A complexidade do Office 365

Por foo

A complexidade do Office 365 é uma boa notícia… para o Google Apps

Eu deveria esperar que a Microsoft, em seu esforço para competir com o Google Apps, encontraria um jeito de transformar seu híbrido de nuvem e desktop, Office 365, em algo que exige diploma em ciência da computação apenas para entrar.

Respire aliviado, Google. Mais uma vez, a Microsoft vem a alienar clientes em potencial complicando algo que deveria tornar nossa vida mais simples. Sua oferta é tão complexa, em termos de preço e serviços, já está fazendo minha cabeça doer.

Para começar, existem 11 diferentes planos de pagamento para esse novo modelo “nas nuvens”, que não está verdadeiramente nas nuvens pois está fortemente associado ao software no desktop. (Nota para Redmond: permitir download e instalação a partir da internet, ao invés de um CD, não é o mesmo que colocar seu produto na “nuvem”). 

Eu fiquei feliz em ver o Google se adiantar ao anúncio da Microsoft em seu blog, destacando algumas das maneiras como o Google Apps é superior ao Office 365. De acordo com o post:

“Office 365 tem 11 diferentes planos, três edições, e duas camadas. Google Apps custa $5/mês, sem compromisso. Nós temos um único preço, transparente e baixo, que não mudou nos últimos 4 anos. Não existem custos extras para funcionalidades básicas como suporte a telefonia e aplicações de produtividade. Não há contratos de longo prazo ou acordos opacos. Nós também não o prendemos. Por projeto, nós tornamos tão simples quanto possível para que você saia do Google Apps se assim desejar. Nós temos uma equipe de engenheiros dedicados à tarefa de ajudá-lo a colocar ou retirar seus dados de nossos produtos, gratuitamente.”

Você sabe, o Office 365 não é para o usuário, nem mesmo para levar a tecnologia para o próximo nível. É apenas um novo modelo de negócios – e de trancar os usuários dentro de um sistema que seja difícil de sair depois.

O lançamento do Office 365 é apenas mais um exemplo de porque o CEO Steve Ballmer está levando a Microsoft (e seus investidores) para um caminho que levará à queda da empresa.

Ballmer é um homem de marketing, e não de tecnologia. E num momento em que a tecnologia avança de maneira que torna nossa vida mais simples e flexível, a Microsoft está operando em um silo de business-as-usual, com desrespeito pela tecnologia que pode descomplicar nossa vida digital.

http://www.zdnet.com/blog/google/complexity-of-office-365-is-a-good-thin…

Luis Nassif

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