Exclusivo: como atuam os eco-terroristas da bomba em Brazlândia

O grupo que deixou um artefato explosivo no Santuário Menino Jesus em Brazlândia e, depois, enviou um manifesto ao jornal online Metrópoles (https://www.metropoles.com/distrito-federal/pf-e-pcdf-buscam-grupo-terrorista-que-ameacou-bolsonaro) tem raízes nos movimentos anarco-terroristas que nascem a partir dos atentados de Theodore Kaczynski, o “Unabomber”.

O movimento brasileiro se autodenomina “Sociedade Secreta Silvestre”. O site do grupo está no endereço https://maldicaoancestral.org. E a revista “Anhangá” é um dos veículos de comunicação do grupo (https://goo.gl/1LycJp). Há um movimento Maldição Ancestral em outros países, aparentemente uma facção dos eco-anarquistas.

A edição no 2 do Anhangá tem um editorial anunciando a conspiração eco-extremista.

 (…) Esta edição nasce de um tremendo esforço cúmplice de manos e minas afins do Sul e Norte. O período entre a primeira publicação e esta é marcado por uma significativa expansão dos grupos ocultos aderentes a ITS (Individualidades Tendiendo a lo Salvaje, com atuação no México), que além de rugidos e mais acometidas pelo Sul, surgiram e cresceram também nas terras do Velho Continente, aquele onde pisaram os bárbaros, os vikings, que com ferocidade e paganismo implantaram o terror no cerne das civilizações europeias. Os esporos do eco-extremismo foram levados por fortes ventos e cruzaram as grandes águas até caírem nos solos da Grécia, onde caminha agora Seita Iconoclasta e Caçadores Noturnos; Reino Unido, terra maldita de Misanthropos Cacoguen e Espanha, extensões de Criminosos Animistas. Já pelo Sul e Norte o ânimo dos guerreiros não se detém, contamos com proximamente uma dezena de mortes em mais de 50 diversificados ataques; pacotes incendiários e explosivos abandonados

No pé da edição, uma foto com matéria do Sun sobre suposto reportagem do The Sun acerca de um atentado que o grupo teria promovido nas Olimpíadas.

O Unabomber

O referencial máximo desse grupo é Theodore Kaczynski, o “Unabomber”.

Um autor mencionado na Revista Anhanguera é John Jacobi, professor do Instituto Vanderbilt de Energia e Meio Ambiente, com bom currículo. Jacobi possui um blog que não é atualizado desde 31 de julho de 2017. Um de seus artigos é sobre o Projeto Vontade Selvagem, aparentemente na origem do movimento, e Ted Kaczynski, analisando o início do grupo, em 1995, sob o codinome FC.

Seu primeiro ato foi um manifesto enviado ao New York Times, com a proposta: se fosse publicado, se comprometiam a não enviar bombas a personalidades anti-natureza. O manifesto era intitulado “Sociedade Industrial e seu Futuro”. Pouco depois, o FC enviou uma bomba a um lobista da indústria madeireira. Foi a terceira morte atribuída ao Unabomber. Em seguida, dois Prêmios Nobel receberam cartas com ameaças, se não interrompessem suas pesquisas em genética.

Segundo Jacobi, Kaczynski era um gênio que foi aceito em Harvard com apenas 16 anos. Fez mestrado na Universidade de Michigan e sua tese de doutorado resolveu várias problemas complexos de matemática, relacionados às “funções de fronteira” (entenda aqui o que vem a ser),

Logo depois, deixou Berkeley e se mudou para uma cabana, em uma área remota de Montana, sem água e sem eletricidade. Hoje em dia, cumpre pena perpétua em Florence, Colorado.

Todos os anarco-terroristas nascem dessa árvore do Unabomber.

O movimento no México

Um dos países que abrigou esse movimento foi o México.

No site Maldição Ancestral há uma página sobre Abe Cabrera, estudioso que analisou o fenômeno do anarco-terrorista no México. Seu estudo provocou reações indignadas dos membros brasileiros do grupo.

No dia 14 de outubro passado publicaram um alerta aos “caguetas da 325” (um site de movimento rival), envolvidos com Abe.

Pela última vez os anarco-frades se pronunciaram contra nós eco-extremistas com a intenção de nos prejudicar de alguma maneira. Vocês da ONG 325 e seus consortes pagarão caro pelas delações contra a suposta pessoa por trás do teórico eco-extremista Abe Cabrera que sequer faz parte de ITS e por difamar e tentar entregar informações de Misanthropos Cacoguen (Nota: um aco-anarquista) à polícia do Reino Unido. Olho por olho, dente por dente.

(…)  Jamais há perdão, cagueta paga com a vida. A traição e a delação são comportamentos repugnantes onde quer que seja, inclusive entre os anarcos, e o que fizeram terá um preço. (…)

Segundo Abe, em 2011 o grupo ITS  inaugurou os ataques eco-terroristas no México. Enviou bombas pelo correio a várias instituições de pesquisa e assassinou um pesquisador de biotecnologia em Cuernavaca, Morelos. 

Cada ataque era acompanhado de comunicados explicando o raciocínio por trás do ato. Em 2014, a ITS juntou-se a outros grupos similares e alterou o nome para “Wild Reaction” (Reação Selvagem). Segundo Abe, o grupo se autodefinia como “sabotadores niilistas, nômades incendiários, delinquentes individualistas, anarco-terroristas”.

Abe não conseguiu levantar o tamanho da ITS/RS. Mesmo debruçando-se sobre o tema, admitiu que o caráter secreto da organização dificultava a identificação do grupo e de suas influências.

Com o tempo, o ITS/RS passou a condenar qualquer forma de ação coletiva, tornou-se um crítico do esquerdismo, e ampliou a combate à civilização técno-industrial, ameaçando não apenas empreendimentos, como cientistas, especialmente os que estudavam nanotecnologia e genética.

Dizia sobre o esquerdismo:

Acima de tudo, o esquerdismo é impulsionado pela necessidade de poder, e o esquerdista busca o poder em uma base coletiva, através da identificação com um movimento de massa ou uma organização. É improvável que o esquerdismo desista da tecnologia, porque a tecnologia é uma fonte valiosa de poder coletivo.

Nessa caminhada, passaram a descrer até da “revolução”. Seu único objetivo passou a ser os atentados terroristas, sem nenhuma utopia de futuro.

Nós não esperamos por “revolução”, nem pela “crise mundial”, nem pelas “condições ideais”. A única coisa que esperamos é que depois de um ataque, saímos intactos com nossa vitória individualista, com nossas mãos cheias de experiências para os próximos passos, que serão ainda mais constantes, destrutivos e ameaçadores. 

Outros atentados

Há denúncias de atentados similares. Movimento similar no Chile chamou a sia a responsabilidade por um atentado que incendiou um caminhão (https://goo.gl/PBREzY). Segundo o manifesto:

Colocar fogo em um caminhão está atacando as mega-máquinas e estruturas que contribuem para a devastação da Terra, está incendiando as idéias de progresso e civilização, é nossa contribuição para a contínua agitação contra o projeto IIRSA-COSIPLAN e construção de milhares de quilômetros de estradas que destroem ecossistemas para facilitar o trânsito de caminhões cheios de mercadoria e acelerar o avanço da cidade que contamina nossa vida.

Pode haver muita piração nesses movimentos que se articulam nos porões da Internet. Mas, de qualquer modo, há um histórico demonstrando que, em muitos casos, a piração evoluiu para ações concretas.

A prisão de cinco membros da organização, pela Polícia Federal, ajudará a identificar a extensão do movimento no Brasil, se tudo não passa das libações de fanáticos pela Internet, ou de um terrorismo que avançou para além do virtual..

Construção coletiva

Que tal vocês ajudarem na construção do tema, trazendo mais links e mais informações sobre o tema. Inclusive ajudando a conferir as fontes consultadas.

Aqui, parte dos links consultados para esse levantamento.

  1. PDF – ia802805.us.archive.org
  2. PF e PCDF buscam grupo que fez ameaça terrorista à posse de Bolsonaro
  3. Em direção à selvageria: desenvolvimentos recentes no pensamento eco-extremista no México – Abe Cabrera
  4. PDF – www.sober.org.br
  5. Santiago, Chile: Caminhão incendiado para dezembro negro por incendiários Complicit in Sabotage FAI-FRI
  6. 325
  7. PDF – evelynbrooks.com
  8. Ted Kaczynski and Why He Matters – Dark Mountain
  9. John Jacobi
  10. Ted Kaczynski and Why He Matters – Dark Mountain
  11. Wildism.org
  12. Not Our Comrades: ITS Attacks on Anarchists – It’s Going Down
  13. Abe Cabrera | Maldição Ancestral
Luis Nassif

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pretexto para criminalizar a oposição.
    Grupos que incentivam a ação de “lobos solitários” caem como uma luva para a estratégia distópica estadunidense.

    Caso alguém maluco exploda uma panela de pressão “de fragmentação” na posse de Jair Bolsonaro, tal ação serviria como pretexto para perseguir a oposição.

    Logo, colocariam a culpa no PT e começariam os trâmites para o seu banimento da política institucional. Igual ao que aconteceu com os Golpes de Estado anteriores (Paraquai e Honduras) e preparatórios para o Golpe no Brasil. Eu não acredito em coincidência.

  2. Dar ênfase a um típico evento tipo “false flag” é demais.

    Ecoterrorismo no Brasil é uma piada, pricipalmente colocando uma bomba feita com pólvora preta dentro de um extintor de incêndio que provavelmente devido a baixa capacidade explosiva da pólvora preta, não causaria danos nenhum é uma bobagem.

    Unabomber, numa sociedade altamente industrializada como a norte-americana faz um pouco de sentido, porém no Brasil isto parece claramente uma operação de “false flag” para testar a repercução do assunto.

    O resto é besteira.

    1. Esse teatro é perigoso…

      A minha preocupacao é que incriminar eco ativistas serve como apoio da populacao para quando o Bolsonaro quizer desmatar a floresta Amazonica e massacrar indigenas

  3. Theodore Kaczynski na Wikipedia

    Entre 1978 e 1995, ele matou três pessoas e feriu outras 23 em uma tentativa de iniciar uma revolução conduzindo uma campanha nacional de bombardeio direcionada a pessoas envolvidas com tecnologia moderna. Em conjunto, ele emitiu uma crítica social que se opunha à industrialização e ao avanço de uma forma de anarquismo centrada na natureza.[4]

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Theodore_Kaczynski

     

    1. O Theodore Kaczynsk tem tanto a ver com o Brasil como a ……..

      O Theodore Kaczynsk tem tanto a ver com o Brasil como a guerra civil do Tamil Eelam no Sri Lanka.

      A imensa maioria nem sabe onde fica o Sri Lanka e menos ainda o que o Tamil Eelam. O Unibomber em relação ao bárbaro atentado de Timothy McVeigh e Terry Nichols contra a sede do FBI em Oklahoma City, que matou 168 pessoas inclusive bebezinhos e crianças numa creche não é nada, porém de Oklahoma City ninguém fala nada.

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Atentado_de_Oklahoma_City

      Realmente Oklahoma City é um exemplo da barbárie e da loucura mas como foi feito por dois débeis mentais de extrema-direita, mas ninguém chama atenção disto.

      Se é para colocar um link sobre a verdadeira barbárie então peguem esta informação:

      https://www.webcitation.org/5wovK3hIw?url=http://www.usatoday.com/news/nation/2001-06-11-mcveigh-victims.htm

      Para mim é claro, tudo isto no Brasil é uma operação de False Flag.

      1. Cuidado Mulder!

        O inicio do filme “Arquivo X”, remete ao atentado de McVeigh.

        Mas para os estadunidenses é mais do mesmo. Já o Unabomber…

  4. Qualquer traque, qualquer

    Qualquer traque, qualquer peido, vira prática terrorista para o esquema bolsignaro cujo pretexto é exterminar seus adversários políticos….

  5. Maldição Ancestral é contra à $ifilização?
    O Bolsonaro é contra o progresso. Em sendo assim, porque a Maldição Ancestral ameaçou a posse desse bosta?

  6. Da pra dizer o que é isso ?

    Mas o que é isso ? O que é exclusivo ?

    Uma matéria, em plena ascenção do COISA RUIM, um dia de LUTO pro BRASIL, e vem o jornalista postar, “sem mais nem menos”, um artigo sobre “grupo terrorista” ?

    Mas o que pretendeu o jornalista ? ANtecipar ações e prisões nunca esclarecidas ?

    Informar, aterrorizar, justificar e suportar, OU desmerecer e denunciar eventuais ações repressivas por parte dos grupos que nos tomaram como reféns ?

    Gente, vcs querem mais terroristas do que os grupos de militares e de juristas que MENTIRAM, golpearam e urdiram intrigas, que cuspiram em leis e na constituição do páis, só pra tomarem, na marra e na fúria, no ódio, o Poder no BRASIL ?

    SInceramente, com a sensação de que eu perdi alguma coisa nas águas do tiete quando da passagem do ano, gostaria que o JORNALISTA explicasse de forma mais objetiva – pra um DESINFORMADO como eu –  o que se pretendeu com esta matéria, em tese, alarmista ?

     

    ps – parte da minha indignação reside no fato de estarmos vivendo num regime de exceção  …regime, que não é de hoje, em que impera a MENTIRA, a dissimulação, a opacividade na informação  ..HOJE é extremamente difícil acreditarmos nas Instituições e nos homens permanentes do Poder  ..a classe política – que poderia autar como contra peso – foi DELIBERADAMENTE avacalhada, sobraram então os nababos inimputávies e inamovíveis de sempre.

    Reflexão : Como garantir que esse grupo existe ? Quais são suas intenções ? SE HOUVE, em qual dimensão, e se forão eles mesmos que começaram a atuar no país ?  ..sinceramente, é muito cedo pra parirmos outro RIO CENTRO, não ? ..ainda mais com um ex terrorista (pós anistia) como presidente ??!!

  7. O cheiro…

    … é de agentes provocadores de extrema-direita, dispostos a criar pretextos para a violência bolsonarista.

    E essa cachorrada tem grana, pelo aspecto da revista. Quem paga as contas desses ratos?

  8. O próprio passado do Bolso

    O próprio passado do Bolso fala em atentados…

    A própria facada pode ter sido um golpe, assim como fraudar as urnas…

    Parecia que Haddad venceria, pode ter havido fraude…

    É crime que ainda não seja público só sentiremos as consequências!

    Será como um câncer na nossa democracia – este será o sinal!

    E trará prejuízos ao Brasil por décadas!

    E o Bozo sabe que terá dificuldades com qualquer congresso e o apoio popular vai durar no máximo seis meses…

    E ficar atacando o Pt e o tal marxismo nas escolas não ajudará a criar empregos!

    Não vai dar para governar sem poder cortar verbas e realocá-las a bel prazer, Michel temer acabou com o cobertor que sempre foi curto, mas cobria dentro do petismo.

    São isenções e promessas de novos perdões de divida para setores apoiadores, além da falta de consumo e menos arrecadação de impostos, assim a melhor saída seria um golpe contra congresso e judiciário – já totalmente desgastados perante a opinião publica!

    Os seguidores de bolsonaro estão se lixando se há ou não corrupção, eles querem é a parte deles que o bozo prometeu entregar!

    Esse tal combate a corrupção só funcionou contra o PT!

    O Bozo está certo, sem um atentado e suas consequências, ele não terá outra forma de chegar ao fim do mandato…

    É uma ideia em germinação dentro deste governo…

  9. Ah… Não me venha com chorumelas

    A coisa é tão falsa que, no site e nas publicações, sequer usam o português do Brasil e sim o de Portugal.

  10. Estratégia para ter apoio contra eco ativistas?
    Temo que isso de eco-terrorismo, seja uma estratégia do grupo Bolsonaro para ter o apoio do publico para combater ativistas que vao tentar atrapalhar o governo no desmatamento da Amazonia e massacre de indios.    Minha hipotese é que esse site seja nao seja real. Que seja teatro. Razoes:   1-  No archive.org  parece que o site foi uploaded no dia 11 de agosto. Essa é a data do primeiro post. Pode ser que todos os posts tenham sido uploaded no mesmo momento. 2- A linguagem que é usada é estranha. Por exemplo, dizendo varias vezes: somos criminais, temos o orgulho criminal de… , etc3- As fotos das bombas sao estranhas. Quem usa um relogio análogo para fazer bomba?   Infelismente o site esta no wordpress.com que é bastante seguro.  Tentei pesquisar mais sobre o grupo e parece que eles declararam estar conectados com um assassinato no Mexico, mas as autoridades dizem que nao existe conexao entre o assassinato e o grupohttps://exame.abril.com.br/mundo/grupo-assume-autoria-de-morte-em-universidade-mexicana/ Uma ideia é ver se as imagens aparecem em outros sites: https://www.tineye.com/  Nota: Dark Montain Project é um projeto que nao tem nada a ver com terrorismo. Muito pelo contrario. Eles sim acreditam como muitos outros grupos, que a mudanca climatica vai resultar no colapso da civilisacao.  É a conclusao de muitos cientistas tambem.  

    https://www.tineye.com/image search 

  11. Nota de 3 reais

    Não consegui abrir nenhum dos links consultados para esse levantamento. Parecem ser tão reais e uteis quanto foram os desaparecidos  blackblocks de 2013. Sem dúvida uma preciosa nota de 63 reais…  e não estava no uatizap.

  12. Difícil de acreditar
    Parece que o Nassif viajou na maionese.
    Esse suposto atentado tem toda a pinta se ter sido armado para justificar a repressão contra movimentos populares e vozes dissonantes e exibir força e poder para intimidar a sociedade. Prática típica de regimes autoritários.

  13. Como eles atuam?

    Acho que o artigo faz uma boa pesquisa do que esses caras são (embora eu ache difícil caracterizá-los como eco-anarquistas; eles parecem mais ecofascistas, ou mais ainda uma operação policial, destinada a desarticular a esquerda e os próprios anarquistas).

    Mas não explica muito como eles agem.

    Do que eu vi, parece que as “ações” deles podem ser agrupadas em três categorias:

    1. As ações que não são deles: como o Estado Islâmico, eles “assumem” crimes que não cometeram, para dar a impressão de que são mais poderosos do que realmente são. Até um feminicídio (perpetrado na Universidade do México) eles assumiram.

    2. As bombas que não explodem – como é o caso da bomba de Brazlândia.

    3. As bombas que explodem, mas que não causam vítimas (no site, eles lamentam que ninguém morreu).

    Esses fatores somados reforçam minha impressão de que são provocadores a serviço da repressão – provavelmente da própria CIA, dada a ramificação internacional deles. Se fossem de fato “eco-anarquistas”, “ecofascistas” ou simplesmente ecomalucos, já teriam, até mesmo por engano, cometido alguma atrocidade pavorosa. Do jeito que é, parece que tomam bastante cuidado para que o palavrório absurdo (todo mundo tem de morrer, para salvar a “natureza”) não se traduza em nada excessivamente concreto e sangrento. Aliás, a credibilidade deles é tão baixa que eles se preocuparam em tirar fotografias da bomba antes de plantá-la em Brazlândia, para demonstrar que foram eles mesmos.

    A julgar pela retórica deles, não haveria nenhum motivo para eles atacarem particularmente Bolsonaro e seu governo. Para eles todo mundo é inimigo, sem muita nuance ou diferença. Por que então atacar uma igreja católica às vésperas da posse de Bolsonaro? Por que não atacar algo relacionado a Belo Monte, durante o governo Dilma? A resposta me parece óbvia: por que isso atrairia simpatias para o governo petista. Do jeito que a coisa foi feita, o intento parece ser criar simpatia para com o governo Bolsonaro – e, de quebra, radicalizar católicos para a direita.

    Vamos ver no que dão as investigações; mas minha impressão é que elas vão parar quando começarem a apontar para interesses políticos da direita. Ninguém na PF vai querer prender e desmascarar um agente da CIA, vai?

    Aliás, a impunidade deles é sintomática. Até agora a polícia mexicana não conseguiu desarticulá-los – isso apesar de eles terem até site na internet. Parece simplesmente falta de vontade política.

  14. Acho que em 30 ou 31 de

    Acho que em 30 ou 31 de dezembro, li no Correio Brasiliense que partia de Brasíli uma operação da PF no DF, GO e SP, em razão de uma ameaça de morte a Bolsonaro, pela Internet. A mensagem se referia à facada, prometendo, no dia da posse, ontem, agir com mais eficácia. Sociedade Secreta Silvestre é o nome da organização. Verificando que nenhum blog, site algum, nem mesmo os jornais divulgaram nada sobre o assunto, cheguei a pensar ser uma notícia fake, até porque o próprio jornal de Brasília parou ali, sem mais divulgação. Ontem, porém, fui pesquisar pelo nome da organização e verifiquei a existência real desse site.

    Talvez todo aquiele aparato para a posse do Mito tenha se dado em razão dessas ameaças.

    Mas, enfim, achei muito instigante o vídeo A Facada no Mito. Tudo leva a crer que houve envolvimento de parte dos adoradores do Mito para aquela facada, que não chegou a existir, mas deu um sopro de vitória ao candidato. Incrível o trabalho desenvolvido para não deixar passar uma imagem sem uma dúvida, pelo menos. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador