Morre Luiz Fernando Gomes Soares, o criador do Ginga

Do Ministério das Comunicações

NOTA DE PESAR
 
O professor Luiz Fernando Gomes Soares, falecido ontem (8), foi uma referência para todos os pesquisadores e integrantes da academia brasileira que acreditam na inovação como elemento de inclusão social e democratização do acesso aos meios de comunicação. Em sua carreira, seus principais trabalhos sempre perseguiram este objetivo, visando incluir a maior parcela do povo brasileiro nos novos serviços de tecnologia de informação e da televisão digital. Nos últimos 15 anos, dedicou sua carreira vitoriosa à bandeira da disseminação do middleware Ginga NCL, que criou ao lado de outros pesquisadores brasileiros e que é padrão internacional recomendado pela União Internacional de Telecomunicações. No momento em que o Brasil implementa o processo de desligamento da TV analógica e a definitiva entrada na era digital, a memória do professor Luiz Fernando nos ajuda a trabalhar no sentido de buscar a melhor solução de inclusão digital  possibilitada por esta inovação. Em breve, o Ginga e as aplicações desenvolvidas em sua base estarão em pelo menos 14 milhões de televisores dos beneficiários do Programa Bolsa Família. Essa é a melhor maneira que o Governo Federal, o Ministério das Comunicações, as empresas e a sociedade brasileira podem homenagear a memória desse grande brasileiro, que deixa um legado inestimável para a área das comunicações do nosso País.
Ricardo Berzoini, Ministro de Estado das Comunicações
 
Enviado por Filipe Maciel
 
Do O Globo
 
 
Professor da PUC-Rio há 36 anos, ele contribuiu na criação de normas que são a base do middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital
 
Faleceu nessa terça-feira o Prof. Luiz Fernando Gomes Soares, criador da linguagem NCL e do Ginga, que dá suporte à interatividade em sistemas de TV digital.

Luiz Fernando era professor titular do Departamento de Informática da PUC-Rio. Com graduação (1976) e Mestrado (1979) em Engenharia Elétrica, Doutorado (1983) em Informática — todos pela instituição — e um pós-doutorado (1985) pela Ecole Nationale Supérieure des Télécommunications, ele lecionava na PUC há 36 anos e teve uma trajetória revolucionária para a Universidade e o Brasil.

Nos últimos 15 anos, suas pesquisas sobre a linguagem NCL e o Ginga deram origem a duas Normas ABNT e uma Recomendação ITU-T, ambas fundamentais para a interatividade entre usuários e a TV Digital. As normas formam a base do middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital e a Recomendação ITU-T H.761 foi a primeira contribuição totalmente brasileira a virar um padrão internacional.

Membro da elite acadêmica do país, com o título de pesquisador 1-A do CNPq, Luiz Fernando publicou aproximadamente 200 artigos acadêmicos e orientou cerca de 90 alunos de Mestrado e Doutorado. Além da atuação acadêmica, Luiz Fernando Gomes Soares fazia parte do Comitê Gestor da Internet no Brasil, era membro do Conselho do Fórum Brasileiro de TV Digital, fazia parte do Núcleo de Coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e era Conselheiro da Sociedade Brasileira de Computação, onde chegou a ocupar os cargos de presidente e vice-presidente de 1999 a 2003.

Luiz Fernando Gomes Soares tinha 61 anos e deixa esposa, mãe e dois irmãos.

 

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É triste perder um homem como este.

    Deveríamos fazer como os Ingleses que foram às ruas comemorar a morte da Tatcher, só que neste caso iríamos chorar a morte do professor Luiz Eduardo.

  2. NÃO O CONHECIA,MAS LI ALGO

    NÃO O CONHECIA,MAS LI ALGO SOBRE O GINGA

    DE QUALQUER FORMA AGRADEÇO A DEUS POR ESTE HOMEM

    QUE COLABOROU/AGREGOU A ESTE PAÍS TÃO CARENTE DE BONS EXEMPLOS

    VALEEEEEEEUUUU PROFESSOR LUIZ FERNANDO GOMES SOARES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Uma grande perda.

    Conheci o professor Luiz Fernando durante uma especialização em redes de computadores, na Embratel/PUC em 1981, no início de sua brilhante carreira.  Uma grande perda para o Brasil.

     

  4. Um homem decente, Brasileiro dos melhores!

    Com pesar ví a decepção e a dor nos olhos de esperança de meu filho mais novo ao saber da notícia, logo pela manha de 9.9.2015, da morte prematura de seu grande Amigo, Professor e seu Coordenador de Mestrado ao acessar seu WhatsApp.

    Falou: – Pai é o pessoal da Telemídia….e vem bomba por aí! Tomou folêgo e disse: o Mestre morreu de infarto fulminante ontem, dia 8.9.2015. Grande perda, o nosso Ginga ficou órfão, dizia ele.

    Começou a recordar o tempo de Graduação, do Mestrado e da grande admiração dos alunos, de sua capacidade de agregar, de seu despreendimento e da grande sinergia que trazia para os que com ele trabalhavam.

    Só o conhecia de vista no meio acadêmico, dado nossas áreas de atuação serem diversas, mas através de meu filho e de seus colegas de PUC aprendi admirá-lo, sobretudo pela veia nacionalista desse grande Brasileiro, lá das Gerais. O Atlético, seu querido Galo, perde um grande torcedor.

    Vá em Paz, nesta viagem que começou tão precocemente e inesperada, com a certeza de missão cumprida, Professor Luis Fernando! que o Senhor sempre sirva de inspiração para nossos jovens pesquisadores nesta bela área de atuação que é a Informática.

    O Ginga não ficará órfão, pois ele foi desenvolvido pelo trabalho intelectual desse grande Brasileiro, dos melhores, junto com seu grupo de alunos que agora tem pela frente a responsabilidade de levarem adiante este grande trabalho, melhorando-o cada vez mais. Talvez seja esta a melhor de homenagear este grande Mestre, um homem decente!

    Obrigado Professor Luiz Fernando Gomes Soares e nossos sentimentos aos seus Familiares e Amigos por essa perda inestimável.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador