O PSDB na encruzilhada, de novo, por Andre Borges Lopes

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Por Andre Borges Lopes

O PSDB na encruziilhada de novo

1) No final de 2009, encerramento do segundo mandato do presidente Lula, o governo federal apresentou a terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), dando continuidade ao trabalho realizado nas gestões tucanas de FHC (PNDH-1 e PNDH-2). A terceira versão mudava a abrangência do conceito de “direitos humanos” e dava continuidade à investigação e reparação dos crimes da ditadura de 1964 (já iniciada nas versões anteriores) e ampliava a discussão sobre a democratização dos meios de comunicação.

Em ano eleitoral, a direita hidrófoba e seus porta-vozes na grande mídia viram no anúncio do PNDH-3 uma chance de botar as manguinhas de fora, acusando o governo petista de promover o revanchismo e a vingança contra os militares que “impediram o Brasil de se tornar uma nova Cuba”. De quebra, faziam confusão de má fé entre democratização da mídia e censura à imprensa.

Nesse momento, o PSDB teve uma inédita oportunidade histórica de marcar claramente sua posição como o partido de uma nova direita liberal no Brasil. Sem ter esqueletos no armário ou qualquer compromisso com a velha ditadura (contra a qual os tucanos combateram, muitos deles com bravura) podia ter dito claramente: não nos confundam com essa gente. Afirmar seu apoio (mesmo que com críticas) ao PNDH, iniciado por eles mesmos, não representaria alinhamento com o governo petista. Seria simplesmente reafirmar seu compromisso com a democracia e seu repúdio à ditadura e às intervenções militares.

Foi o primeiro grande vacilo histórico dos tucanos. Temerosos de perder o apoio dos Bolsonaros, Caiados, Bornhausens – e açulados pela histeria dos comentaristas das redes de TV – os tucanos se posicionaram do lado errado da cerca. Adotaram o discurso das viúvas de 64 e passaram a desqualificar o PNDH. Para desespero de José Gregori, ex-ministro da Justiça de FHC, que tentou – em vão – evitar a tragédia.
http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Jose-Gregori-Plano-aflo…

 

2) Em junho de 2014, a a direita hidrófoba e seus porta-vozes na grande mídia encontraram um novo alvo para atacar o governo petista: o decreto presidencial regulamentando o papel dos conselhos populares na administração pública. Tratado histericamente pelos Jabores e Reinaldos da vida como uma ressureição atemporal dos sovietes de 1917, tratava-se na verdade da mera regulamentação de mecanismos de participação cidadã, cuja discussão havia se iniciado ainda no insuspeito governo de Itamar Franco.

Poucos jornais se deram ao trabalho de esclarecer seus leitores, a maioria embarcou na histeria da oposição midiática. (Uma singela exceção aqui: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/06/1470598-seis-perguntas-sobre-os-conselhos-populares.shtml ). E, mais uma vez, o PSDB embarcou na canoa errada, juntando-se ao coro delirante dos nostálgicos da guerra fria. Para desespero de Sérgio Fausto, coordenador do Instituto FHC, que tentou – em vão – evitar a tragédia num programa Globo News Painel, que até motivou um post do Nassif aqui no blog na época.
http://g1.globo.com/globo-news/globo-news-painel/videos/t/ultimos-programas/v/painel-qual-e-o-tipo-de-democracia-que-temos-no-brasil/3401718/

3) Agora – pela terceira e mais decisiva vez – o PSDB é colocado na encruzilhada histórica. No momento em que a direita mais ensandecida sai às ruas pedindo abertamente um golpe de estado militar para contrariar a vontade manifesta nas urnas, qual será a posição pública do mais importante partido político da oposição? Conduz ou é conduzido (para lembrar um lema tão caro aos paulistas)?

O PSDB vai se juntar – como sugerem as atitudes do deputado Carlos Sampaio – ao velho golpismo udenista das viúvas de 64, uma aventura com consequências imprevisíveis? Ou vai ser fiel à sua origem histórica e afirmar, ainda que tardiamente, o não nos confundam com essa gente, desqualificando o golpismo e reafirmando seu compromisso com a democracia?

Com a palavra os herdeiros de Mario Covas, Franco Montoro, Célio de Castro e Afonso Arinos

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isso é alguma piada?!

    Caro autor,

    O PSDB está estimulando esses descabeçados com seus discursos contra a proposta de diálogo que repercutem na mídia que, por sua vez, guia os reacionários defensores dessas propostas ridículas. FHC, Aloysio, Sampaio e o próprio Aécio Neves.

    O PSDB espera ser o beneficiário direto da instabilidade que está sendo fomentada. Como disse o Eduardo Guimarães em um de seus últimos posts, o PSDB está atirando as pedras e escondendo a mão.

    Abraço!

    André

  2. Carlos Sampaio?

    Carlos Sampaio exerce no PSDB a função de fiscal das calcinhas da Dilma. Se numa distração a Presidenta deixar sua roupa íntima à mostra, e se a peça for da cor vermelha, a petição de impeachment, assinada pelo ínclito deputado, já está prontinha para ser protocolizada.

  3. Se depender de figuras como

    Se depender de figuras como Aécio Neves, José Serra Aloysio Nunes (quem diria?, Gilmar Mendes), vão ficar no golpismo e com os inimigos da democracia.

    1. é isso mesmo. eles já

      é isso mesmo. eles já escolheram o lado do vale tudo faz tempo. O escrúpulo dessas pessoas é zero. Estão cegas até para seus tropeços políticos.

  4. Cadê a posição de FHC que foi

    Cadê a posição de FHC que foi aposentado compulsoriamente e colocado para fora do País pela ditadura militar.

     

    Os próprios Senadores Tucanos por SP Aloysio Nunes e José Serra foram exilados do País pelo regime militar, não se poscionam claramente contra estas manifestações.

     

     

    1. Carlos, não cai nessa

      Serra foi estudar no EUA.  A grande pergunta que sempre me faço é: Quem sustentava ele? Como ele pagava seus estudos sendo filho de um “simples dono de banca do Mercado Municipal”?

      FHC era filho de militar.  Você acha mesmo ele lutou contra a ditadura?

       

  5. O PSDB não tem volta. O

    O PSDB não tem volta. O máximo que se pode esperar é que dissidentes deixem o partido em direção a outros (quais?) ou fundem uma nova legenda. Dá impressão de que os tucanos atingiram aquele ponto de onde não há mais retorno.

  6. Por enquando, a única

    Por enquando, a única liderança tucana a repudiar tal movimento pró-golpe foi o Xico Graziano (e está sendo execrado nas ‘redes’ por isso)

  7. Quem está perdendo o bonde da

    Quem está perdendo o bonde da histório é Aécio Neves que não deveria ousar em utilizar este sobrenome! Seu avô, quando chamado a se posicionar esteve sempre do lado correto. BAsta verificar na história seu posicionamento ao lado de Juscelino, do golpe contra Jango e posteriormente as passeatas dos cara pintadas solicitando DIRETAS JÁ! Aécio, com medo de perder parte de seu eleitorado (se é que pode ser chamado de seu), se esconde e deixa que figuras menos nobres como Aloysio Nunes, Agripino Maia, FHC e outros venham a ser contra (mas não tanto!!) a esta forma de golpismo. Será que ele imagina que se os milicos assumirem em seguida será levado num andor em procissão solene até Brasília?

    1. A questão, Braga, é que o

      A questão, Braga, é que o Aécio pode até ter aprendido muito com o avó Tancredo, mas tem como mentor intelectual, o Aécio Cunha, seu pai. Aquele deputado federal do vale do mucuri, apoiador de primeira hora do golpe de 64 e que teria recebido dinheiro da CIA. Fui!!!!

    2. história ou História?

      Esse papo de que Tancredo sempre esteve do lado certo é história, e história da carochinha. O que a História mostra é que Tancredo traiu Jango, traiu as Diretas Já e traiu Ulysses. Tudo para chegar ao cargo de presidente. No final, como não poderia deixar de ser, foi traído pela sorte.

  8. um show de marionetes
    Onde as cordas sao puxadas pela midia.
    foi a CPMF
    escapa entre cordas o espetaculo
    foi o grito contra a eleicao
    se juntam a ditadura
    cenas fortes destes politicos
    Ninguem escapa as cordas dos bonecos
    mariontes politcos.

  9. Com as figuras como Aécio

    Com as figuras como Aécio Neves, José Serra Aloysio Nunes (quem diria?, Gilmar Mendes), não se trataria de perder o bonde da história, e sim no máximo uma Kombi . . . . . .

  10. No tribuna do Senado Requão

    No tribuna do Senado Requão discursava quando Gleise Hoffman pediu um aparte. Pessoas da galeriam tentaram impedir a sua fala, vaiando-a. Ela deu um tempo, enquanto Requião, dirigindo-se a Mozarilde, na presidência da mesa, disse que no lugar dele já teria mandado os seguranças esvaziar as galerias. Mozarilde se fez de morto, mas, enfm, a turma tiucana calu. 

    Em seugida, na Câmara, com Inocêncio na presidência, já tão velho e doente que mal pode se expressar, um deputado tucano pediu a palavra para dizer que Aécio estava voltando ao Congresso debaixo de palmas, as pessoas gritando pelo seu nome…

    Estou querendo passar que a orquestração dos opostiores, convocando pessoas para tomar até mesmo os espaços do Congresso sem o devido respeito aos parlamentares, tem por princípio dizer que Aécio não perdeu; está vivo, e era quem deveria estar no Poder. Tá difícil!

  11. Bom, se o PT se afastar os

    Bom, se o PT se afastar os regimes bolivarianos e da ditadura cubana, acho que todo mundo se volta para o Centro e o discurso da razoabilidade voltará a imperar.

    No entanto, enquanto o PT continuar querendo ser hegemônico (duvidam? olha aqui – http://www.pt.org.br/wp-content/uploads/2014/11/Resolu%C3%A7%C3%A3o-Pol%C3%ADtica.pdf) e continuar dividindo o país entre “bons e maus”, realmente fica difícil pedir razoabilidade a quem quer que seja.

    É realmente muito curioso. Parece até que o PT foi a grande vitima das eleições. Parece um partido angelical.

    Nem parece que distribuiu panfletos apócrifos, montou centrais de boatos, distribuiu sms’s (eu recebi alguns), ofendeu, xingou, dividiu e estereotipou todos os que nao estavam do seu lado.

    E radicais são a oposição?

    Até eu acho que o PDSB podia ter feito o que o autor sugeriu. Aliás, a oposição do PSDB foi bem light nestes ultimos 12 anos.

    E adiantou?

    A Presidente fez aquele discurso hipócrita de união, sem sequer citar a oposição e o Congresso.

    E radicais são os outros.

    Muito curiosos. Vocês tem é que falar isso de frente para o espelho. 

    1. Minha nossa…

      E tem gente que ainda pensa assim…

      PT bolivariano, castrista. Poxa, que profundidade de raciocinio.

      O PT querer ser hegemonico…. E o falecido Sergião, autor da “reeleição” do FHC, que garantia 20 anos de poder ao PSDB, era o que? Todo partido tenta alongar sua presença no poder. Faz parte. Mas a oposição fiscaliza, prova que pode fazer melhor, e ganha a eleicao. É assim em qualquer pais democratico do mundo. E se não ganha, tem que melhorar, ser melhor que seu adversario, para a proxima eleição. 

      Distribuir folhetos apocrifos, é melhor que distribuir um panfleto mentiroso, irresponsavel, com aparente seriedade, por uma revista amplamente financiada pelo PSDB. Estou falando da VEJA  e sua edicao 3 dias antes da eleicao, distribuida em restaurantes, bares, pontos de metro e onibus, aos milhares de exemplares. Com uma rede de distribuição milionaria, que a revista domina.

      Quem tem que visitar o espelho, é o distinto.

       

       

    2. Oposição Light? Se omitir,


      Oposição Light? Se omitir, compactuar e insuflar o linchamento dos envolvildos na AP470, ou você vai dizer que o PSDB nem imaginava que o financiamento das campanhas políticas através de caixa dois não era prática usual desde a proclamação da república? Que seus políticos nunca se utilizaram dessas práticas?

      Faça-me o favor,a verdade é que o PSDB foi incompetente ao governar e mais incompetente ainda na oposição, é uma UDN dos tempos atuais.

      Desbancar o PT é a coisa mais simples do mundo, é só apresentar propostas consistentes, que contemplem o povo brasileiro na sua totalidade e não somente o topo da pirâmide.

      E digo mais, não fosse o cêrco e as blasfêmias do cartel midiático, o boicote de grande parte das instituições e a perseguição imposta por um judiciário igualmente aparelhado desde as capitânias hereditárias, o povo manteria no poder um partido como o PT, por no mínimo 50 anos.

       

       

  12. Não tem mais volta…

    … para o PSDB. Eles já foram até a última fronteira ao querer atender ao clamor dos sem-lugar, grupos não-organizados de reacionários, facistas e o que de pior existe na sociedade e de uma direita extrema. Agora só lhes resta serem deixados sozinhos por aqueles dentro do partido que ainda conservam algum escrúpulo e uma réstia de ética. Como o mando do partido é dos que perderam a noção de civilidade, calculo que os autênticos sociais democratas dop partido é que terão que procurar uma outra legenda, se quiserem sobreviver politicamente. Porque dos 50 milhões de eleitores que votaram no Aécio 99% não compactuam com o que está se transformando o PSDB a partir das suas mais “destacadas” lideranças.

  13. Encruzilhadas

    Os vencedores de uma disputa política também podem entrar numa encruzilhada.Nestas eleições presidenciais o diferencial que decidiu o resultado eleitoral identifica-se no número de eleitores que se dividiram não ideologicamente. Trata-se das demandas distintas ou diferenciadas, pois há os que  reconhecem e agradecem o que já foi feito e , como maioria , elegeram a candidata petista. E há o outro lado(a maioria da clase média inclusa) que não está conformado e acredita que muito mais poderia ter sido feito , e já não confiava  em mudança de cenário para melhor com a atual governante.Um grande desafio será o de mostrar serviço para ganhar mentes e corações inconformados.Uma encruzilhada , ninguém pode negar.

  14. O PSDB sempre foi um partido

    O PSDB sempre foi um partido oportunista e ideologicamente fraco, quando forçado a manifestar-se faz opção pelos mais poderosos, realçando sua falta de identidade, oportunismo e covardia.

    Impossível acreditar que políticos da envergadura de um FHC, Serra, Aloisio Nunes, Tasso e muitos outros desconheçam o funcionamento dos financiamentos privados de campanha? Caixa Dois? O funcionamento da máquina pública? Conhecem e são coniventes com os métodos.

    Sabem perfeitamente como funciona a máquina eleitoral desde de sua fundação, pois eram políticos experientes egressos do PMDB anteriormente MDB e não demonstraram nenhum interesse em mudar nada depois que alçados ao poder.

    Nada tem de democratas, nasceram oportunistas e elitistas e assim serão eternamente, enganam-se aqueles que os imaginam diferentes, pensam como o Bolsonaro, só não tem coragem para admiti-lo.

  15. o psdb não está numa encruzilhada…

    … já perdeu o rumo faz tempo !!! O da centro esquerda, bem entendido.

    É a mais pura e deslavada carreira “de direita”, que existe :

    – Corrupta

    – Golpista

    – Entreguista

    – Xenófoba

    – Hipócrita

    – Cretina 

    – Pedante 

    – etc, etc, etc…

    Os “bons quadros” que poderiam existir (no “partido”), já se mandaram faz tempo… sairam de fininho, e não se ouve falar deles… onde estão ? 

    Só sobrou “coitados” e espertalhões, que podem até iludir a massa cheirosa ignara, ou até os menos informados (ou muito mal informados pela veja, globo, fsp, estadinho)… mas que, mais dia menos dia vão entender quem são os “membros” deste “partideco”.

    Explicando bem : quem vai entender são os menos informados (ou mal informados), pois a massa cheirosa ignara NUNCA irá entender… pois é “reaça” e se tiver que pensar muito, se CANSA e prefere ir para miami, paris…

    No mais que venha um novo partido de apoio ao governo proposto pelo Cid Gomes ( e seu irmão Ciro e aqueles que forem homens e mulheres de BEM). Esta pode ser a futura opção (DESDE que não caiam no conto do Dudu Campriles, pelo menos por enquanto), para continuarmos tendo apoio crítico, programático e evoluindo nas transformações que o BRASIL precisa.

     

     

  16. o que falta ………………..

    O que está faltando neste país, é uma oposião séria, comprometida com os rumos do país, mas o que vemos, é esta gang, tranvestida de oposição, ou melhor, politicos dublê de palhaços!!!

    Nãos e iludam, estes opositores, que pregam um golpe e pedem até aajuda de Obama, não merecem respeito e muito menos serem chamados de oposição.

    Querem retomar o poder custe o que custar, nem que tenham que vender suas almas e deixando o  Brasil saqueado e espoliado aos que realmente lutam para melhorar a vida de sua população e fazer deste pais uma potgencia!

    Lamentavel que assim seja, pois fico pensando em como a inteligência estrangeira deve analisar este comportamento, uma vez que, esta total falta de naionalismo e patriotismo, não encontra paralelo na historia dos paises!

    Turna de 5ªs colunas, nada mais !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  17. O fim do PSDB será o mesmo do PFL, será um partido sem expressão

    O fim do PSDB será o mesmo do PFL, será um partido sem expressão. Depois de todo o discurso de ódio e racismo contra nordestinos dificilmente terá alguma viabilidade no Nordeste. Quem na verdade dividiu o país foi o PSDB, principalmente seus eleitores de São Paulo.

    Essa votação expressiva recebida pelo Aécio foi meramente circunstancial. Foram votos anti-petistas estimulados pelo PIG. Caso surja alguma terceira via, provavelmente o PSDB será desbancado. Não se esqueçam que a força do partido reside em alguns poucos locais, sendo que sua principal influência está concentrada em São Paulo e no Centro-Oeste.

    Além disso, o PSDB só chegou aonde chegou graças ao apoio maciço do PIG e do Judiciário. Caso se concretize o marco regulatório dos meios de comunicação e a revista veja seja punida pela sua tentativa de golpe, com certeza o PSDB perderá boa parte de sua vantagem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador