Empresas “têm limites” e precisam reduzir internet fixa em 2017, aponta Kassab

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Após entregar cerca de R$ 100 bilhões em patrimônio público às teles, o governo Michel Temer vai negociar com as provedoras de internet a regulação do limite à banda larga fixa para valer a partir do segundo semestre de 2017. Isso significa que a internet em casa vai funcionar da mesma maneira que a modalidade móvel, ou seja, quando acabar o pacote de franquias contratado pelo cliente, a internet será reduzida ou completamente cortada.

Quem admitiu a informação foi o ministro Gilberto Kassab, da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. Em entrevista ao portal Poder 360, ele saiu em defesa das empresas, alegando que “elas têm seus limites” e, por isso, é preciso buscar um “equilíbrio” no consumo.

“Para o ministro, a discussão sobre o tema vai ser definida pela Anatel, apenas no segundo semestre de 2017 – segundo ele, é preciso esperar a definição do cenário de telecomunicações com a nova lei das teles para que o tema das franquias de banda larga fixa seja discutido”, disse o Estadão.

Ainda de acordo com o jornal, a atitude de Kassab surpreende porque o debate sobre cobrar mais caro por um serviço de qualidade inferior relativo à banda larga fixa parecia ter sido encerrado.

No governo Dilma Rousseff, a Anatal havia sinalizado apoiar o plano das operadoras, chegando inclusive a usar como desculpa que o brasileiro “não sabe usar a internet” porque gasta muita banda larga jogando videogame online. Depois da polêmica, a agência recuou de dar aval a essa situação. E no início de janeiro, segundo o Estadão, parecia não ter “planos de retomar a discussão sobre franquia da banda larga fixa”.

A ideia das provedores é criar pacotes considerando a velocidade e o volume de dados utilizados pelo usuário, e cobrar o excedente. Em 2016, a Vivo avisou que passaria a usar o modelo de franquias na internet fixa a partir de janeiro de 2017, gerando polêmica nas redes. 

Um grupo de youtubers fez uma campanha por uma “internet justa”, denunciando que a ideia das operadoras seria frear o uso intensivo da internet para assistir a séries, filmes e ter acesso a outro tipo de entretenimento que não seja o ofertado pelas TVs por assinatura.

O vídeo abaixo explica como funcionaria o serviço da Vivo-GVT.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O pato da FIESP perdeu a graça
    O Marco Civil da Internet, iniciativa de Dilma em resposta a espionagem criminosa praticada pelos EUA contra o Brasil, foi comemorado em todo o mundo mas, como todo o resto, está virando pó nas mãos dos office boys do mercado que mantém nosso pais sob ocupação: o pato da FIESP perdeu a graça hein coxinhas paneleiros

  2. Canalhas

    Canalhas, tanto eles como os paneleiros e manifestantes que foram à rua, para pedir a saída da Presidenta Dilma.

    Onde estão os malditos paneleiros ? bando de canalhas !

    1. Se traição a pátria desse

      Se traição a pátria desse morte no Brasil, isso aqui vai matar mais proporcionalmente que o Camboja do Pol Pot.

      Nosso povo é lesa-pátria e traidor.

  3. Mais um Golpe Aplicado pelos Golpistas do Planalto

    Esses golpistas do planalto chegaram com muita sede ao pote. Estão esquentando cada vez mais o caldeirão da população, que poderá explodir.

    1. Faça o bem aos poucos, faça o

      Faça o bem aos poucos, faça o mal de uma vez !!!

      A população está inerte, e a militância de esquerda tb.

      Esse país está morto !!!

       

  4. Haverá luz depois das trevas

    Haverá luz depois das trevas implantada ?

    Ganharemos velas (uso pré-difinido) ou tochas ? Ou ambas terão a finalidade desejada ?

  5. Então os financiadores do

    Então os financiadores do golpe foram os bancos, a mídia hegemônica e as teles? Teve apoio incondicional do judiciário. Parece ser o desenho após esses oito meses. Falta quem ser beneficiado???

  6.  
    Boicote as empresas já
    se

     

    Boicote as empresas já

    se combinarmos de todos cancelarem seu plano no dia em que a lei entrar em vigor seremos nos a controlar nossos direitos.

    Coragem amigos, só palavras não vão mudar este estelionato da nação.

     

  7. Cara @dilmabr
    Sire

    Cara @dilmabr

    Sire @MichelTemer quer reduzir a internet no Brasil. Não seria melhor reduzir com mísseis o tempo de vida dele em Brasília?

    1. Quem tem que rir é o Kassab

      Quem deve estar peidando de rir é o Kassab , pois quando a situação estava em céu de brigadeiro e podiam ter cortado as cabeças dessas cobras , o PT , ao contrário , lhes fizeram afagos. O resultado foi esse aí …….

       

      Kassab reclamou de Haddad para Dilma por não ter tratamento de aliado

      http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2013-11-08/kassab-reclamou-de-haddad-para-dilma-por-nao-ter-tratamento-de-aliado.html

       

  8. Bacana… E quer ser popular!

    Pec 55 privilegia o juros sobre o trabalho…

    Agora doa mais de 100 BI e ainda vão cobrar mais caro, se o dinheiro não era para investir em infraestrutura, mais infraestrutura significa mais oferta e mais oferta significa melhores serviços e menores preços?

    Não faz sentido…

    Onde eles estão embolsando ai…

    Pais dos trouxas pagadores de juros e impostos…

    E agora a caminho de ser a pior internet do mundo…

  9. Esse KAssab aí é mais um

    Esse KAssab aí é mais um traidor de quinta.

    Se a Maré virar, a forca dele tem que estar garantida.

    Aí os pós-modernos do PSOL e do PSTU vão querer dizer que é homofobia para livrar a cara desse cretino.

  10. marketing
    Proponho ao ilustre Ministro que determine que as Teles façam propaganda do que conseguem entregar e não mais da velocidade

    Afinal por que vender planos de 100 ou mais megas se eles não “rendem”?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador