1923: a luta de boxe que parou a Argentina

Cresci ouvindo que Firpo foi vitorioso e roubado pelos juízes. Assistindo pelo Youtube, fica claro que Dempsey dominou todo o 1º assalto

Quem me contava era meu pai. Tinha 7 anos, morava em Quilmes e meu avô tinha uma loja em Porto Madero. Naquele ano, houve uma luta que parou a Argentina: Luis Angel Firpo, “o touro selvagem dos Pampas”, enfrentando o supercampeão Jack Dempsey. Foi um evento que parou não só a Argentina, como ajudou na popularização do rádio nos Estados Unidos.

Buenos Aires inteiro concentrou-se em uma das praças principais e ficou de olho em uma chaminé – não sei de qual prédio. Assim como nas eleições papais, se saísse fumaça branca, seignficaria vitória de Firpo; se negra, vitória de Dempsey.

No primeiro assalto, saiu fumaça branca: Firpo conseguiu jogar Dempsey para fora do ringue. Ele voltou amparado por populares. Mas o juiz esperou a volta para abrir contagem. Enquanto os porteños comemoravam, começou a sair fumaça preta. No segundo assalto, Dempsey nocauteou Firpo.

Cresci ouvindo a lenda de que Firpo foi vitorioso e roubado pelos juízes. Agora, assistindo o combate pelo Youtube, fica claro que Dempsey dominou todo o primeiro assalto e sua queda do ringue foi fortuita.

Leia também:

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador