Lula chama Sarkozy, Hollande, Dilma e FHC como testemunhas em ação da Zelotes

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A defesa do ex-presidente Lula convocou os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Dilma Rousseff, além dos de Kjell Stefan Löfven (Suécia), François Hollande e Nicolas Sarkozy (França), como testemunhas na ação penal que tramita em Brasília, em função de denúncias da operação Zelotes.

Lula é acusado de pela Procuradoria da República de ter praticado crimes de tráfico de influência, organização criminosa e lavagem de dinheiro com a compra de 36 caças suecos Gripen, pelo governo Dilma, além da aprovação da Medida Provisória 637/2013.

Segundo a defesa de Lula, essa “ação assenta-se na esdrúxula tese de que Lula teria permitido que o escritório Marcondes e Mautoni ‘vendesse’ sua influência sobre decisões da então presidente Dilma Rousseff”.

Os advogados esperam que as testemunhas possam falar sobre a negociação dos caças, que começou no governo do PSDB (1995-2002) e concluída na gestão Dilma. 

“É nessa circunstância que o primeiro-ministro da Suécia, Kjell Stefan Löfven, foi convocado pela defesa de Lula para depor. Na avaliação de Martins e Teixeira, o ex-presidente da França Nicolas Sarkozy e o atual mandatário daquele país, François Hollande, também podem contar aos procuradores por que as tratativas com o Brasil para a venda dos caças não foram concretizadas”, diz o Estadão.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Decisão inteligente dos

    Decisão inteligente dos advogados do Presidente Lula. Devemos mostrar ao Mundo como “mpf e judiciário’ se tornaram tucanos recalcados reféns do Departamento de Estado…

     

  2. Realmente muito boa……

    Acho uma otima ideia, vamos ver se vem……gostaria muito de ver o morojeca “interrogando” o Sarkozy……..em “français s’il vous plaît, Monsieur le juge”………  

  3. Os meninos procuradores terão

    Os meninos procuradores terão uma oportunidade ímpar. Uma aula presencial de como um chefe de estado conduz negociações dessas proporções. Tendo como professores um ex e um presidente francês e um primeiro-ministro Sueco.

    Grande oportunidad já que eles querem entrar nessa área, a da ciência política e relações internacionais. Mas algo me diz que vão desperdiçar essa oportunidade. Só vão prestar atenção se um deles disser que Lula aceitou propina, caso contrário vão dormir em sala de aula.

    Uma pena não poder prender os franceses e o sueco. Só sairiam da masmorra de Curitiba quando delatassem o Lula

  4. Os meninos

    depois da aula, farão novo powerpoint, onde incluirão o Sarkozy, Hollande e Dilma como chefes supremos da quadrilha com om Lula

    FHC será inocentado

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador