O papel do CIETEC

Por Cláudio Rodrigues

Caro Luiz Nassif

Oportuna e relevante a matéria “Os Parques Tecnológicos Brasileiros”.

Tivemos, no passado recente, um envolvimento pessoal e do Cietec em São Paulo com o prezado jornalista nesses assuntos.

O Cietec, hoje já com mais de dez anos de existência, se mantêm na sua missão de contribuir para a criação e fortalecimento da MPE de base tecnológica. Nas suas incubadoras, em São Paulo, no campus do IPEN/USP e em Mogi das Cruzes, estão hoje incubadas nos seus processos de pré-incubação, incubação e pós-incubação, residentes e não residentes, cerca de 150 empresas. Perto de uma centena já foram “graduadas”, dessas, mais de 90% permanecem no mercado, que é um número singular quando comparado com a taxa de mortalidade das MPEs brasileiras.

São indicadores que permitem assegurar, não só o sucesso do modelo, como também afirmar que, havendo oportunidade e apoio, pode-se esperar um crescimento importante do empreendedorismo inovador no país. 

Temos um desafio pela frente, como mostrado no seu artigo, de reverter o número reduzido de pesquisadores nas nossas empresas.  

O Cietec, como mostram seus indicadores, vem contribuindo nessa direção.

Sem inovação e… educação, não se avança, e sem profissionais de C&T bem formados e atualizados, não se faz a inovação que se precisa.

Por oportuno encaminhamos anexo, para seu conhecimento, cópia do artigo “Inovar é preciso” que publicamos no “Valor Econômico” na edição de 19/07/2011 e do Relatório Cietec 2010.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador