Leôncio e o coveiro de Santa Rita

Na gripe espanhola, em 1918, morreu um quinto da população de Santa Rita de Caldas. O herói da cidade era o coveiro. Diariamente ele pegava a lista de mortos entregue pelo médico, passava na casa de cada um, colocava o corpo na carroça, depois ia para o cemitério enterrá-los em uma cova comum, assistido pela população admirada com sua coragem.

Em um desses enterros, ouviu-se um gemido no fundo da cova. O coveiro não gostou de alguém tentando estragar o show. Olhou para dentro, viu um defunto gemendo.

— O que você quer?

— Me tira daqui.

— Porque?

— Porque estou vivo, ué.

— Qual o seu nome?

— Fulano de tal.

O coveiro conferiu na lista, encontrou o nome. Incontinente, deu com a pá na cabeça do defunto.

— Diacho de defunto besta, querendo discutir com o doutor.

Está parecendo a entrevista do Leôncio Martins Rodrigues ontem, ao “Estadão”. Leôncio previu, com base na análise histórica de Hitler e Mussolini, que todo governante que pretende ser bem sucedido no seu último mandato tem propósitos continuistas ou ditatoriais. Para não brigar com o doutor, o “Estadão” utilizou o velho recurso da “repercussão”, que segue a máxima “se publicou alguma notícia inverossímil, trate de repercutir para lhe dar sobrevida, utilizando o recurso do se…”. Mas, “e se fosse verdade….”.

O resultado é a manchete interna “Tese de mais 4 anos para Lula inquieta oposição”.

Confira o material que serviu de base para a manchete, para saber o que o diacho do defunto besta provocou na oposição:

Luiz Carlos Hauly (PSDB): “Em se tratando do Brasil (…) não duvide de nada”. Nem da Terceira Guerra Mundial.

Raul Jungmann (PPS): “O programa vai ter que aumentar os juros para conter a farra (fiscal). Por isso o caminho do terceiro mandato não dará certo”.

José Aníbal (PSDB) (meu amigo, que há anos tem por hábito calçar toda declaração com a informação de que conversou com Fernando Henrique Cardoso): “A tentação é real (…) Eu disse ao ex-presidente que se Lula tiver condições de fazer o sucessor, vai querer ser ele mesmo o sucessor”. E FHC concordou. Mas Aníbal diz que não tem risco por que o programa não será bem sucedido.

Rodrigo Maia (PFL): “Não consigo enxergar nesse plano algo que leve ao terceiro mandato, mas todo cuidado é pouco”. Observação minha: o preço da liberdade é a eterna vigilância.

Os cientistas sociais

Francisco Weffort: Diz que o próprio autor da idéia (Leôncio) impõe tantas condicionantes que fica difícil examinar a questão.

Fábio Wanderley Reis: As chances para ocorrer todas as circunstâncias favoráveis mencionadas por Leôncio “são muito pequenas, mesmo que se leve em conta a existência, dentro do PT, de um grupo que sempre buscou um pder hegemônico”.

Celso de Roma: O desejo real do governo (…) é viabilizar um candidato para daqui a quatro anos, não necessariamente o presidente.

Ou seja, houve alguém no “Estadão” que não quis discutir com o doutor, e mandou as favas os fatos, que foram tão inconvenientes quanto o “diacho do defunto besta”.

Luis Nassif

52 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif,

    que mespeculação
    Nassif,

    que mespeculação mais rídicula, esta ventilada pelo Estadão.
    O Blair está no poder a mais tempo que os 8 anos à serem cumpridos por Lula…e, que me consta, ninguém o chamou de “déspota”…
    Eu acompanhei as ánalises referentes ao PAC. Além do ceticismo politizado de vários deles, uma grande incongruência no que se vinha dizendo do governo. Diziam os críticos furioso: “Este governo é a extensão dos anos FHC”.
    Oras, agora, para o bem e para o mal, muda-se o disco. Enfim, um plano com ambições ao planejamento dos próximos anos, incentivando e congregando as forças produtivas do país.
    Não seria para comemorar ? (mesmo entendendo as eventuais falhas do plano).
    Abraços,

  2. Olá,
    René: o Blair não teve
    Olá,
    René: o Blair não teve que mudar nada nas leis inglesas para se manter este tempo todo no poder. Poder relativo, diga-se de passagem, pois lá é o parlamentarismo que dá as cartas.
    [ ]´s

  3. Chamaram mais um palpiteiro
    Chamaram mais um palpiteiro plantonista . Dr Roberto Busato, homem de infinita sabedoria e compromisso com o que de mais sensato e puro existe no Brasil. só não entendi porque o Emerito Dr Busato ainda não palpitou sobre a cratera do metro e sobre os salarios dos magistrados e promotores publicos. De resto tudo é inconstittucional.

