Cunha entrega comunicação da Câmara a fundamentalista religioso

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Wyllys: “Nenhum presidente da Câmara pôs comunicação da Casa a serviço de corrente ideológica”

da RBA

Wyllys: Cunha quer aparelhar sistema de comunicação da Câmara

Segundo deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), presidente da Câmara se ampara em apoio da mídia por sua indisposição com o Planalto para delegar comunicação da Casa a fundamentalistas religiosos

Hylda Cavalcanti, da RBA

Com menos de 20 dias de empossado na presidência da Câmara dos Deputados, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) deu início ao cumprimento de uma de suas promessas feitas durante a campanha, deixando irritados servidores concursados da área de comunicação da Casa. O deputado confirmou com aliados que vai indicar o deputado Cleber Verde (PRB-MA) para gerir o sistema de comunicação social da Câmara, que compreende as emissoras de rádio e TV, o portal e a estrutura de relações públicas. A notícia, denunciada pelo deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), deixou acesa a luz de alerta contra possível interferência da bancada evangélica – à qual Cunha pertence – na programação destes veículos.

Tradicionalmente, esse tipo de missão é entregue a um jornalista, com aptidões técnicas específicas, a cada início de legislatura da Câmara dos Deputados – e não a um político. Acontece que Cunha, numa decisão inédita, negociou o cargo durante a campanha para a presidência da Casa. Em suas articulações, coube ao PRB a cadeira de gestor da área. Jean Wyllys, que também é jornalista, lembrou que Eduardo Cunha chegou a falar no nome do deputado Celso Russomanno (PRB-SP) para assumir tal cargo, mas Russomanno recusou.

Além do deputado, também estaria sendo especulada a ida para a Câmara dos Deputados de um diretor da Rede Record para coordenar, especificamente, a programação da TV Câmara, em vaga destinada a cargo comissionado – Cargo de Natureza Especial, CNE 7, cujo salário é da ordem de R$ 16 mil.

‘Sem diversidade’

“Isso é escandaloso. Nenhum outro presidente da Câmara dos Deputados colocou o sistema de comunicação da Casa sob a batuta de uma corrente político-ideológica nem contratou profissionais de emissoras comerciais para tocar a programação da TV Câmara, que sempre se definiu pela diversidade, pluralidade, laicidade e independência, justamente para que todas orientações políticas e partidos representados na casa fossem contempladas”, reclamou Jean Wyllys.

O deputado acentuou, também, em texto assinado por ele e divulgado em vários sites e redes sociais, que os ex-presidentes da Casa Marco Maia (PT-RS) e mesmo Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), assim como seus antecessores, deixaram o sistema de comunicação sob a gestão dos servidores de carreira concursados, “não submetidos a nenhuma corrente política nem partido”.

“Arrogante e amparado em apoio mal disfarçado da ‘grande’ mídia pelo fato de se apresentar como uma ameaça à estabilidade do governo Dilma, Eduardo Cunha mudará as regras e colocará a comunicação sob a gestão de políticos fundamentalistas religiosos”, criticou o parlamentar do Psol.

Clima de apreensão

Servidores da rádio e da TV que pediram para não ser identificados informaram à RBA que o clima, nos últimos dias, tem sido de apreensão e que diferenças de conteúdo já começaram a ser observadas. “Nestas duas primeiras semanas o site ficou lento e muitas matérias foram publicadas com atraso porque tiveram de passar, antes, pelo crivo de assessores numa atitude que não tinha sido vista anteriormente”, contou um jornalista.

A colocação de Jean Wyllys sobre o assunto foi feita, segundo ele, porque os comentários de bastidores na Câmara nos últimos dias dão conta de que, logo após o carnaval, o presidente vai aproveitar para regulamentar sua decisão.

Eduardo Cunha já tinha afirmado que pretende ampliar os serviços da Rádio e da TV Câmara para os estados, como forma de intensificar a divulgação do trabalho dos deputados nos locais onde se encontram seus eleitorados. A RBA procurou o gabinete do deputado, mas não obteve retorno.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

47 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E viva o CRENTISTÃO.
    Um país

    E viva o CRENTISTÃO.

    Um país fundamentalista que nasce no Cone Sul.

    Vão queimar ateus, gays, adeptos de religiões afro, budistas e todos aqueles que os contrariarem, em praça pública.

    Mas merecemos, em geral.

    Quem mandou criar uma legião de imbecilizados, antes pela mídia, agora por pastores?

    1. Concordo Vixe, pra vc a

      Concordo Vixe, pra vc a sociedade só vai ser evoluída quando dominada pelos gays né? Eles já não lideraram estas comissões antes? Então, agora é a hora dos negros, religiosos e outras classes de minoria. Não se pode viver só sob a liderança de uma minoria. Todos têm de ter a sua hora é a sua vez, afinal os evangelcos tb são uma minoria. Ou não?

    2. O Brasil é um país 90%
      O Brasil é um país 90% cristão: católicos, evangélicos, espíritas. Jamais seremos uma nação fundamentalista, fascista ou comunista. Devemos lutar para que sejamos um país livre, democrático e justo.

  2. É triste constatar que o país

    É triste constatar que o país do carnaval virou isto: abertamente preconceituoso e racista.

    Mais triste ainda, ,e ver nossa constituição pisoteada todos os dias.

    Voltamos à Idade Média. Em breve, inspirados em Moro, serão instalados novos tribunais da Inquisição.

    Quem hoje se cala ou os defende, também não será poupado e será tarde para protestar.

     

     

     

     

  3. Mesmo se o Eduardo Cunha for
    Mesmo se o Eduardo Cunha for deposto (o que espero que não demore a acontecer) essas medidas obscurantistas serão revertidas? Com esse congresso conservador e essa bancada evangélica poderosa?

    1. de onde nada é esperado…. sai m…..

      O Adolfo, o Benito, a Redentora nada fizeram de ilegal, tudo amparado em leis ad hoc, portanto o dia que chegarem na tua casa será tudo legal. Como justificativa a tua notória estupidez, sempre será salvo.

  4. Prenúncia de uma guerra

    Prenúncia de uma guerra religiosa!!!

    A igreja tem como se defender,

    Os evangelicos tem como agredir,

    Os espíritas tem como silenciar,

    Os umbandistas e o povo do candomblé, bom, estes vão ter que se esconder!!

    No carnaval liveraram todos os demônios.

     

  5. Igualdade

    Hehehehehe, esses são os caras que utilizam a mídia para apregoar igualdade para as minorias?. Quando uma minoria acende ao poder eles junto com a mídia começa a rotular? Senhores, vcs não querem igualdade, vcs se sentem superiores e querem é possuir mais direitos que os demais. A rotulacao já não é mais eficaz à muito tempo. Vivam a igualdade que vcs apregoam. Igualdade na nossa constituição é para cor, religião e classe social. Deixem de hipocrisia.

  6. Preços…

    … mensalão 500 milhões de Reais

    … trensalão 8 bilhões de Reais

    … petrolão 88 bilhões de Reais

    … ver Jean Wyllys e a Érika Kokay se retorcendo… não tem preço.

    1. pelo conhecimento que você já demonstrou ter…

      e várias vezes, ou na maioria dos seus comentários

      apesar do fato de simplesmente me recusar a acreditar que você dá importância a este tipo de comparação, permita-me seguir na mesma linha

       

      Justiça…

      mensalão 500 milhões de Reais…nenhuma

      trensalão 8 bilhões de Reais…nenhuma

      petrolão 88 bilhões de reais… a ver

      mas tenho quase certeza que será nenhuma também

      1. não ria simplesmente…

        repare como são importantes as vozes isoladas ou sem apoio da maioria

        a respeito do que nunca deixou de ser o alimento principal da corrupção, a falta de uma Justiça sem partido

      2. De onde veio isso ?

        Amigo , pelo amor de Deus , de onde tiraste R$ 88 bilhões do Petrolão ? Quem te deu essa informação ? Sérgio Moro ? Até agora ninguém sabe valores. E por favor , não vem me responder dizendo que leu na Veja ou na globo.com ou viu no Jornal Nacional.
        Essa informção partiu do balanço tosco da Graça Foster informado à imprensa e que depois se viu que não era nada daquilo . Até agora não se sabe valores nem pra começar a conversa.

  7. primeiros passos de uma Cruzada…

    se prosperar, adeus massa de informação isenta e variada

    incrível como poderia sintetizar muito bem a abrangente estratégia militar norte-americana

  8. Se Cleber Verde administrar

    Se Cleber Verde administrar este setor da forma como ele o fez quando rebaixou o Moto Club de São Luís à segunda divisão do campeonato maranhense, estamos é frito.

  9. É o preço da covardia e omissão.

    Essas ações dão a exata dimensão de quanto o governo e o PT são foram e snao incompetentes na área de comunicação, pois se desde o governo Lula tivéssemos dado prioridade a criar um canal de comunicação eficientes entre a sociedade e o governo, explicando e mostrando as ações do governo em todos os seus segmentos certamente o PT teria obtido uma bancada maior e melhor, mas o governo optou pela submissão, covardia e incompetência nas pastas de comunicação e Justica e agora fica refém de bandido que distribue poderes aos seus pares e impondo sucessivas derrotas ao governo.

  10. Nassif desconfio que o

    Nassif desconfio que o moderador deste espaço nào é muito democrático nao. Enviei dois comentários e fui barrado apesar de não ter ofendido ninguém. Ter opniao distinta do artigo é regra para censurar comentario aqui? Em outros assuntos não, será qud é só neste, que os comentários discordantes não são bem vindos?

  11. Novamente venho registrar meu
    Novamente venho registrar meu repudio pela censura a que estou sofrendo neste espaço. Enquanto nao publicam meu comentario por discorrdar do artigo chegam a publicar 3 de uma só pessoa favoravel. Incrivel…

  12. de onde nada é esperado…. sai m…..

    Este idiota oportunista acredita que o Brasil é de bobões a entergar dizimo e cérebro ao fundamentalista de plantão.

    Não esqueça que o Feliciano da tua laia caiu bem rapidinho.

    O bom Deus não é o que você está vendendo.

    Cada idiota..

     

  13. Epíteto

    Esta mania de epitetar as instituições e pessoas precisa acabar no Brasil. Eu duvido que o Deputado Jean Wyllys apreciaria ser apelidado de defensor do LGBT. As pessoas devem respeitar para depois exigir respeito.

  14. mal passageiro ou sintoma dos tempos ?

    São poucas as vozes a se levantar contra este estado de coisas, predomina a lavagem cerebral de massas orquestrada pelos de sempre . Orgãos institucionais e a justiça prosseguem suas cruzadas seletivas sob orquestração da mídia venal. A presidenta da republica enfraquecida e de mãos atadas. O pesadelo parece que vai ser longo.

  15. E não é que o “bolivarianismo” chegou primeiro ao Congresso !!!

    Quem diria ?  Não é que o “bolivarianismo” chegou ao Congresso ,antes de chegar à presidencia ! E pela mão da oposição . E aí , Merval ?

    Eu ainda lembro daquela onda  doida , doentia , golpista , injuriosa da oposição e da mídia , e que se espalhou pelas redes sociais após a eleição , de que o Brasil tornar-se-ía nesse 2º mandato de Dilma uma Republica Bolivariana nos moldes da Venezuela.

    PURA ESCATOLOGIA IDEOLÓGICA, coisa baixa , rasteira de Ricardo Setti ,  Miriam Leitão, Reinaldo Azevedo ,Cristiana Lobo e Merval Pereira ,este o cabeça do movimento sem qualquer fundamento ou base histórica , e até mesmo de definição , colocada em prática pela tropa de elite reacionária , formada por jornalistas do PIG ,aos quais falta argumento , mas sobra imaginação . E , falemos a verdade , mau caratismo .

    Pois não é que um  dos heróis contemporâneos desta  midia golpista , que tanto jogou esse veneno falso de bolivarianismo no inconsciente coletivo ,o herói  Eduardo Cunha ,é o autor do primeiro movimento bolivariano do novo ano ? Pois levando em conta esta idéia distorcida, equivocada e alienada , podemos dizer q Eduardo Cunha age como autêntico ditador , isso de acordo com a definição destrambelhada de Bolivarianismo  solta na mídia pelo PIG .

    E nós temos com ele uma pequena mostra do que seria este país com Aécio no poder . Aliás , Aécio que por  si só  já tem forte inclinação a autoritarismo e censura .

    Pois pensem . Com Dilma governando , o homem de Deus (Evangélico , né ? ) está aí mandando ver nas medidas sem lógica ,individualistas , esquematizadas politicamente , autoritárias , contraditórias , travadoras de pautas , sem qualquer interesse republicano , reacionárias e conservadoras . Numa atitude provinciana de quem mira apenas em minar o governo . Pura mediocriade .

    É este país que os coxinhas querem para seus filhos e netos? Um país hipócrita , alienado , que ao invés de evoluir anda para trás ? Pois é o que está começando agora sob a batuta do homem de Deus , Eduardo Cunha.

     

     

     

     

  16. Hummmm

    Impítiman, Tua Tumba.

    Por Gabriel Priolli

    Semanas de campanha, construída dia a dia. Um comentário aqui, um parecer jurídico ali, um artigo acolá, uma sucessão de depoimentos à imprensa, manchetes especulativas, pronunciamentos parlamentares – e a ideia do impeachment já estava se instalando.

    Para mero “debate”, evidentemente, e não com ânimo golpista – asseguravam próceres do movimento, uns democratas inarredáveis…

    Eis que, então, do principal adutor do humor nacional – o Ceará – vem a reação imprevista ao “debate” que não ousa dizer o verdadeiro nome.

    Uma única frase, enfiada de “contrabando” por papagaios de pirata em reportagem de afiliada da Globo, viraliza nas redes sociais e vira a febre do Carnaval 2015. Uma avalanche de piadas sepulta no ridículo a trama para derrubar Dilma.

    O grande equívoco dos donos da voz no Brasil é achar que podem ganhar no berro, porque conseguem dominar todos os ouvidos para a sua pregação monocórdia. Esquecem que o povo enxerga.

  17. Com o poder que Nassif dá à comunicação é o fim do Brasil

     

    Ao autor, que não ousa dizer seu nome, do texto deste post,

    Como político Jean Wyllys tem o direito de fazer a crítica dele a um adversário. A regra licenciosa é antiga e foi relembrada há mais de 10 anos por um tucano de alto coturno, o filósofo José Arthur Giannetti, que a explicitou no próprio título do artigo “Acusar o inimigo de imoral é arma política, instrumento para anular o ser político do adversário” e que pode ser visto no seguinte endereço:

    http://www.cefetsp.br/edu/eso/filosofia/artigogiannottigerapolemica.html

    Os comentaristas que querem transformar um blog como uma plataforma miniaturizada do palco em que se faz a composição dos interesses conflitantes também podem fazer uso da permissão de acusar o inimigo de imoral.

    Agora a análise do comportamento do atual presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, a ser feita de modo racional, deve iniciar com a pergunta: para que Eduardo Cunha fez todo o esforço de se eleger presidente da Câmara dos Deputados? Será que Eduardo Cunha é uma espécie de pavão que tudo que deseja é a plumagem radiante do cetro dourado da presidência da Câmara dos Deputados, ou ele deseja realmente conduzir a Câmara dos Deputados segundo a ideologia que ele representa?

    E é bom lembrar ainda que a acusação no campo político de que o inimigo é imoral tem como pronta resposta do inimigo a negação. Não eu não sou imoral, vai dizer, com toda a ênfase, o acusado. E se o acusado for um pouco mais inteligente ele não vai rebater assim a acusação que sobre ele lhe pesa. Se o acusado tiver força de convencimento e souber que a resposta dele sairá na grande mídia, o mais apropriado é dizer “imoral é o inimigo” com os acréscimos que o horário da transmissão da notícia permitir.

    Para os que acreditam na força da propaganda, sem dúvida que colocar sob a batuta dele o setor de comunicação da Câmara vai fazer em dois anos de mandato um retrocesso sem tamanho. E ai vale utilizar todas as armas legais para impedir tal feito ou apelar e criar panes mecânicos e eletrônicos nas transmissões da Comunicação da Câmara, se bem que agindo desse jeito há o risco de ser condenado pela prática de crime.

    Espero que o que eu disse não seja nenhuma novidade e o meu comentário tenha sido desnecessário. Nessa terça-feira gorda dá para gastar um pouco mais de tempo em repetir o óbvio.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 17/02/2015

    1. Acusar de imoral se vier

      Acusar de imoral se vier fazer, mesmo que faria exatamente  o mesmo se estivesse no lugar do outro, é arma polikyticayaq  legimamente construída em sociedades politifcamente dominado pelas piores escórias sociais

    2. Direitos iguais

      Clever, você acha que o Deputado Jean Wyllys gostaria de ser alcunhado de progressista satânico ou desvairado? Claro que não! Então porque ele não respeita os seus adversários políticos fazendo acusações baseadas em presenções e mesmo preconceitos? É mais um factóide; somente isso!

       

    1. Quem lhe disse que o que se

      Quem lhe disse que o que se opõem diametralmente à bancada evangélica é a bancada satânica? Há divergências…. rsrsrsrsrsrsrsrsrsr

  18. Ele, unido, periga jamais ser vencido

    Bom, esse senhor, o Eduardo Cunha, é grande mas não é dois. É 267.

    Faz lembrar a canção do Caetano Veloso, “Esse Cara”, levemente e sem talento adaptada:

     

    Ah, que esse cara tem me consumido A mim e a tudo que eu quis Com seus olhinhos infantis Como os olhos de um bandido Ele está na minha vida porque quer Eu estou pro que der e vier Ele chega pra catequizar De muito poder ele tem fome Tudo ele quer Com esse cara nóis tamo lascado Com ele salve-se quem puder   

  19. Zeitgeist!

    Zeitgeist!

    se Band TV / Rede TV / Record TV / Cultura TV / Gazeta TV / Globo TV / Outras TV vendem e arrendam e sublocam espaço nobre público de comunicação concessionária para fundamentalismos religiosos & mercadológicos & ideológicos & classistas

    por que? minha santa ingenuidade…

    a Casa do Povo Brasileiro não pode também vender e arrendar e sublocar a comunicação nobre da Câmara para fundamentalismos religiosos & mercadológicos & ideológicos & classistas?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador