É errado criminalizar a advocacia para criticar Alexandre de Moraes, por Pedro Serrano

Por Pedro Estavam Serrano, via facebook

A meu ver existem diversos motivos razoáveis para se criticar a eventual escolha de Alexandre de Moraes para o STF. Dentre eles não se encontra o suposto fato de ter advogado para entidade supostamente ligada ao PCC .

Criminalizar a advocacia, atividade inerente ao regime democrático e ao Estado de Direito, é inaceitável, venha a agressão da direita ou da esquerda .

O advogado defende os direitos de seu cliente, não a eventual conduta criminosa ou ilícita que tenha realizado.

A noção de pessoa, cunhada a partir do conceito teológico de todos sermos iguais perante Deus , de Paulo de Tarso , foi seculalizarada com as revoluções gloriosa, americana e francesa, traduzindo-se num conjunto de direitos cuja extensão e natureza deôntica tem trazido muito debate na teoria política e do direito desde o fim do século XVII, mas não havendo, contudo, qualquer divergência quanto ao direito a ampla defesa como inerente a condição humana .

Só o autoritarismo mais radical dele diverge em atos, desde então, raramente, inclusive, as claras .

Medieval toda crítica à advocacia, que tem se tornado corrente hoje em dia, e vinda de todos os rincões ideológicos e institucionais, dependendo de cada fato ou ocasião, se de direita ou de esquerda, se de autoridades ou de cidadãos comuns.

Um imenso retrocesso anti-humanístico vai se banalizando, se naturalizando, em nós, sem nos apercebermos que somos, nós mesmos, as maiores vitimas.

Quem é de fato poderoso, em geral, não carece, na prática, da proteção dos direitos. Os sem fuzil e tesouro é que deles precisam.

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Será que as ilações são permitidas apenas de um lado.

    Sim é uma ilação, sim devemos respeitar a advocacia, e a advocacia deve respeitar cidadãos, e sociedade. Mas neste clima onde se vê tantas ilações, é impossível conter esta também, principalmente porque esta  vem cheio de preocupações, afinal não são ilações que levaram muitos advogados do narcotráfico à prisão. Mas claro, não se tem aqui nenhuma prova apenas ilações. Também concordo que este tem muitos outros atributos que convergem para a sua rejeição. Mas o que falar de um Doutor da Universidade de São Paulo cria de Dallari.

    Mas podemos afirmar que como alguns, ele vai ter que dizer, esqueçam o que escrevi.

     

  2. é….

    Moraes no STF é a cara de um país que faliu. O Ministro das Chacinas, das explosões, da bandidagem sem ser incomodada. É a cara do Estado que não precisa dar satisfações à sociedade. É o ápice do Estado Hipocrisia. O exercicio da advocacia no Brasil vai pelo mesmo caminho. O que deveria ser a primeira e mais forte trincheira da liberdade e democracia, não passa de uma corja de corruptos capitaneados pela OAB. A ditadura da carteirinha, o cabresto por uma classe que nunca poderia ser atrelada à escravidão das ditaduras. O silêncio vergonhoso da entidade, de advogados formados aos milhares sem qualificação o bastante para lutarem por sua liberdade, somente para financiarem de forma extremamente custosa e obrigatória uma elite, uma Corte que se apossou da entidade como uma Monarquia Absolutista demonstra o país onde vivemos. A cumplicidade do STF num vergonhoso espirito de corpo , um esquema de “uma mão lava a outra” manteve tal escravidão, sem uma única passeata ou manifestação de advogados. O Brasil se explica. E se lamenta.         

  3. O Dr. Pedro Serrano sabe que

    O Dr. Pedro Serrano sabe que as criticas que se faz ao Alexandre Moraes

    não são por  ele ter defendido assassinos, ladrões e grandissima

    malta de meliantes. Longe disso.  As críticas são por ter sido

    agente principal de incontáveis fatos já

    narrados aquí e alhures, inclusive com  negócios escusos com estes

    mesmos personagens.  De mais a mais não se está criminalizando

    a advocacia, mas a um advogado que a usa fora de padrões

    éticos, juridicos e socialmente aceitos.

  4. O PT sempre se preocupava com
    O PT sempre se preocupava com as críticas do PSDB quando indicava um nome para o judiciário. Me parece que Temer PMDB e PSDB/DEM não se preocupam com críticas, eles vão pra cima esqueça republicanismo é luta de classe sobrevivência e o extermínio dos inimigos políticos que importam. O sucessor do Gilmar Mendes está aí até 2043, defendendo e livrando o PSDB e seus comparsas de serem condenados por corrupção e muito mais i.plementar a agenda ideológica de direita fascista.
    Vê se aprende esquerda, PT! E larguem ser tontos e ingênuos.

  5. É por ai que o republicanismo

    É por ai que o republicanismo da dilma foi para o c….

    Esse aí é corporativista até a medula.

    Pára, acabou o véu da idiotia. O Mussolini da avenida Paulsta vai ser ministro e pronto.

    A barbárie está solta, a cadela do fascismo já está grávida.

    Vcs, advogados politcamente corretos são o fim da picada.

  6. Esquerda e direita sem formação mínima dá nisso…

    O autor foi claro:

     

    “Medieval toda crítica à advocacia, que tem se tornado corrente hoje em dia, e vinda de todos os rincões ideológicos e institucionais, dependendo de cada fato ou ocasião, se de direita ou de esquerda, se de autoridades ou de cidadãos comuns.

    Um imenso retrocesso anti-humanístico vai se banalizando, se naturalizando, em nós, sem nos apercebermos que somos, nós mesmos, as maiores vitimas.

    Quem é de fato poderoso, em geral, não carece, na prática, da proteção dos direitos. Os sem fuzil e tesouro é que deles precisam.”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador