ONU: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, até 2030

 

Nota do Brasil Debate

Para a Organização das Nações Unidas (ONU), até 2015 são válidos como metas de políticas públicas os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Para o período de 2015 a 2030 foram elaborados novos objetivos, os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS, pós-2015).

Com os ODS, fica clara a necessidade não só de avançar nos desafios contra a pobreza, desigualdade e melhoria dos índices sociais, mas da permanente necessidade de conjugar esses objetivos com as mudanças climáticas já em curso e a adoção de um modelo econômico verdadeiramente sustentável: das 17 metas, 13 tratam de questões relacionadas à sustentabilidade.

Uma das formas de buscar propostas nessa direção é trabalhar com base na Agenda Pós-2015, os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com meta até 2030. Os ODS propostos estão sendo construídos sobre as bases estabelecidas pelos ODM, procurando completar o trabalho inacabado referente a eles e responder a novos desafios. Os 17 ODS que irão pautar a nova agenda de desenvolvimento das Nações Unidas são:

tabela ods

Assim, espera-se que os novos objetivos para 2030 orientem propostas práticas para alinhar atividades econômicas e políticas públicas aos objetivos propostos.

Conheça a página do Brasil Debate, e siga-nos pelo Facebook e pelo Twitter.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador