newsletter

Pular para o conteúdo principal

Luis Nassif Online

As duas batalhas centrais do governo Dilma perdidas pelo general Alexandre Tombini, presidente do BC; por Luis Nassif
27 comentários
Seja quem for o eleito, se começar o mandato de forma autoritária, será atropelado pela opinião pública; por Luis Nassif
26 comentários
​Quando não estão ajudando Israel a destruir Gaza, nazijornalistas do mundo acusam Rússia de derrubar avião na Ucrânia
17 comentários

Confiança do setor de serviços segue em queda

Jornal GGN - O Índice de Confiança de Serviços (ICS) recuou 0,6% de junho a julho deste ano, na série com ajuste sazonal, registrando a sétima queda consecutiva, segundo dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O índice atingiu 107,3 pontos, o menor nível desde abril de 2009, quando atingiu 103,4 pontos.

A pesquisa mostra que os dados de julho mostram tendências distintas dos subíndices: a percepção que mede o momento atual apresenta piora e as perspectivas para os meses seguintes sinalizam melhora. O Índice da Situação Atual (ISA-S) caiu 7,2%, na maior perda mensal desde fevereiro de 2009. Já o Índice de Expectativas (IE-S) avançou 4,3%, contribuindo para atenuar a queda do ICS.

A redução do índice que mede a situação atual atingiu os 12 segmentos pesquisados em julho. O quesito que mais pressionou o indicador agregado foi o Volume de Demanda Atual, ao recuar 8,6%. Houve queda da proporção de empresas que avaliam o volume atual como forte, de 13,3%, em junho, para 12,7%, em julho; e a parcela de empresas que consideram a demanda atual fraca, saltou de 27,6% para 34,4%.

Leia mais »

Sem votos

Empresa de segurança divulga monitoramento de grupo de hackers

Jornal GGN – Uma empresa especializada em segurança digital divulgou esta semana o resultado do monitoramento feito contra um grupo de hackers conhecidos como PittyTiger, que acredita-se ser da China e que provavelmente age desde 2011, embora existam indícios de que a ação do grupo tenha começado em 2008.

Os cibercriminosos citados no documento da FireEye têm um modo de agir chamado pela sigla em inglês APT – Ameaça Avançada Persistente. Eles usam todos os métodos possíveis para extrair informações de seus alvos. Usando malware próprio e variações de outros, eles se aproveitam de engenharia social para obter sucesso em suas atividades.

Eles criam, por exemplo, um perfil da vítima, com informações disponíveis nas redes sociais ou em arquivos públicos. A partir daí, é criado um malware e um e-mail spearphishing específico para o alvo em questão, além de páginas comprometidas com malwares. O spearphishing é mais perigoso que o conhecido phishing porque usa dados personalizados para se passar por uma pessoa real.

Leia mais »

Sem votos

Apesar de evolução, confiança do comércio ainda é discreta

Jornal GGN - Apesar de registrar a primeira evolução favorável desde fevereiro, o Índice de Confiança do Comércio (Icom) fechou o segundo trimestre do ano com recuo de 6,3% em relação ao mesmo período de 2013. Os dados, divulgados hoje, são da Sondagem do Comércio do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV). 

A taxa interanual trimestral do Índice de Expectativas (IE-COM) passou de -6%, em junho, para -4,7% em julho. No mesmo período, o Índice da Situação Atual (ISA-COM) passou de uma taxa de -7,1% para -8,9%.

O levantamento do Ibre indica que a melhora das expectativas ocorreu de forma mais notável exatamente nos segmentos que observaram as maiores quedas de confiança nos meses anteriores. No segmento veículos, motos e peças a variação interanual trimestral do IE-COM passou de uma avaliação negativa de 16,4%, no trimestre encerrado em junho, para -9,8%, em julho. Material para construção passou de -11,5% para -9,8%; enquanto no varejo restrito houve ligeira piora das expectativas, com as taxas passando de -3,7% para -4,6%, respectivamente.

Leia mais »

Média: 5 (1 voto)

As propostas de Alexandre Padilha para a falta de água em São Paulo

Jornal GGN - Em artigo divulgado nesta quinta (31), o candidato do PT ao governo de São Paulo Alexandre Padilha, ex-ministro da Saúde, coloca em xeque a gestão hídrica do atual chefe do Executivo e postulante à reeleição, Geraldo Alckmin (PSDB).

Diante da crise dos sistemas Cantareira e Alto Tietê, o petista afirma que o governo tucano foi passivo e negligente. Se comprometeu a encampar obras que nunca sairam do papel e, agora, como consequência, encontram poucam saídas para remediar a situação que coloca em risco o abastecimento de milhares de moradores da Região Metropolitana de São Paulo.

Após elencar uma série de investimentos que precisam ser feitos para garantir a transposição de águas entre represas, Padilha ainda destacou é necessário "reduzir as perdas de água da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) e investir em soluções inovadoras e na preservação dos mananciais, com compensações para os municípios que cuidam de áreas de proteção".

Leia mais »

Média: 4.3 (6 votos)

A verdade de Aécio sobre o aeroporto

Jornal GGN - Cobrado por todos os lados, o presidenciável Aécio Neves (PSDB) decidiu admitir o uso do aeródromo ainda irregular que construiu na cidade mineira de Cláudio, por R$ 14 milhões. Em artigo publicado pela Folha de S. Paulo nesta quinta-feira (31), o tucano reafirma que a obra, além de legal, foi "transparente, ética e importante para o desenvolvimento da região". Falta registro junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Para reforçar sua tese de legitimidade da obra, Aécio voltou a apontar a atuação do Ministério Público. A primeira atitude do tucano quando o caso veio à tona, no dia 20 de julho, foi espalhar um inquérito de 2009, que questionava a necessidade de construir um aeroporto num município de 25 mil habitantes, sem expressividade econômica e a poucos quilômetros de distância de Divinópolis, onde existe um pólo com aeroporto bem equipado.

Como mostrou o GGN na semana passada, o inquérito de 2009 surgiu a partir de uma denúncia anônima. Um mineiro teria sido informado por um jornal local que o Estado iria iniciar a construção do aeroporto em Cláudio. A obra só foi concluída em meados de 2010. O inquérito, arquivado em abril deste ano. A Promotoria limitou-se a colher informações junto ao governo mineiro sobre o programa Proaero. Leia mais aqui.

No artigo "A verdade sobre o aeroporto", Aécio não entra no mérito da denúncia feita pela Folha de S. Paulo há 10 dias: que enquanto o imbróglio envolvendo a desapropriação do terreno não se desfaz na Justiça, a família de Múcio Tolentino, tio-avô de Aécio e dono do local, mantém o controle de quem usa o aeroporto. Mas frisa que os esclarecimentos foram prestados.

Leia mais »

Média: 2 (8 votos)

A suave voz de Lana Del Rey

Enviado por Dê

Lana Del Rey me faz pensar em  Amy Winehouse, no grupo Era, em Enya, Kate Bush...enfim, talvez  seja a  aparência, quem sabe a imagem meio pin-up, decada de 50, filme noir...não saberia dizer. Ando ouvindo seu trabalho e tenho gostado. Pra uma época vazia.....acho gratificante ouvir quem cante suas próprias composições. 

               

Leia mais »

Média: 5 (2 votos)

Pedidos de seguro-desemprego nos EUA voltam a subir

Jornal GGN - O número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego subiu na semana passada.

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego aumentaram em 23 mil, para 302 mil em números ajustados sazonalmente, para a semana encerrada em 26 de julho, de acordo números do Departamento do Trabalho local nesta quinta-feira (31).

Os números da semana anterior foram revisados para mostrar 5 mil pedidos a menos do que divulgado anteriormente. Os pedidos para a semana encerrada em 19 de julho alcançaram o menor nível desde maio de 2000.

A média móvel de quatro semanas para novos pedidos, considerada uma medida melhor das condições do mercado de trabalho pois atenua a volatilidade semanal, caiu em 3.500, para 297.750, o menor nível desde abril de 2006.

Leia mais »

Média: 3.7 (3 votos)

Os ataques em Gaza e a retórica da autodefesa

Por Demarchi

Da Revista Fórum

 
Reginaldo Nasser (*)

Esta não é, nem de longe, a primeira edição do massacre promovido por Israel em Gaza. Desde 2000, as forças israelenses mataram por volta de 4 mil palestinos e feriram outros 20 mil, mas isso quase nunca é mencionado nas reportagens sobre o assunto

Apesar das centenas de mortes (30% de crianças) e dos milhares de feridos que aumentam a cada dia, após a intensificação dos ataques por terra, mar e água das Forças Militares de Israel contra Gaza (prisão a céu aberto), o que mais se ouve é que Israel tem o direito de se defender. Ou então as atitudes se assemelham ao estilo da diplomacia brasileira, que condenou o “ataque desproporcional” à Faixa de Gaza e diz apoiar os direitos dos palestinos, mas intensificou o seu comércio e ações de cooperação militar com Israel nos últimos anos.

Leia mais »
Média: 4.8 (5 votos)

Barbosa aposenta-se e funcionários de confiança são demitidos

Jornal GGN - Joaquim Barbosa aposenta-se oficialmente e leva consigo funcionários de sua confiança. Foram demitidos seis servidores públicos e concedida aposentadoria a um deles. De acordo com a publicação no Diário Oficial da União, hoje (31), dois foram exonerados por determinação de Barbosa, uma juíza foi dispensada e quatro foram exonerados a pedido próprio.

Leia o decreto de aposentadoria, assinado por Dilma Rousseff:

Leia mais »

Média: 4 (4 votos)

Auditorias vão analisar contas da USP de 2013

Enviado por rmoraes

Leia mais »

Média: 5 (2 votos)

A inovação em educação no documentário "Quando sinto que já sei"

Enviado por Wilson Azevedo

Leia mais »

Média: 5 (3 votos)

Quase 90% da telecomunicação do país está nas mãos de quatro empresas

Jornal GGN – Apesar de existirem mais de quatro mil empresas autorizadas no Brasil a prestarem serviços de telecomunicações no país, apenas quatro delas concentram 89,31% de todos os acessos. O dado consta em relatório divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A lista leva em conta todas as tecnologias disponíveis para a transmissão de dados fixa ou móvel, além de TV por assinatura.

Apesar de já terem sido tomadas medidas para incentivar a concorrência, como as novas regras de tarifas para o valor da VUM (Valor de Uso Móvel), de forma a tentar baratear ligações entre operadoras diferentes, os dados mostram que ainda há muita concentração no setor de telecomunicações do país.

Leia mais »

Média: 3 (3 votos)

ONU acusa Israel de ignorar alertas e atacar escola

Criança ferida em bombardeio à escola da ONU. Crédito: AFP

Criança ferida em bombardeio à escola com refugiados recebe tratamento

Enviado por Demarchi

Da BBC Brasil

ONU acusa Israel de ignorar alertas e atacar escola com refugiados em Gaza

A ONU acusou Israel de ignorar alertas e atacar uma escola que abrigava cerca de 3 mil palestinos refugiados nesta quarta-feira.

O porta-voz da agência da ONU para assistência aos refugiados (UNRWA, na sigla em inglês), Chris Gunness, disse que o ataque, que deixou pelo menos 15 mortos, foi uma "vergonha universal".

À BBC, outro porta-voz da agência, Bob Turner, disse acreditar "com confiança" que o incidente foi causado por artilharia israelense.Segundo ele, Israel foi informado 17 vezes que a escola abrigava civis refugiados - a última delas, horas antes do ataque.

Leia mais »

Média: 3.7 (3 votos)

Parem o avião, que Tombini sumiu

Recentemente escrevi aqui sobre "A ciência demência das metas inflacionárias" (http://jornalggn.com.br/noticia/brasil-2015-a-ciencia-demencia-das-metas-inflacionarias). Nele menciono um certo procedimento intelectual brilhantemente descrito por Olavo de Carvalho nos anos 90:

"O intelectual descobre determinada teoria. Graças a ela, torna-se conhecido, faz carreira, deve tudo a ela. Aí começa a olhar a realidade e percebe sinais incômodos, que desmentem a sua teoria. Mas, como ele é um intelectual, trata logo de desenvolver uma nova teoria para explicar que aquilo que ele está vendo não existe. Essa parece ser a relação do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, e de toda a cadeia de economistas de planilha, com a teoria das metas inflacionárias".

Vamos conferir na prática.

Critica-se muito Guido Mantega, Ministro da Fazenda, e Arno Agustini, Secretário do Tesouro, por  insucessos da política econômica de Dilma Rousseff. No entanto, as duas batalhas centrais do governo Dilma foram perdidas pelo general Alexandre Tombini, presidente do Banco Central.

Leia mais »

Média: 3.3 (7 votos)

Túneis como motivo dos ataques são apenas uma mentira a mais, por Janio de Freitas

Jornal GGN - Para o colunista da Folha de São Paulo Janio de Freitas, os túneis construídos por combatentes palestinos como motivo dos ataques de Israel "são apenas uma mentira a mais". O jornalista argumenta que o pano de fundo dos bombardeios ocorridos nas últimas semanas é a posse presidencial de Reuven Rivlin, integrante do Likud, mesmo partido de Binyamin Netanyahu. Reuven Rivlin defende a multiplicação de assentamentos israelenses na Cisjordânia e combate a hipótese de um Estado Palestino.

Da Folha Leia mais »

Média: 4.3 (6 votos)