou certo, apenas errou. Quem nunca errou? Eles estão com raiva porque os cubanos estão fazendo o trabalho que eles não querem fazer, pois os médicos brasileiros tratam a gente como se fôssemos animais, diferente dos cubanos”, frisou.

     

    O médico estava trabalhando na unidade desde o dia 14 de novembro e foi afastado no final da tarde de quarta-feira. Em nota enviada pela Secretaria de Comunicação a secretária de saúde, Denise Mascarenhas, disse que um procedimento investigatório foi instaurado, com prazo de 30 dias para ser concluído e que o médico ficará afastado das atividades até o final do procedimento.  “Já comunicamos o caso à Sesab e ao Ministério da Saúde e  iremos apurar para adotarmos as medidas legais”,  garantiu, na nota.

     

    A nota informa ainda que Feira de Santana recebeu doze profissionais do programa Mais Médicos e que eles passaram por treinamento, no entanto, por conta do ocorrido, os profissionais passarão por um novo treinamento no final de semana com a Assistência Farmacêutica.

     

    Reclamação

     

    A notícia do afastamento do médico levou inúmeros moradores do conjunto Viveiros para a Unidade de Saúde para reclamar da atitude da secretária e solicitar o retorno imediato do profissional que, segundo eles, era atencioso e tratava todos com respeito. Cristiane Araújo Fonseca fiz que levou o filho de 4 anos na quarta-feira para a unidade com febre, vômito e diarréia e que o médico fez todos os exames e o medicou.

     

    “Meu filho melhorou logo graças ao médico. Queremos o médico de volta, passamos mais de 2 meses sem médico e agora inventam coisa para tirar o médico daqui”, afirmou.

     

    Os moradores afirmaram que, caso o médico não retorne para a unidade, eles farão uma manifestação fechando a entrada da unidade. “Se não retornar na próxima semana, iremos impedir o funcionamento do posto de saúde. A secretaria deveria ouvir a comunidade e não acreditar em uma mentira”, ameaçou Maria da Glória Martins.

     

    A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) enviou nota informando que está  acompanhando, em conjunto com o Ministério da Saúde, o caso e que não cabe a ela a fiscalização do exercício da profissão médica e sim ao conselho de classe. E destaca que espera que seja dado ao profissional o mesmo tratamento dado a qualquer outro profissional brasileiro e que seja garantido o amplo direito de defesa.

    1. será

      Será que a população que questionou ética ou foi devidamente orientada….esse caso virou questão política local, o vereador anti PT deu o grito e a petezada arrumou uns companheiros….Não tem santo nesta história

      1. Assinatura de 300 pessoas não

        Assinatura de 300 pessoas não é para qualquer caso… E outra, a comissão já apurou o caso e a receita que ele passou foi com a dose total diária, dividida em quatro vezes, como ele estava acostumado a passar… Leia o assunto que está atualizado na UOL.

        1. Receita errada em Feira de Santana-PB

          Não temos que nos baser em texto oficial da prefeitura + Mais Médico e Ministério da Saúde, pois cada um destes tinham muito a perder se confessassem o erro. Agora, só tinham a ganhar em negá-lo, pois evitariam que eles próprios fossem punidos, junto com o médico. O texto oficial não é isento, portanto.

          Já o tal do tutor do médico cubano, até hoje não se divulgou quem são estes tutores, nem eles aparecerem na TV ou se identificaram como tal. Legalmente, eles não existem, portanto.

          .

          O texto oficial diz que a prescrição era de 40 gts dividida em 4 vezes ao dia. Porém, a receita mostra a frase “2 ml = 40 gts de 6/6 horas se febre ou dor”, sem qualquer mensão que as 40 gts deveriam ser divididas em 4 vezes. Cheque a imagem abaixo:

          .

          http://3.bp.blogspot.com/-1r1fRBKYnTk/Uo5Nx3o5JhI/AAAAAAAAdp4/Z5d0oFibiuo/s1600/!1amedreceita.jpg

        2. Receita errada em Feira de Santana-PB

          Não temos que nos baser em texto oficial da prefeitura + Mais Médico e Ministério da Saúde, pois cada um destes tinham muito a perder se confessassem o erro. Agora, só tinham a ganhar em negá-lo, pois evitariam que eles próprios fossem punidos, junto com o médico. O texto oficial não é isento, portanto.

          Já o tal do tutor do médico cubano, até hoje não se divulgou quem são estes tutores, nem eles aparecerem na TV ou se identificaram como tal. Legalmente, eles não existem, portanto.

          .

          O texto oficial diz que a prescrição era de 40 gts dividida em 4 vezes ao dia. Porém, a receita mostra a frase “2 ml = 40 gts de 6/6 horas se febre ou dor”, sem qualquer mensão que as 40 gts deveriam ser divididas em 4 vezes. Cheque a imagem abaixo:

          .

          http://3.bp.blogspot.com/-1r1fRBKYnTk/Uo5Nx3o5JhI/AAAAAAAAdp4/Z5d0oFibiuo/s1600/!1amedreceita.jpg

  6. Os médicos cubanos devem receber mais atenção e carinho

     

    Os médicos cubanos devem receber mais atenção e carinho.

    É triste observarmos as condições desumanas em que devem trabalhar, são praticamente escravos no Brasil, uma terra de tanta oportunidade, em especial aos que levaram a educação a sério. Recebem uma miséria, a quase totalidade do salário que deveriam receber é direcionado para alimentar um regime tirano, totalitário, injusto e cruel.

    É triste e revoltante ver que são obrigados a viverem em nosso país longe de seus familiares queridos, como esposas/maridos e filhos, os quais ficam como reféns de um regime que despreza a liberdade do cidadão.

    É triste e injusto ver como são tratados devido as suas limitações, primeiro com o domínio do idioma e também pela falta de competência (educação, formação, habilidade e experiência) para lidarem com recursos que a medicina faz uso nos dias atuais, como medicamentos, equipamentos, laboratórios, infraestrutura e também os demais profissionais formados que asseguram ao médico a tranquilidade e segurança para o exercício profissional

     

    E é mais triste vermos que no nosso país são humilhados, tratados não como pessoas que merecem um tratamento digno e humano.

    Deveríamos todos nós, brasileiros de fato, lutar para que possam trazer seus familiares e fazerem jus ao salário que nós brasileiros pagamos a eles (recursos que saem de nossos bolsos ou são tirados de forma injusta através de uma excessiva e irracional carga tributária, quando não oriundos do imposto inflacionário, que é o mais cruel dos impostos, pois penaliza os mais pobres, ou ainda pior do endividamento que é feito pelo governo, transferindo um ônus enorme às futuras gerações), para que possam também se capacitar criando a competência necessária. E mais que isso, fazermos de tudo para que fiquem no Brasil, que é uma terra de oportunidade, como escrevi, para os que levam a educação a sério.
     

    1. Conserto do Mata burro.

      Peço encarecidamente que consertem com urgência o mata burro da porteira, porque estamos tendo uma debandada da manada.

  7. Dose errada

    Qualquer mãe do mundo sabe que dipirona é uma gota por kilo . O sujeito médico intercambista  errou ( e isso pode ocorrer, talvez em cuba não tenha dipirona , nos EUA mesmo não tem). Aí, a mãe foi a um médico brasileiro para resolver o problema (afial, ela viu que o cubano estava errado, pois se confiasse não teria procurado um médico brasileiro mas voltado ao cubano). Depois da pressão que ela pode ter sofrido  (dada a repercussão do episódio)  veio com essa conversa que o sujeito explicou e fez depois a receita errada. Logo, esta história está estranha. 

    Mas, o fato de ter forofrafado a receita não foi nada honesto por parte da outra médica. No mais, semana passada deram remédio para cavalo para uma paciente (um cubano).

    Pois é…..

     

  8. Cubanos & cia

    Creio que foi uma tremenda falta de ética ter exposto o colega cubano ao mundo cibernético das redes sociais. Mas, também, foi uma tremendo bola fora do colega ter receitado 40 gotas de dipirona de 6/6 horas para uma criança de 10kg.

    É precisamente desse jeito que está na receita…

    A mãe da criança alega que o dr. explicou direitinho como era pra ser dado… mas, se por acaso a mãe estivesse impossibilitada na hora de ministrar a dose a seu filho e outra criatura qualquer fosse a responsavel por dar o remédio para o menino, seguisse o que mandava a receita e a criança morresse?

    SE não tivesse havido a denúncia, se não tivesse havido essa “escandalização do nada”, esse ataque de corporativismo por parte das outras duas colegas médicas, o médico cubano não teria sido afastado e não teria sido avisado sobre o equívoco na prescrição (ele alegou que é desse jeito que se faz em Cuba: prescreve-se a dose inteira diária; algo totalmente fora dos padrões brasileiros) e tudo  ficaria por isso mesmo, com o colega cubano continuando a fazer suas prescrições equivocadas, pondo em risco a saúde de um monte de gente.

    Portanto… há males que vêm para o bem.

  9. “Ele me atendeu muito bem.

    “Ele me atendeu muito bem. Ele tratou meu filho super bem, porque tem médico que nem olha na cara da mãe e nem da criança.”

    Não é essa, muitas vezes, a realidade nos postos de saude da periferia, com os “generosos” médicos brasileiros ?

  10. Médicos brasileiros corporativistas e hipócritas

    Sou de Feira de Santana. Conheço o médico Isoel.

    Armaram pra cima dele. A médica brasileira surrupiou a receita, tirou a foto e foi atrás de um padrinho político de oposição. O canalha do vereador ainda disse que estava fazendo a obrigação dele com esta denúncia, marginal.

    Por sorte  população percebeu tudo e se revoltou.

     

    Médicos brasileiros hipócritas e elitistas, a hora de vocês chegou. A função da medicina é dar saúde ao povo e não inflar o ego de vocês!

    1. Enquanto cocê espalha ódio e

      Enquanto cocê espalha ódio e preconceito contra a classe médica, induzido ou a serviço de um partido, nós continuaremos a realizar partos e salvar vidas. Provavelmente você ou seus familiares já foram salvos por um médico. Sua raiva e ingratidão não nos tira a satisfação do trabalho. Grato.

      1. Deixe de conversar merda, eu

        Deixe de conversar merda, eu conheço muito bem a qualidade dos serviços de vocês, são uns incompetentes, incapazes, não sabem de porra nehuma, matam pessoas diariamente e você vem falar em salvar.

      2. Médicos brasileiros

        Poderia fazer uma antologia de erros crassos efetuados por  médicos brasileiros. Só para iniciar: minha mulher foi diagnosticada como portadora de artrose na coluna – problema neurológico (ressonãncia magnética de alto custo). Depois de um mês de intenso sofrimento, foi conduzida a um neurologista, que mediante alguns testes simples – caminhar na onta dos pés ,… – falou que não teria nenhum problema neurologico e sim reumatológico. E a artrose na coluna? resposta: todos temos…. Não tenho dívida que brevemente teremos o maior número de equioamentos de ressonância do mundo… médicos ganham para indicar exames caros…

  11. Médicos brasileiros fazem festival de erros

    Morei no interior do pará durante muito tempo, em uma cidade de cerca de 80 mil habitantes onde as informações correm de boca a boca. Era muito comum as pessoas comentarem erros crassos e terríveis de médicos brasileiros: fazer parto embriagado e deixar a criança morrer; deixar crianças morrerem por demora no parto, esquecer gase dentro de pessoas em cirurgias, passar remédios errados, fazer cirurgias de vesículas falsas, sem necessidade, apenas para ganhar o pagamento do SUS… Todos esses casos são abafados corporativamente pelos colegas, os médicos não são processados porque as vítimas são simples e os tais continuam trabalhando em vários lugares e sendo as pesoas mais ricas da cidade.

    Agora vem essa medicazinha querer dizer que os cubanos podem ser desclassificados porque cometem erros menores que os deles e eles que são os bons médicos.

  12. No proprio artigo acima já

    No proprio artigo acima já fala sobre o corporativismo dos médicos brasileiros, ainda assim temos comentários completamente sem noção.

    Vendo a reportagem na Band e verificando a receita mostra claramente as 40 gotas (não fala nada sobre diária) mas logo um pouco acima mostra que deverá ser dada de 6 a 10 gotas por vez.

     

    VAI VENDO ONDE CHEGAMOS

  13. Caro Nassif e

    Caro Nassif e demais

    Recentemente fui com minha esposa ao médico. A consulta estava marcada para as 8 horas, convencionalmente ele chega depois das 9, nesse dia ele chegou às 7:45. 

    Houve até um comentário, por parte de um outro paciente, de que ele estava com medo.

    Saudações

  14. Caros:
     
    É evidente que a

    Caros:

     

    É evidente que a atuação dos profissionais de Cuba estará sob intenso escrutínio. Afinal de contas, a qualificação desses profissionais não foi avaliada pelo exame do Revalida. Evidentemente, qualquer deslize de um médico do programa Mais Médicos será amplificada e reproduzida copiosamente. Casos semelhantes surgirão e talvez até óbitos de inocentes podem infelizmente decorrer.

    Quando se pede qualquer tipo de punição para as médicas que viram uma receita realizada de forma inapropriada (= erro médico), as médicas obedecem ao código de ética médica em seu artigo 50o, o qual afirma que é vedado ao médico acobertar erro ou conduta anti-ética de médico. Portanto, a celeuma que se cria em torno das médicas é despropositado, inapropriado e dotado de viés revanchista.

    Infelizmente, quando a coordenação regional do programa utiliza de justificativas toscas para tentar legitimar um erro grosseiro em uma receita (E, na confecção de uma receita, para fins jurídicos, vale o que está escrito), a impressão que temos é de que é uma coordenação tão patife quanto a das pessoas que não desejam mais saúde para a população.

  15. RECEITA DE FEIRA DE SANTANA

    A questão ideológico partidária e o ódio médico promovido pelo PT fazem até mesmo um blogueiro razoável aprovar a receita médica errada dada a uma criança por um intercambista. A mãe recebe Bolsa-Família do Governo Federal (pode conferir) e foi pressionada pelos moradores da comunidade que estavam há várias semanas  sem médico. Seja inteligente Sr. Nassif trabalhe com evidências. Uma coisa é o que a mãe diz… outra é o que está escrito. No caso, há uma prova da receita contra um depoimento que ninguém além da mãe e o médico ouviram. Se fosse o seu filho, você possivelmente processaria o médico, principalmente se ele fosse brasileiro. Dezenas de milhares de charlatões atraem seguidores em todo mundo exatamente porque para quem carece de estudo “a impressão” é suficiente. Mas não é…  A sensação de ser bem atendido não tem relação com a qualidade técnica da decisão tomada. Um médico pode estar te matando enquanto você ri e o abraça. Caia na real.

  16. Milagreiros

    Se fosse médico brasileiro já estava sendo processado pela mãe. Ja estava até no noticiário no Datena! Por que será que a mae voltou ao posto? Viu a dose errada? foi reclamar? . Mas com certeza alguma coisa a calou e até a fez defender o médico… seria diferente se o filho dela tivesse internado intoxicado numa uti? E se morresse? os incompetentes seriam os médicos brasileiros da uti né?

     Uma população que apoia a vinda de pessoas (cubanos) sob um regime ditatorial que nem direitos sociais e  muito menos trabalhistas tem e cujos salários vão pra algum lugar chamado OPAS merece isso… doses erradas, medicacoes erradas e remédios de cavalos e muitas outras aberrações que vão continuar aparecendo com maior frequencia…

     Afinal pra que exigir do governo que se melhore a estrutura da saúde e que se crie carreira de estado na saúde se basta um santo cubano  fazer milagre?!

    Cada um tem aquilo que merece né? Governantes inteligentes no Sírio populaçao burra com médico despreparado no postinho!

    1. Vocês aparecem bastante na
      Vocês aparecem bastante na mídia, ora por assinarem o ponto e não trabalharem no serviço público, ora por forjarem em silicone digitais para registrarem o ponto de colegas vagabundos que deveriam estar no plantão do SAMU, outras vezes por “apressarem” a morte de pacientes em leitos de UTI, em outras por escrever no braço da gestante em trabalho de parto, o endereço de outro hospital a ser procurado, aparecem também no aeroporto hostilizando médicos cubanos, que chegam ao País para trabalhar a convite do governo brasileiro.
      Eu poderia ficar aqui o resto da madrugada descrevendo os mais diversos episódios de incompetência e desumanidade, nos quais uma parte da classe médica está envolvida e que tem horrorizado os brasileiros.
      Felizmente há muitos médicos que honram a profissão e não concordam com esse corporativismo indigente e preconceituoso.
      Talvez o problema seja a falta de cultura humanista, não estudam filosofia, sociologia, história e etc…
      São ignorantes com um saber técnico, e como todo ignorante, prepotentes. Não a toa exibiam cartazes em suas manifestações: “Somos ricos e cultos”

      1. É o pavor! Essa gente se

        É o pavor! Essa gente se sente vulnerável com o começo fim da pilantragem generalizada da medicina brasileira.

  17. prescrição

    alguém viu as prescrições que estão sendo feitas por esses que se dizem médicos? hoje encontrei uma em que haviam 7 erros, essa da dipirona tinha pelo menos 4 erros, ainda bem que foi dipirona que foi prescrito e por isso a mãe desconfiou da dosagem, sabe lá quem a convenceu a defender depois e como convenceu, se desse a dose excessiva poderia até ter matado a criança, corporativismo????? Vai você trabalhar por bolsa sem direito a carteira assinada, licença saúde, direitos trabalhistas mínimos, me poupem!

  18. erro

    o médico cubano errou mesmo e pronto! não existe isso de receita com dose diaria, está claro que a mãe confundiria! também não acho errado denunciar, afinal isso prova completamente o contrário do que dizem: os médicos não são corporativistas nada, querem o melhor pro paciente. É óbvio que isso é manipulação da mídia para, mais uma vez, botar a culpa do mundo nas costas do médico brasileiro, já tão sofrido. investimento na infraestrutura da saúde, que é bom, nada!

    1. Só que ela não confundiu.

      Só que ela não confundiu. Você ao menos leu o texto?

      “Ele me atendeu muito bem. Ele tratou meu filho super bem, porque tem médico que nem olha na cara da mãe e nem da criança. Ele me explicou direitinho como dar o remédio, disse ainda que a quantidade de gotas é definida a partir do peso da criança. Ele prescreveu 40 gotas, mas foi apenas um erro. Ele me disse exatamente o que eu deveria fazer, que era para dar apenas 10 gotas”, disse.

    2. Ô minha jovem, não sabe ler

      Ô minha jovem, não sabe ler não é? A diarista afirmou, categoricamente, que não se confundiu e não ministrou as 40 gotas de uma única vez!

      Veja a notícia no JB:

      Médica tenta desmoralizar colega cubano na Bahia

      Prescrição correta foi parar na Internet como erro

      Jornal do Brasil, 22/11/2013

      Os médicos cubanos continuam sendo alvo de discriminação por parte de seus colegas brasileiros. Na semana passada, em Feira de Santana, interior da Bahia, um médico cubano, do Programa Mais Médicos, receitou 40 gotas diárias de dipirona para o filho de um ano da diarista Gilmara Santos. O médico explicou a ela que a dosagem não era para ser ministrada de uma só vez e sim ao longo do dia e desde que a criança sentisse dor. Diferente dos médicos brasileiros que fracionam a medicação, os cubanos adotam a prescrição da quantidade total por dia. Essa metodologia, no entanto, não confundiu Gilmara que ministrou corretamente o remédio ao filho.

      Apesar do bom atendimento que seu filho teve, a diarista ao retornar ao posto para uma nova consulta foi atendida por uma médica. Gilmara explicou que estava com a receita do médico cubano e mostrou para a médica que estava lhe atendendo naquele momento. Sem permissão da diarista e aproveitando o fato da medicação ter sido prescrita de forma diferente da que os médicos brasileiros usam normalmente, a médica copiou a receita e postou na Internet como se fosse um erro de seu colega cubano.

      “Acho que foi falta de ética dela”, criticou a diarista explicando que seu filho teve um excelente atendimento pelo médico cubano e ressaltou que em muitas consultas com médicos brasileiros eles sequer olham para o paciente. Gilmara afirmou que a prescrição foi explicada a ela com todos os detalhes e em nenhum momento ela deu ao filho as 40 gotas de uma só vez.

      A atitude da médica ao postar a receita na Internet, criticada pela própria diarista, provocou o afastamento do médico cubano. Ela teve ainda ajuda de um vereador de Feira de Santana que, num ímpeto nacionalista, denunciou, sem razão, o médico cubano. Após os esclarecimentos sobre a forma de prescrição, o médico voltará ao trabalho na próxima segunda-feira (25/11). O caso, no entanto, representa um novo constrangimento aos profissionais cubano.

  19. Houve erro e o autor do texto

    Houve erro e o autor do texto tenta desmaterializá-lo. Para conseguir tal efeito sobrenatural, desvia o foco (aliás, tática comum) para outros fatos: a exposição “corporativista” das médicas que divulgaram a receita e o “oportunismo” do vereador que exigiu a suspensão do médico cubano. Sendo bem direto, vale o que tá escrito e a receita está clara (méritos ao médico estrangeiro): “40 gotas 6/6 h se febre ou dor”.

    Quando a favor dos interesses do partido não há corporativismo e/ou oportunismo, apenas a busca de justiça e igualdade. É a flexibilização da semântica de forma maquiavélica e sem rubor facial.  

    1. Desconheço médico brasileiro

      Desconheço médico brasileiro que tomou a mesma atitude com relação a médicos brasileiros. Esta atitude foi tomada com acentuado e firme propósito de desmoralizar o programa Mais Médicos, Ora, erros médicos não é tão incomm por aqui,  mesmo porque errar é humano.

      Agora, como a Band demonstrou o atestado médico tinha a orientação dar 6 a 10 gotas cada vez,, mesmo buscando inclusive, o repórter, esconder o fato de que no atestado havia, ao seu final, e de lado, essa orientação.

      E o médico explicou à paciente, que fez a sua defesa.

      Lembro a aqueles que estão tão amargurados com o fato de que não existem médicos naquela cidade. Depois da suspensão, temporária, o posto de saúde ficou sem médicos.

       

      Tenho muito respeito aos médicos brasileiros, muitos deles meus amigos, ´tenho até familiares entre eles. No entanto, há quem deslustre a classe médica. E erra ainda de má intenção, como o Dr. Roger Abdelmasshi, que fugiu para o exterior depois de um habeas corpus. Lembra-se. Esse que é um escândalo onde não mereceu, a não ser por atitude da imprensa, ó mesmo tratamento na internet.

    2. Caro R Sobrinho,

      Desculpe, mas acho que leu apenas minhas considerações a respeito da matéria. Lendo a reportagem acho que chegará a mesma conclusão que eu e a própria prefeitura de Feira de Santana, cujo prefeito é do DEM: não houve erro do médico. Tanto não houve que o médico será reintegrado a seu posto. Seria então corporativismo do DEM com os médicos cubanos?

       

      Já vi mal entendidos exatamente iguais a esses e que não motivaram denúncia alguma. Aliás, o corporativismo médico existe sim e NUNCA ouvi falar de um médico acusando um procedimento errado de outro colega.

       

      Sobre o segundo parágrafo de seu comentário, que confesso achei desnecessário e irrelevante pelo uso de vocabulário tão rebuscado, não junta lé com cré. De tão hermético me pareceu um receituário médico.

    3. Estrebuchando

      Vocês,das tropas SS, estão apavorados. Hitler não conseguiu matar todos os judeus. De cada 5 mil, sobravam 3 ou 4, o suficiente para reconhecer os nazistas mais sádicos e mandá-los para a forca nos julgamentos de Nurenberg. No ano que vem, se as profecias dos justos se concretizarem, vocês sofrerão a quarta derrota seguida e seus partidos desidratarão. Vão usar outros nomes criativos de partidos, como, por exemplo, Partido Ecológico Socialista Incorruptível  (PESI), porque os atuais desaparecerão. Tenho dito.

    4. Aritmética não tem contraindicações

      Curiosamente, o site do Sinprafarmas, Sindicato dos Práticos de Farmácia de Santos e Região, (http://www.sinprafarmas.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12&Itemid=46), nos conta que:

       

      CÁLCULO DE DOSAGEM A SER ADMINISTRADA, PARTINDO DA RELAÇÃO DOSE/PESO DO PACIENTE 
      Algumas vezes deparamo-nos com receitas cuja prescrição não é clara. Outras vezes, o que não está claro é quanto o paciente vai tomar, ou seja, quantos ml o paciente tomará. 
      Vejamos: 
      1 – A dose prescrita pelo médico é de 50mg/kg/dia e o paciente pesa 10kg; qual a dose diária do medicamento? 
      Todas as  vezes em que nos deparamos  com valores e unidades de medida entre barras como 50mg/kg, podemos substituí-las pela palavra por. Ficaria assim: 50mg por kg por dia. 
      Para sabermos a dose diária (24 horas), então, é só multiplicar a dosagem pelo peso, ou seja: 
      dose diária = dose x peso = 50×10 = 500mg por dia 
      Portanto o paciente deverá tomar 500mg por dia. 

      2 – Considerando os dados anteriores, quanto se administraria ao paciente por horário, sabendo que o paciente iria tomar o medicamento de 6/6 horas? 
      Se o medicamento está prescrito de 6/6 horas, então o paciente irá tomar 4 vezes por dia. Para resolvermos o problema é só dividir a dose diária por 4. 
      dose por horário = dose diária = 125mg por horário 
      ———— 

      Se o medicamento fosse dado de 8/8 horas, dividiríamos a dose diária por 3. 
      Se o medicamento fosse dado de 12/12 horas, dividiríamos a dose diária por 2

       

      Até o site do sindicato dos práticos de farmácia sabe entender a tal da receita! 

       

       

  20. Corporativismo Uber Alles

    Parece que tá rolando uma invasão de doutores baianos aflitos aqui. Todos fazendo questão de apontar o erro do colega cubano! Que coisa hein? Só por essa quebra do corporativismo fundamentalista médico já valeu a vinda dos cubanos ao Brasil. Mas tem que ser para todos, ok? Não só para os cubanos…

    Eu já começo fazendo a minha denúncia ao sindicato dos açougueiros do RJ:

    http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/10/familia-acusa-hospital-do-rio-de-ter-amputado-perna-errada-de-paciente.html

    1. Em medicina, e na área de

      Em medicina, e na área de saúde em geral, o que vale é o que está registrado na receita, no prontuário, na solicitação… O que se diz não prova nada. E se o que está escrito causa dúvida ao paciente, podendo assim ocorrer um erro de posologia, a responsabilidade é do autor da receita ou prescrição. Isto é fato. Se algum médico brasileiro escrevesse errado na receita de seu filho ou de sua mãe, e algo pior acontecesse com um deles certamente vc responsabilizaria o médico prescritor. Se fosse um cubano talvez vc pensasse 2 vezes antes de defender o governo Dilma.

  21. O novo código de ética médica

    O novo código de ética médica é claro. Tem uma seção apenas para determinar as normas éticas na conduta entre médicos. Uma dessas obrigações é que o médico que prescreveu deve ter sua conduta respeitada pelo médico posterior, a menos que haja benefício indiscutível para o paciente.

    E, nesse caso, o médico que prescreveu deve ser comunicado imediatamente, a fim de tomar ciência do seu erro, sob pena de haver igual infração ética. Quem diz é a resolução do CFM: 

     

    “Art. 52. Desrespeitar a prescrição ou o tratamento de paciente, determinados por outro médico, mesmo quando em função de chefia ou de auditoria, salvo em situação de indiscutível benefício para o paciente, devendo comunicar imediatamente o fato ao médico responsável.”

     

    Fica a pergunta para a moça que fez alarde contra os cubanos. Seguiu a norma ética e notificou o médico responsável? Ou apenas notificou a imprensa para surfarem na onda do corporativismo?

    E já li a notícia de que a mãe do paciente (presume-se que seja menor de idade) não gostou do modo como a receita foi pega, o que deixa explícito a falta de consentimento: 

    http://atarde.uol.com.br/bahia/materias/1550169-feira-mae-pede-que-medico-cubano-volte-a-atender-comunidade

    Para não haver dúvidas, mais 2 dispositivos do código de ética médica. Ao que tudo indica, a vinda dessses cubanos vai ser um banho de civilização nessa turma.

     

    Art. 73. Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente. 
    Parágrafo único. Permanece essa proibição: a) mesmo que o fato seja de conhecimento público ou o paciente tenha falecido; b) quando de seu depoimento como testemunha. Nessa hipótese, o médico comparecerá perante a autoridade e declarará seu impedimento; c) na investigação de suspeita de crime, o médico estará impedido de revelar segredo que possa expor o paciente a processo penal.

    Art. 74. Revelar sigilo profissional relacionado a paciente menor de idade, inclusive a seus pais ou representantes legais, desde que o menor tenha capacidade de discernimento, salvo quando a não revelação possa acarretar dano ao paciente.

     

    1. O Código de Ética Médica é

      O Código de Ética Médica é instituído pelo CFM para traçar normas de conduta entre os membros do Conselho. Se os profissionais sem Revalida não fazem parte do Conselho, não há falta de ética aí contemplada pelo Código, mas apenas uma simples denúncia.

      1. Não. O Código de Ética Médica

        Não. O Código de Ética Médica é regulamento de Lei editada pelo Congresso Nacional, que delegou competência à autarquia federal que é o Conselho Federal de Medicina, para regular as normas éticas de todos os médicos que atuam no território nacional.

        Seja atuação por diploma validado pelo MEC em razão de competência atribuída em lei, seja por atuação determinada em programa do governo federal, também em razão de lei. 

        Essa visão de que o CFM é um clube ou sindicato médico é o pilar de toda a interpretação errada que leva ao corporativismo.

        E do ponto de vista jurídico, os médicos são subordinados ao Conselho, não membros do Conselho. Os membros são os dirigentes eleitos.

  22. Alergia

    Minha filha, desde pequena tinha uma maldita alergia que a fazia sofrer muito. Minha esposa e eu fomos aos melhores médicos do Rio de Janeiro, uns dez diferentes, fizemos todo o tipo de tratamento, cumprindo religiosamente as instruções médicas e nada. Finalmente, descobrimo um em Copacabana que dizia ter sido sua tese de doutorado na UFRJ exatamente sobre alergia (esqueci o nome da alergia, mas retiramos todos os carpetes do apartamento, pois eles a agravavam. Substituímos as cortinas por persianas, compramos colchões especiais, o diabo). Voltando, esse último médico receitou uns remédios após ter ouvido de minha esposa a advertência de que minha filha tinha alergia à penicilina.

    Saímos do consultório, havia uma farmácia em frente e compramos todos os remédios receitados. À noite, em casa, minha mulher leu, como sempre fazia, todas as bulas de todos os remédios. Deu um grito. O que foi, perguntei. Resposta: este remédio contém penicilina! Ligamos para o doutor, aflitos. Ele substituiu o remédio por outro, liguei para a farmácia e pedi o novo remédio. Ficamos preocupados, mas ninguém pensou em denunciar o médico ou qualquer bobagem assim. Mas por causa desse erro, minha filha correu sério risco de vida. Eu disse risco de VIDA, porque a morte não corre riscos, como pensa a Folha de São Paulo, um jornal a serviço da indecência.

  23. Mais uma. Até quando?

    A notícia no JB:

     

    Médica tenta desmoralizar colega cubano na Bahia

    Prescrição correta foi parar na Internet como erro

    Jornal do Brasil, 22/11/2013

    Os médicos cubanos continuam sendo alvo de discriminação por parte de seus colegas brasileiros. Na semana passada, em Feira de Santana, interior da Bahia, um médico cubano, do Programa Mais Médicos, receitou 40 gotas diárias de dipirona para o filho de um ano da diarista Gilmara Santos. O médico explicou a ela que a dosagem não era para ser ministrada de uma só vez e sim ao longo do dia e desde que a criança sentisse dor. Diferente dos médicos brasileiros que fracionam a medicação, os cubanos adotam a prescrição da quantidade total por dia. Essa metodologia, no entanto, não confundiu Gilmara que ministrou corretamente o remédio ao filho.

    Apesar do bom atendimento que seu filho teve, a diarista ao retornar ao posto para uma nova consulta foi atendida por uma médica. Gilmara explicou que estava com a receita do médico cubano e mostrou para a médica que estava lhe atendendo naquele momento. Sem permissão da diarista e aproveitando o fato da medicação ter sido prescrita de forma diferente da que os médicos brasileiros usam normalmente, a médica copiou a receita e postou na Internet como se fosse um erro de seu colega cubano.

    “Acho que foi falta de ética dela”, criticou a diarista explicando que seu filho teve um excelente atendimento pelo médico cubano e ressaltou que em muitas consultas com médicos brasileiros eles sequer olham para o paciente. Gilmara afirmou que a prescrição foi explicada a ela com todos os detalhes e em nenhum momento ela deu ao filho as 40 gotas de uma só vez.

    A atitude da médica ao postar a receita na Internet, criticada pela própria diarista, provocou o afastamento do médico cubano. Ela teve ainda ajuda de um vereador de Feira de Santana que, num ímpeto nacionalista, denunciou, sem razão, o médico cubano. Após os esclarecimentos sobre a forma de prescrição, o médico voltará ao trabalho na próxima segunda-feira (25/11). O caso, no entanto, representa um novo constrangimento aos profissionais cubano.

    1. A médica escolheu o poder e a insanidade dos menos de 1%

      Caro Aliança

      O PT, e nem ninguém, quer que morra uma criança ou seja lá quem for. Talvez, e só talvez, se fosse um médico brasileiro, ela não tomasse essa atitude,  que se soma a outras, de outros grupos, a querer desfazer dos cubanos e do program Mais Médico.

      A médica escolheu o poder, o PT escolheu o povo e o povo lhe dá o poder.Basta ver a  reação do povo, contra a forma da denúncia, do afastamento e do retorno do médico, que se considera médico e também gente, pela forma como ele trata as pessoas que o procuram.

      Saudações

  24. No brasil

    nao conheço nem um erro medico nem ouvi falar

    nao tenho nem um amigo ou conhecido

    nao ouvi no radio ou na tv nem na internet

    meu estado e vegetativo a uns

    trozentos anos pelo menos

    HAJA PACIENCIA

  25. QUer dizer que receitar 40

    QUer dizer que receitar 40 gostas ao invés de 10 não é um erro absurdo?

    Ah, o médico orientou a paciente a tomar menos gotas.

    Continua errado!

    O certo seria corrigir a receita.

  26. Caro Nassif e demais

    Caro Nassif e demais

    Já presenciei médico, ir conversar com outro colega, sobre a doença de uma pessoa e sobre qual seria a melhor atitude a tomar. Ambos muito experientes. Trocavam conhecimentos.Feito a rápida reunião, ele volta com a receita pronta.Não vi conflito.

    Essa é uma  médicavel ou jaramédica. Talvez faça parte de certos grupos médicos, que em nome do “povo”, é contra o Mais Médico.

    Poderia facilmente conversar com o cubano, que talvez ela não considerasse médico, mas quem sabe um xamã, embusteiro, aquelas coisinhas, que as entidades médicas os vem chamando; ou ainda tirando a duvida da paciente e seu filho.

    A médica anônima fez o papel de um JB, quanto ao cubano. E se deu mal.  

    Saudações

  27. Erro

    Meus amigos ainda q não pareça erro e! 40 gotas de dipirona a uma criança e uma loucura. Não sou vinculado a partido político, antes q me acusem. Acho q não vai ser publicada minha opinião. Dipirona e um dos medicamentos mais usados na atenção básica, falar português e tão necessário quanto saber medicina. E essa historinha de q explicou a mãe, não cola. Por alguma razão ela voltou ao posto com a receita na mão. Espero q ninguém morra até o final dessa loucura. Ou poderiam mandar esse mesmo médico para tratar o princípio de infarto. Muito bem gostaria q minha opinião fosse respeitada como rege a democracia.

  28. Dipirona

    Sou medico em Portugal

    Gostava de saber, onde a Colega pediatra leu que sobredosagem de dipirona ( quase não se usa aqui) provoca hipotermia.

    Não são esses os efeitos que a sobredosagem provoca, basta consultar qq bula.

    O que as drogas da familia da dipirona ( analgésicos antipireticos)  fazem, é baixar a fbre, potenciando os mecanismos normais de perda de calor em quem está com FEBRE.

    Não baixam a temperatura do corpo se não existir febre, isso aprende-se nos primeiros anos de quaquer faculdade de Medicina

    Como aliás sabem os inumeros doentes que usam dipirona como analgésico par dores musculares ou articulares.

    1. Companheiro

      Companheiro, pela defesa deve fazer parte dos estrangeiros aqui no Brasil. Enfim, como o sr não usa a medicação nao tem propriedade para falar, acho que o sr, ja ouviu em falar em Bula, ou não existe na faculdade que o sr se formou ? vejamos o que diz na BULA do DIPIRONA sobre a supre dosagem:

      “Após superdosagem aguda, foram registradas reações como: náuseas, vômito, dor abdominal, deficiência da função renal/insuficiência renal aguda (ex.: devido à nefrite intersticial) e, mais raramente, sintomas do sistema nervoso central (vertigem, sonolência, coma, convulsões) e queda de pressão sanguínea (algumas vezes progredindo para choque) bem como arritmias cardíacas (taquicardia).” (GN)

      http://www.bulas.med.br/bula/5896/dipirona+sodica.htm

       

      Portanto caro companheiro se falou em superdosagem e isto esta na bula, gera complicações que podem sim levar a obito. Basta o sr ler a bula.

  29.  
       A médica que ocasionou

     

       A médica que ocasionou todo esse constrangimento ao médico Cubano, deveria ser responsabilizada pelo ato inconsequente. No mínimo perdir desculpas em rede nacional.

    1. Companheira

      Comanheira Celeste, na legislação BRASILEIRA, o que vale é o que esta escrito, faz-se documento como prova. Portanto, a médica não esta errada !!!! Quema cabe pedir desculpa em rede nacional e o governo por trazer médicos incompetentes para atender a populção carente.

  30. Matéria pró-governo


    Pelo título já se percebe a parcialidade de sua posição pró-governo petista, coisa que tem feito repetidamente. Tem todo direito, o espaço é seu, mas como jornalista, quando se perde a neutralidade do fato a versão verdadeira sai perdedora, o que lhe torna uma fonte pouco confiável. Aos poucos ninguém mais confiará em seus textos, pode escrever, literalmente. Bom (mau) trabalho. 

  31. EM DEFESA DO MAIS MEDICOS NO BRASIL

    EU SOU BRASILEIRA, E FICO INCONFORMADA COMO OS BRASILEIROS E BRASILEIRAS SÃO INGRATOS E MAU-AGRADECIDOS. PRA QUEM NÃO SABE, A MEDICINA CUBANA É A MELHOR DO MUNDO. AQUI EM SÃO PAULO, ESTÁ FALTANDO MUITOS MEDICOS NO SUS, PA E POSTOS. PRECISAM MANDAR ESSES MARAVILHOSOS MEDICOS CUBANOS VIREM ATENDER AQUI EM SÃO PAULO URGENTE. ISSO SIM.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador