Chuvas no litoral norte de SP provocam mortes e desalojados: último balanço

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

36 mortos, 228 desalojados, 338 desabrigado, 20 rodovias interditadas, 50 residências desabadas em São Sebastião, centenas de desaparecidos

Foto: Prefeitura de São Sebastião – Depcom/Pmss

As chuvas no litoral norte de São Paulo neste domingo (19) provocaram dezenas de vítimas fatais e centenas de pessoas que ficaram sem suas casas. O último balanço mostra que o desastre deixou, pelo menos, 36 mortos, 228 desalojados, 338 desabrigado, 20 interdições em rodovias e falta de abastecimento de água e de sinal telefônico.

Diversas cidades de praias do litoral de São Paulo cancelaram as festividades de carnaval e atuam em estado de calamidade pública. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva interrompeu o descanso para sobrevoar as regiões afetadas e acompanhar os esforços das equipes.

Foto: Prefeitura de São Sebastião

As cidades mais afetadas foram São Sebastião, Ubatuba, Ilhabela e Juquehy. Em São Sebastião é que foram registradas a mais quantidade de mortes, 35 das 36 vítimas: 31 na praia de Barra do Sahy, 2 em Juquehy, 1 em Camburi e 1 em Boiçucanga.

O número de mortes ainda deve aumentar. Há 50 pessoas desaparecidas na praia Barra do Sahy e ao menos 50 residências desabaram com a força das chuvas, com pessoas soterradas. O Instituto Verdescola informou que há 18 corpos em suas sedes, ainda não identificados pelas autoridades. A ONG mobiliza as suas sedes para abrigar desalojados e anuncia os nomes das pessoas em sua página do Instagram.

Foto: Prefeitura de São Sebastião

São Sebastião decretou estado de calamidade pública. Ilhabela e Bertioga também cancelaram o carnaval. Bertioga está em estado de atenção, com transportes públicos e abastecimento de água interrompidos. Em Ubatuba, a vítima registrada foi uma criança de 7 anos, por deslizamento de pedra sobre uma residência na madrugada de domingo. Em Caraguatatuba, uma mulher foi resgatada em trabalho de parto.

Os trabalhos das equipes de segurança e resgate continuam intensamente nesta segunda-feira (20). Além da Defesa Civil Municipal, o governo de São Paulo enviou 130 equipes, com 23 viaturas e 7 aeronaves a São Sebastião, neste domingo (19), e mais 80 policiais nesta segunda.

O presidente Lula interrompeu o descanso de carnaval, na Bahia, para sobrevoar as áreas atingidas nesta segunda. Lula informou que irá disponibilizar apoio federal para os municípios do litoral norte, R$ 2 milhões de forma emergencial para mantimentos para as vítimas. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) também anunciou a liberação de R$ 7 milhões para os atingidos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador