A preferência do eleitorado por Dilma, por José Roberto de Toledo

Do Estadão

Tempo gira e oposição roda

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO – O Estado de S.Paulo

Todas as pesquisas de todos os institutos confirmam que dois de três eleitores querem mudanças no governo. Mas as pesquisas mostram que esses mesmos eleitores não sabem a quem recorrer para mudar. É como se olhassem à volta, só vissem Kombis 76 sem capota traseira e se perguntassem: “E se chover?” De repente, viver com a tia Dilma mais uma temporada não parece tão ruim.

Daí a aparente contradição de a presidente seguir na liderança da corrida eleitoral, com mais intenções de voto do que a soma dos seus adversários, apesar de esta ser uma eleição mudancista. Como é possível que um terço daqueles que clamam por mudança declarem voto em Dilma Rousseff? O eleitor é um idiota que não sabe o que quer da vida nem do governo? Não e não.

A decisão do voto é sempre pragmática. O cálculo eleitoral começa pelo que o eleitor pode ganhar votando em um candidato específico. Se ele não reconhece nenhuma vantagem pessoal na eleição de qualquer dos candidatos, o raciocínio muda e passa a ser o que ele tem a perder com a vitória de cada um deles. Nesse caso, quem oferece menor risco tende a ser o vencedor.

Dilma é, hoje, a aposta menos arriscada para mais de 40% do eleitorado. Pelo menos metade desse contingente não está terrivelmente excitado com a perspectiva de ver a presidente dando as ordens por mais quatro anos no Palácio do Planalto. Só cita seu nome depois de compará-lo aos dos demais candidatos ao cargo. Chega a Dilma por eliminação da concorrência.

Isso aparece na comparação dos resultados dos vários cenários eleitorais pesquisados pelo Datafolha. A intenção de voto estimulada em Dilma varia de 40% a 47%, dependendo de quem são os adversários. Sua maior vantagem é quando enfrenta só Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). E a menor é com Marina Silva (PSB) e Joaquim Barbosa (STF) no páreo, além do tucano.

No cenário que inclui os nanicos, Dilma perde 3 pontos (cai de 47% para 44%), mas Aécio e Campos também perdem: 1 ponto e 3 pontos, respectivamente – porque eleitores evangélicos e verdes tendem a preferir candidatos com seu perfil ideológico.

Isso mostra duas coisas: 1) Aécio e Campos não estão conseguindo catalisar o desejo de mudança tão bem quanto Marina e Joaquim; 2) mesmo quando aumenta o número de adversários, Dilma sustenta um eleitorado que a levaria pelo menos ao segundo turno.

Antes de entrar pelos problemas da oposição, convém entender por que Dilma mantém tantos eleitores potenciais. A resposta óbvia é porque metade dos brasileiros aptos a votar dá pelo menos nota 7 ao governo da petista, segundo o Datafolha. E, nessa metade, 77% declaram intenção de votar em Dilma.

A chance de alguém votar na candidata incumbente é proporcional à sua satisfação com o governo. Dilma tem 60% dos votos de quem lhe dá nota 7, 80% de quem lhe dá 8, e 90% dos 9 e 10. Abaixo de 7, porém, sua penetração no eleitorado é mínima: 14%.

Afora torcer para a presidente não sustentar seus 19% de notas 9 e 10, 18% de 8 e 15% de 7, Aécio e Campos têm que calibrar o discurso eleitoral para maximizar suas chances. Quanto mais radicalmente contra o governo ele for, mais apelo aos mudancistas ele terá, mas será também maior o risco de ambos alienarem a metade do eleitorado que têm simpatia por Dilma.

Além de saber o que dizer, os dois nomes da oposição precisam cavar oportunidades para fazer seu discurso chegar aos eleitores – principalmente na pré-campanha. Isso porque, quando o palanque eletrônico começar no rádio e na TV, eles terão contra si uma desvantagem maior do que Geraldo Alckmin e José Serra tiveram em 2006 e em 2010: têm, juntos, menos da metade do tempo de Dilma.

Tudo isso torna imprescindível aos candidatos, a todos eles, entender o que o eleitor quer mudar e como. Sem descobrir isso, vão rodar em falso enquanto o relógio gira rumo a outubro.

 

Redação

64 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eleição 2014 sem oposição?

    Nassif,

    Dizer que o eleitor só chega ao nome de Dilma Rousseff por eliminação da concorrência é um exagero, em minha opinião avaliação tendenciosa.

    Considero consistente o período de 4 anos de governo, com alguns equívocos aqui e ali, um deles o número exagerado de ministros, 39, outro a exagerada concentração de Poder que DRousseff exerce, mas por outro lado gosto de imaginar o que seria deste país caso o tucano ordinário tivesse vencido- este é o melhor motivo para preferir DRousseff. Em condições normais, o massacre ocorrerá em apenas um turno, está mais difícil a ocorrência daquela escalada de um candidato nos últimos três dias.         

  2. Não é exagero

    Alfredo Machado, tanto não é exagero que vc mesmo escreve: “o que seria deste país caso o tucano ordinário tivesse vencido”. O que quis dizer com isso? Que se o tucano não fosse tão ordinário, vá lá? Ou que, como seria pior, vamos votar no menos pior (eliminação por concorrência)?

    Eliminação por concorrência, em meu modo de ver, é justamente o que vc disse, evitar o mal maior. 

    Não estou dizendo que a Dilma é um mal, mas que nosso sistema político é uma porcaria que obriga a aturar um Temer na vice, e eleger Bolsonaros e Felicianos Brasil afora para o Congresso.

    Sei que não é hora de dizer isso, mas uma autocrítica governista cairia bem. Igual ao Lula, Dilma não mexeu no principal – reforma política, lei de mídia, ou seja, agiu como eu agiria, pensando no segundo mandato. Creio que está na hora de mexer com essa questão da reeleição tb.

     

    1. E é culpa da Dilma?

      Ou da porcaria de sistema que nos obriga a aturar Bolsonaro, Temer, Feliciano e outras merdas da vida? Afinal, qualquer reforma política tem de passar pelos mesmos merdas que queriamos que esterelizassemos do congresso. A tentativa de pebliscito ano passado e a reforma política acabando com o financiamento privado de campanha acabou por que? Pelos mesmos PMDB, PSDB, DEM e similares. Dilma ou Lula são os culpados?

    2. Exagero

      Homero,

      Tudo bom?

      Processo de eliminação na hora de escolher o candidato é fato corriqueiro. Para 2014 a escolha aparentemente majoritária não dependerá apenas de eliminação, porque DRousseff é bem melhor que os fraquíssimos candidatos de oposição. 

      Reforma política é, por um lado, algo bastante necessário, e por outro, algo que não acredito que venha a acontecer, pois aquela cambada de 533 mais 82 que bate o ponto no CN não dará tiro no pé. Qual é o sentido lógico para existirem tantos partidos, a maioria de aluguel? A reforma política poderia corrigir este e diversos outros pontos que permitem esta zorra permanente por parte de parlamentares.

      Já a Lei dos Meios poderia ter sido implantada pela presidente, tanto que acredito num entendimento para que não tenha acontecido; se o tal entendimento permanecer, ó escopo de Franklin Martins continuará pegando poeira numa gaveta do fraquíssimo Paulo Bernardo. 

      Um abraço

  3. Fenômeno dos transportes

    O governo Dilma é um ser enorme, sem rumo, sem norte e sem estrela. Ela, por mais boa vontade e boas intensões que possua, não consegue se desvencilhar dos acordos camisa-de-força a ela impingidos pelo Lula de quando de sua candidatura.

    As energias para governar são limitadas, se se gasta muita energia para apaziguar interesses conflitantes da base aliada, não sobra para o desenvolvimento de projetos e programas para o Brasil.

    Política é a arte do possível, mas sabemos que cada artista, com seu dom, interpreta a realidade de forma diferente.

    A arte da Dilma não é nem brilhante, nem eficaz, nem agradável, mal dá para o gasto de rodar a presidência na inércia normal dos aparatos burocráticos do Estado. Sem grandes voos, prefere movimentos defensivos que dão a impressão de segurança, mas que gastam o precioso e raro combustível do desenvolvimento nacional, forçando a nação a marcar passo no seu desenvolvimento e ostentar uma fraqueza no concerto das nações que não seria de se esperar de um país rico, não coflagrado e com uma democracia estavel como o nosso. 

    Muito dos problemas que temos são originários na Dilma!

    O povo, na sua maioria nunca é enganado, daí este sentimento maciço de mudanças capturado pelas pesquisas eleitorais.

    Mas não se enganem, se este governo não serve ao povo e ao Brasil, serve a outros interesses que se beneficiam justamente destas fragilidades. Interesses internacionais difusos, com defensores brilhantes nacionais, pagos a peso de ouro para manter a situação inalterada aos que estão ganhando muito com a situação atual.

    A oposição precisa vencer estas forças ocultas, a última coisa que eles querem é ser identificados, para poder obter a preferência do eleitorado  e assim tranformar o que está ai. Não é tarefa trivial, somos a sétima economia do mundo, o que têm de interesses pendurados pelo planeta em cima de nossas fraquezas é algo inimaginável.

    O mundo mudará, se o Brasil mudar.

    1. Barboseiras…

      Se você conhece a formula de governar sem maioria no Congresso – não vale ditadura – passe para o lider do seu partido “Dudu Traíra”, e ele será eleito. 

      1. As idéias

        Nada é mais forte do que uma idéia que encontra seu tempo.

        Mas a idéia precisa vencer o que não é idéia, mas é poder de fato, aliada de outros interesses inconfessáveis e que estão por trás da tal “governabilidade” imposta pela maioria no congresso.

          1. Xingar não resolve o seu problema

            Não adianta tentar interditar o debate xingando o adverso. A violência verbal não vai resolver a anomia e a falta de capacidade intelectual do Governo para lidar com situações moderamentes contrárias.

            A falta de um plano de governo claro, factível, administrável e crível tisna de morte a atual equipe.

          2. Sabe quem ficou sem apoio no congresso?

            Sabe quem sofreu impeachment por que não tinha maioria no congresso? Tua ingenuidade é muito descarada para ser verdadeira? Por seu partido ideológico e seu candidato vulgo Dudu Hoplias Lacerdae Traíra está juntinho assim agarradinho no escurinho do cinema com “Aécio pópara Neves Branquinha”? Não é não para conseguir maioria caro Mr Chance!

          3. No assunto?

            Leia a mensagem, as respostas e depois contribua, não escreva por escrever.

        1. Troll original, esse: cadastrada e c/ + de 5 anos d pertenciment

          aos espaços do Nassif (desde 2008!). 

          É você mesmo quem diz que se guia por Astrologia, Tarô e Geometria em suas posiçoes. Eu só saliento isso, para que quem nao sabe disso fique sabendo que nao dá para confiar no que vc diz, é pirado das idéias. Só isso. 

          1. Tarot, Astrologia e Geometria

            Governos desde a aurora da humanidade têm levado em consideração a Astrologia, a Geometria e o Tarot, não vejo mal algum em usar as mesmas ferramentas intelectuais e físicas usadas pela civilização desde seus primórdios nos dias de hoje.

            Fora isto, penso que usando Geometria, Tarot e Astrologia consigo soluções simples e elegantes para problemas complexos e sofisticados nas áreas de política e sociologia.

            Perceba a força da argumentação que tenho nas minhas mensagens, não ocorre por acaso, vem desta estrutura lógica e tradicional do pensar humano civilizado.

            Em todo caso, estou sempre aberto a discutir as fraquezas que tal método possa apresentar, mas desde já, lhe adianto que percorres uma senda inglória.

          2. Pois tudo q quero é q fique clara a “base” do seu pensamento…

            E aí que cada um julgue por si. Quem acha que Astrologia, Tarô e Geometria (?!) dao base para julgamentos sobre política e sociedade te apoiará. Quem acha que isso é maluquice, tomará a devida distância das suas posiçoes. Simples assim. 

          3. No assunto nada! Só patrulhamento!!!

            O PT tentando censurar as idéias decreta o seu fim aqui!

          4. Deixa de nhem nhem nhem. Com que poder eu te patrulho?

            Até parece que eu tenho poder de te patrulhar. Você diz o que quer, e eu digo o que acho do que você diz. Isso nao é patrulhamento nem aqui nem na China. Quero só deixar bem clara a “base” a partir da qual você pensa, a qual é admitida por você mesmo, nao estou inventando nada. E aí cada qual que pense por si mesmo, ora. Que todos os fãs da Astrologia te apóiem, nao é isso que você valoriza? Quem preferir a lógica que passe longe. 

          5. No assunto nada! E sem lógica para piorar

            Onde está escrito que meu sistema não tem lógica, de onde você tirou esta conclusão estapafurdia!

            Deixa de delirar, meu sistema têm consistência lógica interna e externa a toda prova.

            Acorda!

          6. Tá certo, melhor nao contrariar. Adeus tá?

            Já deixei muito claro o que eu tinha para dizer, nao tô a fim de continuar esse “diálogo” vazio. Astrologia e Tarô sao realmente guiados pela lógica, como todo mundo sabe. E a pobre da Geometria entra nisso como Pilatos no Credo. 

          7. Antes de cruxificarem a Anarquista

            Existe uma pesquisa que já foi objeto de post aqui no Nassif, feita por uma Universidade Americana sobre o problema de se entender o que não se conhece.

            A pessoa não compreende o que está sendo dito ou mostrado, fica apegada à sua ignorância, como se admitir novos conhecimentos pusessem em risco sua integridade física, moral e espiritual. Assim renega os saberes e execra os que o difundem.

            O déficit cognitivo é intransponível e atinge principalmente pessoas com menos capacidade intelectual, a pesquisa é perversa mesma, ao admitir que quanto menor a capacidade intelectual, maior será a firmeza de seus preconceitos e mais difícil demovê-lo de suas crenças, o que vêm a calhar para os que escravizam povos, que mantidos na ignorância que ignoram tornam-se dóceis quando tângidos a fazerem o que lhes prejudica e enfraquece.

            A Anarquista acredita no que diz e não é culpa dela.

          8. Tadinha da Anarquista, tem 1 déficit cultural tao grande…

            Visível nos comentários dela e na profissao exercida. Por isso ela aprecia a lógica e a ciência, e nao dá o valor devido à astrologia e ao tarô, e acha que geometria nao tem nada a ver com os 2 primeiros nem serve para entender a sociedade. Falta de cultura da moça. 

            Arre, eta cara SEM NOÇAO. 

          9. Esquece…

            O Coxinha não passa de “amarra cachorro” do Márcio França, presidente do PSB de SP, e parceiro preferencial do Geraldinho “Picolé de Xuxu”.

          10. Não é bem assim, Anarquista.

            Eu tb acho que Astrologia (não conheço tarô e esse uso da geometria) pode ajudar a entender os movimentos políticos e nem por isso concordo com o Argolo.

  4. Dilma e a Mudança

    O PT e aliados, com um novo governo Dilma, têm as melhores opções para continuar inovando e gerar os avanços que o povo precisa. Para isso, o povo também deverá perceber que não basta eleger Dilma, mas as urnas devem-lhe fornecer uma maioria forte no legislativo e nos governos estaduais. O PT vem, gradativamente aumentando a sua participação parlamentar e, depois da saída do PSB e a rebelião branca do PMDB, é bom fortalecer a chapa PT e aliados nesta próxima eleição, sob o risco de deixar a Dilma refém destes grupos de poder.

     

    1. PT tem que ir fundo, sem medo de o acusarem de hegemônico…

      Precisa ter candidatura própria em quase todos os estados (governador e senador), evitar certas coligações proporcionais, isso contribuirá para um crescimento expressivo de sua bancada no legislativo.

      Os “aliados” fisiológicos estão temerosos com essa estratégia, pois reduzirá a capacidade de barganha de ambos, sempre  voltam com o fantasma do PRI, por isso estão formando esse Blocão.

      2018 será dificílimo para o PT, não acredito que Lula saia candidato (pela idade), Brasil não é tranquilo como o Uruguai cujo presidente tem 78 anos.

      Lula conseguiu achar alguém para suceder-lo, Dilma ainda não. Dentro do governo, o menos pior para suceder Dilma é o Mercadante, se tivesse continuado no Itamaraty Celso Amorim seria um grande nome (mesmo assim ele é mais velho que Lula, Dilma e o PT precisa fazer uma renovação geracional para se manter em evidência).

      Por isso é importante o PT priorizar as eleições para governador, para gerar mais opções políticas no futuro e caso saia do poder não fique muito tempo fora.

  5. Ganha, até aqui, por não ter adversário que transmita confiança

    Fora isso, ela perderia a eleição. Ou seja, é favorita não por seus méritos, mas por defeito do cenário de candidatos, que até aqui não conta com o nome de Marina Silva oficialmente.  A The Economist dessa semana traz matéria afirmando que o eleitor brasileiro tem poucas razões para reeleger Dilma Rousseff.

    Eu vou ler a matéria para saber exatamente quais são as razões para não eleger. Uma delas já foi divulgada: a economia no governo dela cresceu pífios 2% ao ano, quando em 2010 o Brasil cresceu 7,5%. Outor motivo é que o Brasil investiria menos da metade em infraestrutura do que investe a média mundial (isso mesmo com Copa do Mundo e com Olimpíadas batendo na porta, fiquei perplexo com essa informação). Apesar de dizer que muitos dos problema indicados na matéria seriam antigos, a The Economist critica a falta de capacidade do governo Dilma Rousseff de resolver os problemas.