  4. Mussolini em 1922 e Hitler em
    Mussolini em 1922 e Hitler em 1933 assumiram o poder dentro de circunstâncias absolutamente excepcionais, com paises em frangalhos, resultado da Grande Guerra anterior. Não chegaram ao poder em campanhas pacíficas, Mussolini à frente da Marcha sobre Roma, Hitler no desmoronamento da Republica de Weimar e com um Presidente Hindenburg senil e enfraquecido. No pano de fundo o pavor do comunismo triunfante na Rússia. Nada, absolutamente nada a ver com as eleições no Brasil.
    A analogia histórica não pode ser forçada a esse ponto.

  5. A realidade esta dando lugar
    A realidade esta dando lugar a ficção, gente que perdeu a noção de tempo, até pq ninguem que nada com nada, pena um veiculo de imprensa delirar e fazer alguns entrarem nesse joguinho do quanto pior melhor, tem avisar pra esse povo sair da redação e viver um pouco de realidade, acho que é exesso de ar condicionado, a nação deles é só pra meia duzia. E digo esse governo é comum, a mediocridade é de quem quer gerar fatos novos e sempre ruins.

  6. Nassif, uma coisa é certa: o
    Nassif, uma coisa é certa: o “cientista político” não deixa dúvidas de que é um fanático tucano, ou seja, está analisando od fatos com a emoção. Está muito claro o tom da reportagem, escrita para quem já acredita no que está lá. Hoje, a Dora Kramer segue a mesma linha no Estadão, com um visível abalo emocional em seu texto. Na minha opinião, o “Estadão” faz reportagens boas (qnd não há um tucano envolvido), melhores do que a “Folha”, por exemplo, mas suas opiniões (editorial, colunistas…) são sempre muito previsíveis, na maioria (sempre há excessões, como os que seguem uma linha mais independente, como o Celso Ming)) das vezes seguindo um raciocínio ideológico.

  7. Esse assunto está tendo uma
    Esse assunto está tendo uma repercussão desmesurada. Nunca houve sinal algum de que o Lula tentará mudar a Constituição para viabilizar um terceiro mandato. Pelo contrário, ele se diz contra a reeleição para um segundo mandato. Se muito não me engano, o presidente defende um único mandato de 5 anos.

    Outro fato deve ser levado em consideração. A figura do Lula, sindicalista e político, sempre esteve ligada à democracia. E tentar impor um terceiro mandato, não seria consoante com a sua biografia.

    Não precisa ser simpatizante ou eleitor do Lula pra perceber isso. Como, aliás, eu não sou…rs.

  8. Nassif,

    Concordo com você
    Nassif,

    Concordo com você que o PAC não tem nada a ver com ditadura; se fosse assim qualquer atitude de qualquer governo poderia se encarada como tal.
    Agora, em relação a comentários de o Tony Blair ficou mais de 08 anos e não é ditador é uma mistura muito grande. A Inglaterra tem um regime parlamentar onde o mandato pode ser extendido mas pode também ser cortado apenas com moções de deputados.
    A comparação seria real se o Bush conseguisse um terceiro mandato.

    Abraços,

  9. Caro Nassif, nesse teu post,
    Caro Nassif, nesse teu post, sério mesmo é o “causo” do coveiro. O resto é uma tentativa de não tratar objetivamente do PAC, pois, se assim o fizer, estarão revestindo o programa governamental de pertinência.
    Neste sentido, Alon Feuerwerker em seu http://www.blogdoalon.com.br, no post do dia 22/01, O PAC JÁ É UM SUCESSO, seu colega blogueiro chama atenção parom fato de o PAC não necessitar que todas as ações alí previstas se realizem para que o mesmo revista-se de sucesso. Segundo Alon, o lançamento do plano por si só instigará iniciativas do segmento privado da economia.
    No mais, meu caro, é se deliciar com esse obediente coveiro.
    Abraço.

  10. A história, essa entidade
    A história, essa entidade sempre esquecida pelas autoridades, nos mostra que quem mexeu a Constituição para alterar o tempo de mandato foram os tucanos, que achavam que iam ficar 20 anos no poder. E para isso usaram o Plano Real.

    Ou seja, os tucanos estão julgando Lula por eles mesmos.

  11. Rixa na FFLCH

    Dificilmente
    Rixa na FFLCH

    Dificilmente alquém da História teria cometido esse anacronismo….

    Ah esse pessoal do “prédio do meio”….

  12. Esse é um dos vícios desse
    Esse é um dos vícios desse pensamento burocratizado e das chamadas fontes em permanente disponibilidade. Você precisa de tal declaração? Procure o Mailson. De outra assim e assado? Procure o Eduardo Gianetti. Quer uma assim? Procure o Leôncio ou o Bóris Fausto.

  13. Nao conheco nada da obra ou
    Nao conheco nada da obra ou do pensamento do Sr. Leoncio. Mas a ser verdade que ele eh tucano, eu entendo a sua preucupacao. Afinal foi esta turma que patrocinou uma mudanca constitucional para dar a possibilidade de reeleicao ao Fernando Henrique.

    Eh como na mafia. Um mafioso teme que o outro faca exatamente o que ele ja fez.

    Talvez o Sr. Leoncio esteja baseando suas afirmacoes em cima do que ocorreu com a aprovacao da reeleicao para o FHC.

    O que eu nao entendo eh porque, para embasar sua tese, ele usa Hitler e Mossolini como exemplos. Bastaria citar o personagem que aparentemente ele tanto admira: Fernando Henrique Cardoso.

    De fato se ele estivesse analisando o passado deste senhor e o que aconteceu na emenda da reeleicao, entao ele estaria correto.

    Quanto a concluir que o PT quer permanecer no poder eh de uma obviedade escrachante. E isto seria verdade mesmo sem plano. Estranho seria um partido nao querer permanecer no poder ou alcanca-lo. Se existir um partido assim eh melhor nao votar nele.

    Sobre a concluir que o Lula pessoalmente quer um terceiro mandato eh de uma especulacao desenfreada que poderia ser evitada.

    Uma ultima questao. Sera que talvez a oposicao enxerga chance de sucesso no plano? So isto justificaria analise tao esdruxula.

  14. Duas coisas tristes nesta
    Duas coisas tristes nesta informação: uma é essa idéia que o Lula tentaria um terceiro mandato, Lula não é Chaves (embora avalize as trapalhadas daquele bufão, isso realmente é temeroso) e outra coisa é a sociedade aceitar isso, embora ele queira ficar 30 anos no poder (como deixou escapar quando voltou da África), Lula é uma pessoa equilibrada e não se deixaria contaminar por uma idéia como essa, a segunda coisa é alguns frequentadores deste blog transformarem tudo em FHC X LULA, isso realmente é ridículo, transformam um em diabo e outro em santo, pra mim esses dois merecem no mímino conviverem juntos no purgatória, mas como julgar os outros é pecado…

  15. Se por um acaso hoje o BC
    Se por um acaso hoje o BC baixar a Selic em 50 pts, é claro que isso só poderá ser creditado ao desejo do terceiro mandato.

    Chamem o Busato, chamem o Busato.

  16. Tem uma coisa que o Franklin
    Tem uma coisa que o Franklin Martins diz que acho muito correta: a manter essa postura a oposição demonstra que não quer sair do gueto. Ou que não almeja mais nada politicamente, não tem um projeto de país minimamente consistente que possa ser trazido à baila. É simplesmente tosco ficar discutindo esse assunto que não tem o mínimo cabimento na atual conjuntura.

  17. Olá,
    Para aqueles que gostam
    Olá,
    Para aqueles que gostam de dividir nosso mundo político em tucanos e petistas (não me incluo em nenhum destes grupos): alguem aí se lembra de como o PT encarou o plano real em 92 ? Sendo assim, tomara que a mandinga tucana dê tão “certa” quanto a petista deu.
    [ ]´s

  18. O receio de um terceiro
    O receio de um terceiro mandato indica que o PAC surpreendeu a oposição bem mais do que ela quer admitir quando tenta desqualificar e criticá-lo. As intenções do PAC não tem nada que justifique isso, muito ao contrário. Quem está se auto-desqualificando é a oposição.

  19. Coicidentemente a esse tema,
    Coicidentemente a esse tema, tive um sonho esta noite no qual o recém eleito governador Jacques Wagner declarava-se como candidato natura a Presidência da República pelo PT. Será esse sonho um aviso?
    ….

  20. Nassif, engraçadíssimo é o
    Nassif, engraçadíssimo é o texto que o Rodrigues escreveu ontem no blog do uol. Dê uma olhada, na falta do que criticar do PAC ele disparou contra a forma das apresentações da Dilma e do Mantega. Ele avaliou que as apresentações foram feitas em um power point “muito pobrezinho”. Fala sério. Isso é ser analista político? Cada dia que passa parece que as nossas “mentes pensantes” estão menos pensantes…

  21. Nassif, o Estadão não me
    Nassif, o Estadão não me procurou. O pipoqueiro da esquina, o sertanejo montado no burrico com gibão de couro, a diarista (não a da Globo, naturalmente), o milico, o contador, o advogado, o policial, Xuxa, nenhum destes foi consultado para repercutir a possível catástrofe a ser perpetrada pelo “sapo barbudo” ou pelo “apedeuta”. Não é assim que se referem ao presidente Lula na “ala irracional”?
    Quando o Brasil vai deixar de ser mocó da Candinha? Olê, olá, povo brasileiro. Vamos bater bola na internetet, com inteligência e classe, a partir dos espaços vazios. Sabe, coisa de jogador tarimbado.

  22. sinceramente eu começo a
    sinceramente eu começo a duvidar da seriedade dessas criticas, os comentários tanto de políticos e/ou intelectuais mostra dois caminhos: ou o governo acerta e daí Lula vai tentar ficar mais quatro ou da tudo errado e a oposição se estabelece como tábua de salvação. Isto tudo elaborado à revelia dos fatos e com uma dose cavalar de chutometro…dá para levar a sério??

  23. Caro Nassif,

    Penso que é do
    Caro Nassif,

    Penso que é do Mangabeira, mas não juro.

    O fato é que

    “O PREÇO DA LIBERDADE É A ETERNA VIGILÂNCIA”

    se tornou propriedade e marca registrada da UDN (União Democrática Nacional), o partido das vestais impolutas e ininquináveis. HaHaHá

    Em resumo do que bem disse, Luís, se o PAC conseguir deslocar das discussões principais ou, pelo menos, fazer perderem a exclusividade, “juros”, “câmbio”, “superavit”, “déficit”, “estabilidade”, dando lugar a temas mais ligados ao mundo real, já teremos um grande avanço. Afinal, este blablablá já furou o disco, tem mais de dez anos.

    Por outro lado, tem bastante gente que vai perder a embocadura…

    Abraço

  24. Nassif,
    Repito o que escrevi
    Nassif,
    Repito o que escrevi no outro post. Que país pessoas como essa querem construir assim?
    Como todo plano, o PAC pode e deve ser revisado, mas sem perder sua essência (que, na minha opinião, é boa). Sendo assim, todos devem analisá-lo e, independentemente da motivação, apontar honestamente o que vêem de incorreto. Só assim se aperfeiçoa um plano, e o governo já sinalizou que está aberto a isto, mantidas suas condicionantes e estruturas básicas.
    Agora, deveriam fazer isto pensando no que é melhor para o país, sem desonestidade… os cidadãos não são inocentes, e sabem julgar o posicionamento dos políticos, ainda que muitos (como o Leôncio, neste caso) ainda não se aperceberam disto.

  25. Na geral, a oposição calçada
    Na geral, a oposição calçada pela imprensa marrom tenta colar o selo
    do golpe em Lula. Se ele aparece falando com o Chávez aí é que certas penas eriçam mais ainda. Faiz paarte, em vez de miorá esse pessoal pioreia.

  26. A entrevista do Leoncio é
    A entrevista do Leoncio é patética. As manifestações dos parlamentares da oposição não têm a menor consistência. Se existe alguem neste país que sempre lutou pela democracia, esse alguem é Lula. Podem existir outros iguais a ele, mas mais democratas não. Essa insinuação de que está nos planos de Lula um terceiro mandato ou coisa parecida é mera repetição das queixas da oposição venezuelana. Não tem nada a ver com o Brasil. Lula ao anunciar o PAC deixou claríssimo que nada será feito à margem da democracia. Pior do que as afirmações da oposição é o destaque dado pela imprensa a essas infelizes declarações. Isso tem um objetivo claro: tentar criar uma falsa imagem golpista de Lula.

  27. a metáfora do José Melquiades
    a metáfora do José Melquiades com o futebol me fez lembrar o finado Claudio Coutinho que falava dos tais “pontos futuros” no futebol, os hermeneutas da nação estão criando vários pontos futuros e esquecendo, contraditoriamente, de ocupar os espaços vázios do presente…

  28. Nassif,
    Essa tese do 3º
    Nassif,
    Essa tese do 3º mandato nasceu na oposição. Como eles ainda não digeriram o resultado das eleições, e muito menos aprenderam algo, acho bem provável que a população começe a gostar da tese, de tanto que eles vão falar disso, hehehe. Nas repercussões da entrevista do Leôncio, mais um “catedrático do óbvio”, faltou a opinião de FHC e Serra. Serra não fala nada mesmo, demorou pra falar do acidente do metrô, o que dirá repercutir esta tese. Mas FHC fez falta pq toda vez que ele fala mal do Lula, o Ibope do presidente sobe. FHC, aguardamos ansiosamente o seu pronunciamento.

  29. Se aquela grupo de sempre
    Se aquela grupo de sempre está criticando o PAC, sem sombra de dúvidas que êle é bom. É fácil decidir o voto nas eleições no Brasil; A casa mal assombrada do Jard. Bota. Rio, não apoiou, foi contra, vote neste que será o melhor para o País.

  30. O PAC tem como proposta
    O PAC tem como proposta alavancar a economia e, diante de tdos. os comentários da turma de sempre, leva-me a confirmar que seja realmente um bom projeto. Esta teoria de trocar economia por politica, é antiga e cansativa. Falar em 3º mandato é jgar. tudo no lixo. Interessante, esqueceram o problema da linha 4 do metro? Ou faz parte do pacote?????

  31. Nassif,
    Vou dizer uma coisa,
    Nassif,
    Vou dizer uma coisa, estamos todos neste barco, o plano é este, o presidente é este, o país é este.
    Torço para que a análise da atual oposição seja igual a análise da então oposição (PT) que disse que o plano real não iria dar certo.

  32. Versão por versão, fico com a
    Versão por versão, fico com a autoria. E nem me venha dizer que é anterior ao meu nascimento, porque o que importa é a versão.

  33. Caro Nassif
    Caro Nassif
    Você tem dúvidas de que não passa pela cabeça de Lulla e seu alter ego José Dirceu de que, não havendo candidato viável do PT, lance-se a candidatura de Lulla mais uma vez, principalmente com indices de popularidade absurdos que ele mantém. Devagar, devagar já se discute aumentar a idade para recebimento do bolso familia, subsidios para compra de casa própria pelos menos favorecidos, etc.
    A quem duvidar disso, lembremo-nos de que o PT já fez por esse país nos últimos 04 anos. O céu é o limite, como prova está aí o Berzoini, o Dirceu, Delúbio, o churrasqueiro do planalto, etc. Viraremos uma sucursal da Venezuela, logo, logo.

  34. Estou sentindo falta do mau
    Estou sentindo falta do mau agouro do Ives Gandra Martins sobre o PAC. Afinal de contas, sao sempre os mesmos.
    Nicola

  35. Faltaram muitos comentaristas
    Faltaram muitos comentaristas de plantão permanente, na Gávea e no Leblon tem batalhões, a lista é tão grande como a dos consultores do FMI, mais de 5.000, maior do que o cadastro de garçons para festas e eventos do Fundo. É bom lembrar que no COPOM tem vários consultores do banco de reservas do FMI.

  36. Essa desconfiança tem
    Essa desconfiança tem precedentes.
    Lembro-me de artigo assemelhado de Coni levantando a hipótese de que FHC estaria tramando um terceiro mandato.

  37. Nassif,
    Uma consideração
    Nassif,
    Uma consideração sobre este poste o outro com o título “O tímido que assusta”:
    Só existe uma maneira do Lula conseguir (isso, se de fato quiser) um terceiro mandato: O país crescer acima de 5% e o presidente, como resultado, ser ungido Deus aqui na Terra, com índices de popularidade acima de 80%. Para o Estadão ter levantado este assunto tão desproposital e tão fora de hora, haja vista que estamos longe das condições referidas acima, só podemos concluir que, ao contrário do que afirmam em suas reportagens, o PAC, apesar dos defeitos, é bom.
    Portanto, nem é tímido, nem assusta o mercado. Assusta é a eles.

  38. Sem contar a grande briga
    Sem contar a grande briga entre Poços e Caldas, para saber onde ficava a mina de urânio. Os caldenses diziam que o buraco da mina era em Poços, mas a mina era em Caldas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador