newsletter

Pular para o conteúdo principal

Luis Nassif Online

A maneira como o neojornalismo conseguiu misturar jornalismo, dramaturgia e marketing, por Luís Nassif
48 comentários
As próximas eleições presidenciais se farão em um vácuo inédito de ideias econômicas e políticas; por Luis Nassif
139 comentários
Intenção do presidente do STF é enquadrar Dirceu no RDD, o temido Regime Disciplinar Diferenciado
71 comentários

Multimídia do dia

As imagens e os vídeos selecionados.

Média: 1 (1 voto)

Fora de Pauta

O espaço para os temas livres e variados.

Média: 1 (1 voto)

Clipping do dia

As matérias para serem lidas e comentadas.

Média: 1 (1 voto)

O balanço de Renata Prizi

Renata Prizi é uma das melhores vozes e presenças da música paulista atual.

Aqui uma gravação de um samba de Celso Viáfora, com acompanhamento de primeira.

 

Média: 5 (2 votos)

Ministra Rosa Weber sucumbe à pressão da mídia e invade atribuição do Congresso

Do G1

Ministra do Supremo manda Senado instalar CPI exclusiva sobre Petrobras

Rosa Weber atendeu a pedido formulado por senadores da oposição.
Governistas queriam ampliar abrangência da CPI; cabe recurso ao plenário.

Mariana Oliveira Do G1, em Brasília

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber determinou na noite desta quarta-feira (23) que o Senado instale uma CPI exclusiva para investigar irregularidades na Petrobras.

Leia mais »
Média: 1 (2 votos)

Promotora alega denúncia informal para quebrar sigilo do Planalto

Do G1

Promotora explica ao STF pedido para obter dados telefônicos do Planalto

Márcia Milhomens disse ter 'denúncia informal' sobre contato com Dirceu.
Pedido motivou procedimento para averiguar se houve irregularidade.

Mariana Oliveira Do G1, em Brasília

A promotora do Distrito Federal Márcia Milhomens enviou documento ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (23) no qual afirma querer saber se foram realizadas ligações telefônicas entre o Complexo da Papuda, onde está preso do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, e a região onde se localiza o Palácio do Planalto.

Leia mais »
Média: 2 (4 votos)

O terreno do Congresso para a votação do Marco Civil da Internet

Jornal GGN - O Projeto de Lei do Marco Civil da Internet foi aprovado no Senado, em meio a discussões e encruzilhadas eleitorais. O texto caminha para uma aprovação há pelo menos 6 meses, e chegar à sanção da presidente, Dilma Rousseff, hoje (23), é de fato uma conquista. Entretanto, nenhuma medida provisória, emenda constitucional ou projeto de lei será sancionado até outubro deste ano, sem que haja claras intenções eleitorais, ou pelo menos com seu percurso cercados por elas.

A bancada oposicionista deu partida a essa briga no Congresso, quando resolveu retomar as investigações da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, pela Petrobrás, o lançamento de plataformas inacabadas e a denúncia de pagamento de propina a funcionários da estatal. A pressão veio forte para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito.

E a bancada governista aderiu à disputa. Levou para a CPI uma discussão ampla que atacaria todos os pré-candidatos a presidência: investigando também a refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, no governo de Eduardo Campos, e os contratos de trens e metrôs de São Paulo, interferindo no pré-candidato tucano, Aécio Neves.

A imprensa, contudo, também se associou ao embate eleitoral, mantendo-se inflamada para os ataques ao PT, principalmente sobre o episódio de Pasadena ou, por exemplo, quando distorceu a entrevista coletiva de Lula sobre a defesa da Petrobras.

Leia mais »

Média: 5 (2 votos)

Empresários querem custo menor antes de abertura de mercado a europeus

Jornal GGN - O Brasil terá de se tornar mais competitivo no mercado internacional ao mesmo tempo em que se prepara para maior abertura de seu próprio mercado. Essa foi a principal mensagem transmitida nesta quarta-feira (23) aos integrantes da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) por empresários da Coalizão pela Competitividade da Indústria de Transformação, durante evento realizado no Senado Federal que abordou o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia.

Até o final de maio, representantes dos dois blocos econômicos deverão trocar cartas com as respectivas ofertas para o acordo de livre comércio. Caso as negociações sejam bem-sucedidas, haverá um prazo de 15 anos até que 90% do comércio entre os blocos se tornem livre de tarifas.

Esse prazo, segundo representantes da indústria, será fundamental para que se reduza o chamado “custo Brasil”, que diminui a capacidade de competição da indústria nacional por meio de alta tributação, complicada burocracia e precária infraestrutura.

Leia mais »

Média: 5 (1 voto)

Como foi feita a capa da revista Época

O neojornalismo atual surgiu na revista Veja e foi seguido pela Folha a partir de meados dos anos 80. No meu livro “O jornalismo dos anos 90” analiso em detalhes esse estilo.

Trata-se de um produto típico dos grupos de mídia, onde se misturam alguns recursos jornalísticos, recursos de dramaturgia e de marketing. É o chamado show da notícia, com muito mais show do que notícia.

Consiste em levantar uma ou duas informações verdadeiras – mesmo que irrelevantes – e montar uma roteirização copiada da dramaturgia, misturando fatos inexistentes, meras deduções ou ficção pura, tudo devidamente embrulhando em um estilo subliterário típico dos tabloides. Depois, confere-se o tratamento publicitário adequado nas manchetes chamativas e no lead – em geral prometendo muito mais do que a reportagem entrega. Leia mais »

Média: 4.7 (15 votos)

O próximo ato de Joaquim Barbosa será o golpe da falta grave contra Dirceu

Jornal GGN - Depois de baixar a Resolução 514, de 14 de novembro de 2013, que criou a “Execução Penal” como classe processual inédita no Supremo Tribunal Federal e se autocontemplar com a carcerária tarefa de executar a pena dos condenados da AP 470 até o fim, o ministro Joaquim Barbosa insiste em reabrir a investigação sobre o telefonema jamais confirmado entre José Dirceu e James Correa.

O boato foi divulgado em modesto jornal baiano e replicado pela Folha de São Paulo, com ares de verdade.

A razão para Joaquim Barbosa ter chegado ao extremo de processar o inepto e espantoso pedido da promotora Márcia Milhomens Sirotheau de quebra indiscriminada de sigilo telefônico do Palácio do Planalto e adjacências - incluído o Congresso Nacional e o próprio Supremo Tribunal Federal – está na Lei 7.210, de 11 de julho de 1984, a denominada Lei de Execução Penal (LEP).

 “Art. 50 Comete falta grave o condenado à pena privativa de liberdade que:

(...) Leia mais »

Média: 4.8 (19 votos)

Petrobras investirá US$ 100 bilhões na indústria naval

Jornal GGN - Graças à descoberta do pré-sal, estima-se que até 2020, o Brasil dobre a produção de petróleo. Para isso, a Petrobras - mesmo em meio à crise política e institucional que foi instaurada após a divulgação do suposto mau negócio em Pasadena – vai investir US$ 100 bilhões na indústria naval brasileira.  

O total de encomendas até 2020 será de 28 sondas, 49 navios e 146 barcos de apoio, 61 destes já estão em construção e 26 já entregues. A previsão é de contratação dos restantes 59 barcos de apoio até outubro, o que totalizará as 146 novas embarcações. Além dessas encomendas, serão contratadas também 38 plataformas de produção, que contribuirão para elevar a produção de petróleo da Petrobras para 4,2 milhões barris por dia em 2020.

O investimento na indústria naval não só estimula o próprio setor, como também toda a cadeia produtiva. Por exemplo, o setor de máquinas, equipamentos pesados, caldeiraria, elétrica e automação. O conteúdo nacional dessas obras varia de 55 a 75%.

Leia mais »

Média: 5 (2 votos)

Força Sindical projeta uma greve por semana até a Copa

Jornal GGN – A Força Sindical, entidade até há pouco tempo encabeçada pelo deputado federal Paulinho da Força (ex-PDT, hoje no Solidariedade e no arco de alianças do PSDB), pretende mobilizar categorias de trabalhadores para promover uma paralisação por semana até a Copa do Mundo.

Uma reunião realizada em São Paulo na semana passada, com lideranças de diversos setores, estabeleceu um calendário que tem como marco inicial o dia 1º de maio. A expectativa é de que metalúrgicos, trabalhadores da indústria alimentícia e da construção civil iniciem a operação "braços cruzados" neste dia.

Leia mais »

Média: 1.3 (12 votos)

MPF tenta acessar conteúdo de servidor de grupo de estudos

Do Grupo Saravá
 
 
Brasil - 23/04/2014 - Nós do Grupo Saravá estamos temerosos(as) com a ação arbitrária do Ministério Público Federal ao solicitar acesso a conteúdo hospedado.

O Saravá é um grupo de estudos que há dez anos oferece infraestrutura tecnológica e reflexão política para a sociedade[0].

Nossa principal linha de pesquisa é a construção de sistemas de comunicação autônomos e seguros que respeitem a privacidade dos/as nossos/as usuários/as e também a democratização desse conhecimento[1].

Desde o início do ano tomamos conhecimento de reiteradas solicitações de acesso do Ministério Público Federal ao nosso servidor hospedado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), através de ações da Polícia Federal e sem mandado judicial, a fim de averiguar suposta conduta ilícita e que possa identificar usuários/as dos nossos sistemas.

Apesar da intervenção da Reitoria da Unicamp para evitar uma nova apreensão do servidor como a ocorrida no passado[2], a insistência da Polícia nos deixa apreensivos/as sobre a segurança dos sites e listas de email hospedados.

Na semana em que o Brasil dá um exemplo ao mundo ao encabeçar um encontro para discutir o futuro da governança da internet[3], os fatos nos mostram o quanto nosso país se encontra atrasado na discussão das liberdades de expressão e privacidade nos meios digitais.

Leia mais »
Média: 4.2 (5 votos)

Malware para Android usa falsa autenticação do Facebook para roubar dados

Jornal GGN – Um novo aplicativo malicioso para Android identificado pelo Laboratório de Pesquisas da ESET América Latina, chamado de iBanking, pode simular uma dupla autenticação para o Facebook com o intuito de roubar dados pessoais e bancários de usuários de smartphones. Uma vez instalado, o malware permite que todas as atividades dos usuários sejam monitoradas pelos cibercriminosos – como áudio de ligações, SMS, senhas de acesso e até dados bancários.

De acordo com a ESET, o contágio acontece principalmente em páginas de internet infectadas: ao acessá-las, o usuário acaba fazendo o download automático de um arquivo encriptado e que permanece oculto no computador. Ao acessar o Facebook desse equipamento infectado e adicionar usuário e senha, em vez de ser direcionado para a página principal da rede social, o internauta visualiza uma página com o mesmo layout do site original, porém oferecendo a instalação de um sistema de dupla autenticação, para que assim a navegação fique mais segura. Leia mais »

Média: 5 (1 voto)

O mito da pureza infantil no filme "A Caça"

Quais fronteiras que separam a criança do adulto? A racionalidade? O desenvolvimento físico? A maldade? O filme “A Caça” do diretor dinamarquês Thomas Vinterberg (indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro), através de uma narrativa seca, crua e até brutal, segue o drama de um professor falsamente acusado de abuso sexual em uma escola infantil como ato de vingança de uma menina cujo beijo fora delicadamente recusado por ele. A destruição de reputações e o linchamento moral são meticulosamente abordados:  como a mentira pode se espalhar como um câncer no meio de uma comunidade, destruindo a capacidade coletiva para a razão e fomentando uma incrível crueldade e o mal em pessoas aparentemente tão decentes. Mais do que isso, “A Caça” questiona a mitologia da pureza infantil, discurso mobilizado pelos adultos para legitimar todo um sistema cultural e moral baseado numa suposta evolução natural da infância à vida adulta.  Leia mais »

Vídeos

Veja o vídeo
"A Caça" - trailer
Média: 5 (2 votos)