    Bem, pode-se até questionar a validade das críticas, claro. Mas eu estava com saudades de ler alguma coisa realmente objetiva e sem estar contaminada pela briga de torcida que emburrece, traço dos debates políticos no Brasil, o país cada vez mais incapaz de discutir politicamente as coisas de modo racional, muito por conta dos defensores aloprados do governo e sua militância virtual que baba no colarinho, autênticos mad dogs do cenário político brasileiro.

    Fiquei até alegre ao ler as informações sobre a matéria de 14 páginas da revista The Economist. Cheguei a pensar: “puxa, ainda bem que tem gente que se preocupa em discutir o governo Dilma com base em fatos e não com base em delírios religiosos, peleguismos e conivência com corruptos condenados”.

    De fato, o salto de qualidade é inegável, independentemente da procedência das críticas ao governo que, temos que reconhecer, há muito tempo vai mal das pernas e não fez nada de relevante, de um ponto de vista marcante, em seu mandato. O programa “Mais Médicos” nem para isso serve: o Brasil se queimou internacionalmente quando aceitou pagar a médicos cubanos menos do que paga aos médicos de outros países, o que viola o princípio da isonomia e não pode ser admitido, sob hipótese alguma, como já acionou o MPF e vai vencer, claro. Os partidários e defensores interessados, quando não pelegos mesmo, do governo Dilma não permitem um debate racional sobre o governo. Tudo vira briguinha de torcida nefasta para o país e para a democracia, com o inconfundível ar autoritário subjacente. É um tal de “demotucano” para lá, “Casa-Grande” para cá. “Senzala” de vez em quando aparece também. Sem falar na sigla mágica “PIG”,  ou citações de nomes como Demóstenes Torres e expressões como “capitão do mato” (a alusão racista a Barbosa, criticado por ser negro e ter condenado réus petistas flagrados em esquema de corrupção) e por aí vai. Tédio abissal essa cantilena de uma nota só. Discurso notoriamente burro e emburrecedor.

    Debate político que interessa é com base em fatos e argumentos racionais. Os desequilibrados torcedores do lulopetismo, a esquerda marcada pelo peleguismo, com os seus rompantes autoritários e anti-democráticos, deveriam ser chutados da arena, pois somente atrapalham o desenvolvimento do país.

    PS: Não são todos os petistas que são assim, mas a minha experiência pessoal indica que isso está cada vez mais raro. Quem sofre é o país.

     

    1. argumentos racionais

      Argumentos Racionais:

      Desequilibrados torcedores

      Lulopetismo

      Peleguismo

      Rompantes autoritários e anti-democráticos

      Chutados da Arena

      Discurso notoriamente burro e emburrecedor

      defensores aloprados

      mad dogs

      delírios religiosos

      convivência com corruptos condenados

       

       

      1. Pois é, que coisa não? É que

        Pois é, que coisa não? É que eu estava descrevendo o ambiente promovido pelos lulopetistas cachorros loucos. Não tenho culpa do objeto da análise ser isso aí mesmo, enfim, criar essa realidade mais do que lamentável. Lula recentemente disse que deu “emprego vitalício” a Joaquim Barbosa hehehe. Esse sabe discutir em padrões civilizados, heim?

    2. O programa “Mais Médicos” nem

      O programa “Mais Médicos” nem para isso serve: o Brasil se queimou internacionalmente quando aceitou pagar a médicos cubanos menos do que paga aos médicos de outros países, o que viola o princípio da isonomia e não pode ser admitido, sob hipótese alguma, como já acionou o MPF e vai vencer, claro.

      Verdade, Argolo? Poderias, por gentileza,  dar as fontes ou repassar os links respectivos. Claro que não valem(por razões óbvias) referências na mídia nativa. 

      Outra coisa: quem vai vencer o quê? E como tu sabes que vai vencer? Premonição?

      Uma delas já foi divulgada: a economia no governo dela cresceu pífios 2% ao ano, quando em 2010 o Brasil cresceu 7,5%

      São duas situações distintas. Mesmo pífio foi o terceiro maior do mundo, a despeito dos que já contavam como certa(talvez tu também) uma recessão.

      Concluindo: tu poderias te gabaritar melhor como crítico se baixasse um pouco a bola. Não se achasse assim tão superior. Quando se trata do mensalão, é show. No post sobre o PCC e Marcola, deste aula. Nesse sobre análise política, sai debaixo! E para fechar ainda quer dar lições de como se deve debater.

      Menos, Argolo, menos. Sempre sublinhe que SÃO TUAS as percepções, e não verdade absolutas. 

      1. Prezado

        Primeiro, sobre os Mais Médicos: foi amplamente noticiada a ação proposta pelo MPF, que ataca a situação de não isonomia inconstitucional vivenciada pelos médicos cubanos, que recebem sim menos dinheiro do que os outros médicos e isso é juridicamente, em termos constitucionais, insustentável. Os competentes médicos Cubanos estão sim sendo discriminados e isso a Constituição Federal brasileira proíbe. O Governo Federal vai ter sim que pagar o mesmo valor aos médicos cubanos que paga aos demais médicos, sem obrigá-los a enviar qualquer quantia para o Governo de Cuba.

        Se eles receberem e enviarem porque quiserem enviar (doação), isso é outra história. Mas o Governo Federal não pode reter uma parte do valor da bolsa pago aos médicos cubanos e creditar em favor do Governo de Cuba. Isso é ilegal, inconstitucional e deve ser sim corrigido pela justiça. Pelo menos é o que eu acredito que vá acontecer.

        Sobre a queda no PIB, mesmo que em 2011 tenha sido um dos maiores do mundo, a diferença entre 2010 e 2011 foi gritante. O problema é que o PIB brasileiro estancou. Estão chamando o desempenho da economia brasileira nos anos Dilma de “vôo de galinha”, porque a economia não teria deslanchado como indicava que ia acontecer.

        Algo não aconteceu como poderia, você não concorda? O Governo Dilma não é responsável pelos resultados abaixo dos esperados?

        1. O contrato foi feito com o governo Cubano

          E assessorado pela OPAS e ONU! Os médicos cubanos sabiam onde viriam, suas condições e seus salários. Se querem reclamar, retirem-se do programa, voltem para Cuba e reclamem lá! Dilma até parece que intyerviu aumentando os salários deles aqui, mas após solicitar autorização de Cuba. Ponto para ela. Agora é piada os mesmos que mantem trabalho escravo em suas latifúndios, pagam horrores as suas empregadas domésticas, estão cagando e andando se pobre tem assistência médica, alias querem mesmo é que se explodam, vem ficar preocupado com salérios de médicos de Cuba! Hipocrisia tem nome e endereço!

          1. Se querem reclamar? HELLOOOOOO

            Quem vai reclamar é o MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, entendeu?

            É uma questão de interesse público, direitos difusos dos trabalhadores cubanos que estão sendo DISCRIMINADOS INCONSTITUCIONALMENTE no programa Mais Médicos do Governo Federal, de forma que atenta grotescamente contra  a dignidade da pessoa humana, contra a igualdade, contra a liberdade, contra a apropriação legal e legítima da força de trabalho etc etc etc.

            No Brasil, a situação experimentada pelos médicos cubanos AFRONTA DIRETAMENTE os valores e princípios consagrados na CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988.

            O GOVERNO DILMA se prestou a um papel LAMENTÁVEL quando concordou que médicos cubanos trabalhassem por um valor inferior ao pago aos demais médicos.

            E quem defende essa situação grotesca ou é um ignorante que não sabe nada ou compactua com injustiças, de forma ridicularmente conveniente, desonesta. Concorda com a exploração ilegal e ilegítima da força de trabalho dos competentes e valorosos médicos cubanos.

            Eu falo por mim. As tuas citações não me atingem. Falo por mim e pela minha consciência. E EU NÃO CONCORDO com a EXPLORAÇÃO ILEGAL E ILEGÍTIMA DA FORÇA DE TRABALHO dos valorosos, honrados, dignos e competentes médicos cubanos.

             

             

          2. Ministério público?

            Os aparelhados tucanos vão reclamar para quem? O papa? Para Cuba? Para OPAS que aprovou o programa? Para a Dilma que obedeceu as regras? Só um tucano marcartista como você para acreditar e reclamar junto

          3. Este relouuuuuuuuuuuuu parece muita viadagem

            Mas voltando ao sério.

            http://www.brasil247.com/pt/247/saudeebemestar/132033/Justi%C3%A7a-nega-liminar-%C3%A0-desertora-do-Mais-M%C3%A9dicos.htm

             

            247 – O juiz Deodoro José de Carvalho Tavares negou a liminar em que a cubana Ramona Rodriguez pedia o bloqueio do valor de pagamentos feitos pelo governo brasileiro a Cuba, durante o período em que ela integrou o programa Mais Médicos.

            A médica, primeira desertora do programa, pede uma indenização de R$ 149 mil do governo brasileiro por discordar das discrepâncias entre os salários dos cubanos e de médicos de outras nacionalidades. Ela entrou com ação, com ajuda do DEM, para receber R$ 69 mil com relação a questões trabalhistas e mais R$ 80 mil por danos morais.

            A ação leva em conta a postulação do Ministério Público do Trabalho (MPT), que alegou que o Mais Médicos se constitui em um vínculo de trabalho, e não em uma bolsa de especialização. De acordo com o órgão, é necessário igualar o salário dos médicos cubanos com os de outras nacionalidades, que recebem cerca de R$ 10 mil mensais. Os médicos de Cuba recebem cerca de R$ 960 mensais (US$ 400). O restante é mandado para o governo cubano. Atualmente, existem cerca de 7.400 médicos de Cuba trabalhando no programa.

            Segundo a decisão da Justiça, publicada por Clarissa Oliveira, do Poder Online, o juiz Deodoro entendeu que, no caso de Ramona, o contrato firmado por ela com a Sociedad Mercantil Cubana Comercializadora de Serviços Médicos Cubanos S/A – que em acordo com a Organização Panamericana de Saúde intermediou a prestação de serviços dos médicos cubanos ao Brasil – alterou as condições de trabalho. Assim, a União, segundo o juiz, passou a atuar como subsidiária pela contratação e não poderia ser responsabilizada pelo pagamento, no caso de uma eventual condenação.

             

          4. KKKKKKKKKK

            Piada isso aí. Vou dar um desconto na tua homofobia tosca, mas essa notícia eu já comentei. O juiz disse apenas que não poderia obrigar a União a pagar, porque quem paga principalmente ou primeiramente é uma empresa cubana. A responsabilidade da União, segundo o juiz, seria meramente subsidiária. Pelo que eu entendi, a União repassa para a empresa e é ela quem retém ilegalmente o valor do governo cubano. Logo, o pedido tinha que ser dirigido a ela. O que os advogados vão fazer? Ora, nem precisa ser da área para saber. Vão aditar o pedido inicial dirigindo o requerimento liminar para a empresa cubana citada pelo juiz na decisão interlocutória que negou a liminar. Pronto, o juiz não vai poder negar hehehe. Fraquinhos os cães de guarda virtuais do lulopetismo, defensores de injustiças como a que vitima os valorosos, honrados e competentes médicos cubanos.

          5. Cara que feio

            Marcando suas estrelas você próprio? Que falta de carater! Que falta de classe! Que falta de espirito esportivo! Que falta de princípios? Deixe os outros opinarem sobre seu comentário senão fica parecido com “A bola é nossa” Só empresto se eu jogar de centroavante! Mas voltando aos fatos. Você vem nesta de rolando lero dizendo alhos e bugalhos que o MPF vai processar e você mesmo sabe que só em Cuba? Há, vai processar o Papa também? Que advogadinho porta de cadeia você é? 

          6. É por causa de sujeitinhos como vc

            Que eu estou quase desistindo de votar na Dilma e quase estou disposto a fazer campanha contra ela este ano. Estou quase entrando na campanha “não vai ter Copa” também hehehe (o apreço pelo hexa em casa, além de ser favorável ao evento no Brasil, me impedem de embarcar nessa irresponsabilidade). Sujeitos como você merecem ser boicotados, ad infinitum. São inimigos da democracia e favoráveis a injustiças. E se o Governo Dilma desperta esse tipo de reação, é porque vocês o espelham com fidedignidade.

            Aliás, parece que o PT virou mesmo um partido absolutamente irracional. Defende tudo quanto é coisa errada, só para justificar a permanência no poder. Não tem um pingo de auto-crítica e seus filiados, militantes ou defensores só sabem acusar os outros de serem tucanos hehehe.

            Isso já enjoou. Se encherem muito o meu saco, todos os dias vou detonar o governo Dilma. Vou fazer militância virtual contra. Vão perder muitos votos. Aliás, vencer essa eleição está muito fácil. Basta colocar a Marina como cabeça de chapa. O resto é barbada. Os petistas vão se enforcar com a própria corda.

            Para derrotar os hidrofóbicos e homofóbicos lulopetistas, eu voto tranquilo em Marina.

          7. Kákakakakakaakaka!

            Por causa de mim? Puxa, me desculpe! Me perdoe, brometo nunca mais vou fazer isto! Eu fui infiel! Mereço ser punido! Mas a culpa não é minha! O trem atrasou, o tráfico engarrafou, o onibus lotou, a calçada molhou! Por isto eu cheguei tarde! Em Inglês para ser mais chique! Sorrrrrrrrryyyyyyyyyyyyyyyy!  Seja mais honesto otário!

        2. Concordo que nem tudo são

          Concordo que nem tudo são flores no governo. Houve. há, falhas, omissões e ações proativas. Ponto. Assim está bom?

          Pergunto apenas: qual governo é perfeito? A MINHA OPINIÃO é que: 1) O até agora realizado foi para mim, como cidadão e eleitor, satisfatório. Ou seja,  passível para que avalie ser pertinente mais quatro anos.2) Por consequência. política nunca foi, nem nunca será, a escolha do MELHOR, mas do menos pior. E péssimos na minha opinião:  Aécio Neves pela absoluta falta de propostas; o vazio chocante de idéias; e, last, but no least, se apresentar por um partido que durante oito anos fez algumas coisas e muitas outras horríveis. Eduardo Campos: todos os defeitos de Aécio, menos o vínculo partidário, e, o mais grave, uma candidatura oportunista e a reboque de uma demagoga enrolona chamada Marina Silva. 

          O que mexe comigo não é tanto a negação ou o desconhecimento do que foi feito de bom, nem muito menos a crítica ao governante de plantão, seja Dilma, Lula, o que for, mas simplesmente o niilismo, o tom terminativo de que tudo vai mal, está tudo errado, e por aí segue a cantiga da perua. 

          Mas, voltando ao links e referências: tu não apresentaste nenhum que corroborasse a afirmativa peremptória de que “O Brasil se queimou internacionalmente quando aceitou……” 

          Internacionalmente implica mais de 160(não lembro o número exato) países. Pode ser também instituições, a exemplo da ONU, OIT, FMI, FIFA………….Pode ser tanta coisa, Argolo. Algum artigo na mídia externa? Trabalho acadêmico acerca disso?

          Não seria mais simples tu apenas afirmar: NA MINHA OPINIÃO, desobrigando-se, assim de citar as fontes?

  6. Só argumento ad hominem

    A fraqueza desse governo é exposta aqui no blog mesmo. Basta retroceder no tempo, chegar ao primeiro turno de 2010 e verificar o nível dos comentários, parecia que era outro blog. Neste post praticamente só houve ataque ad hominem ao Weber e ao Argolo.

    Só desse jeito mesmo, esse pessoal não tem argumentos para defender esse governo meia bomba. Agora no Mais Médicos (a única coisa que esse governo fez em 3 anos e meio que não é um desastre) eles oferecem um salário maior p/cubanos. O que isso quer dizer? Estavam errados antes? Esse governo é uma calamidade.

    PS: Sobre os que cantam vitória antes da hora e falam sobre “massacres”, aguardemos o mês de outubro…

    1. Eu também acho o + Médicos bom.

      Nada contra e eu posto elogios a esse programa no meu facebook.

      Mas tem outras coisas que eu não gosto não.

    2. Respeito, mas não acato tua

      Respeito, mas não acato tua opinião, sr. anônimo. Mas, porque tu não te apresentas? Aí, sim, terias moral para criticar. LC é o quê, mesmo? Luiz Carlos? Lua Cheia? Livro Curto? Lapis de Cor?

      Acho muito pretenciosa a frase “esse governo é uma calamidade”. De onde tiras tanta autoridade assim para afirmar isso?

      Interessante, tu bates nos petistas, dentre os quais me incluo, e faz pior que eles. 

      Vamos lá: apresentes-se, inclusive informando suas credenciais, e mande brasa: prove por A + B que esse governo é uma calamidade. Sem apelar para generalizações, tipo “a saúde vai mal”, mas com números, dados, ocorrências. fatos. Sem esquecer de citar as fontes. 

      Se não fizeres serás mais um reles palpiteiro-torcedor muito comum na internet.

      1. Provar é matemática, você quer fé

        Respeito, mas não acato tua opinião, sr. anônimo. Mas, porque tu não te apresentas? Aí, sim, terias moral para criticar. 

        LC é abreviatura do meu nome. Meu email sempre é enviado p/blog do Nassif quando eu comento, tenho moral p/criticar qualquer coisa desde que seja cumprindo a lei, especialmente a Constituição. A única coisa que o Nassif exige é o email. Então eu preencho quando comento. Mais do que isso não faço, especialmente nesse clima de Fla x Flu que vcs estão transformando a política. Não sei o dia de amanhã.

        Acho muito pretenciosa a frase “esse governo é uma calamidade”. De onde tiras tanta autoridade assim para afirmar isso?

        A palavra autoridade é típica de quem tem a certeza dos fanáticos. Autoridade, eu? Não tenho nenhuma. Trabalho no governo federal desde 1993. Tenho críticas severas a forma como o FHC conduziu o governo. Votei no Lula duas vezes (antes de 2002 jamais tinha votado no PT). Inclusive votei na Dilma. O órgão que eu trabalho está na sua pior fase em vinte anos. É paralisia total. Se vc me perguntar no plano pessoal (salário etc), certamente a Dilma é melhor p/mim do que qq outro.

        Interessante, tu bates nos petistas, dentre os quais me incluo, e faz pior que eles.

        Posso não concordar com você, mas você não agride. Só bato nos petistas que se comportam feito idiotas, agredindo e usando recurso ad hominem. Não é o seu caso. De fato esse negócio de “Petralha” e outras agressões começou com a turma da Veja, de forma desprezível atacando a todos que não concordassem com eles. Mas estou impressionado como o pessoal do governo tb incorporou isso. Não existe uma única crítica ao governo aqui que não seja recebida como coisa de tucano, direita etc. É paranóia total. Mas acredito que você creia firmemente que esse governo é bom.

        Vamos lá: apresentes-se, inclusive informando suas credenciais, e mande brasa: prove por A + B que esse governo é uma calamidade.

        CIDE foi reduzida quase a zero. Essa quantia deveria ter sido investida de forma maciça no transporte público. Pela forma que vc fala, vc deve ser do sul. Aqui no RJ simplesmente quem mora longe do reduzido metrô está morto. Não sei como está aí.

        Renúncia fiscal sem qualquer condicionamento. Resultado: a maior parte das incentivos somente se refletiu em aumento de preço, nada de investimento e nem de competitividade.

        Emissões do Tesouro para financiar “multinacionais” brasileiras via BNDES. Nenhuma delas aparentemente tem compromisso com o Brasil. Mas é assim mesmo, quando você é multinacional, seu compromisso é com os acionistas, nunca com o governo.

        Criação de bolhas imobiliária e de crédito. Minha visão de incentivo ao emprego e à construção civil seria um programa gigantesco de transporte público. Se a periferia ficasse apenas a trinta minutos de trem do centro, as condições para que aquela área melhorasse fixariam os moradores lá, impedindo o surgimento do grave problema de moradia urbano que temos. Infelizmente o MCMV não funciona, no momento que você anuncia que vai financiar imóvel em 100 mil reais qualquer barraco sobe imediatamente para cem mil reais. Resultado, milhares de brasileiros escravos do sistema financeiro.

        Meu foco é mais econômico. Mas, traduzindo um sentimento pessoal, não votarei na Dilma pelo mesmo motivo que não votei no Serra em 2002. É hora de mudança, esse modelo está gasto, e ela insiste no que não deu certo. Até essa coisa meio “nós petistas”. Usando sua analogia de jogo de futebol, me parece que o desgaste do PT começa a se assemelhar ao FHC em 2002. Qq um que criticasse o governo naquela época “era contra o Plano Real é queria a volta da inflação”. Já ouvi até falarem no Haddad para 2022. A impressão que dá é que não há mais projeto de mudança. Virou “ficar no Poder p/ficar”. A moça defendendo caixa 2 aqui no blog (e aplaudida por muitos petistas) foi absolutamente deplorável. Achar que o julgamento foi injusto, tudo bem, mas defender caixa 2 beira o ridículo. Acho que o PT ainda tem a contribuir com o Brasil, mas talvez seja hora de voltar à oposição.

      1. Aí não…

        Tem o Dilma Bolada com quase 1 milhão. Meus amigos dilmistas preferem curtir o ‘Dilma Bolada’, mais bem humorado, e deixar a página oficial de lado.

        Eu preferir Campos não faz com que eu negue as evidências de que a maioria da população ainda prefere Dilma.

        Mas alternativas há. Deixemos que a população se conscientize, não é caso para brigas.

        De qualquer modo, eu ando em outra vibe…

        [video:http://www.youtube.com/watch?v=QJO3ROT-A4E%5D

        1. Mas o perfil Dilma Bolada é

          Mas o perfil Dilma Bolada é outra coisa. É o órgão patrulheiro do governo nas redes sociais. Foi criado para atacar as pessoas, como fizeram naquele cyberbullying contra a professora de letras da PUC-RJ, que falou mal do advogado do aeroporto em ambiente privado de seu perfil no Facebook e o perfil Dilma Bolada difundiu o print screen para os seus mais de um milhão de seguidores. É uma tática opressora conhecida essa, usar o povo, os seguidores, para massacrar, fazer linchamentos virtuais. O PT aderiu em massa à estratégia com a Dilma Bolada. O ministério público eleitoral já está de olho na Dilma Bolada.

          O perfil verdadeiro é aquele lá e só tem pouco mais de 260 mil curtida. O perfil do Eduardo Campos já está com mais de 420 mil curtidas. A razão disso pode ser porque o perfil da Dilma foi criado recentemente. O perfil do Eduardo Campos no Facebook responde a muitas intervenções dos internautas (certamente também a assessoria, claro).

          Aliás, as pessoas curtem mais a Dilma Bolada, a fraude marqueteira que é propaganda eleitoral antes do tempo, porque ela é engraçadinha, cut-cut. Não porque votem nela. Tem muita gente que curte que não é eleitor da Dilma (assim como isso vale para os outros perfis verdadeiros, enfim).

           

           

        2. Disney, brega-juventude e fan (!!! ) do Dudu ?

          Admiro tua militância GLBS ( apesar de acha-las um tanto birrentas ) mas as tuas escolhas ( vibe? ) de referências culturais e políticas me decepcionam . Fan é demais . Menas, please. 

      2. Cai na real, o Facebook faz

        Cai na real, o Facebook faz propaganda dos candidatos da oposição, assim é fácil conseguir muitos fãs na rede social.

        Já me convidaram para curtir o Aécio Neves várias vezes, sempre ignoro.

        Edward Snowden denunciou que o Facebook está comprometido com o governo americano, se é mentira porque o Obama quer tanto prendê-lo?

        1. Certo

          Aquele Facebook é uma porcaria mesmo. Site espião americano etc. Mas a Dilma tem perfil nele. E a Dilma Bolada tem um milhão de fãs kkkkkkkkkkk

          Nem Edward Snowden salva essa!

          1. Se seguisse essa lógica,

            Se seguisse essa lógica, todos os Trolls não poderiam entrar no blog do Nassif e outros alternativos a grande mídia.

            Mesma coisa fez o capitalismo que usou de instrumentos socialistas (seguridade social, serviços públicos) para reduzir a influência do comunismo nos anos 50, 60.

            Não faz sentido criticar esquerdista que fala inglês, come fast food e querer manda-lo para a Coreia do Norte.

          2. Não estou dizendo nada disso

            Estou dizendo apenas que o teu argumento sobre o Facebook não impediu a Dilma de ter criado um perfil nele. Só isso.

            Aliás, o Governo Dilma, covardemente, negou asilo político a Edward Snowden, que inclusive escreveu carta aberta para os brasileiros e foi completamente ignorado pelo Governo Dilma, mesmo quando ele denunciou a espionagem de que é vítima o Brasil, inclusive o Governo.

            Ou seja, maior covardia o Governo Dilma fez com Snowden.

  7. Sobre os Mais Médicos: o pior ainda está por vir

    Quem hoje se descabela com algo simples de resolver, como o tratamento não isonômico dispensado aos médicos cubanos no âmbito do programa Mais Médicos, pode se preparar porque as coisas podem ficar ainda piores.

    A mais grave acusação contra os Mais Médicos é que ele poderia se enquadrar no conceito de tráfico de pessoas.

    Amiga minha, professora de direito internacional público, com mestrado na Inglaterra, doutorado na Inglaterra, dois título de phd em direito internacional (um obtido na Inglaterra e outro no Canadá), explicou-me recentemente a gravidade da situação. Ela disse que, tecnicamente, já existem elementos para enquadrar o Mais Médicos como um programa que promove o tráfico de pessoas. Disse que inclusive já existem denúncias dando conta disso, tanto no Conare – Comitê Nacional para os Refugiados – quanto no CNIg – Conselho Nacional de Imigração. O primeiro é órgão vinculado ao Ministério da Justiça. O segundo é órgão vinculado ao Ministério do Trabalho.

    Esse programa, em que pese a boa intenção dele, está marcado por irregularidades. O Governo Dilma vai ter muitos problemas pela frente. A atual situação é um nada perante a acusação de que o Governo do PT foi conivente com o tráfico de pessoas.

  8. Vou votar na Dilma, mas não
    Vou votar na Dilma, mas não por considerar seu governo um primor, e sim pelo potencial que demonstrou. Não esqueço que seu governo se engajou na solução daquele que, a meu ver, é o principal entrave a um desenvolvimento mais robusto do Brasil: a falta de competitividade da nossa indústria. O governo Dilma comprou essa briga, e parecia que ia vencê-la quando trabalhou de forma determinada para reduzir a taxa básica de juros, os spreads bancários, o custo da energia, bem como amenizar a posição desfavorável do câmbio.
    Ocorre que a reação foi mais forte do que ela estava preparada para encarar, mesmo com uma super-popularidade. Meses a fio de noticiário catastrofista sobre a inflação, concomitante ao “julgamento do século”, acabaram com sua popularidade e obrigaram o governo a recusar nessa agenda. Os juros voltaram a ser definidos pelo boletim focus, os bancos foram liberados pra extorquir novamente a população com spreads pornográficos e o governo passou a operar na defensiva com medo dos protestos difusos.
    Minha leitura é de que o governo age como um pugilista que acabara de tomar um direto no queixo e, pra não ser nocauteado, agarra o adversário na esperança de soar o gongo e se recompor para um novo round, com estratégia melhorada.
    É por essa expectativa que vou votar na Dilma. A oposição nem sequer menciona entrar nesse ringue.

    1. “Meses a fio de noticiário

      “Meses a fio de noticiário catastrofista sobre a inflação, concomitante ao “julgamento do século”, acabaram com sua popularidade”

       

      Acabaram com sua popularidade? Ué, mas as pesquisas dizem exatamente o contrário: Dilma ganharia no primeiro turno.

      Tenho muitas críticas a fazer a seu governo: o medo de enfrentar a mídia, a péssima comunicação, a permanência de uma agenda conservadora na economia, a permanência inexplicável de ministros como Paulo Bernardo e Cardozo da justiça e por aí vai. Mas quando vejo as alternativas, essa oposiçãozinha que está aí… Deus me livre.

      Vou votar nela por falta de opção.

      1. Mas nem de longe a
        Mas nem de longe a popularidade de agora se parece com aquela de tempos anteriores aos protestos. Naquela ocasião Dilma tinha mais aprovação que o próprio Lula, e diferentemente deste, conseguia agradar mesmo parte da classe média mais conservadora.
        Embora sua popularidade tenha começado a se recuperar desde então, não é possível afirmar que ela vai vencer a eleição.
        O governo nitidamente adiou (digo que adiou e não que abandonou mais por esperança que por convicção) a agenda da competitividade da indústria nacional. O objetivo número um passou a ser não fazer nada que comprometa a reeleição. A ver.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador