newsletter

Assinar

Luis Nassif Online

Crise de representatividade explode na tentativa de tentar enquadrar um furacão dentro de uma caixa; por Luis Nassif
44
PT entrou com representação contra a conduta do ministro Gilmar Mendes em recurso do prefeito ficha suja Fernando Assef
67
Estamos convocando os amigos para um novo sarau em Fortaleza, no próximo sábado
4

O perdão ao aborto e ah, esse Papa Francisco!, por Matê da Luz

Não sou católica (acho que já deu pra perceber), mas acompanho com entusiasmo e sorriso nos olhos a tragetória deste Papa Francisco, que tem traduzido o que a religiosidade - aquela parte da religião que realmente importa - intimamente apresenta, que há de ser a evolução por meio do amor. 

Ao anunciar o perdão católico às mulheres que abortaram, Francisco parece dizer ao mundo que o livre-arbítrio, fator-base das chamadas novas religiões, começa a ser percebido como relevante e deve ser respeitado. Assim, o perdão atua como olhar contemporâneo e que, tomara, atinja níveis morais mais elevados nos seguidores fervorosos (e muitas vezes preconceituosos) da religião antiga. 

Escrevo isto eu mesma com bastante cuidado para não imprimir pré-conceitos - falar de religião é sempre sensível, tanto quanto falar de futebol e política, já diz o ditado. 

Ouvi dizer por aí que este Papa jamais chegará ao final do mandato, tamanha contemporaneidade de suas decisões, que acabam por despastorizar ovelhas presas por pregações rasas. Torço para que não, é claro, mas enxergo certo fundamento no comentário. 

Leia mais »

Média: 5 (2 votos)

Encontrada mais uma criança sequestrada pela ditadura argentina

Estela de Carlotto, presidente da organização Avós da Praça de Maio

Jornal GGN - A organização Avós da Praça de Maio informou que mais uma criança sequestrada pelo ditadura militar da Argentina foi identificada. Testes de DNA confirmaram que uma mulher, hoje com quase 30 anos, é filha dos ativistas Gladys Castro e Walter Domínguez, integrantes do Partido Comunista na Argentina.

De acordo com a ONG Avós da Praça de Maio, mais de 300 pessoas foram sequestradas quando bebês ou crianças pelo ditadura argentina e ainda não foram identificadas. A organização incentiva pessoas com dúvidas sobre sua identidade a realizar testes de DNA.

Da BBC Brasil Leia mais »

Média: 5 (1 voto)

A “roleta russa” da água no Estado de São Paulo, por Bill

Há um ano aqui no blog apresentei alguns cenários da situação do sistema Cantareira em função da intensidade das chuvas dos doze meses seguintes. O gráfico elaborado à época foi o da figura abaixo.

Observem no gráfico que a simulação indicava que seria preciso chover pelo menos 120% da média histórica para que o Cantareira permanecesse, em 01/09/2015, com a mesma quantidade de água que tinha em 01/09/2014.

Segundo dados da Sabesp, choveu 1.320 mm nos últimos 12 meses, o que corresponde a 85% da média histórica de 1.560 mm anuais e, como previsto nas simulações feitas, o Cantareira está com menos água do que tinha há um ano atrás. O índice atual é de 13,7% negativos em relação ao volume útil do sistema, bem próximo do que havia sido previsto.

Leia mais »

Média: 5 (2 votos)

Como financiamos os super-ricos brasileiros, por André Forastieri

Do blog do André Forastieri, no R7

Os ricos do Brasil são muito mais ricos do que você imagina. São super-ricos. E ficam mais e mais ricos a cada dia que passa. Existem duas razões principais para isso. Os impostos da classe média e dos pobres vão para o bolso dos ricos. E os ricos pagam menos imposto que a classe média e os pobres.

Só agora a gente está entendendo quem são os super-ricos do Brasil. A análise tradicional, feita com as pesquisas do IBGE, não dão conta da realidade. Um novo estudo realizado pelos economistas Rodrigo Orair e Sérgio Gobetti, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), chega mais perto. Eles  analisaram os dados das declarações de imposto de renda das pessoas físicas. As conclusões são chocantes.

Leia mais »

Média: 4 (4 votos)

Delações na Lava-Jato: Vícios Legais e Políticos

Enviado por Alex Pontes

Jacinto de Miranda Coutinho, Professor Titular da UFPR e advogado com atuação na Operação Lava-Jato, expõe a motivação política internacional para a Colaboração Premiada instituída pela Lei 12.850/13, trata dos vícios constitucionais do instituto e de sua equivocada aplicação na Operação Lava-Jato.

Palestra Proferida no II Seminário Internacional de Direito Penal, em 14/08/2015, na Escola da Magistratura do Rio de Janeiro. (a partir de 22 min, 35 segs)

Leia mais »

14/08/2015 - II Seminário de Direito Penal - Parte 4
Média: 3.7 (3 votos)

Sound Track VII, por Anna Dutra

Leia mais »

Média: 5 (1 voto)

Aécio Neves, o general 5 estrelas da velha mídia, por Alexandre Tambelli

Por Alexandre Tambelli

Andei pensando, a partir da postagem,

MÍDIA LÁ E CÁ: Quando quem deveria gerar noticia vira noticia, há algo estranho no ar... - do Caetano Scannavino,   um pouco mais na velha mídia capitaneada pela Rede Globo e o fato de esconderem das manchetes a denúncia de recebimento de propina contra Aécio Neves feita pelo Youssef na CPI da Petrobrás. Fato noticiado mundo afora. O Youssef fala um A de alguém que tenha ligação com o Governo Federal e vira manchete no Brasil e Aécio não, por quê? Coloco aqui, também.

Na Guerra de trincheiras da velha mídia Aécio Neves é general 5 estrelas.

A grande discussão sobre os meios de comunicação hegemônicos no Brasil que temos de enfrentar e de forma realística é:

Como querer imparcialidade se a velha mídia brasileira (Rede Globo, Folha, Estadão, Veja, Band & Cia.) deixou de ser um canal de comunicação de notícias de interesse da coletividade para se tornar um instrumento puro e simples de oposição ao Brasil e aos interesses da população brasileira?

Não adianta, a mídia oligopólica brasileira vive, atualmente, apenas para:

1) Defender a Ideologia de um grupo específico de agentes econômicos poderosos e que estão em toda parte do Planeta, apesar de representarem os interesses de menos de 1% da população mundial;

2) Cooptar um  conjunto de políticos e agremiações políticas e um outro  conjunto, o de aliados no Judiciário, que aceitem o papel de defesa de seus interesses em troca de blindagem, tratamento cordial e positivo dos seus atos administrativos e apoio eleitoral no caso dos políticos. Dá-se apoio ao Político, ao partido político e ao membro do Judiciário que aceitar como idêntico os seus interesses econômicos e uma forma que deva coexistir na sociedade o dominante e os dominados.

Leia mais »
Média: 5 (1 voto)

Dez navegadores alternativos leves e gratuitos

Do Tecmundo

10 navegadores alternativos leves, grátis e robustos

Por muito tempo, o Internet Explorer reinou como navegador absoluto, já que ele vinha como browser padrão do sistema operacional mais utilizado em todo o mundo.

Essa história mudou muito ao longo dos anos com a chegada de inúmeras soluções. Alguns aplicativos deram muito certo, como é o caso do Firefox, do Chrome e do Opera.

Hoje, o cenário está muito diferente e o software da Google tem muitos fãs que defendem o produto com unhas e dentes. O navegador da Mozilla também tem sua parcela de adeptos, que não abrem mão da liberdade oferecida.

Leia mais »

Média: 5 (1 voto)

Veículos elétricos e híbridos terão desconto no IPVA em São Paulo

Do eCycle

Donos de veículos híbridos e elétricos passam a ter desconto de 50% no IPVA em São Paulo

Prefeitura também estuda a possibilidade de liberar tais veículos do rodízio municipal

Os veículos elétricos, movidos a hidrogênio ou híbridos da cidade de São Paulo poderão agora obter um desconto de 50% sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). No último dia 21 de agosto, o prefeito Fernando Haddad assinou o decreto de regulamentação da Lei nº 15.997, sancionada em maio de 2014, a fim de viabilizar incentivos ao uso de uma frota não-poluente.  

O IPVA é um imposto estadual pago anualmente pelo proprietário de todo e qualquer veículo automotor. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, as alíquotas do imposto variam de 1,5% a 4% sobre o valor venal do veículo, a depender de sua categoria. Do total arrecadado, 50% cabe ao estado e 50% ao município onde ocorreu o emplacamento. Leia mais »

Média: 5 (1 voto)

PAC terá R$ 42 bi em 2016 com prioridade para obras em andamento

Da Agência Brasil

O Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2016 prevê R$ 42,4 bilhões para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), principal programa de investimentos do governo federal. Segundo o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, a prioridade do governo em relação ao programa é cumprir contratos em andamento.

“Nossa prioridade agora é completar nossas obrigações, não iniciar projetos novos”, disse. O posicionamento foi reforçado pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. “Acho que esse Orçamento nos aponta a importância desse tipo de reflexão. Não pode assumir novos compromissos se não tem condições de pagar os que foram assumidos”, declarou.

Leia mais »

Média: 5 (1 voto)

STJ decide que relações sexuais entre adultos e menores de 14 anos é crime

Da Rede Brasil Atual

Relações sexuais com menor de 14 anos é crime em qualquer caso, decide STJ

Relações sexuais ou qualquer ato libidinoso entre adultos e menores de 14 anos é considerado estupro de vulnerável, independente de a vítima consentir. A decisão foi tomada pelo Superior Tribunal de Justiça, na terça-feira (25), de forma unânime, e passa a servir como jurisprudência para os tribunais de todo o Brasil. O julgamento é uma resposta a várias apelações semelhantes em todo o país, em processos de estupro de vulnerável,contrariando decisões que foram baseadas na ideia de consentimento das vítimas.

O recurso repetitivo foi apresentado pelo ministro Rogério Schietti, da turma da 3ª Seção do STJ, após receber pedido do Ministério Público do Piauí contestando a absolvição de um acusado de estupro. Ele alegou manter um relacionamento amoroso com uma menina desde que ela tinha 8 anos – hoje tem 18. Quando da denúncia ele tinha 25 anos e ela, 13.

Leia mais »

Média: 4.4 (7 votos)

TV Globo quer passar mais cedo jogos de futebol, por Augusto Diniz

A TV Globo quer abandonar o horário das 22 horas de meio de semana, para transmissão de futebol. A proposta é passar as partidas para as 21h40.

São apenas 20 minutos de antecipação. Não é nada!

Os problemas para o torcedor de voltar dos estádios para casa tarde da noite, usando meio de transportes precários e inseguros, continuam.

A discussão sobre a mudança de horário já acontece desde o início do ano, mas tomou corpo recentemente com o anúncio pela CBF do calendário 2016.

Embora a confederação alegue que a medida atenda aos clubes em querer estancar o reduzido público na arquibancada em jogos de meio de semana, por conta do horário tardio das partidas, o buraco é mais embaixo.

A questão, de fato, tem a ver muito mais com os interesses da Globo, a poderosa detentora dos direitos de transmissão de futebol no Brasil.

Leia mais »

Média: 4.4 (7 votos)

Hélio Bicudo entrará com pedido de impeachment de Dilma

Jornal GGN - Hélio Bicudo, jurista e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em 1980, vai entrar com um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (01), junto com a também jurista Janaína Paschoal.

Questões como as pedaladas fiscais do governo, que está em julgamento no Tribunal de Contas da União, e as revelações sobre desvios de dinheiro na Petrobras estarão na argumentação do pedido de impeachment. Bicudo também deve alegar que Dilma atentou contra a probidade administrativa por "não tornar efetiva a responsabilidade de seus subordinados".  O documento diz que o país "está mergulado em profunda crise" e que a "a moralidade precisa ser resgatada".

Leia mais »

Média: 1.2 (17 votos)

“Folha de S.Paulo", fim de caso! Por Rui Daher

Depois de quase 40 anos, meu divórcio com o jornal Folha de São Paulo consumou-se, oficialmente, em 27 de agosto de 2015.

Depois de dois meses de não pagamento, mensagens com ofertas promocionais, ameaças de interrupção da entrega, trocas de e-mail entre mim, a ombudsman e o diretor de redação, jornalista Sérgio D’Ávila, a separação foi inevitável.

Às minhas críticas sobre como a Folha conduz suas linha editorial e noticiário, o jornal argumentou com o equilíbrio de posições entre seus colunistas.

Sérgio D’Ávila tem uma balança de dois pratos. Neles equilibra Marx e Olavo de Carvalho. Acaba de perder Ricardo Melo e manterá Ronaldo Caiado, um Panamax da direita, que precisaria de toda a militância dos PCO (Partido da Causa Operária) e PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados) para compensar.

De minha parte, confesso certa dor. Sinto a falta do barulho do calhamaço impresso, sobrevoando o portão de minha casa, e caindo sobre o chão da garagem, invariavelmente pesado com alguma desgraça nacional.

Leia mais »

Imagens

Vídeos

Veja o vídeo
Média: 4.6 (10 votos)

FED se preocupa com China e pode aumentar os juros

Da Agência Brasil

O vice-presidente do Federal Reserve (FED - banco central dos Estados Unidos) disse hoje que não se deve esperar por uma inflação de 2% para subir as taxas de juros e reconheceu que acompanha de perto a evolução da economia chinesa.

Stanley Fischer afirmou que "não se deve esperar que a inflação volte aos 2% para começar a apertar"o crédito.

Nos Estados Unidos, as taxas de juros estão em níveis muito baixos (perto de zero) desde a crise financeira de 2008.

Fischer também reconheceu que o banco central dos EUA está preocupado com o impacto de uma desaceleração da economia chinesa, a segunda economia mundial.

Leia mais »

Média: 3 (1 voto)