Fim da TV

A afirmação de Bill Gates em Davos, de que em cinco anos o atual modelo de televisão irá desaparecer, não mereceu o destaque devido. Com a Internet, modelos iniciais de sites de vídeo, como o Youtube, já ganharam o mundo. Com os provedores garantindo banda larga, os portais garantindo armazenamento e organização, e os provedores podendo livremente colocar conteúdo, quem há de resistir? O trabalho em rede venceu.

Luis Nassif

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Penso que a análise é válida
    Penso que a análise é válida para os EUA e países desenvolvidos. No Brasil o condicionamento praticado pela(s) TV(s) durante décadas deverá retardar o processo. Mas penso que Bill Gates está correto. A questão principal é em relação aos prazos.

  2. Nassif
    Obviamente a mídia
    Nassif
    Obviamente a mídia digamos assim, “tradicional”, quer por todos os meios conter essa tendência irreversível. É como tentar conter uma enxurrada com um balde. Estamos tendo o privilégio histórico de viver e participar de uma revolução na mídia e nas comunicações. Creio que em até menos tempo do que Bill previu.
    Viva a convergência! Viva o caos!
    Isso é liberdade – espero que saibamos usá-la com sabedoria.
    abs.

  3. A “velha” TV aberta vai
    A “velha” TV aberta vai continuar a existir e a ser determinante. Na minha modesta opinião. A maioria das pessoas continuará “preguiçosa” para interagir e necessitada de pontos de convergência. O que JÁ mudou foi o monopólio das informações, antes concentrada em “deuses” nas redações de jornais, revistas e TV (de rede, diga-se de passagem), e agora dispersa em cada terminal de computador existente no planeta. Quando essa turma resolve que os “deuses” estão mentindo… sai de baixo! E é aí que está o grande diferencial. Ultimamente tenho tido vários comentários censurados, especialmente no blog do Josias; e no blog do Noblat, sequer tive o retorno do meu pedido de inscrição feito há uns seis meses. Mas isso não impediu que eu criasse um blog meu e ajudasse a puxar o tapete da Veja que já arquitetava campanha para se mostrar como uma “coitadinha traída pelos desvios ideológicos” de Lula e pelo PT. Isso não impediu que eu participasse de demais blogs, até mesmo do Josias. Isso não impediu que a opinião contraditória aos interesses da Casa Grande saísse das lixeiras – ou melhor, sequer chegasse a elas – e circulasse como deve ser numa sociedade livre.

  4. Esta invasão da internet será
    Esta invasão da internet será extremamente benéfica para nós brasileiros pois já estamos saturados com o monopólio da globo e suas congêneres.

  5. O problema da distribuição de
    O problema da distribuição de vídeos pela internet é que ainda é muito complicado baixar e assistir filmes e programas pelo computador. Como já disse Steve Jobs uma vez, o computador foi feito para ligar a nossa mente e a televisão para desligar. Mas a internet está avançando sobre o problema…

  6. Fácil…
    Mas para o Brasil,
    Fácil…
    Mas para o Brasil, com o nível de renda que teremos em 5 anos, e com a falta de concorrência nas telecomunicações, que possivelmente estarão ainda mais concentradas, creio que haverá ainda mais elitização da rede. Creio que nos próximos 15 anos ainda o povão estará assistindo as novelas da Globo na mesma mídia de hoje, talvez com mais qualidade de imagem e possivelmente terão desaparecido todas as TVs em preto e branco. Para quem tem grana, evidentemente, os 5 anos de Gates fazem o maior sentido.

  7. Acredito que o comentário do
    Acredito que o comentário do Sr. Bill Gates tenha valor para os chamados países de primeiro mundo. Em relação ao Brasil podemos multiplicar esse intervalo de tempo por 3.
    Uma perguntinha: por quê o processo de licitação da rede WiMax está parado? Será que não há um interesse que as camadas mais populares não tenham acesso a uma rede mais rápida?

  8. Imaginem a seguinte
    Imaginem a seguinte situação.

    João Alfredo chega a sua casa, por volta das 20 horas. Ali assiste já as chamadas do JN.

    Enquanto não começa, João Alfredo abre o notebook. Que num sistema de início instantâneo o joga numa plataforma, com opções para páginas da web, blogs, tvs, rádios, organizadores domésticos, softwares, etc.

    João Alfredo clica em blogs. Ali tem Dora entrevistando Pasquale, Moreno ouvindo Malu Mader, Noblat jogando conversa fora com Arthur Virgílio, e aquele rapaz daquela revista dizendo que odeia pobre.

    João Alfredo acessa o do Luis Nassif, que nesse momento está antecipando a manchete do JN que insiste no chamado rombo da previdência.

    Na linha do blog está Nassif entrevistando economistas que têm visões opostas aos dos possíveis entrevistados pelo JN.

    Mas para efeito de equilíbrio, João Alfredo clica em Bloomberg webtv. Sabe que sua linha mais conservadora, mas bem mais elaborada em relação à do JN, vai apresentar bons argumentos para a primeira versão.

    Ele pesa as opiniões dos dois programas. Provoca o Nassif, só por exercício de polemizar.

    Nassif o chama de abelha.

    Mas não fim não pensa tão diferente.

    O JN começa e ele põe no filme que comprou pela locadora online. Mas não desliga a tv. Liga o capturador e assiste na tela da sala.

    No fim dá uma banana para o apresentador que um dia o chamara de Simpson..

  9. Nassif,
    Já ouviu falar de
    Nassif,
    Já ouviu falar de TVAnts, Sopcast, http://www.itv.com, etc. Esses são os programas p2p. que não compartilhar arquivos mas trechos de uma transmissão que é compartilhada e cresce com mais pessoas na rede. Daí TVants. (trabalho de formiga)
    Aqui na inglaterra não tenho tv. Tenho um pc bom mas quero uma nova tela. Digamos assim, o gargalo disso que o Gates falou é o acesso de banda larga. Mas olhe que em cinco anos a internet já poderá ser gratuita assim como o sinal de tv. Basta a publicidade mundial arcorda para a realidade que que já existem pessoas como eu que só assistem o que quer pela internet.

  10. Pago R$ 115,00 pela asinatura
    Pago R$ 115,00 pela asinatura de TV fechada. Um roubo! Mais da metade dos canais ofertados nada tem de interessante. Os mais interessantes(Discovery, Natgeo, GNT etc), rivalizam em propaganda com os canais abertos. Os de cinema, então, um verdadeiro estelionato.Isto tem que mudar.

  11. A convergência de mídia é um
    A convergência de mídia é um processo inexorável, e como a TV não pode absorver a Internet com vantagens, mas a Internet pode absorver a TV, Bill Gates está apenas constatando o óbvio. Os canais de TV serão absorvidos pelos portais de conteúdo, e programas, novelas serão “on-demand” (vistos na hora que o usuário quiser). Continuará existindo transmissão broadcast ao vivo para canais de notícias 24hs, para grandes eventos como Copa do Mundo, Olimpíadas, Oscar (usando uma banda de radiofrequência como a TV atual ou via internet pela alocação de banda de dados que garanta o fluxo contínuo – esta é minha dúvida, mas de qualquer forma é apenas questão de engenharia. Para o usuário será indiferente, será uma caixa preta).
    Um detalhe interessante: Me parece que o Sistema Brasileiro de TV digital feito pelas Universidades Brasileiras a pedido do Ministério das Comunicações já foi pensado como um mix de TV broadcast tradicional com redes WiMax.

  12. A tevê é a janela, como
    A tevê é a janela, como tantos outros veículos. A paisagem, o conteúdo, continuará a ser gerado por profissionais. Se a literatura não usar mais papel, não acabarão os escritores nem as obras.

  13. A TI-Tecnologia da
    A TI-Tecnologia da Informação, que tem por base a Física Quântica, foi, inquestionavelmente, responsável pelo maior salto da humanidade em termos de mudanças radicais em curtíssimo prazo de tempo.
    Se concretizadas algumas previsões de gurus do ramo, poderemos, enfim, vislumbrar um mundo realmente novo, no qual sejamos livres de qualquer tipo de ditadura, em especial da midiática.

  14. Nassif,
    As possibilidades que
    Nassif,
    As possibilidades que se estão abrindo para o futuro próximo são muito variadas. É um jogo muito dinâmico e quem manda no jogo de hoje, com certeza, não está e nem estará parado.Tentará ficar por cima. Só o tempo dirá no que vai dar mas o jogo já está sendo jogado. Parece, pelo pouco que sei, que na queda de braço em torno do novo padrão de Tv digital as emissoras acabaram levando a melhor.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador