Alexandre de Moraes, o chefe da polícia

Dentre todos os personagens públicos que surgiram nos últimos anos, em uma quadra particularmente execrável, o mais perigoso atende pelo nome de Alexandre de Moraes e pelo título de Secretário de Segurança do governo de São Paulo.

Moraes é uma daqueles figuras públicas oportunistas, que atendem às demandas do momento, sejam quais forem elas.

Antes de se tornar político, firmou reputação como jurista. No segundo governo Alckmin, o espaço da porralouquice foi ocupado pelo então Secretário de Segurança Saulo de Castro. Moraes se ateve ao segundo plano, como Secretário de Justiça.

Pulou do barco do PSDB e se bandeou para a prefeitura de Gilberto Kassab. Este, atento ao fetiche paulista por doutores, abriu espaço para Moraes tentar se lançar como gestor. Não colou.

De volta ao PSDB, Moraes assumiu a Secretaria de Segurança de um governador que trata a questão social como caso de polícia. Imediatamente se adequou ao figurino e se transformou na vocação mais explícita de Felinto Muller ou Coriolano de Goes de que tenho lembrança em período democrático.

Sob seu comando, a Polícia Militar dobrou a dose de violência. Explodiram as estatísticas de denúncias de violências. Uma explicação benevolente atribuiu ao fato das pessoas, hoje em dia, terem mais canais para denúncias. Só que caíram drasticamente as punições aos PMs.

Não tem sofisma que contorne essa realidade: ao aumento de denúncias correspondeu a queda das punições.

Hoje em dia, em cada bala nas costas ou na cabeça dos rapazes de periferia, há a assinatura inconteste de Alexandre Moraes.

Mais que isso, assim que começaram as manifestações em favor da democracia, Moraes transformou a PM e a Polícia Civil em polícias políticas. Intimidou manifestantes contra o impeachment na mesma proporção com que facilitava as manifestações a favor do impeachment.

Quando a Fiel decidiu defender Lula, montou uma operação de invasão da sua sede pela PM, atrás de um pau que supostamente teria sido utilizado em um episódio de agressão. Hoje, mais uma invasão da sede da Fiel pela Polícia Civil. Quando os artistas se reuniram na Oficina, trancou as ruas para dificultar o acesso.

Nos últimos anos, o Brasil foi alvo de todas as desmoralizações políticas possíveis para uma nação que se presumia de democracia consolidada.

Deus que nos proteja da sétima praga do Egito: Moraes ascendendo a qualquer cargo federal. 

Luis Nassif

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Infelizmente isto é mais uma

    Infelizmente isto é mais uma das consequências (ou excrescências) do “patriot act” de GWBush, que sequestrou o que restava de direitos individuais nos EUA e se alastra pelo resto do planeta.

    Só nos resta rezar…

  2. https://www.facebook.com/jorn

    https://www.facebook.com/jornalistaslivres/

    ACONTECE AGORA
    URGENTE URGENTE URGENTE URGENTE

    Na manhã desta sexta-feira, a Polícia Civil de SP iniciou uma operação de busca às torcidas organizadas. Neste momento, o secretário de segurança pública de SP, Alexandre de Moraes, está na sede da torcida organizada Gaviões da Fiel, no Bom Retiro, bairro central, berço do Corinthians.

    A invasão à Gaviões acontece no mesmo dia em que a torcida organizada prepara um ato pela democracia no Vale do Anhangabaú.

    Segundo informações preliminares, estão sendo cumpridos 32 mandados de prisão e 50 de busca e apreensão nas sedes de torcidas organizadas, especialmente Gaviões, Mancha, Pavilhão 9 e Camisa 12.

    A polícia alega que a operação trata da investigação de brigas entre torcidas.

    A Gaviões tem enfrentado o governo Alckmin e sua polícia ao exigir o fim da Máfia das Merendas e a punição dos responsáveis pelo roubo de milhões de reais que deveriam ser destinados à alimentação das crianças nas escolas, mas que foram parar nos bolsos de corruptos.

    Por Jornalistas Livres com fotos de Mídia Ninja

     

  3. Mensagem da Resistência

    Fernando Morais – 33 min · 

    neste momento turvo, vergonhoso, da vida brasileira, quero dizer aos 44.000 seguidores do foicebook:
    – seja qual for o resultado, a luta não termina domingo. a luta começa domingo.
    – seja qual for o resultado, nossos filhos e netos vão se orgulhar de nós. os filhos e netos da escória, da canalha golpista, vão se envergonhar do sobrenome que carregam.
    – seja qual for o resultado, os golpistas vão arrastar até a sepultura a pecha de golpistas, como uma tatuagem indelével, para sempre.
    – às portas dos 70 anos, vou dedicar o que me resta de tempo a infernizar a vida dessa gente. eles vão comer o pão que o diabo amassou.
    – ah, sim. antes que eu me esqueça: a família marinho e as organizações globo são inimigas do brasil e dos brasileiros – e assim devem ser tratadas.

  4. Estou achando excelente essa

    Estou achando excelente essa tática do PSDB de investir contra a Gaviões em ano de eleiçõe e após lançar como candidato para prefeitura o mais perfeito e acabado exemplar de almofadinha (como a gente diz em Osasco, esse cara passa gel no sovaco!).

    A impáfia tucana, cava a prórpia cova.

    Nesse ritmo, Haddad se elege com um pé nas costas.

    Luciana Mota

     

    1. Isso
      Se ele puder se candidatar.
      Porque vc não levou em conta o escândalo do superfaturamento da repimboca da parafuseta.
      Este escândalo pode fazer com que a chapa do PT não seja aceita.

      1. A impáfia dos tucanos

        A impáfia dos tucanos paulistas é tamanha que eles não vão tentar impedir a candidatura de Haddad.

        O que ele vão fazer, como de hábito, é tnetar inviabilizar muitas iniciativas em benfício da população utilizando, os capangas de sempre lotados no ministério público, judiciário e afins.

         

        Luciana Mota

  5. pura afinidade…

    governador bandido = secretariado bandido = crime organizado prosperando = a antiga PM sendo usada como base de jagunços para sufocar o povo…

     

    se você votou nesses caras, a culpa é sua !

  6. Comentário com sugestão de post.

    Muito oportuno o post. A notícia seguinte eu fiquei sabendo por alto e fui conferir. Só reitera o que o governo tucano fez e faz…

     

    Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/04/1760757-alckmin-revoga-resolucao-que-era-usada-em-acoes-contra-o-governo.shtml

     

    Alckmin revoga resolução que era usada em ações contra o governo

    VENCESLAU BORLINA FILHO
    DE CAMPINAS

    Uma resolução do governo Geraldo Alckmin (PSDB) que fixava o número ideal de policiais civis em cada delegacia do Estado e que vinha sendo usada como base para ações na Justiça que pedem a reposição de servidores em cada unidade foi revogada pela própria gestão tucana.
     

     
    A resolução 105/2013, da Secretaria da Segurança Pública, era a base para as ações do Ministério Público. Em duas delas, conforme <a href=”http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/04/1760359-justica-obriga-alckmin-a-contratar-policiais-no-interior-estado-recorrera.shtml”>revelou a <b>Folha</b> nesta quarta</a> (13), a Justiça obrigou o governo a contratar policiais em Leme e Jacareí. Outros municípios, como São José do Rio Preto, já têm pedidos semelhantes e aguardam decisão de um juiz.
     

     
    Assinada pelo secretário Alexandre de Moraes, a revogação da resolução foi publicada no “Diário Oficial” do Estado desta quarta. Procurado, o governo Alckmin não explicou por que revogou sua própria norma.
     

    Nas decisões de Leme e Jacareí, os juízes afirmam que o Estado descumpre a resolução 105/2013, que agora não existe mais, além de não garantir aos cidadãos o direito constitucional da segurança.
     

     
    Juízes e promotores apontam ainda nas decisões que, sem investigação e prisão dos criminosos, há consequente aumento da violência local.
     

     
    A revogação sofreu críticas de um dos promotores das ações, de especialista e do sindicato da categoria.
     

     
    Segundo a entidade representante dos policiais civis de São Paulo, o Estado deveria ter 8.000 servidores a mais, sendo 5.000 apenas investigadores e escrivães.
     

     
    “IMPROBIDADE EXTREMA”
     

     
    Para o promotor Fernando Alvarez Belaz, de Jacareí, a revogação da resolução pode ser considerada um “ato de improbidade extremo” por parte do governo.
     

     
    Ele afirmou que vai pedir à Justiça que obrigue o governo a apresentar todo o ato administrativo que resultou na revogação da norma.
     

     
    “Vamos apurar se a revogação atendeu necessidades administrativas ou se foi apenas uma medida imoral, para alegar que a ação perdeu objeto”, disse Belaz.
     

    Na cidade do Vale do Paraíba, a Justiça determinou que o Estado reserve 12 investigadores e 13 escrivães do concurso público atual para as delegacias locais.
     

     
    A decisão também diz que os policiais civis estão impedidos de atuar em operação no litoral, sob multa de R$ 10 mil por dia &ndash;valor referente a cada policial destacado.
     

     
    Segundo a Justiça, o deficit de policiais em Jacareí, que tem 226,5 mil habitantes, é de 77 servidores. No caso de Leme, a decisão diz que o Estado tem 30 dias para garantir os 49 policiais previstos na resolução. Hoje, o número é de 31 servidores.
     

     
    O analista criminal Guaracy Mingardi, integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, disse acreditar que o Estado de São Paulo age de “má-fé” no caso. “Não há como fugir disso. O Estado cria uma resolução e, quando ela passa a ser um problema, o mesmo Estado decide revogá-la, sem alternativas”, disse.
     

     
    Ele apontou que o deficit na Polícia Civil é agravado pelo papel atual da corporação, “que faz trabalho de cartório em vez de investigar crimes”. Em São José do Rio Preto, a Promotoria pede 76 policiais na cidade, de acordo com o que previa a resolução.
     

     
    OUTRO LADO
     

     
    O governo Geraldo Alckmin (PSDB) não explicou os motivos que levaram à revogação da resolução 105/2013, que fixa o número de policiais em cada delegacia do Estado.
     

     
    Em nota enviada à reportagem nesta quarta (13), a assessoria da Secretaria da Segurança Pública apenas se referiu às decisões da Justiça. Informou, por exemplo, que o Estado vai recorrer nos casos de Jacareí e Leme.
     

     
    Segundo a nota, o recurso é necessário “uma vez que a gestão administrativa e orçamentária para contratações dos servidores do Executivo deve ser realizada por seus órgãos, dentro das limitações de responsabilidade fiscal.”
     

     
    De acordo com a assessoria, o Ministério Público tem 12,25% de cargos vagos de seus membros e 15,5% de cargos vagos em relação aos seus servidores, pois respeita as mesmas regras de contratação do Poder Executivo. A assessoria informou ainda que a secretaria investe no reforço do efetivo da Polícia Civil e que, desde 2011, foram contratados 2.960 policiais civis para todo o Estado, sendo 921 empossados neste ano.

  7. Lembrança

      Se Tarso Genro em 2007 colocou Romeu Tuma Junior como Secretario Nacional de Justiça, não seria nada estranho a nomeação de mais um oportunista para um cargo federal, como Alexandre Moraes, caso Alckmim “feche” com MIchelzinho e Jobim.

  8. dos tucanos e da OAB

    No governo dos tucanos a policia é um caso de policia!

    Isso não acontece por acaso, é so um teste, para ver como os alienados reagem!

    É a parte visivel no plano policial do golpe que se quer dar!

    Tenho que isso se torne rotineiro.

    E aí srs da OAB, vão fazer o que! Voces que se tornaran golpistas também!

    Vão escrever notinhas de repudio! Dá para entender agora o absurdo da situação que voces mesmo criaram ao apoiar o golpe!

     

     

  9. Fernando Morais, para mim,

    Fernando Morais, para mim, foi um figura que se agigantou nesses dias. Foi o primeiro a se recusar a participar de programas da globo e foi o primeiro a declarar a familia marinho e as organizaçoes globo como inimigas do Brasil. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador