Yoani Sanchez elogia médicos de Cuba, mas critica remuneração

Jornal GGN – A blogueira cubana Yoani Sanchez elogiou os médicos de seu país, em entrevista à coluna de Mônica Bergamo, no jornal Folha de S. Paulo. Ela não se posiciona contra a contratação desses profissionais, mas critica a baixa remuneração a que são submetidos pelo governo de Cuba.
 
“Minha crítica a esse projeto e a esse movimento de enviar médicos cubanos ao Brasil é que essas pessoas, nas questões salarial, laboral e sindical, são utilizadas como mão de obra barata”, afirmou. 
 
Segundo ela, outros países latino-americanos promoveram experiências parecidas, mas os médicos cubanos recebiam uma parcela entre 25% e 40% do total pago ao governo. “Isso me entristece porque em Cuba temos profissionais muito qualificados. Há exceções, como em toda parte. Mas nós temos profissionais talentosos, que estão passando por uma situação econômica e material lamentável. Muitos são grandes especialistas em sua área, mas não têm dinheiro nem para comprar um par de sapatos ou tomar café da manhã.”
 
Yoani também pediu que os sindicatos médicos brasileiros forneçam ajuda a esses médicos e disse que a presença deles em diferentes países “se converte em uma força de pressão diplomática”. “A maioria dos países para onde Cuba tem enviado médicos são nações que interessam ao governo cubano.” 
 
Redação

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Devemos admitir que essa moça

    Devemos admitir que essa moça entende de boa remuneração, já que faz parte da folha de pagamento da CIA.

    1. Semelhança.

      Concordo, Dulce. Mas, não sei porque toda vez que leio ou vejo foto dessa moça, lembro-me de Osmarina Silva. Elas se parecem? Talvez passem a imagem de pessoas simplórias, mas que têm forças  de “BENS” a ampará-las. É, pode ser isso! 

  2. Sem noção!

    Mais uma vez, essa mulher mostra-se totalmente sem noção. Ela está precisando ler mais o tio Rei, Jabor, os blogs da Veja.

     

    “A maioria dos países para onde Cuba tem enviado médicos são nações que interessam ao governo cubano.” 

     

    Ela queria que os médicos/as fossem mandados para onde?

     

    Pra Marte?

     

  3. A pelegada a serviço de

    A pelegada a serviço de ditadura estrangeira ja ta aqui malhando a moça

    o que ela fala é fato

    as pessoas que acusam a moça de ser paga pela CIA ( seguindo esse raciocino nojento ) devem receber tambem do governo Cubano para defende-lo

    ate porque seria essa a unica explicaçao para terem a cara de pau de no Brasil serem favoraveis a puniçao de ditadores e seus cumplices ( com todo tipo de morte, execuçao , tortura , e estupro tipico desse tipo de regime ) e ao mesmo tempo defender algo assim na ilha caribenha

    e ainda se acham em condiçoes morais falar mal da nossa extrema direita …rs

    1. Pelegada oh catcho!. O fato é

      Pelegada oh catcho!. O fato é que a “nobre” blogueira nem critica o salario que é pago na China, em relação a um engenheiro aeronautico, cujo similar no Brasil recebe aprox. 5.000 dolares e na China recebe 200 dolares americanos. Vc tá de brincadeira….

        1. Primeiro minha pergunta,

          Primeiro minha pergunta, depois outros comentarios.  O que significa “pelego” e o que voce acha que esta pregando com essa palavra que ja usou centenas de vezes nos seus comentarios?

          1. eu uso pelego para defenir

            eu uso pelego para defenir puxa saco  a serviço do governo de plantao  /ideologia 😉

            admita que cabe em 99% dos casos…rs

          2. Realmente temos que dar

            Realmente temos que dar risadas das palhaçadas………..AInda usa o termo pelego, do período golpista de 64………

          3. nao sei porque o preconceito

            nao sei porque o preconceito com o termo golpista, vcs parecem gostar tanto do Hugo Chavez…rs

        2. De fato ela é “cubana”, de

          De fato ela é “cubana”, de Miami, FL, do condato de Dade, com a carteirinha da CIA e “grande ativista” social. Por isso mesmo a reivindicação dela é uma só. 

  4. Tais contratos estão

    Tais contratos estão protegidos internacionais, e nada se sabe das reais remunerações. Se aqui tamb´´em não fosse, não seria difícil mostrar para esse que há contrato de trabalho tercerizado com  repartição publica que o cada trabalhador rende mais de R$ 5.000,00 para o empregador e salário mínimo ao trabalhador. Além disso, o governo cubano tem milhares de pobres para alimentar com esse dinheiro

  5. Esta senhora me faz lembrar

    Esta senhora me faz lembrar de vermes e parasitas.

    Na verdade, o que a diferencia do original invertebrado, é o tipo de ambiente onde os referidos parasitos preferem operar. Enquanto um vive como parasito nos intestinos de outros animais. O verme bípede, prefere parasitar o tecido social da nação.

    Por qualquer trinta dinheiros a concupisciência destes indivíduos, refiro-me aos parasitas bípedes, os torna capaz de vender a própria mãe. A traíra cubana, tal qual um FHC em troca de algumas moedas não tem o menor escrúpulo em trair seu País. O mais curioso, é que tamanha desqualificada figura seja alvo de alguma atenção. Coisas da mafiosa e medíocre imprensa terceirizada local.

    Orlando

  6. tomara que neste caso ela

    tomara que neste caso ela consiga influenciar as massas iradas que normalmente a admiram. Mesmo que ela tenha outros motivos para dizer o que disse, se servir para fazer com que os médicos cubanos sejam respeitados pela imprensa está ótimo. Neste caso eu conto com ela! Quem diria, mas a vida sempre nos surpreende. 

  7. Caro Nassif e demais
    Nem

    Caro Nassif e demais

    Nem tentando ser agradável, ela consegue.

    As cobras medusianas não o permitem.

    Saudações

  8. Musa do PiG

    Nossa democratica e progressita mídia elegeu esta sra. como sua musa face sua capacidade de desqualificar Cuba. A revista também tratada como dejeto do esgoto do Rio Tiete  acaba de afirmar que em Cuba só existem  dirigentes e indigentes. Provavelmente ela deve incluir médicos cibanos na última categoria. 

     

     

     

  9. Impressionante: Essa moça só encontra Babacas aquí pra houví-la.
    Nunca vú artiugo ou vídei sobre passagem dessa senhora por outros Países, Só no Brasil , mas, mesmo assim ceinceroneada por Ronaldo Caiado, Rodrigo Maia., Bolsonaro e pra comletar a salada Psois e oposicionistas de sempre as. Da s Mídias que a paparicaram nem preciso falar o motivo.Mas. infelizmente, agora sou obrigado a concordar com ela e quero que nossos irmãos Cubanos tenham uma vida digna em nosso solo, mas, ela , que finge pensar só de um lado do cérebro não mensionou que parte do dinheiro fica pras famílias dos Médicos lá em Cuba
    Pra mim quem onta meia verdade é mentiroso.

    1. Eu no OI em 2009:
       
      Ivan

      Eu no OI em 2009:

       

      Ivan Moraes Enviado em: 06/01/2009 13:51:43Salve Salve, Nova Simbolo Da Direita Continental! Ave A Direita! Ave A Direita Continental Energizada Por Poder Finalmente Usar Mais Um Pobre Em Proveito Proprio! Ave, Ave! Ave, Passarinha! Obvio, Esqueceu O Cavalinho Na Chuva, Mas Ave, Ave, Passarinha!

      E em resposta a um comentario, mesmo dia, mesmo post:

      Ivan Moraes Enviado em: 06/01/2009 19:30:33“que tal sair da aprazível Newark, Minas Gerais (?), e ir morar em Cuba?”: eu sai de Cuba o dia que sai do Brasil. O assunto nao eh esse: eh simbolismo mediatico conveniente aa direita. O OI eh um site de critica mediatica. Yoani eh blogueira. Quer um mapa?

       

  10. o mal dessa moça é ter o vazio como pátria…

    há tempos que ela só se manifesta no intervalo entre as decisões dos outros e ainda por cima e geralmente só para atender e agradar justamente a quem já falou cobras e lagartos da competência dos médicos cubanos

     

    nunca vi vidinha tão sem noção do ridículo

      1. e não é só ela não, pelo visto…

        temos muitos brasileiros(as) que ainda nutrem esse ódio antigo……………………..

         

        penso logo entre bilhões de galáxias deve existir uma onde não haja comunistas

  11. Eu tenho a impressão de que

    Eu tenho a impressão de que os médicos cubanos iriam até de graça salvar vidas, porque são treinados para isso e não para ganhar dinheiro. E é isso que deixa todo mundo fulo. Dá “tilt” na cabeça, pensar que alguém faz algo por pura e simples solidariedade e não por interesse financeiro. “Como pode? Eles querem ser melhores que a gente?”.

    1. Claro eles alimentam a sí

      Claro eles alimentam a sí mesmos como sua familia fazendo fotossintese

      e obvio que suas esposas e esposos, filhos e filhas, e demais dependentes vivem de brisa e nao tem necessidades imediatas ou as ignoram pois todos sao alguma coisa semelhante à um monge asceta

      Acho ridicula essa demagogia barata de gente que vive no mundo porco capitalita e consumindo e nao abrindo mao de viver nesse meio ” contaminado ” vem com esse lero lero tolo em cima da vida de outros seres humanos que se adaptaram ( por falta de opçao ) à viver fazendo dinheiro para manter um regime totalitario e conseguir alguma coisa acima da média dos demais cubanos infelizes que nao a mesma oportunidade…

      1. Enquando americano investia

        Enquando americano investia dinheiro do seu povo para fazer bomba, Cuba deixava seu povo passando necessidades para formar uma verdadeira legiaõe de médicos. Como Cuba pode agora sustentar mais de 10.000 desses excedentes? POr que o povo cubano não tem direito de recuperar uma parte investida.Além disso, esses aqui receberam salários melhores do que mais de 70% da população. Quando o fato aqui é bem simples. O cara de forma em médicos, vai para o interior da amazônia, ganha fábulas em pouco tempo, vira político, pois isso rende milhões de vezes melhor,  e deixa a populção  morrendo por falta de médico.

  12. Mas afinal….

    O que é yoani? Serve para quê? A quem interessa a opinião dela mesmo?

    Este blog tem algumas categorias interessantes, como grilos-falantes e os relógios quebrados!

    Os grilos-falantes são, comumente, o pessoal da ultra-esquerdalha, que só tem acham sentido em sua existência para dizer que monopolizam o bom senso…a “verdade revolucionária” contra o pragmatismo do pinóquio…

    Mas o problema é que eles precisam, desesperadamente, que pinóquio continue a manter-se em erro, porque se ele se torna um bom boneco, e vira menino, o grilo desaparece…

    Então, ainda que pinóquio sempre melhore, ele sempre dirá que não basta…

     

    Já os relógios-quebrados martelam uma lógica apenas, como um relógio com defeito, cujos pornteiros mantêm-se estacionados…Duas vezes no dia o relógio acerta a hora, assim como os comentaristas, que exultam e dizem: viram, nós avisamos, nós avisamos…

     

    Yoani é, geralmente, defendida por estes dois grupos, com raras exceções..

    Agora é só esperar morderem a isca…Ou permanecerem quietos, para não dar o braço a torcer… 

  13. Ela está correta.
    O ponto

    Ela está correta.

    O ponto passível de críticas é mesmo a remuneracao.

    Só que este ponto é um problema de Cuba e nao do Brasil

    Se Cuba disponibiliza médicos que faltam ao Brasil temos é que utilizá-los em benefício de nossa populacao.

    A unica forma de contratacao disponivel é esta, nao há outra. Ao final, Cuba e sua populacao também é beneficiada indiretamente.

    Ponto final.

      1. Mandemos os profissionais

        Mandemos os profissionais cubanos de volta para Cuba. O Brasil fica sem os profissionais, Cuba fica sem sua participação nos salários e os profissionais ficam sem salário. Problema resolvido!

  14. Yoani está certa, essa

    Yoani está certa, essa tungada do governo cubano não é justa, os médicos deveriam receber o integral.

    Gosto da Yoani e de suas posições, embora muitas vezes ela seja usada pela direita ultrarretrógada, e criticada de uma forma covarde pela esquerda igualmente ultrarretrógada.

    []s

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador