Percival Maricato
Percival Maricato é sócio do Maricato Advogados e membro da Coordenação do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais
[email protected]

Como os times, as torcidas também estão à venda, por Percival Maricato

O tal do Marx já falava que no capitalismo tudo vira mercadoria. por que não a torcida?  Os times populares deveriam ser de suas torcidas

Adobe Stock

Esporte Bretão

Percival Maricato

COMO  OS TIMES, AS TORCIDAS TAMBÉM ESTÃO À VENDA

O futebol deveria ser das torcidas, mas é cada vez mais um produto da economia de mercado, vários times já estão na bolsa de valores. E tem mesmo muita coisa a ver com empresa, produto, mercadoria. Se o cartola é competente, isso prova que empresários (o cartola) devem tomar conta do time. Se ele é incompetente, deixa o time endividado, então é preciso privatizar, e entregar a uma empresa (aos cartolas), fazer uma “SAF” (Sociedade Anônima de Futebol), um safado qualquer. Muitas foram feitas e não deram certo, outras sim, mas as mídias falam destas e não das que fracassaram. E as que deram certo significa que o time tem dono, sim, tem dono.  O time virou produto, mercadoria, está sujeito “aos azares da bolsa”. Os jogadores já eram produtos de supermercado há anos. E, incrível,  na venda do time, a torcida vai junto, ainda que não saiba, afinal, ninguém compra um time sem torcida, ou um produto sem compradores no mercado. Tem a lei da oferta e da procura. A torcida, que já não apitava coisa alguma com cartolas, nas SAFs nem sabem onde se tomam as decisões, são os sem cidadania alguma. Sobra a possibilidade de brigar com a torcida adversária, agredir algum infeliz que circulam na rua com camisa de time adversário, chamar o juiz de ladrão. O tal do Marx já falava que no capitalismo tudo vira mercadoria. por que não a torcida?  Os times populares deveriam ser de suas torcidas, que por sua vez deveriam eleger dirigentes, ou seja,  representantes, pelo voto. Quem sabe um dia.

BRASILEIRÃO SÉRIE A – FOI DADA A PARTIDA

O Brasileirão, o mais esperado campeonato do país, teve início, com todos contra todos. Na primeira rodada pode-se dizer que a única surpresa, há quem diga que não muita, foi o São Paulo ser entubado pelo Fortaleza em pleno Morumbi: 1 x 2. No jogo entre dois times em crise, o Cruzeiro bateu o Botafogo.

OS FAVORITOS CONTINUAM FAVORITOS

Flamengo, Palmeiras e Atlético Mineiro, apontados como favoritos, confirmaram os prognósticos. Os mineiros saíram com um pontinho do Itaquerão e empataram com o Timão: 0 x 0. O Flamengo derrotou o Atlético de Goiás e o Palmeiras, o bicampeão do torneio acabou com a invencibilidade de dez meses do Vitória no Barradão, 1 x 0.

UMA VEZ FLAMENGO… UM FUGIU AO EXAME ANTIDOPING, OUTRO TERIA COMPRADO A CNH

Como sempre digo, o reflexo de diretorias mal ajambradas e com poucos compromissos com a correção, a humildade, o trabalho sério e competente, reflete-se no elenco. Os jovens jogadores, vindo de berços humildes, mudam completamente com a fama, passam à classe dominante sem a experiência desta em lidar com certos probleminhas. São fragilizados pela fama, glória e grana recebida. Nos mais recentes problemas da Gávea, onde como dissemos, soma-se o problema dos dirigentes, maus exemplos, Gabi Gol que se recusou a fazer o exame antidoping ao sair de campo e foi suspenso dois anos. Quanto vale dois anos para um atleta no auge da fama e da carreira? Outro atacante, Bruno Henrique, teria obtido, provavelmente comprado, uma carteira de habilitação sem nunca ter feito aulas obrigatórias e exame. Vejamos se apesar de tudo que acontece por lá, Tite ainda consegue estabilizar e por em campo um time à altura da torcida (não da cartolagem) do Mengo.

É NESTA QUARTA FEIRA, FUTEBOL GALÁTICO

Nesta quarta-feira, dia 17, 16 hs, teremos REAL MADRID E MANCHESTER CITY disputando quem pode ir para a final da Champions. O time espanhol conta com a dupla brasileira Vinícius e Rodrygo no ataque, mas o elenco do City é igualmente estrelado e tem o norueguês Haaland no comando do ataque. Haaland tem altura, agilidade, habilidade, senso de oportunismo, chute forte e preciso etc.  Ambas as equipes estão jogando muito e vai ser um jogaço.  Vale a pena agendar e assistir. Trata-se do segundo jogo. No primeiro, na Espanha, houve empate e agora tem que haver um vencedor para ir a final. A única tristeza é depois ver o campeonato brasileiro, com faltas intermináveis, jogadores fingindo terem sido atingidos e se jogando no chão, campos com gramado irregular, torcidas brigando, cartolas invadindo o campo.  O campeonato brasileiro tem imenso valor por sermos apaixonados torcedores de algum time.

Percival Maricato

Percival Maricato é sócio do Maricato Advogados e membro da Coordenação do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador