Camex publica resoluções que beneficiam setor ferroviário

O Diário Oficial da União publica hoje (23) resolução da Câmera de Comércio Exterior (Camex) que isenta do Imposto de Importação bens de capital (usados para produzir outros bens), na condição de ex-tarifários, usados no setor ferroviário. De acordo com a resolução, a medida atinge máquinas, de aplicação exclusivamente ferroviária, para fabricação de locomotiva diesel-elétrica de oito eixos.
 
A mesma resolução reduz a 2% o imposto de uma série de bens de capitais, entre os quais, ferramentas usadas para estampagem a quente (hot forming), peças automotivas e certos tipos de motores marítimos.
 
O regime de ex-tarifário, segundo o Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior, consiste na redução temporária da alíquota do imposto de importação dos bens considerados de capital, de informática e de telecomunicações na Tarifa Externa Comum do Mercosul, quando trazido do exterior.

 
Para o ministério, a importância desse regime consiste em três pontos fundamentais: viabiliza aumento de investimentos em bens de capital e de informática e telecomunicação que não possuam produção no Brasil; possibilita aumento da inovação tecnológica por parte de empresas de diferentes segmentos da economia e produz um efeito multiplicador de emprego e renda sobre segmentos diferenciados da economia nacional.
 
O Diário Oficial da União traz também outra resolução da Camex que altera para 2% o Imposto de Importaçãosobre bens de informática e telecomunicações. Entre os produtos, estão certas máquinas automáticas portáteis para processamento de dados usados em controle de máquinas, indústria da construção, controle de produção e qualidade em terraplenagem, capazes de funcionar com bateria interna ou fonte de energia externa, capacidade de estabelecer comunicação de dados sem fio.
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estudo avalia condições da malha ferroviária brasileira

    TV NBR

    DA REDAÇÃO – 13.05.14: A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresenta um estudo com os principais desafios da malha ferroviária no Brasil. Durante um ano, 58 trechos de ferrovias brasileiras foram avaliados. O resultado mostra a superlotação das poucas linhas de transporte de passageiros como um dos principais problemas. No entanto, o relatório informa que a maior parte desses trechos tem potencial para transportar passageiros. Entre as soluções apresentadas está a recuperação da malha existente com VLTs e trens regionais.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=TY5N0zZkPMQ%5D

    ______________________________________________________________________________________________

    ANTT

    Relatório 

    Trens de Passageiros

    Uma Necessidade que Se Impõe

    Grupo de Trabalho

    2013 / 2014

    http://www.antt.gov.br/html/objects/_downloadblob.php?cod_blob=12544

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador