Teste de tuberculose deixa de ser fabricado no Brasil

Jornal GGN – O teste usado para diagnosticar tuberculose antes do aparecimento dos sintomas vai deixar de ser fabricado no Brasil. O Ministério da Saúde já divulgou nota técnica orientando programas estaduais e municipais sobre as condutas que devem ser adotadas. Enquanto isso, busca alternativas para o problema com a Organização Mundial da Saúde.

Brasil vai ficar sem teste para diagnosticar tuberculose latente

Por Aline Leal

Da Agência Brasil

O teste da tuberculina, também chamado de PPD, usado para diagnosticar tuberculose latente, ou seja, antes dos sintomas da doença aparecerem, vai deixar de ser fabricado. O Ministério da Saúde divulgou nota técnica para programas estaduais e municipais indicando as condutas a serem adotadas na falta do teste.

O PPD é feito em pessoas com maior risco de contrair tuberculose, com quem mora com infectados e pessoas que têm HIV/aids, para detectar a infecção latente e tratar antes que a pessoa adoeça.

Segundo o Ministério da Saúde, o país ainda está abastecido do PPD, e a falta do teste não vai comprometer o Programa Nacional de Tuberculose. A pasta afirma que está em contato com a Organização Mundial da Saúde para buscar alternativas para o problema.

Em 2013, a incidência de tuberculose foi 35 casos por 100 mil habitantes, 21,17% menor do que em 2003, quando esta taxa era 44,4 por 100 mil. O número de casos novos teve redução de 10,5%, passando de 78.606, em 2003, para 70.372 casos novos registrados em 2013.

Considerado importante problema de saúde pública, a tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), que afeta vários órgãos do corpo, mas principalmente os pulmões. É transmitida pelo ar, quando o paciente tosse ou espirra. Os principais sintomas são tosse prolongada, geralmente mais de três semanas, com ou sem catarro, cansaço, emagrecimento, febre noturna e suor noturno. Em 1993, a OMS declarou a tuberculose como uma emergência global.

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tuberculina PDD

    Nassif,

    Imagino que devam existir razões suficientes para explicar o impedimento da Fiocruz ( ou outra institução equivalente) produzir a Tuberculina PDD.

  2. A reportagem parece concluir
    A reportagem parece concluir que o fim da produção é um fenômeno natural do Universo.
    Simplesmente acontece.

    Uma simples curiosidade sobre esta doença :
    a Rocinha é o maior foco da doença no mundo!

    1. Ia falar isso A doença grassa na Rocinha e ficaremos s/ o test?

      A matéria está incompleta, nao diz se a falta da produçao do teste será permanente, se vai ser importado, o que será. O que nao pode é a populaçao ficar sem o teste! Tenho uma amiga que faz trabalho social na Rocinha e teve que fazer o teste há pouco tempo. 

  3. Belo artigo, exemplo perfeito

    Belo artigo, exemplo perfeito e acabado de bom jornalismo. 

    Faltou apenas um detalhezinho insignificante, que nem deveria ser mencionado aqui, mas como eu sou muito chato…

    POR QUE CARGAS D’AGUA O TESTE NÃO VAI SER MAIS FABRICADO, DÁ PARA DIZER, OU É SEGREDO DE ESTADO?

    1. Teste que detecta a tuberculose ainda em seu estágio inicial.

      O problema é um pouco pior. Na verdade o Brasil está sem o teste de tuberculose, porque o laboratório Dinamarquês que fazia o teste foi vendido e no momento a nova administração não está fabricando. Conforme o link da revista veja:

      http://veja.abril.com.br/noticia/saude/brasil-esta-sem-teste-que-detecta-tuberculose-latente–2

      Brasil está sem teste que detecta tuberculose latente

      Laboratório dinamarquês interrompeu a fabricação do exame, que detecta a doença em estágio inicial e assintomático

      É isto ai.

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador