Em meio a Operação Escudo, ouvidor das Polícias de SP é ameaçado de morte

A ameaça acontece enquanto moradores da Baixada Santista denunciam execuções sumárias da polícia

Protestos pela suspensão imediata da Operação Escudo aconteceram no Guarujá e em São Paulo. Retomada, operação tem primeiro protesto em Santos. Foto: Junior Lima @xuniorl

do Brasil de Fato

Em meio a Operação Escudo, ouvidor das Polícias de SP é ameaçado de morte

por Gabriela Moncau, de São Paulo (SP)

Enquanto a Operação Escudo segue na Baixada Santista e acumula ao menos 16 pessoas mortas pela polícia, o ouvidor Claudio Aparecido da Silva registrou um boletim de ocorrência de ameaça de morte. O Brasil de Fato teve acesso ao documento. 

O ouvidor das Polícias de São Paulo, à frente do órgão cuja função é receber e encaminhar apuração sobre denúncias de ações irregulares dos agentes de segurança, formalizou a ocorrência na última sexta-feira (4). 

Em um grupo de Whatsapp de agentes penitenciários, cujo nome é “Polícias Penais Assuntos”, um homem defendeu que o ouvidor deve ser assassinado.

“Não podemos tapar o sol com a peneira e fingir que nada está acontecendo, demorou pra matar esses vagabundos e quem estiver apoiando bandido igual esse negro maldito e ouvidor das polícias tem que morrer também. Essa é a minha posição. Vai virar guerra e eu estou pronto”, diz a mensagem no Whatsapp vista pela reportagem. 

Além de ameaça, o B.O. registrou o crime de injúria racial, quando há a ofensa contra a “dignidade ou decoro” de alguém “em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional”. 

“Pânico” na Baixada Santista

Na última quarta-feira (2), o ouvidor visitou comunidades na Baixada Santista que estão ocupadas pela Operação Escudo e colheu relatos de moradores e familiares das vítimas. 

“O cenário é devastador. É um cenário de pânico, desespero e receio pela própria vida. Cada pessoa com quem a gente falou disse praticamente as mesmas coisas. Invasões de casas, ocupações de barraco, agressões, invasão do banheiro com mulheres tomando banho”, relatou Claudio Silva ao Brasil de Fato.  

A Operação Escudo, que até a última sexta (4) prendeu 128 pessoas, foi deflagrada como resposta à morte do soldado Patrick Reis, da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), na última quinta (27). A previsão é que dure ao menos 30 dias.

A respeito do discurso do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, de que todas as mortes foram decorrentes de confronto, Silva afirmou que os depoimentos colhidos pela Ouvidoria “vão, até agora, em caminho contrário a essa afirmativa”. 

“Os relatos que a gente tem recebido de vizinhos, pessoas que presenciaram cenas, é exatamente o contrário. Tem denúncia de que vítimas foram arrastadas para determinados lugares para serem executadas”, expôs.  

“A gente tem relatos de que existem pessoas desaparecidas, de que existem pessoas feridas que a gente não localizou, então temos receio que esses números [de mortos] sejam maiores do que a gente está presenciando ou que o próprio governo está divulgando”, disse o ouvidor. 

Edição: Raquel Setz

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”      

Leia também:

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nenhuma surpresa. Há pelo menos duas décadas a PM de São Paulo virou uma tropa de pistoleiros sanguinários. Os assassinatos cometidos por policiais são acobertados pelo MP e legitimados pelo TJSP. Na verdade os promotores e juízes paulistas parecem mais interessados em cuidar dos interesses salariais deles do que de reprimir a brutalidade e a criminalidade sistemática da PMSP que aterroriza a população de São Paulo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador